Associação entre a pobreza familiar e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nos distritos administrativos de Belém

Elson Ferreira Costa Lilia Iêda Chaves Cavalcante Mariane Lopes da Silva Talitha Buenaño França Guerreiro Sobre os autores

Resumo

Introdução

O desenvolvimento infantil é uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, influenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem desenvolvimento têm se mostrado um procedimento eficiente para identificar precocemente desvios desenvolvimentais.

Objetivo:

Analisar o perfil do neurodesenvolvimento, segundo o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II, de crianças de pré-escolas dos Distritos Administrativos de Belém e mapear os distritos e os percentuais de desenvolvimento avaliado como "normal" e "suspeita de atraso".

Métodos:

Estudo transversal e de caráter descritivo exploratório. Foi aplicado com os pais das crianças um questionário para coletar os dados pessoais, contextuais e familiares, e instrumento para medição do nível de pobreza familiar.

Resultados:

Das 319 crianças avaliadas, a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7% e da área da linguagem foi de 59,2%. A variável denominada Nível de Pobreza Familiar apresentou associação estatisticamente significativa com o nível de desenvolvimento global (p = 0,011) e da linguagem (p = 0,003).

Conclusão:

Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para gerar repercussões sobre a melhoria das condições de saúde das crianças e suas famílias, reduzindo os fatores de riscos aos quais elas estão expostas.

Palavras-chave:
Criança; Desenvolvimento Infantil; Pobreza

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br