Open-access Acurácia e confiabilidade intra e interavaliador do teste de vergência ocular

Resumo

Introdução  A insuficiência de convergência é a incapacidade de obter e manter uma adequada convergência sem esforço, apresentando associação de sintomas como a fadiga ocular e cefaleia. Além disso, a literatura carece de informações sobre os diferentes testes utilizados para a avaliação de conver-gência.

Objetivo  Verificar a acurácia e a confiabilidade intra e interavaliadores do teste de vergência ocular.

Métodos  Foram recrutados 123 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 49 anos. Aplicou-se o questionário de Sintomas de Insufuciência de Convergência e realizou-se a avaliação do ponto próximo de convergência. A bateria de testes foi realizada por três avaliadores distintos em dois dias. O coeficiente Kappa de Cohen ponderado linear foi utilizado para determinar a confiabilidade/concordância intra e interavaliadores.

Resultados  Na análise da concordância do teste de vergência ocular, obervou-se moderada confiabilidade intervaliadores (Kappa = 0.43 a 0.59) e intra-avaliadores (Kappa = 0.40 a 0.75), com baixa acurácia (AUC = 0,53) para a metodologia utilizada.

Conclusão  O teste de vergência ocular mostrou confiabili-dade moderada, com baixa acurácia.

Palavras-chave
Convergência ocular; Transtornos da motilidade ocular; Confiabilidade dos dados; Reprodutibilidade dos testes

location_on
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro