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Prevalência de dor lombar em diferentes níveis educacionais: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução:

A dor lombar inespecífica (DL) pode ser compreendida através da interação de fatores biopsicossociais, como por exemplo a educação. Infelizmente, ainda não é sabido se a educação é uma característica social importante como fator de risco e prognóstico para a ocorrência de DL.

Objetivo:

Investigar a associação entre educação e ocorrência de DL.

Métodos:

Buscas em MEDLINE, EMBASE, Cochrane, AMED e PsyINFO.

Resultados:

Incluídos 13 estudos na revisão. Para o risco de viés foi utilizado a Prevalence Critical Appraisal Instrument (PCAI) obtendo na avaliação da qualidade metodológica os escores menor e maior de 7 e 10 em uma escala de 0 a 10. Amostra geral compreendeu prevalência de DL no momento da avaliação de 23% (IC95% 13 até 37), sendo 10582 o número de casos em 99457. Meta-analysis com estudos investigando prevalência de DL no momento da avaliação em pessoas de baixo, médio e alto nível educacional estimou respectivamente os valores 24% (IC95% 12 até 43), 27% (IC95% 9 até 56), e 18% (IC95% 5 até 50). Meta-regressão identificou heterogeneidade entre os estudos incluídos e essa pode ser explicada pelo nível educacional (p < 0,05).

Conclusão:

Ocorrência de DL varia de acordo com o nível educacional, onde indivíduos com nível educacional mais alto possuem menor ocorrência de DL quando comparados com indivíduos com nível educacional baixo ou médio.

Palavras-chave:
Dor Lombar; Prevalência; Educação

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