Resumo
Introdução:
Devido ao crescimento no número de programas de pós-graduação em ciências da reabilitação e no número de mestres e doutores, ocorreu aumento significativo da produção e da qualidade de estudos publicados. Apesar disso, há grande produção em determinadas áreas de conhecimento e escassez de produção em outras, o que ocasiona a necessidade de retratar o panorama geral da formação dos profissionais e refletir sobre a adequação ao atual mercado interdisciplinar.
Objetivo:
Analisar as disciplinas e as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação ligados às ciências da reabilitação no Brasil.
Método:
Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo. A análise foi realizada a partir de dados da plataforma Sucupira e sites dos programas cadastrados/regulares da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para contabilizar a frequência das palavras e relações entre as linhas e disciplinas/áreas de estudo, utilizou-se o programa TextStat (Simple Text Analysis Tool), versão 3.0.
Resultados:
Por meio das análises realizadas, percebe-se que as categorias de estudo predominantes estão relacionadas às áreas da neurologia, cardiorrespiratória e musculoesquelética. A descrição das linhas e seus objetivos visam, principalmente, a avaliação ou intervenção para o estudo da reabilitação.
Conclusão:
As disciplinas e as linhas de pesquisa não acompanham as discussões epistemológicas e as mudanças nos conceitos e paradigmas necessários à boa inserção do profissional no mercado interdisciplinar.
Palavras-chave:
Fisioterapia; Conhecimento; Especialização; Gestão do conhecimento