Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho motor de crianças HIV positivas

Resumo

Introdução:

Evidências indicam que crianças soropositivas apresentam um desempenho motor inferior ao de crianças não infectadas. A análise dos fatores que determinam essas alterações é de extrema importância para a implementação de estratégias de reabilitação.

Objetivo:

Analisar o desempenho motor de crianças soropositivas e compará-lo ao desempenho de crianças saudáveis, com desenvolvimento neuropsicomotor normal.

Materiais e Métodos:

Foram avaliadas 08 crianças, com idade entre 4 e 6 anos, divididas em dois grupos: Grupo I (n = 04) composto por indivíduos HIV positivo sem presença de qualquer tipo de doença secundária e o Grupo II ( n = 04) composto por crianças saudáveis, pareadas ao Grupo I quanto ao sexo e idade. As escalas de função motora grossa e função motora fina da Peabody Developmental Motor Scales (PDMS-2) foram utilizadas para avaliação do desempenho motor.

Resultados:

Em ambos os grupos, a maioria das crianças, apresentou desempenho motor na média ou acima da média, segundo os dados normativos da PDMS-2. A análise inter-grupos não indicou diferenças quanto aos escores brutos (p > 0,05; teste de Mann-Whitney) ou quocientes motores(p > 0,05; teste de Mann-Whitney). Entretanto, a análise intra-grupos indicou uma diferença marginalmente significativa entre os quocientes motores (p = 0,07; teste Wilcoxon), com valores mais elevados do quociente motor fino em ambos os grupos. Conclusão: Os dados sugerem que pode não haver diferença significativa entre o desempenho motor de crianças HIV positivo e crianças saudáveis. Estes resultados contribuem para a análise do desenvolvimento motor de crianças soropositivas, levantando questões sobre fatores que podem influenciar o desenvolvimento motor destas crianças.

Palavras-chave:
Infecções por HIV; Desenvolvimento infantil; Função motora; Fisioterapia.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br