Resumo
Introdução:
Desenvolvimento motor é um processo contínuo de alterações do comportamento motor ao longo da vida, permitindo controle de movimentos. O nascimento prematuro pode ser um evento que acarrete implicações ao processo, com maior risco para atrasos na aquisição das habilidades.
Objetivo:
Comparar o desenvolvimento motor de crianças nascidas prematuras estimuladas precocemente e crianças nascidas a termo, na fase motora fundamental.
Métodos:
Estudo transversal analítico, de conveniência, realizado com 20 crianças na faixa etária de 03 anos, de ambos os sexos, distribuídas em dois grupos, grupo pré-termo (n = 10) o qual, durante os primeiros meses receberam intervenção fisioterapêutica e grupo a termo (n = 10). As fases do desenvolvimento motor foram avaliadas através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), desenvolvida por Francisco Rosa Neto, com execução média de trinta minutos, entre janeiro e abril de 2013. A análise estatística dos resultados foi realizada através do pacote BioEstat 5.0 e para verificar a normalidade entre os dados utilizou-se o Teste de Shapiro-Wilk. Em relação ao padrão de significância adotou-se o valor de p ≤ 0,05, analisado por meio do teste de Mann-Whitnney.
Resultados:
O grupo a termo demonstrou diferenças significativas quando comparado com o grupo pré-termo nas variáveis Motricidade Fina e Global, na Organização Espacial e Temporal, não apresentando discrepância de valores nas variáveis Equilíbrio e Esquema Corporal.
Conclusão:
Somente os prematuros que receberam a intervenção precoce conseguiram alcançar níveis estabelecidos como normais nas variáveis Equilíbrio e Esquema Corporal da Escala EDM.
Palavras-Chave:
Desenvolvimento Infantil; Habilidade Motora; Nascimento a Termo; Nascimento Prematuro