Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de utilização da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde na avaliação da qualidade de vida de pessoas com amputação

Objetivo

Quantificar a qualidade de vida de sujeitos com amputação de membros inferiores e propor uma relação entre a qualidade de vida e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Materiais e métodos

Após estudo retrospectivo, por meio de consulta nos cadastros dos usuários, 15 pessoas com amputação enquadraram-se nos critérios de inclusão. Destes foram identificadas as características da amputação, além de avaliar a qualidade de vida por meio do questionário SF-36, correlacionando-as com a CIF.

Resultados

Foi possível estabelecer códigos da CIF tanto para os níveis de amputação quanto para a qualidade de vida por meio dos domínios do questionário SF-36. A correlação entre os descritores quantitativos da CIF com os escores do SF-36 foi considerada alta (r = - 0,9376) e significante (p < 0,0001).

Conclusões

A qualidade de vida de sujeitos amputados fica comprometida, fato que pode ser observado tanto na análise de um questionário genérico para avaliação desta variável quanto pela sua correlação com a CIF.

Amputação; Avaliação; Qualidade de vida; Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br