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Construção e validação da escala de conhecimento, conforto e atitudes de acadêmicos de fisioterapia frente à sexualidade humana (ECCAFS)

Introdução

Estudos recentes com estudantes de Fisioterapia apontam para atitudes e percepções conflituosas sobre seu processo de aprendizagem durante a fase que antecede a prática clínica. Um desses aspectos trata-se da sexualidade humana, que surge no contato físico que exige a prática profissional.

Objetivo

Apresentar e descrever as principais etapas da elaboração de uma escala para avaliação de conhecimento, conforto, e atitudes de acadêmicos de fisioterapia frente à sexualidade humana (ECCAFS).

Materiais e métodos

A partir da literatura extraíram-se três domínios/dimensões: conhecimento, conforto e atitudes. Inicialmente 50 itens foram criados e distribuídos nas três dimensões, que passaram por uma avaliação de conteúdo, selecionou-se 47 itens que integraram a primeira versão da ECCAFS. Em termos empíricos, testou-se a coerência interna e a confiabilidade do instrumento em 248 estudantes.

Resultados

A análise fatorial exploratória carregou 37 itens em 4 fatores, que explicam 68% da variância total das respostas dos sujeitos e que confirmaram as dimensões propostas. A dimensão conforto dividiu-se em conforto e desconforto. A ECCAFS apresentou boa confiabilidade em termos de consistência interna alfa 0,861. Por fim, o instrumento foi aplicado a 30 estudantes de Fisioterapia para avaliação da clareza seguindo a exclusão de dois itens que resultaram em médias inferiores a 8,5.

Conclusões

Com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, propõe-se a ECCAFS como o primeiro instrumento válido e confiável para avaliar o conhecimento, o conforto, o desconforto e as atitudes de acadêmicos de Fisioterapia frente à sexualidade humana.

Conhecimento; Atitude; Fisioterapia; Sexualidade


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