Resumo
Introdução O transplante renal pediátrico é uma importante opção terapêutica para melhorar a expectativa e a qualidade de vida dessa população. Entretanto, vários aspectos relacionados à funcionalidade de crianças com doença renal crônica não são totalmente recuperados após o procedimento. Programas de exercício físico via telerreabilitação podem ser uma alternativa para auxiliar nesse sentido.
Objetivo Apre-sentar o protocolo de um ensaio clínico randomizado que visa avaliar o efeito de um programa de exercício físico realizado através de telerreabilitação de crianças e adolescentes transplantados renais.
Métodos Trata-se do protocolo de um ensaio clínico randomizado. Pacientes pós-transplante renal com idade entre 6 e 18 anos, randomizados em grupos intervenção (GI) e grupo controle (GC), serão acompanhados via telerreabilitação por seis semanas. O GI realizará exercícios guiados por meio de videochamada previamente agendada. O GC também receberá videocha-mada e realizará exercícios ventilatórios. O desfecho primário é a capacidade de exercício. Os desfechos secundários são qualidade de vida, força muscular periférica e perfil inflamatório e bioquímico.
Discussão Dado o descondicionamento físico encontrado nesta população, um programa de exercício físico pode auxiliar no processo de reabilitação após o procedimento. Além disso, será possível verificar se a ferramenta de telerreabilitação é uma estratégia válida para esta abordagem.
Adolescente; Criança; Exercício; Telerreabi-litação; Rim transplantado
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