RESUMO
O estudo buscou analisar se estudantes de graduação e profissionais de fisioterapia possuem o conhecimento necessário para intervir junto a crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e se são capazes identificar seus termos, conceitos e características motoras e psicossociais. A amostra do estudo foi dividida em dois grupos: profissionais (n=45) e estudantes de fisioterapia (n=16), que responderam a um questionário baseado em estudos anteriores sobre o tema, apresentado por meio de um formulário on-line. A coleta de dados ocorreu por aproximadamente 12 semanas e os dados foram analisados descritivamente, apresentando frequências absolutas e relativas das respostas. Todos os 61 participantes indicaram falta de conhecimento sobre o TDC. Embora o termo tenha sido considerado mais familiar entre os estudantes (56,2%) em comparação aos profissionais (48,8%), todos os participantes, em geral, demonstraram conhecimento limitado sobre aspectos relacionados à definição, prevalência e identificação do TDC, além de que expressaram a necessidade de formação adicional sobre o assunto. Foi possível observar que devido ao desconhecimento sobre o TDC, estratégias de divulgação de informações sobre o tema são essenciais para incorporá-lo em considerações diagnósticas comuns para a população pediátrica, particularmente em contextos regionais.
Descritores
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação; Conhecimento; Distúrbios Motores; Fisioterapia
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TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo; TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; TDC: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação; TEA: Transtorno do Espectro Autista.
