Open-access Sintomas osteomusculares em docentes do ensino superior: implicações da pandemia de covid-19

RESUMO

Durante a pandemia de covid-19, os serviços não essenciais, como universidades, passaram a atuar em home office, fazendo com que os professores tivessem de se adaptar ao maior número de horas em frente às telas e à postura sentada. Dessa forma, a nova rotina desencadeou problemas como dores, má postura e pontos de tensão, além de afetar a saúde mental. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo estimar a prevalência de sintomas osteomusculares em 60 docentes de uma Instituição de Ensino Superior que tiveram a sua rotina de trabalho alterada devido à pandemia de covid-19. Tratou-se de um estudo original e de delineamento transversal realizado entre fevereiro e maio de 2022, o qual utilizou o questionário sociodemográfico e o nórdico de sintomas musculoesqueléticos, bem como os testes de sentar e alcançar e terceiro dedo ao solo para avaliar a flexibilidade e a musculatura isquiotibial, além do software de avaliação postural (SAPO). Os resultados mais notáveis revelaram a ocorrência proeminente de dores ou desconfortos nas regiões cervicais e lombares, em concordância com os desvios posturais mais comuns, como pescoço, ombros, pelve e pernas. Essa correlação pode ser atribuída à alta incidência de sedentarismo decorrente da pandemia, que resultou no prolongamento das horas passadas em postura sentada. O isolamento social e o home office geraram, mesmo nos docentes ativos, distúrbios osteomusculares. Assim, deve-se motivar cada vez mais a prática de atividade física, para uma melhor qualidade de vida e um bem-estar contínuo, bem como as pausas no trabalho e o tempo reservado para o lazer.

Descritores
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Pandemia; COVID-19; Docentes

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