RESUMO
A avaliação da autopercepção da postura corporal ainda carece de instrumentos válidos que meçam o constructo “percepção”. O objetivo deste estudo é desenvolver e validar o conteúdo de um questionário que avalie a autopercepção do alinhamento da postura corporal estática de crianças e adolescentes em idade escolar. Seis experts em avaliação e educação postural, sendo três dedicados à prática clínica e os outros três à área científica, avaliaram o Self-Bodpos por meio de um questionário de validação com perguntas gerais e específicas sobre cada item, tendo opções de respostas fechadas e com espaços para sugestões. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para calcular as respostas dos experts, sendo necessárias duas rodadas de avaliações. Na primeira, os IVC variaram de 90% a 40%, necessitando de maiores ajustes nas ilustrações dos desenhos e nas opções de respostas. Na segunda rodada, os IVC atingiram valores acima de 90%, finalizando a etapa de validação de conteúdo. O questionário Self-Bodpos é uma ferramenta válida para avaliar a autopercepção da postura corporal estática de crianças e adolescentes, podendo ser utilizada em pesquisas científicas, nas clínicas e no ambiente escolar.
Descritores
Estudo de Validação; Postura; Autopercepção
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail







