O trabalho em equipe do processo editorial

Rinaldo Guirro

EDITORIAL

É nesse contexto que fui gentilmente convidado pela profa. Dra. Amélia P. Marques para participar da editoria da revista Fisioterapia e Pesquisa. Assim, a partir de agora estarei assumindo juntamente com a profa. Amélia o cargo de editor-chefe da revista, buscando cumprir seus objetivos - divulgar a produção científica da Fisioterapia e outras áreas da saúde - contribuindo assim com o desenvolvimento da Fisioterapia no país. Apesar de gratificante, esse cargo implica um grande grau de responsabilidade. Tenho consciência da complexidade e diversidade das atividades e imprevistos que me aguardam no transcorrer desse processo, mas tenho convicção de que juntos poderemos aprimorar ainda mais a revista.

Para que essas atividades possam ser desenvolvidas com êxito, é importante lembrar a necessidade de apoio financeiro de que a revista necessita, atualmente originário das assinaturas, da Universidade de São Paulo (Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo) e da Universidade Nove de Julho. Com o cancelamento, em 2007, do apoio financeiro concedido pelo Crefito-3, iniciou-se uma discussão com a atual administração do Coffito que, recentemente, publicou a Resolução no. 375, de 14 de maio de 2010, dispondo sobre o procedimento e fixação de critérios mínimos para a concessão de auxílio financeiro por parte do Coffito a revistas, boletins, periódicos e outros meios de divulgação de artigos científicos. Parabenizo a iniciativa do Coffito em apoiar as revistas científicas, as quais têm um papel importante na atualização profissional - o que, por conseqüência, traz melhor assistência ao paciente.

Convido a todos, pesquisadores, pareceristas e editores a estreitarem os vínculos com a revista Fisioterapia e Pesquisa para que possamos aumentar sua inserção no cenário acadêmico nacional.

Prof. Dr. Rinaldo Guirro

Co-editor chefe

  • O trabalho em equipe do processo editorial
    A publicação de uma revista científica depende de inúmeros colaboradores de diversas áreas profissionais. O processo se inicia com os pesquisadores enviando os manuscritos para avaliação, passando pela estrutura administrativa da secretaria, a qual viabiliza o andamento do processo desde o recebimento dos manuscritos até a publicação final, tendo a participação, nessas etapas, dos editores especialistas, pareceristas, editores-chefes e o pessoal da preparação de texto e produção gráfica. Não se pode deixar de mencionar a valiosa contribuição que o corpo editorial tem prestado à revista.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Abr 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2010
Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 225 2° andar. , 05403-010 São Paulo SP / Brasil, Tel: 55 11 2661-7703, Fax 55 11 3743-7462 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revfisio@usp.br