Accessibility / Report Error

O início do processo de internacionalização

EDITORIAL

Sabemos que a língua inglesa é a responsável por grande parte da divulgação do conhecimento produzido no mundo. Há estimativas de que 85% das publicações científicas - 75% de toda comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet - são em inglês. Assim, em 2013 estamos implementando novas mudanças, e já no primeiro número do ano a RFP será publicada em dois idiomas (português e inglês), sendo que os resumos serão publicados em três idiomas (português, inglês e espanhol). A publicação integral da revista na língua inglesa visa a busca de indexadores internacionais (SCOPUS e Medline), o que propiciaria uma grande visibilidade para todos os autores brasileiros. Já a publicação do resumo em espanhol é uma iniciativa para a sua maior inserção na América Latina, onde existe um grande número de fisioterapeutas/kinesiólogos que não dispõem de revistas científicas de circulação internacional editadas em seus respectivos países.

Esta iniciativa não seria possível sem os apoios financeiros recebidos do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBI), da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais recentemente do CREFITO-3, que abriu um edital público para o apoio às publicações científicas. Parabenizamos a iniciativa do CREFITO-3 em apoiar as revistas científicas, as quais têm um papel importante na atualização profissional, que traz, por consequência, melhor assistência ao paciente.

Assim, iniciamos 2013 com uma grande missão e esperando a colaboração de todos os autores, revisores, membros do corpo editorial e colaboradores administrativos, sem os quais não teríamos chegado até aqui.

Amélia Pasqual Marques

Rinaldo Roberto de J. Guirro

Editores

  • O início do processo de internacionalização

    O ano de 2012 consolidou importantes conquistas da Revista Fisioterapia e Pesquisa (RFP) que vinham sendo trabalhadas e incorporadas ao longo dos anos. Com a sua indexação na Biblioteca Eletrônica SciELO (Scientific Electronic Library Online) em 2012 a RFP ganhou maior visibilidade e dinamismo no seu processo de análise por pares, bem como sua reestruturação gráfica propiciou melhor visualização da informação científica.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      Mar 2013
    Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 225 2° andar. , 05403-010 São Paulo SP / Brasil, Tel: 55 11 2661-7703, Fax 55 11 3743-7462 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revfisio@usp.br