RESUMO
A obesidade na infância e adolescência pode contribuir para atrasos no desenvolvimento cognitivo. Este estudo tem como objetivo avaliar preditores que influenciam as funções executivas e a memória em crianças e adolescentes obesos. Foi realizado um estudo transversal com crianças e adolescentes obesos (7-18 anos) (n=32). Foram avaliadas funções executivas; memória episódica; memória semântica; composição corporal; biomarcadores de inflamação; aptidão cardiorrespiratória; estresse; nível socioeconômico; e prática regular de exercícios físicos. Para análise dos dados, foi realizada regressão linear (modo Stepwise), com as variáveis com correlação significativa. Adiposidade (% gordura) e escore z do Índice de Massa Corporal (IMC) foram associados à pior memória episódica. Fluência verbal foi associada à gordura visceral. No teste da Torre de Hanói, as funções de planejamento e flexibilidade cognitiva foram associadas à gordura visceral, enquanto o número de movimentos foi associado à prática de esportes e exercícios físicos. A prática regular de exercícios físicos favoreceu o planejamento cognitivo de crianças e adolescentes obesos. O número de erros foi diretamente associado à pontuação da children stress scale. Concluindo, houve associação entre composição corporal, memória e funções executivas de flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Funções executivas e memória em crianças e adolescentes podem estar associadas ao estresse e ao hábito de exercícios físicos regulares, independentemente da intensidade.
Descritores
Crianças; Adolescentes; Obesidade; Memória
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Nota: teste de aprendizagem verbal auditiva de Rey (RAVLT); índice de massa corporal (IMC); proporção de gordura visceral em relação ao peso corporal (GV/PC); cartão de teste de Stroop um (ST1); cartão de teste de Stroop dois (ST2); cartão de teste de Stroop três (ST3).