Acessibilidade / Reportar erro

Relações de gênero e ruralidade nos projetos vitais e noções de si de jovens mulheres * * O presente artigo é um recorte do projeto: “Etnicidade e ruralidade na construção de trajetórias educacionais e projetos vitais de jovens mulheres”, Edital 07/2011 CNPq.

Gender and rurality relations in vital projects and self-notions of young women

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa com 48 jovens mulheres do meio rural do Rio Grande do Sul, focando aspectos do protejo vital e marcadores identitários presentes na construção dos mesmos. A aproximação metodológica consistiu de uma combinação entre entrevistas narrativas de caráter biográfico e uma proposta de fotocomposição, ambas com roteiro de produção semiestruturada. Os resultados indicam que as relações comunitárias de ruralidade e de gênero são importantes marcos dos projetos vitais dessas jovens, que pendem entre leituras tradicionais dos papéis de gênero e possibilidades subversivas do feminino, em um processo narrativo dialógico.

juventude; gênero; ruralidade

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br