Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre a dinâmica psíquica de trabalhadores afastados do trabalho* * O presente trabalho foi realizado com o apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil.

Reflections on the psychic dynamics of workers in leave of absence from work

Resumo

A partir da Psicodinâmica do Trabalho, reflete-se sobre a dinâmica psíquica de trabalhadores afastados do emprego por doença surgida e/ou agravada no trabalho. Entre os conceitos desta abordagem que contribuem para a compreensão do fenômeno destacam-se: trabalho e sua relação com a subjetividade, sofrimento, coletivo, e reflexões sobre relações entre rupturas involuntárias da atividade profissional e adoecimento. Aponta-se a urgência da investigação: da relação de modelos gestionários com as formas de adoecimento e afastamento do emprego; da problemática da reabilitação profissional; e das possiblidades de utilização da metodologia desta abordagem para grupos de profissionais oriundos de distintos meios de trabalho.

Palavras-chave:
trabalho; adoecimento; dinâmica psíquica; psicodinâmica do trabalho

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br