Acessibilidade / Reportar erro

Trechos selecionados da aula Anti-Édipo* * Trata-se de uma aula intitulada Anti-oedipe et autres reflexions, ministrada por Gilles Deleuze, de Maio a Junho de 1980. A aula é dividida em duas partes, cuja primeira, objeto desta tradução, foi transcrita originalmente, no francês, por Frédéric Astier. O original está disponível em: http://www2.univ-paris8.fr/deleuze/rubrique.php3?id_rubrique=4 . e outras reflexões** ** Sem financiamento.

Excerpts of Anti-Oedipus and other reflections class

Resumo

O presente texto corresponde à primeira parte de uma aula que versa sobre os principais temas encontrados n’O anti-Édipo, de Deleuze e Guattari. O tom adotado por Deleuze é coloquial, e as intervenções, por vezes, enfáticas. O conteúdo destas não é sempre discernível, fato que não compromete em nada a compreensão dos problemas colocados, e nem a atmosfera de tais momentos. Desde o início, pela distinção dos grandes tipos de interpretação da psicose, somos apresentados à célebre concepção de três linhas abstratas (de naturezas bastante distintas); tema que percorre toda a Esquizoanálise. Há a homenagem a Karl Jaspers, e a identificação de uma vertente predecessora. Há os exemplos literários, que fomentam a tentativa de resgate da dignidade ao delírio, e àqueles que com ele travam um embate. Há a firmação de sua potência (“delira-se o mundo”), bem como as críticas à psicanálise, consequências desses posicionamentos.

Anti-Édipo; clínica; Esquizoanálise; Deleuze; Guattari

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br