Investigando a associação entre sintomas e queixas depressivas com as estações do ano

Investigating the association between depressive symptoms and complaints in different seasons

Daniela Bergesch D’Incao Marina Bento Gastaud Sobre os autores

A depressão implica diversos prejuízos na vida dos indivíduos, ocasiona desde a incapacitação para o trabalho até o prejuízo nas relações e bem estar.

Objetivos

Este trabalho buscou investigar se há associação entre queixas e sintomas depressivos e a estação do ano em que pacientes buscam atendimento na área da saúde mental.

Método

Foi realizado estudo transversal e documental com pacientes adultos e idosos em ambulatório transdisciplinar em Porto Alegre, RS.

Resultados

Não foi encontrada associação entre motivo de consulta, sintomas depressivos e a estação do ano. Apesar disto, associou-se faixa etária, renda familiar, sexo e fonte de encaminhamento à busca por atendimento psicoterápico em função de patologia depressiva.

Conclusões

Apesar de não ter encontrado associação entre queixa e sintomatologia depressiva e a estação do ano em que o paciente buscou atendimento, esta pesquisa levantou dados pertinentes e importantes a serem considerados em futuros estudos sobre queixas e sintomas depressivos.

depressão; transtorno afetivo sazonal; motivo de consulta; estações do ano


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br