Saulo Pequeno
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pelo Departamento de Antropologia - DAN/ICS da Universidade de Brasília. Pesquisador do GEPPE/FE/UnB - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq). Pesquisador do Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidade (Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq).
schoolUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.Universidade de BrasíliaBrazilBrasília, DF, BrazilUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
person Daniela Barros
Daniela Barros
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB. Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/UnB. Integrante pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE/PPGE/FE/UnB (Certificado pelo CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades - GPES-Decolonialidades/PPGE/FE/UnB (Certificado pelo CNPq). Possui trabalhos realizados no campo da Educação, a partir da Teoria Histórico-Cultural e do Pensamento Decolonial.
schoolUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.Universidade de BrasíliaBrazilBrasília, DF, BrazilUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
person Patrícia Lima Martins Pederiva
Patricia Lima Martins Pederiva
Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1987); Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília (2000); Mestrado em Educação (Ensino-aprendizagem) pela Universidade Católica de Brasília (2005); Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009/ Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico); Pós-Doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na Linha de Pesquisa EAPS (Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade na Educação), no Eixo de Pesquisa de Processos de Escolarização; Coodenadora do GEPPE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (Certificado pelo CNPq); Pesquisadora de Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski.
schoolUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.Universidade de BrasíliaBrazilBrasília, DF, BrazilUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
groupsContribuições dos autores
Todos os autores colaboraram ao longo do processo de escrita, desde a elaboração até a revisão. O texto é recorte de tese de doutoramento do autor Saulo Pequeno, responsável pela ideia do artigo, escrito e editado para tal formato em parceria com a autora Daniela Barros na escrita, desenho e discussão, sob orientação da autora Patrícia Pederiva, que participou na escrita, discussão e supervisão. Todos os autores participaram na aprovação da versão final do artigo.
person* Endereço para correspondência: Universidade de Brasília, Programa de Pós--Graduação da Educação - PPGE/UnB. Endereço: SCRN 716 Bloco G Entrada 42 Apt. 503, Brasília - DF CEP: 70.770-670. E-mails
: saulopequeno1@gmail.com, danibps@gmail.com, pat.pederiva@gmail.com. Os dados completos dos autores encontram-se ao final do artigo.