• Editorial

    Ferreira, Marcelo Santana
  • The ethnopsychological reading of secret Dossiê Despret

    Despret, Vinciane

    Abstract in Portuguese:

    O texto apresenta uma discussão crítica acerca das práticas psicológicas, destacando o segredo na psicoterapia. A autora resgata a ideia do segredo como algo que separa, segrega o que é público do que é privado, o que pode e o que não pode ser mostrado, envolvendo não só questões culturais mas, sobretudo, questões políticas. A prática clínica pode ser um dispositivo que "trata o segredo pelo segredo", construindo uma noção de interioridade que fundamenta modelos imperativos de tratamento. Posteriormente, a autora desloca essa discussão para o domínio das pesquisas em ciências humanas revendo a questão da imposição do anonimato que, para ela, provoca o "efeito sem nome" e instaura uma relação de assimetria na pesquisa, provocando uma distribuição equivocada de poder.

    Abstract in English:

    The text presents a critical discussion about psychological practices, focusing on the secret in the psychotherapy. The author rescues the idea of secret as something that separates, that sets apart what's public and what is private, what can or cannot be showed, including not only cultural subjects, but also, especially, political subjects. The clinical practice can be a device which "treats the secret by itself", building a sense of inferiority which establishes mandatory treatment models. Then, the author displaces this discussion to the domain of Human science research, checking the imposition of anonymity that, for her, causes the "unnamed effect" and establises an asymmetry relation on the research, promoting a mistaken distribution of power.
  • Are emotion sciences full of politics? Catherine Lutz and the question of the gender of emotions Dossiê Despret

    Despret, Vinciane

    Abstract in Portuguese:

    O texto apresenta uma reflexão pautada na articulação entre emoção e ciência. Sendo esta possível ao deslocar o entendimento sobre o fenômeno das emoções distante do familiar, onde este é pensado como fenômeno pouco racional. Ao centrar atenção no trabalho da etnopsicóloga Catherine Lutz sobre as emoções dos habitantes da ilha Ifaluk, o texto apresenta outra perspectiva sobre as emoções e sobre o processo de pesquisa: articulando emoção à política, propondo a construção do problema junto com o conhecimento do campo de pesquisa e dando ao pesquisador a possibilidade de transformação no processo da investigação.

    Abstract in English:

    The text presents a reflection based on the articulation between emotion and science. This is possible when moving your understanding of the phenomenon of emotions away from familiar, where this is thought of as a little rational phenomenon. By focusing on the work of ethnopsychology Catherine Lutz on emotions of Ifaluk island's inhabitants, the text presents another perspective on emotions and on the search process: articulating emotion to politics, proposing the construction of the problem along with the knowledge of the search field and giving the researcher the possibility of transformation in the process of research.
  • Experimental devices Dossiê Despret

    Despret, Vinciane

    Abstract in Portuguese:

    Desde o episódio histórico de Hans, o cavalo que sabia contar, a psicologia reatualiza continuamente o problema da influência (do pesquisador) como viés para a pesquisa. Na primeira parte desse texto, buscar-se-á explorar duas séries de pesquisas realizadas nos anos 1960 nas respostas antagônicas que dão à questão da condescendência dos sujeitos pesquisados: as pesquisas de Martin Orne com a hipnose e as de Rosenthal com os "ratinhos de Berkeley". Tratar-se-á de analisar como a complacência dos sujeitos experimentais é efeito do dispositivo experimental ocupado em inibi-la e não característica essencial a ser controlada. Na segunda parte do texto, será analisado o experimento de Valins.

    Abstract in English:

    From the historical episode of Hans, the horse that could count, psychology continually renews the problem of (the researcher's) influence as bias to the investigation. In the first part of this text, we will seek to explore two series of researches emerged at the sixties on the antagonistic responses they give to the issue of compliance of the studied subjects: the researches of Martin Orne with hypnosis and of Rosenthal with "the mice from Berkeley". We will examine then how the complacency of the experimental subjects is effect of the experimental device worried about its inhibition and not an essential characteristic to be controlled. In the second part, in turn, we will explore Valins' experiment.
  • What can be learned about scientific practices from the ethology and primatology sciences? Dossiê Despret

    Despret, Vinciane

    Abstract in Portuguese:

    O artigo problematiza conhecidos estudos conduzidos com animais, assim como a versão segundo a qual os resultados obtidos são enviesados pela subjetividade do investigador. A partir de reflexões acerca das práticas de pesquisa, considera-se que os animais são bons modelos para as investigações sobre seres humanos. Eles podem ensinar muito a respeito de nós mesmos, desde que não negligenciemos o modo como compreendem os nossos questionamentos e saibamos a que questão de pesquisa eles, de fato, respondem.

    Abstract in English:

    The article discusses known studies conducted with animals, as well as the version in which the results acquired are biased by researcher's subjectivity. Following the reflections on the research practices, we can consider the animals good models to the investigation about Human beings. They can teach a lot about ourselves, since we have not neglected the way to make them understand our questions and we should know which question, indeed, they answer.
  • Mourning no more -thinking with the dead Dossiê Despret

    Despret, Vinciane

    Abstract in Portuguese:

    Quando os mortos estão mortos eles se tornam inexistentes? Esse campo de indagação abre o seminário. As teorias são produzidas por dispositivos sociais, históricos, culturais e nos informam sobre a nossa maneira de viver. Interessa a autora investigar a experiência de luto como resistência dos mortos ao esquecimento. Analisa romances, séries americanas de televisão e trabalhos etnográficos como efeitos de um movimento que resiste, como intervenções pelas quais os mortos falam. Lança mão dos contrastes em busca de algo que nos informe sobre nós mesmos, e que não reduza a riqueza dos múltiplos sentidos do luto a aspectos patológicos.

    Abstract in English:

    Would the dead become nonexistent after death? This field of investigation opens the seminar. Theories are produced by social, historical and cultural devices and provide information about our way of living. The authoress is interested in discussing the mourning experience as a resistance of the dead to the sinking into oblivion. She analyses novels, American TV series and ethnographic studies as effects of a movement that resists, interventions through which dead people speak. She also uses contrasts, seeking something that tells us about ourselves and do not oversimplify the multitude of meanings of mourning to its pathological aspects.
  • Psychology and freedom: knowledge of self and things Temáticas Diversas

    Almada, Leonardo

    Abstract in Portuguese:

    Nesse artigo, proponho investigar a significação do problema da liberdade no âmbito de um debate entre a tradição espiritualista e a psicologia experimental. Meu objetivo é o de demonstrar que a conceituação da mente como duração nãoespacializada e como multiplicidade qualitativa é capaz de suprir os empecilhos à liberdade que são instituídos pela psicologia experimental. Para tanto, recorro às obras dos filósofos Henri Bergson e Farias Brito, no tanto quanto souberam expressar e se posicionar em face dos propósitos experimentalistas. A conclusão obtida é a de que a causalidade não é determinação e, por isso, não exclui a liberdade.

    Abstract in English:

    In this paper, my aim is to investigate the significance of the problem of freedom in the context of the discussion between spiritualist tradition and experimental psychology. My goal is to demonstrate that the concept of mind as duration nonspatialized and as qualitative multiplicity is capable of supplying the obstacles to freedom that are established by experimental psychology. Therefore, I turn to the works of Henri Bergson and Farias Brito, in so far as recognized and positioned themselves in the face of the experimentalists' purposes. The conclusion is that causality is not determination and therefore does not exclude freedom.
  • Mothers and teachers' beliefs about the development of the child Temáticas Diversas

    Bahia, Celi Costa Silva; Magalhães, Celina Maria Colino; Pontes, Fernando Augusto Ramos

    Abstract in Portuguese:

    Estudos têm revelado uma ligação entre a maneira como os adultos pensam e as formas como eles se relacionam com as crianças. Este estudo objetivou levantar as crenças de mães e professoras sobre o desenvolvimento da criança que freqüenta o ambiente de creche e identificar se as crenças se dirigem para as características de competências ou de disfunções. Participaram deste estudo 28 adultos (16 mães e 12 professoras). Para coletar os dados utilizou-se o grupo focal e para interpretá-los a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as participantes possuem a mesma crença (ambientalista) sobre desenvolvimento, mas têm concepções diferentes quanto à direção em que o contexto familiar e/ ou da creche influencia no desenvolvimento. A análise indica que a formação inicial e continuada das profissionais precisa contemplar aspectos específicos do desenvolvimento infantil para que crenças mais adequadas sejam construídas e compartilhadas com as famílias de crianças que frequentam ambientes coletivos.

    Abstract in English:

    Studies have shown a link between the way the adults think and the forms they become related with the children. This study had as objective to know the mothers and teachers' beliefs about the development of the child who frequents the day-care center to identify if the beliefs had characteristics of abilities or dysfunctions. Twenty-eight adults had participated in this study (16 mothers and 12 teachers). To collect the data it was utilized the focal group and to interpret them, the analysis of the content. The results had pointed that the participants have the same belief (environmentalist) about the development, but have different conceptions about the direction where the familiar context and/or of the day-care center influences in the development. The analysis indicates that the initial and continued formation of the professionals needs to contemplate specific aspects of the children development so the more adjusted beliefs can be constructed and shared with the families of children who frequent collective environments.
  • The criminality device and its strategies Temáticas Diversas

    Tavares, Gilead Marchezi

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de ensaio sobre como são produzidas, no contexto em que vivemos, subjetividades criminosas. Partindo da ideia de "dispositivo da criminalidade", propõe-se como estratégias de tal diagrama de forças do contemporâneo o medo/acuamento, a desconfiança/desfiliação e a violência/ausência de sentido para a ação. Os efeitos do dispositivo da criminalidade são, por um lado, subjetividades engajadas na crença de identidades/essências de gente inferior e gente de verdade; por outro, discursos sobre segurança pública e situação de risco. Acredita-se que os mecanismos que põem em funcionamento o dispositivo da criminalidade integram prisões, projetos sociais para a infância empobrecida, políticas públicas, etc.

    Abstract in English:

    This essay discusses how criminal subjectivities are produced within the context where we live. Strategies of this contemporary force diagram are proposed, stemming from the idea of "criminality device", such as fear/cornering, mistrust/disassociation, and violence/nonexistence of meaning for action. The effects of the criminality dispositive are, on one hand, subjectivities engaged on the belief of identities/essences of inferior people and true people; and on the other hand on discourses about public safety and risk situation. The mechanisms that influence the criminality dispositive integrate prisons, social projects for poor children, public policy, etc.
  • The girl mother: incest and maternity Temáticas Diversas

    Cantelmo, Claudia Aparecida; Cavalcante, Thainá Passos; Costa, Liana Fortunato

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo de caso de uma adolescente de quinze anos, vítima de incesto perpetrado pelo padrasto, que teve como consequência sua gravidez e o nascimento de uma criança. O principal objetivo é discutir a reorganização familiar da adolescente, seu silêncio e o de sua família em relação ao abuso sexual. O contexto de pesquisa foi o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de uma cidade de periferia. O método utilizado foi a observação participante. A organização das informações possibilitou construir Zonas de Sentido que se constituem em indicadores de vulnerabilidade: sua relação com a violência sofrida; sua relação com a família; sua relação com a filha e sua relação com a escola. Nesse caso, o silêncio, o isolamento e a migração para outra cidade foram opções de proteção. O estudo da gravidez nesta circunstância requer uma compreensão particularizada em relação ao estudo de adolescentes grávidas em geral.

    Abstract in English:

    This article presents a case study of a fifteen-year-old teenager girl, a victim of incest perpetrated by her stepfather, who became pregnant and gave birth to a child. Our main purpose is to discuss the teenager´s familiar reorganization, the girl's and her family´s silence in relation to the sexual abuse. The Center of Social Assistance (CRAS) in a low-income suburb was the environment of research. The method was the participant observation. From the data obtained we identified four indicators of the adolescent´s vulnerability: her relation to the violence suffered, her relationship with her family, her relationship with her daughter, and her relationship with school. In this case, silence, isolation and the migration to another city were options for the family's self protection. The study of pregnancy in this circunstance requires a particular understanding on pregnant adolescents in general.
  • Subjectivity, scientifics and mediatics discourses: revisiting foucault studies about bodies Temáticas Diversas

    Furtado, Luísa Escher; Gonçalves, Shirley Dias; Miranda, Luciana Lobo; Pascual, Jesus Garcia

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teórico tem como objetivo discutir a produção do modo de conduzir a si mesmo em discursos científicos e midiáticos, com base no pensamento de Michel Foucault acerca do sujeito, do discurso e do corpo. Ciência e mídia são problematizadas na relação saber-poder, atuando por meio de discursos na produção de regimes de verdade. Os discursos científicos não traduzem verdades sobre a natureza das coisas, nem são apenas um reprodutor das lutas de classe e/ ou dos conflitos psíquicos. Eles são materialidades produtoras de modos de viver, de corpos e de sujeitos. Também os discursos midiáticos não são valorizados apenas por mediar informações entre produtores e espectadores. A mídia produz e faz circular discursos incitando o sujeito a se confessar, a produzir um saber sobre si mesmo. Por fim, ciência e mídia são estratégias de poder-saber que conjuntamente atuam nos corpos e implicam modos de conduzir-se a si mesmo.

    Abstract in English:

    This theoretical study aims to discuss the production of self-care in scientific and mediatic discourses, based on the thougth of Michel Foucault about subject, speech and body. Science and media issues in the relationship are knowledge-power, operating through discourses in producing regimes of truth. The scientific discourses do not translate the truth about the nature of things, nor are just reproducers of the class struggles and/or the psychical conflicts. They are materiality producers of ways of living, bodies and subjects. Also the mediatic discourses are not only valued for mediating information between producers and spectators. The media produces and circulates discourses urging the subject to confess, to produce knowledge of himself. Finally, science and media are strategies of knowledge-power that together act on bodies and involve ways of self-behaviour.
  • An experience of intervention in a cultural projetct: the psychologist and the defense of human rights in social-educational institutions Temáticas Diversas

    Soares, Fabio Montalvão

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute, a partir da experiência da realização do Projeto Oficinas Culturais do AfroReggae no Degase, a atuação do psicólogo num projeto cultural direcionado às instituições socioeducativas. Na problematização a respeito da inserção profissional nesse contexto, tece considerações sobre o estatuto da intervenção, baseando-se na tecnologia de mediação de conflitos do Grupo Cultural AfroReggae como exemplo de dispositivo utilizado estrategicamente para esse fim. O papel do psicólogo caracteriza-se, nas relações com os jovens em conflito com a lei, como o de facilitador dos processos coletivos e do plano político, proporcionando a construção de uma rede de gestão de atividades em prol da defesa dos seus direitos fundamentais.

    Abstract in English:

    Based on the project "Oficinas Culturais do AfroReggae no Degase", the article discusses the possibilities of the psychologist practice in a cultural project developed in social-educational institutions. As to the professional inclusion in this context, this paper considers the status of the intervention, based on the conflict mediation technology used by the cultural group AfroReggae as an example of a device strategically used for this purpose. Concerning the relationship with the youngsters in conflict with the law, the role of the psychologist is that of a facilitator of the collective process and the political level, providing the construction of a network of activities and defense of their fundamental rights.
  • Subjectivation and social psychology: dualism in question Temáticas Diversas

    Parpinelli, Roberta Stubs; Fernandes, Saulo Luders

    Abstract in Portuguese:

    Iniciamos este ensaio com uma breve apresentação de duas heranças da psicologia social. A primeira refere-se ao dualismo sujeito-objeto que invadiu as ciências sociais proveniente do paradigma da ciência moderna. O segundo refere-se ao dualismo indivíduo-coletividade presente no nascimento da psicologia moderna. Ressaltamos as insuficiências desses dualismos para lidar com realidades sociais complexas, e com a finalidade de questioná-los, recorremos aos conceitos de subjetivação e rizoma desenvolvidos por Deleuze e Guattari. Para além do jogo dos dualismos sujeito-objeto e indivíduo-coletividade, apontamos para alternativas a partir de uma perspectiva mais plural e complexa da realidade.

    Abstract in English:

    This essay begins with a brief presentation of two social psychology inheritance. The first one refers to the subject-object dualism that encroached on social science descendent from the paradigm of modern science. The second one refers to the dualism individual-collectivity present in the rising of modern psychology. The mismatches of both dualism are bound to deal with complex social realities and in order to weaken them the concepts of subjectification and ryzoma from Deleuze and Guattari are brought up. Beyond the opposites subject-object and individual-collectivity, we indicate for alternatives from a much more plural and complex perspective of reality.
  • The esthetic relations and an ethic for a living world Temáticas Diversas

    Furtado, Janaina Rocha

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata das relações estéticas e sua relevância para criar novas formas de produção de conhecimentos, as quais sejam capazes de preservar a vida. Entende-se que a partir de relações mais sensíveis com tudo o que vive é possível construir outra ética de existência, bem como outras práticas em ciência e em psicologia. A partir de vários autores discute-se sobre as estéticas cotidianas e as possibilidades de ampliar as percepções sobre o mundo. A crítica às práticas científicas modernas faz-se pertinente, neste contexto, enquanto viabiliza a discussão dos moldes de pensamento que perpetuam e fundamentam um projeto de sociedade que não se sustenta na manutenção da vida.

    Abstract in English:

    This article discusses the aesthetic relations and its relevance to the new forms of knowledge production, which are capable of preserving life. It is understood that from the most sensitive relationships with all that lives it is possible to construct an ethic of existence, as well as other practices in science and psychology starting with several authors discusses more about the everyday aesthetic possibilities and broadens perceptions about the world. The criticism of modern scientific practices it is relevant in this context, while allowing the discussion of thought patterns that perpetuate and justify a project of society that cannot be sustained in the maintenance of life.
  • Particularities between tutorial council and children sent by the schools Temáticas Diversas

    Fernandes, Priscila Valverde; Aragão, Elizabeth Maria Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo se propõe a considerar as peculiaridades da relação entre o Conselho Tutelar e as crianças que foram encaminhadas a este órgão pela escola no município de Cariacica-ES. A partir do método qualitativo, priorizou-se o estudo com conselheiras tutelares tentando apreender, por meio de suas experiências, como descrevem o atendimento dado às crianças que lhes são encaminhadas. O referencial teórico que sustentou o trabalho aproximou-se de autores que compartilham, juntamente com Foucault, da ideia de uma história que pode ser abordada numa perspectiva genealógica permitindo-nos a visibilidade dos mais variados saberes existentes em um determinado espaço e momento social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro conselheiras. Na análise, pode-se constatar processos de psicologização, a presença da formulação de um discurso competente baseado no intimismo e no familiarismo e a formação de um campo de forças entre escola e conselho, no qual a criança tem, em geral, seu comportamento tido como inaceitável.

    Abstract in English:

    This article aims at the particularities concerning the Tutorial Council and children that were sent by their schools from the city of Cariacica ES to this institution. From this qualitative method, the study with the tutorial counselors was prioritized in an attempt to learn, through their experiences how to describe the assistance given to the children brought to them. The theoretical reference works with authors that share the idea of a story that can be approached in a genealogical perspective, together with Foucault, that allows a vision of a wide variety of knowledge existing in a determined space and social moment. Interviews were made with four counselors. Through the analysis, it comes a relation marked by psychology, competent speech, proximity, familiarization and the formation of a strength field among the schools and the Tutorial Council, on which most of the times, the child's behavior is considered unacceptable.
  • Cartografia do desassossego: um olhar clínico-político para o encontro entre os psicólogos e o campo jurídico Resumos de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses

    Camuri, Ana Claudia
  • Esquizofrenia hebefrênica: psicose na infância e adolescência

    Soares, Hugo Leonardo Rodrigues; Gonçalves, Hérica Cristina Batista; Werner Junior, Jairo
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