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Fractal: Revista de Psicologia, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial 25.1

    Ferreira, Marcelo Santana
  • Guerra e memória social: a deficiência como testemunho

    Martins, Bruno Sena

    Resumo em Português:

    Durante longas décadas, a Guerra Colonial portuguesa (1961-1974) fracassou em encontrar um efetivo espaço de rememoração naquilo que foi a reconstrução democrática e pós-imperial da sociedade portuguesa. Sob vários pontos de vista, os combatentes que adquiriram deficiência na guerra constituíram a expressão viva de um trauma coletivo que a ordem social democrática quis esquecer. Numa perspetiva teórica que procura debater os desencontros da memória pessoal e da memória coletiva, defendemos que o silenciamento e a marginalização dos Deficientes das Forças Armadas (DFA) permite consagrá-los como testemunhas privilegiadas para um diálogo com as sequelas e contradições da guerra. Assim, as histórias de vida dos DFA (35 entrevistados) são convocadas para o presente texto, seja para uma valorização da Guerra Colonial enquanto um momento histórico que deixou duradouras marcas na sociedade portuguesa, seja para o reconhecimento da deficiência enquanto marca biográfica que confronta a desmemória e a violência do esquecimento.

    Resumo em Inglês:

    Colonial war has never been given a space of commemoration in the process of the democratic post-imperial reconstruction of Portuguese society. That is why this silence about the war may be described as a constituting element of this process. From various points of view, the disabled war veterans represented the vivid expression of a collective trauma which the democratic social order has wished to forget. The silencing and marginalisation to which the disabled of the Armed Forces have been subjected make them privileged witnesses, by means of their accounts (from 35 interviewees), for the salvation of important historical dimensions necessary for the understanding of contemporary Portugal, and for the recognition of disability narratives as testimonies against the violence of oblivion.
  • Memórias sobre um conflito de terra em relatos de história de vida

    Velôso, Thelma Maria Grisi; WhitaKer, Dulce Consuelo Andreatta

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a analisar as memórias de pequenos produtores rurais do assentamento Camucim (litoral sul da Paraíba) sobre um conflito de terra ocorrido no final dos anos 70 e início dos anos 80, do século XX. Essas memórias foram obtidas através de entrevistas de história de vida, que foram submetidas à Análise de Discurso. A partir da história oral, pretende-se analisar o sentido subjetivo construído pelos narradores, através de suas memórias. Nesse sentido, o conflito é relembrado como uma luta legítima, abençoada por Deus, o que nos remete para o papel fundamental da Igreja nesse processo, através da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Além disso, os narradores constroem uma imagem de lutadores corajosos e vitoriosos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing the memories of small landowners of Camucim, a settlement in the South coast of Paraíba, over a conflict concerning the possession of a tract of land in the late 70s and early 80s of the twentieth century. These memories were gathered though Life History interviews and were submitted to Discourse Analysis. Departing from oral history we intend to analyze the subjective sense constructed by the narrators through their memories. In this sense the conflict is recollected as a legitimate struggle, blessed by God. This will lead us to the fundamental role the Church played in this process, through the Commission of the Pastoral of the Land (CPT). In addition to this, the narrators construct an image of brave, victorious fighters.
  • "A via que facilita é a mesma que dificulta": estigma e atenção em HIV-Aids na estratégia saúde da família - ESF

    Zambenedetti, Gustavo; Both, Nalu Silvana

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou analisar a atenção em HIV-Aids na Estratégia Saúde da Família - ESF, levando-se em consideração a dinâmica do estigma associada a Aids, sob a perspectiva dos profissionais de saúde. O estudo foi realizado com duas equipes da ESF que compõem uma unidade de saúde em Porto Alegre-RS. Foram realizadas entrevistas com os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e um grupo focal com os Agentes Comunitários de Saúde. A análise realizada se deteve sobre três eixos: a percepção dos profissionais sobre o estigma relacionado a Aids; a participação dos profissionais na dinâmica do segredo/encobrimento/revelação do diagnóstico; a participação dos profissionais na (re)produção de estigmas. Os resultados apontaram a necessidade da dinâmica do estigma ser considerada no planejamento das ações e serviços em saúde, visando facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento, a construção de vínculo e confiança entre usuários e profissionais.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze health care in HIV-AIDS in Family Health Strategy - FHS, considering the dynamics of stigma associated to Aids, from the perspective of health care professional. The study was carried out with two FHS teams that are part of a health care unit in Porto Alegre-RS. Interviews with physicians, nurses and nursing technicians were carried out, as well as a focal group with Health Community Agents. Analysis was based in three foci: perceptions of professional about stigma related to Aids; participation of professional in the secrecy/concealment/unveiling dynamics of diagnosis; participation of professional concerning (re)production of stigma. Results highlighted the need to consider the stigma dynamics regarding planning in health care actions and services, aiming to facilitate access to diagnosis and treatment, construction of bonds and confidence among users and professionals.
  • "Meu prazer agora é risco": sentidos sobre sexualidade entre jovens de um grupo sobre saúde

    Barros, João Paulo Pereira; Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues

    Resumo em Português:

    A sexualidade assumiu a condição de centralidade subjetiva pelo entrecruzamento de diversos demarcadores da Modernidade, como a legitimação do saber-verdade da ciência, a afirmação da individualidade e a institucionalização dos segmentos infanto-juvenis. Partindo dessa premissa, este artigo analisa sentidos produzidos por jovens sobre "sexualidade" em um grupo de discussão sobre saúde, com base em uma pesquisa-intervenção operacionalizada por observações-participantes e pela formação de oficinas sobre saúde, em uma escola pública de Fortaleza. Acerca dos sentidos sobre "sexualidade", as articulações entre "sexualidade" e "risco" se sobressaíram em relação às conexões entre "sexualidade" e "prazer". Isso sugere a força de um viés educativo baseado na scientia sexualis, aludido por Michael Foucault, operando com uma visão normativa-prescritiva da sexualidade, reiterando-a, mediante o signo da "prevenção", como tecnologia de governo. Usando como ferramenta o conceito de biopolítica, aponta-se que tais questões remetem à instalação de um paradigma de "gestão do risco" na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Sexuality assumed the centrality of subjective condition by crossing various paths of modernity, as the legitimization of knowledge-true science, affirmation of individuality and the institutionalization of children and youth segments. From this premise, this article analyzes meanings produced by young people about "sexuality" in a discussion group about health, based on a research-intervention observations operationalized by-participants and training workshops on health, in a public school in Fortaleza. About the meanings of "sexuality", the joints between "sexuality" and "risk" stood out in relation to the connections between "sexuality" and "pleasure". This suggests the strength of a bias based on educational scientia sexualis alluded to by Michael Foucault, operating with a normative-prescriptive view of sexuality, reiterating it by the sign of "prevention" as a technology of government. Using tools like the concept of biopolitics, pointing out that such issues relate to the installation of a paradigm of "risk management" nowadays.
  • O trabalho de Eros e de Tanatos na regulação social

    Domingos, Maria de Lurdes Costa

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva discutir o trabalho de Eros e de Tanatos no contexto de regulação social na qual a responsabilidade social organizacional é comumente associada a um sistema de gestão capaz de minimizar os efeitos negativos do capitalismo. O trabalho de campo indicou uma falácia entre o discurso e as práticas da responsabilidade. Utilizaram-se dados qualitativos de três organizações, classificados com base na lógica das representações sociais. Identificou-se a responsabilidade social organizacional a serviço de Eros, enquanto possibilidade para vencer a angústia de morte organizacional. Mas este modelo também é vulnerável ao trabalho de Tanatos. Internamente, junto aos trabalhadores, se a RSO não recebe investimentos para ser uma ferramenta eficaz de oxigenação do sistema organizacional torna-se ela mesma parte de sua necrose. Conclui-se que a percepção do trabalho de morte que se instala na dinâmica institucional pode favorecer seu enfrentamento e criar saídas para a necrose do tecido social do qual as organizações também fazem parte.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the work of Eros and Thanatos in the context of social regulation, where the organizational social responsibility is commonly identified as being a management system capable of minimizing the negative effects of capitalism. The fieldwork indicated a fallacy between discourse and practices of responsibility. Qualitative data from three organizations were used and categorized based on the logic of social representations. It has been identified that the organizational social responsibility is in the service of Eros, being a possible way to beat the anguish of organizational death. However, that model is vulnerable to the work of Thanatos. It has been concluded that the perception of the work of death that is noticeable in the institutional dynamics may favor its confrontation and also find ways out to the necrosis in the social tissue which work organizations are also part.
  • Transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho: o que a psicologia tem a dizer e a contribuir para a saúde de quem trabalha?

    Souza, Wladimir Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este breve ensaio tem por objetivo colocar em discussão algumas das contribuições advindas de importantes publicações a respeito da problemática relacionada aos transtornos mentais e comportamentais e suas vinculações com o trabalho. Quanto a isso, verifica-se que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, encontra-se diante de inúmeros desafios a superar, os quais concernem tanto à formação dos profissionais, quanto à sua atuação nos mais diversos campos.

    Resumo em Inglês:

    This brief essay seeks to speak on the contributions of some important publications about issues related to mental and behavioral disorders and their linkages with the work. In this regard, it appears that psychology as a science and profession, is faced with many challenges to overcome, which concern both the training of professionals as to their performance in various fields.
  • Processo de desligamento entre pesquisadores e participantes na pesquisa-ação

    Pereira, Alciane Barbosa; Conceição, Maria Inês Gandolfo

    Resumo em Português:

    Objetiva-se discutir teoricamente a temática do processo de desligamento no contexto da pesquisa-ação. Realizou-se um estudo teórico acerca da temática do desligamento nas obras de René Barbier, Michel Thiollent, David Tripp, André Morin e Hugues Dionne. As análises apontam para a relevância dada ao início da pesquisa e da implicação e vinculação entre os participantes e pesquisadores em detrimento do processo final. Constata-se que os autores discutem menos sobre o processo de separação entre pesquisadores e participantes e que a fase final da pesquisa caracteriza-se como uma etapa de avaliação dos resultados, teorização, escrita em conjunto do relatório final, publicação, divulgação dos resultados, na qual os participantes permanecem em situação ativa.

    Resumo em Inglês:

    The aim is to discuss theoretically the issue of the disconnection process in the context of action research. A theoretical study about it was conducted in the works of Rene Barbier, Michel Thiollent, David Tripp, André Morin and Hugues Dionne. The analyses reveal the importance given to the starting point of the research as well as to the involvement and bonding among participants and researchers rather than to the final process. It was observed that the authors discuss less about the separation process between researchers and participants. Furthermore, it was observed that the phase towards the end of the research is characterized as a stage of results evaluation, theorizing, group writing the final report, publication, and results releasing, in which the participants remain in active status.
  • O processo de avaliação psicológica no estado do Paraná

    Chiodi, Cinthia da Silva; Facci, Marilda Gonçalves Dias

    Resumo em Português:

    A avaliação psicológica das queixas escolares e a utilização dos testes psicológicos fazem parte da atuação do psicólogo escolar. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em relatórios de avaliação psicoeducacional elaborados por psicólogos, buscando compreender como a avaliação psicológica está sendo realizada pelos profissionais psicólogos no Estado do Paraná. Foram analisados 36 relatórios para encaminhamento de alunos de 5ª a 8ª séries para a Sala de Recursos. De maneira geral, pudemos constatar que 93,44% dos psicólogos utilizam testes de inteligência, mas muitos deles também utilizam observações e analisam as atividades escolares para avaliar as queixas escolares, não se limitando a uma visão psicométrica. A partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, entendemos que a avaliação deve considerar as potencialidades dos alunos e deve ter como meta contribuir para que eles se apropriem do conhecimento científico elaborado pelos homens.

    Resumo em Inglês:

    The psychological evaluation of school complaints and the use of psychological tests are one of the roles of the school psychologist. Current analysis presents the results of a research retrieved from psycho-educational evaluation reports prepared by psychologists. The latter tried to understand the manner psychological evaluation was being undertaken by psychologists in the state of Paraná, Brazil. Thirty-six reports directing students of the 5th - 8th series of the junior high school to the Resource Room have been examined. Although intelligence tests were employed by 93.44% of psychologists, many made use of observations and analyzed school activities to assess school complaints, without limiting themselves to psychometrics. Taking Historical and Cultural Psychology as a foregrounding point of view, it may be said that evaluation may take into account the students' potentialities and should contribute towards their appropriation of the scientific knowledge fabricated and accumulated by all.
  • Os centros de referência de assistência social e as artes de governar

    Oliveira, Clever Manolo Coimbra; Heckert, Ana Lúcia Coelho

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a emergência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) destacando as artes de governar que engendram sua criação. Indica que o CRAS, equipamento estratégico da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é efeito do entrecruzamento de práticas sociais diversas, condensando em sua emergência o modo biopolítico de gestão das populações, o modo neoliberal como arte de governar, a Assistência Social como campo de saber e de práticas sociais e as práticas psi. Apontamos que o CRAS pode funcionar como dispositivo de controle e também espaço de produção de desvios no campo das políticas de assistência social.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the emergence of Social Assistance Reference Centers (CRAS) highlighting the arts of governing that engender its creation. Also indicates that the CRAS, a strategic equipment of the National Social Assistance Policy (PNAS), is effect of crossing of diverse social practices, condensing into its emergency a biopolitical mode of management of populations, the neoliberal statecraft as art of government, the social assistance as field of knowledge and social practices and psychological practices. We point out that the CRAS can function as a control device and also as a field of production of deviations in social policies.
  • Explorando as forças da escrita no acontecimento loucura

    Jaeger, Regina Longaray; Fonseca, Tania Galli

    Resumo em Português:

    Neste estudo, apresentamos as análises dos encontros da pesquisadora com os escritos de uma mulher internada em um hospital psiquiátrico. Traçamos um recorte cartográfico do agenciamento loucura para perceber os corpos nos quais se expressa o acontecimento escrever. Entendemos que a escrita se encarna em certos fluxos que compõem seu corpo; é efeito dos encontros com os elementos do mundo, que constituem o agenciamento loucura/doença mental. Exploramos as forças que se operam nas palavras e os modos que a escritora minora a língua Em alguns escritos destacamos as três condições relativas à literatura menor e da variação da língua: coletiva, desterritorializada, política.

    Resumo em Inglês:

    This paper we present the analysis of the researcher's encounters with the writings of a woman hospitalized in the psychiatric hospital. We set a cut of the cartographic agencement madness to see the bodies that express the event writing. Writing, in the perspective of the multiplicity, expressed events, the remaining states of things that constitute the body of the writer. We understand that writing is incarnated in some streams that make up your body, is the effect of encounters with the elements of the world, which constitute the agencement where madness / mental illness. We explore the forces that operate in the words, and the ways that the writer minor language, dodging the ruling stated. In some writings highlight the three conditions for the minor literature and language change: collective, deterritorialized, politics.
  • Análise cinematográfica do filme "O Fantasma da Ópera" segundo a psicologia junguiana

    Souza, Kátia Ovídia José

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o filme "O Fantasma da Ópera (2004)" de Joel Schumacher, com a aplicação de conceitos junguianos. Buscamos compreender o filme seguindo o modelo interpretativo proposto por Franz, que é utilizado em contos de fada. Aplicamos categorias junguianas à narrativa cinematográfica, sendo a trama principal um exemplo da dificuldade da heroína do filme com o masculino, isso é a consequência dos aspectos não integrados em sua sombra: ou seja, uma identificação feminina que a coloque como mulher e não apenas como filha, menina, puela. Os aspectos não integrados dizem respeito à sua sexualidade feminina, sua anima. O complexo a possui, ele favorece que aspectos de sua feminilidade não sejam integrados ao ego.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to establish a dialogue between the movie "The Phantom of the Opera (2004)" by Joel Schumacher, with the application of Jungian concepts. We seek to understand the film following the interpretative model proposed by Franz, which is used in Fairy Tales. We applied Jungian categories to narrative film, with the main plot an example of the difficulty of the heroine of the film with the male, that is the consequence of aspects not included in its shadow, ie a feminine identification that place as a woman and not just as daughter, girl, puela. The non-integrated aspects relate to her female sexuality, her anima. The complex possess Christine, he favors what aspects of her femininity are not integrated into the ego.
  • O brincar e a relação objetal no espectro autístico Relato De Experiência Profissional

    Klinger, Ellen Fernanda; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    Neste estudo foram investigados aspectos como o uso dos objetos e suas possibilidade de mudança em crianças do espectro autista em terapia fonoaudiológica de concepção Interacionista. Os sujeitos foram três meninos com diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento, suas mães e a fonoaudióloga. Filmaram-se as crianças durante a brincadeira livre no primeiro e décimo mês de terapia. Houve mudanças no brincar e no uso do objeto nos sujeitos. Conclui-se a efetividade da promoção do brincar em terapia, bem como que o conhecimento e a observação dos tipos de objeto e relação objetal é um importante indicador clínico.

    Resumo em Inglês:

    We have investigated aspects such as the use of objects and the possibility of change in these children on the autistic spectrum in speech therapy of Interactionism conception. The subjects were three children diagnosed with Pervasive Development Disorder, their mothers and speech therapist. Children were videotaped during free play to the first and tenth month of therapy. There have been changes in play and use the object in the subjects. It is the effectiveness of the promotion of play therapy as well as the knowledge and observation of the object types and object relationship is an important clinical indicator.
  • Acompanhamento terapêutico em hospital de reabilitação fisioterápica Relato De Experiência Profissional

    Elias, Andressa Mariana Saldanha

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende mostrar como ocorre o acompanhamento terapêutico, as dificuldades encontradas e o cruzamento entre prática e teoria, a partir da experiência com um paciente fisioterápico. No texto discutiremos um pouco sobre transferência, contratransferência, cinco estágios sobre a morte e o morrer que foram cunhados por Kübler-Ross, e verificados no contexto hospitalar em pacientes fisioterápicos. Pensaremos os significados criados pela paciente a respeito da sua vida e corpo, a partir de uma visão antropológica de sua história. O nosso relato será embasado e correlacionado às experiências de vida que levaram a paciente à angustia atual.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to show what happens in a therapeutic nursing practice, expliciting the difficulties and the connections between practice and theory. Through the experience of nursing a patient, we are going to explain what can be considered nursing. In this text we are going to discuss about transference and countertransference during psychotherapy, five stages about the death, and to die considering Kübler-Ross's works, and verify them in a rehabilitation hospital's context. We are going to regard the patient's thoughts and how she deals with her life and her own body, concerned about her background. Our study is based and related to the patient's experiences that leads him to his state now.
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