Artigos A conexão entre a intencionalidade e a consciência: um estudo filosófico Rodrigues Filho, Márcio Francisco Resumo em Português: Resumo Este artigo aborda a relação entre consciência e intencionalidade, argumentando que essas duas características fundamentais da mente estão intrinsecamente entrelaçadas. A partir da perspectiva da Teoria da Intencionalidade Fenomenal (TIF), exploramos como a intencionalidade afenomenal (não-fenomenal) depende da consciência para sua adequada representação pelos sujeitos, destacando a visão de Dennett sobre uma intencionalidade original e fenomenal. Em seguida, analisamos o argumento transcendental proposto por Searle para o livre arbítrio, que revelou insights valiosos sobre como a racionalidade pode ser experimentada. Ao unir os pressupostos da TIF com a análise do livre arbítrio, sustentamos que a experiência da liberdade de agir está baseada em razões e é mediada pela consciência. Concluímos que a intencionalidade e a consciência não estão separadas como entidades isoladas, mas são interdependentes e complementares. Portanto, compreender essas facetas como elementos integrados é essencial para uma compreensão abrangente da mente. Este estudo contribui para o avanço teórico e conceitual no campo da psicologia da consciência e fornece um arcabouço para pesquisas futuras sobre a interação entre consciência e intencionalidade.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo aborda la relación entre conciencia e intencionalidad, argumentando que estas dos características fundamentales de la mente están intrínsecamente entrelazadas. Desde la perspectiva de la Teoría de la Intencionalidad Fenomenal (TIF), exploramos cómo la intencionalidad afenomenal (no fenomenal) depende de la conciencia para su adecuada representación por los sujetos, destacando la visión de Dennett sobre una intencionalidad original y fenomenal. A continuación, analizamos el argumento trascendental propuesto por Searle para el libre albedrío, que ha revelado conocimientos valiosos sobre cómo la racionalidad puede ser experimentada. Al unir los presupuestos de la TIF con el análisis del libre albedrío, sostenemos que la experiencia de la libertad de actuar está basada en razones y está mediada por la conciencia. Concluimos que la intencionalidad y la conciencia no están separadas como entidades aisladas, sino que son interdependientes y complementarias. Por lo tanto, comprender estas facetas como elementos integrados es esencial para una comprensión integral de la mente. Este estudio contribuye al avance teórico y conceptual en el campo de la psicología de la conciencia y proporciona un marco para futuras investigaciones sobre la interacción entre conciencia e intencionalidad.Resumo em Inglês: Abstract This paper discusses the relationship between consciousness and intentionality, arguing that these two fundamental features of mind are intrinsically interwoven. From the perspective of the Phenomenal Intentionality Theory (PIT), we explore how phenomenal intentionality depends on consciousness for its proper representation by subjects, highlighting Dennett’s view on original phenomenal intentionality. Then, we analyze Searle’s transcendental argument for free will, which has revealed valuable insights into how rationality can be experienced. By combining PIT’s assumptions with the analysis of free will, we argue that the experience of freedom to act is based on reasons and is mediated by consciousness. We conclude that consciousness and intentionality are not separate as isolated entities, but are interdependent and complementary. Therefore, understanding these facets as integrated elements is essential for a comprehensive understanding of mind. This study contributes to the theoretical and conceptual advancement in the field of consciousness psychology and provides a framework for future research on the interaction between consciousness and intentionality. |
Artigos A clínica ampliada e o trabalho dos psicólogos no PAIF: pressupostos e desafios Silva, Rafael Bianchi Mandelli, Jessica Pedrosa Bonatti, Graziela Lastoria Resumo em Português: Resumo O presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, refletir sobre a clínica ampliada como uma possível ferramenta para o psicólogo exercer suas práticas cotidianas no contexto das políticas públicas, especificamente no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no trabalho com famílias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), se diferenciando do modelo de clínica tradicional. Inicialmente, foi realizado um levantamento sobre a clínica ampliada no Brasil e seus fundamentos para, em um segundo momento, elencar possíveis articulações da atuação do psicólogo no PAIF com a clínica ampliada, a fim de refletir e ressignificar as atividades dessa categoria profissional no âmbito da proteção social prevista pelo SUAS. Concluiu-se que pressupostos presentes na clínica ampliada - como, por exemplo, a análise das demandas concretas das populações atendidas, garantia de direitos, negação do usuário enquanto objeto e trabalho direcionado à emancipação dos sujeitos - também se encontram descritos nos documentos que parametrizam o SUAS, o que torna viável considerá-la como uma perspectiva possível para o trabalho da Psicologia no âmbito da Assistência Social.Resumo em Espanhol: Resumen Este trabajo tiene como objetivo, a partir de una investigación bibliográfica cualitativa, reflexionar sobre la clínica ampliada como posible herramienta para que el psicólogo ejerza sus prácticas cotidianas en el contexto de las políticas públicas, específicamente en el Sistema Único de Asistencia Social (SUAS), en el trabajo con familias del Programa de Atención a la Familia (PAIF), diferenciándose del modelo de clínica tradicional. Inicialmente, se realizó un levantamiento sobre la clínica ampliada en Brasil y sus fundamentos para, en un segundo momento, enumerar posibles articulaciones de la actuación del psicólogo en el PAIF con la clínica ampliada, con el fin de reflexionar y resignificar las actividades de esta. categoría profesional dentro del ámbito de la protección social que brinda el SUAS. Se concluyó que supuestos presentes en la clínica ampliada -como, por ejemplo, análisis de las demandas concretas de las poblaciones atendidas, garantía de derechos, negación del usuario como objeto y trabajo encaminado a la emancipación de los sujetos- también son descrito en los documentos que parametrizan el SUAS lo que posibilita considerarlo como una perspectiva posible para el trabajo de la Psicología en el contexto de la Asistencia Social.Resumo em Inglês: Abstract This paper aims, based on a qualitative bibliographical research, to reflect on the expanded clinic as a possible tool for the psychologist to exercise his daily practices in the context of public policies, specifically in the Unified Social Assistance System (SUAS), in working with families from the Family Care Program (PAIF), differentiating itself from the traditional clinic model. Initially, a survey was carried out on the expanded clinic in Brazil and its foundations to, in a second moment, list possible articulations of the psychologist’s performance in the PAIF with the expanded clinic, in order to reflect and re-signify the activities of this professional category within the scope of the social protection provided by SUAS. It was concluded that assumptions present in the extended clinic - such as, for example, analysis of the concrete demands of the populations served, guarantee of rights, denial of the user as an object and work aimed at the emancipation of the subjects - are also described in the documents that parameterize the SUAS which makes it feasible to consider it as a possible perspective for the work of Psychology in the context of Social Assistance. |
Artigos É preciso isolar-se? Alteridade e isolamento urbano na produção de subjetividades Braga, Ingrid Monteiro Siss Melicio, Thiago Resumo em Português: Resumo O presente artigo visa discutir e problematizar a produção de subjetividade por meio da articulação entre obra literária, sua forma de construção e descrição, e os tensionamentos provenientes do encontro cotidiano com a diferença. Busca-se analisar contextos de valorização do isolamento urbano, refletindo sobre seus efeitos, como a individualização das formas de relação e o cerceamento e a restrição de possibilidades de afetar e ser afetado por outrem, bem como a emergência de novas formas de ser e estar no mundo. A reflexão aponta para os processos agenciados nos territórios existenciais, levando à manutenção do habitual ou à transformação pela diversidade.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir y problematizar la producción de subjetividad a través de la articulación entre una obra literaria, su forma de construcción y descripción, y las tensiones que surgen del encuentro cotidiano con la diferencia. Busca-se analisar contextos de valorização do isolamento urbano, refletindo sobre seus efeitos, como a individualização das formas de relação e o cerceamento e a restrição de possibilidades de afetar e ser afetado por outrem, bem como a emergência de novas formas de ser e estar en el mundo. La reflexión apunta a los procesos dispuestos en los territorios existenciales, que conducen al mantenimiento de lo habitual oa la transformación a través de la diversidad.Resumo em Inglês: Abstract The present article aims to discuss and problematize the subjectivity production, articulating literary work, its form of construction and description, and the tensions arising from the daily encounter with the otherness. The objective is to analyze contexts which valorize urban isolation, reflecting on its effects, as an individualization of the forms of relation and restriction of the possibilities of affecting and being affected by others, as well as an emergence of new ways of being in society. The discussion is how the processes in the ‘existing territories’ leads to the maintenance of the habitual behavior or to its transformation by the diversity. |
Artigos Falando sobre o suicídio: prevenção e promoção de vida entre adolescentes Oliveira, Gislene Cordeiro de Reis, Suzana Caldeira Couto Borges, Eloisa Resumo em Português: Resumo O fenômeno do suicídio é um importante problema de saúde pública mundial, tanto em termos econômicos como em termos de sofrimento humano. O artigo refere-se a uma pesquisa na área de prevenção e promoção de saúde realizada com um grupo de estudantes, com idades entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual do município de Carmo do Cajuru, MG. A pesquisa de caráter exploratório e qualitativo se viabilizou por meio da realização de grupos focais para a produção de dados, sob a perspectiva da Psicologia Social. O material coletado foi analisado a partir da Análise de Conteúdo. A pesquisa permitiu conhecer as representações sociais dos adolescentes acerca da adolescência e do suicídio e constatar que são convergentes com a literatura existente. Avançou-se na promoção de vida na medida em foi proporcionado um espaço para escuta e discussão sobre sentimentos e tabus acerca dessas temáticas.Resumo em Espanhol: Resumen El fenómeno del suicidio es un importante problema de salud pública mundial, tanto en términos económicos como de sufrimiento humano. El artículo se refiere a una investigación en el área de prevención y promoción de la salud realizada con un grupo de estudiantes, con edades entre 16 y 18 años, de una escuela pública del municipio de Carmo do Cajuru, MG. La investigación exploratoria y cualitativa fue posible gracias a la realización de grupos focales para la producción de datos, desde la perspectiva de la Psicología Social. El material recopilado se analizó mediante el análisis de contenido. La investigación posibilitó conocer las representaciones sociales de los adolescentes sobre la adolescencia y el suicidio y verificar que son convergentes con la literatura existente. Se avanzó en la promoción de la vida en la medida en que se brindó un espacio de escucha y discusión sobre sentimientos y tabúes sobre estos temas.Resumo em Inglês: Abstract Suicide phenomenon is an important public health problem worldwide in economic terms, as well as in terms of human suffering. The article refers to a research in the area of prevention and health promotion carried out with a group of students, aged between 16 and 18 years, of a public high school from the town of Carmo do Cajuru, MG. The exploratory and qualitative research was made feasible through the realization of focus groups for the production of data, from the perspective of Social Psychology. The collected material was analyzed from the Content Analysis. Through the research it was possible to know the social representations of adolescents about adolescence and suicide and to verify that they are convergent with the existing literature. Progress was obtained in life promotion as a space had been provided for listening and discussion about feelings and taboos about the themes. |
Artigos Gênero, violência e saúde mental: relato de experiência no sertão pernambucano Lira, Kalline Flávia Silva de Resumo em Português: Resumo Este artigo apresenta a experiência de um grupo com mulheres realizada num serviço de saúde mental localizado no sertão pernambucano. Através dos atendimentos psicológicos, percebeu-se o grande número de mulheres que relatavam histórico de violência familiar como antecedente do sofrimento mental. As violências relatadas são de diversos tipos, cometidas por vários atores, e tem como consequência os transtornos mentais que acometem essas mulheres, que por suas especificidades sociofamiliares, muitas vezes continuam no ciclo de violência. O grupo teve como objetivo discutir questões de gênero, violência, direitos humanos e saúde. Os encontros aconteceram uma vez por mês, durante o ano de 2015, com uma média de seis participantes por reunião. Como resultados, menciona-se o fortalecimento dos vínculos familiares e a ressignificação dos sintomas. Acredita-se ser importante ampliar as ações, realizando experiências com grupos específicos como o apresentado, posto que medicar o sofrimento psíquico não trará resultados eficazes na quebra do ciclo de violência.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo presenta la experiencia de un grupo de mujeres internadas en un servicio de salud mental ubicado en el interior de Pernambuco. A través de la atención psicológica, se percibió la gran cantidad de mujeres que relataron antecedentes de violencia familiar como antecedente de sufrimiento psíquico. Las violencias denunciadas son de diversa índole, cometidas por diversos actores, y dan como resultado los trastornos mentales que afectan a estas mujeres, quienes, por sus especificidades sociofamiliares, muchas veces continúan en el ciclo de la violencia. El grupo tuvo como objetivo discutir temas de género, violencia, derechos humanos y salud. Las reuniones se realizaron una vez al mes durante 2015, con un promedio de seis participantes por reunión. Como resultado, se menciona el fortalecimiento de los lazos familiares y la redefinición de los síntomas. Se cree que es importante ampliar las acciones, realizando experimentos con grupos específicos como el presentado, ya que medicar el sufrimiento psíquico no traerá resultados efectivos para romper el ciclo de la violencia.Resumo em Inglês: Abstract This article presents the experience of a group with women performed in a mental health service located in the hinterland of Pernambuco. Through the anamneses and psychological consultations, the great number of women who reported a history of family violence as antecedent of the mental suffering was noticed. The reported violence is of several types and committed by divers actors. The consequence of this violence are the various types of mental disorders because due to their socio-family specificities, often continue in the cycle of violence. Some have a history of attempted suicide. The group aimed to discuss issues of gender, violence, human rights and health. The meetings took place once a month, during the year 2015, with an average of six participants per meeting. As a result, the strengthening of family ties and the redefinition of symptoms are mentioned. It is believed that it is important to expand actions, carrying out experiments with specific groups such as the one presented, since medicating psychic suffering will not bring effective results in breaking the cycle of violence. |
Artigos A atenção psicológica: reflexões entre psicanálise e cinema Tardivo, Renato Cury Rezende, Manuel Morgado Resumo em Português: Resumo Este artigo investiga possíveis analogias entre a escuta e o olhar do documentarista Eduardo Coutinho e a atenção psicológica psicanaliticamente orientada. A filmografia de Eduardo Coutinho questiona a simples dualidade entre realidade e ficção. Também a psicanálise questiona essa dualidade, a partir de noções como realidade psíquica e realidade material, por exemplo. Freud chegou a afirmar que o aparelho psíquico se constitui enquanto ficção, problematizando os limites entre a realidade objetiva e o vivido. Em uma situação de análise, é por meio da associação livre por parte do paciente e da escuta interessada que acredita na verdade do sujeito por parte do analista que podem ocorrer transformações, de modo que representações sejam modificadas, situações traumáticas elaboradas, o sofrimento dirimido. Nesse caso, tanto a atenção psicológica quanto a de Eduardo Coutinho estariam atestando a existência dos sujeitos por meio de uma abertura radical à alteridade e tomando a existência também em sua vertente ficcional.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo investiga posibles analogías entre el estilo del documentalista Eduardo Coutinho y la atención psicológica de orientación psicoanalítica. La filmografía de Eduardo Coutinho cuestiona la dualidad entre realidad y ficción. El psicoanálisis también cuestiona esta dualidad, a partir de nociones como realidad psíquica y realidad material, por ejemplo. Freud planteó que el aparato psíquico se constituye como una ficción, problematizando los límites entre la realidad objetiva y lo experimentado. En una situación de análisis, es a través de la asociación libre por parte del paciente y de la escucha interesada del analista que cree en la verdad del sujeto que pueden ocurrir transformaciones, de manera que se modifican representaciones, se elaboran situaciones traumáticas, sufrimiento esta resuelto. En este caso, tanto la atención psicológica como la postura de Eduardo Coutinho estarían dando fe de la existencia de los sujetos a través de una apertura radical a la alteridad y tomando también la existencia en su aspecto ficcional.Resumo em Inglês: Abstract This article investigates possible analogies between the documentarian’s, Eduardo Coutinho’s, listening and view, and psychoanalytical attention. Coutinho’s filmography questions the simple duality between reality and fiction. Psychoanalysis, too, questions this duality, from notions such as psychic reality and material reality. Freud went on to affirm that the psychic apparatus is constituted as fiction. In a situation of analysis, and through free association, by the patient, and interested listening, which believes in the subject’s truth, by the analyst, transformations may occur, in a way that representations can be modified, traumatic situations elaborated, suffering settled. In this case, both psychoanalytical, as well as Eduardo Coutinho’s listening, would be attesting the subject’s existence through a radical opening to otherness and taking existence in its fictional aspect. |
Artigos Uma prática transdisciplinar da clínica em contexto de violência policial Avillez, Mariana Zamora, Maria Helena Resumo em Português: Resumo O presente artigo tem como objetivo a partilha de uma experiência profissionalizante em Psicologia na qual, por meio do programa de estágio, foi desenvolvido um trabalho de intervenção clínica, durante os anos de 2016 a 2017, voltado a mães - além de familiares e amigos - que perderam seus filhos, vítimas de execuções policiais em favelas da cidade do Rio de Janeiro. No presente trabalho, é feito um recorte dessa experiência, apresentando um caso clínico no qual as práticas de cuidado são convergidas a uma das mães participantes que, após a recente execução de seu filho, vive grande sofrimento passando por tentativas de suicídio. A partir de uma prática transdisciplinar da clínica, voltada à contração do coletivo por meio do dispositivo-grupo e orientada pelo método do pesquisarCOM, são tecidas conexões entre a cultura racista brasileira e as suas reproduções, tais como a atual guerra às drogas, sendo contextos indissociáveis do caso clínico.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo tiene como objetivo compartir una experiencia profesional en Psicología en la que, a través del programa de prácticas, se desarrolló un trabajo de intervención clínica, durante los años 2016 a 2017, dirigido a madres - además de familiares y amigos - que perdieron a sus hijos, víctimas de ejecuciones policiales en favelas de la ciudad de Río de Janeiro. En el presente trabajo, se realiza un recorte de esta experiencia, presentando un caso clínico en el que convergen las prácticas de atención a una de las madres participantes que, tras la reciente ejecución de su hijo, vive un gran sufrimiento pasando por intentos de suicidio. A partir de una práctica clínica transdisciplinar, centrada en la contracción de lo colectivo a través del grupo-dispositivo y orientada por el método de investigarCOM, se tejen conexiones entre la cultura racista brasileña y sus reproducciones, como la actual guerra contra las drogas, siendo contextos inseparables del caso clínico.Resumo em Inglês: Abstract The present article aims to share a professionalizing internship experience in psychology, which occurred during the years of 2016 and 2017, when a clinical intervention is developed with mothers whose sons were victims of lethal police brutality in the favelas of Rio de Janeiro. Amongst this experience, a specific clinical case event is selected, in which the care practices are converged to one of the mothers, who experiences intense suffering, attempting suicide, following the recent execution of her son. After a transdisciplinary clinical practice, focused on the contraction of the collective through the group-device and guided by the reserchWITH method, are presented connections between brazilian’s racist regime and its re-productions, such as the current politics of war on drugs, as being contexts inseparable from the clinical case. |
Artigos Benefícios terapêuticos na qualidade de vida de idosas Pagnota, Rosângela Maria Negri Ferrão Miranda, Rita de Cássia Nunes Alvarenga Resumo em Português: Resumo Envelhecer faz parte da vida e devemos nos preparar para essa etapa, que requer cuidados específicos. Segundo o IBGE (2018) estima-se que até 2060 um quarto da população brasileira tenha mais de 65 anos, isso se deve, à maior expectativa de vida gerada pela melhoria das condições sociais e de saúde. Alguns idosos e suas famílias não têm condições de suprir os cuidados específicos dessa etapa e buscam em instituições especializadas esse atendimento. Este relato de experiência é sobre uma intervenção realizada em uma Casa de Repouso em Campinas/SP, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das idosas residentes e compreender as relações interpessoais com a equipe de profissionais. Foram realizados encontros, abordando diversos temas, por meio de dinâmicas de grupo. Conclui-se que ocorreram alterações na dinâmica da ILPI, bem como nos relacionamentos entre as próprias moradoras e delas com a equipe de profissionais, e vice-versa. A contribuição para um olhar mais cuidadoso para com os idosos e os profissionais de ILPI inclui estimular a sociedade e a família a refletirem qual o papel daquele idoso e daquele profissional que está ali para cuidar do outro, buscando reforçar os laços de convivência entre todos.Resumo em Espanhol: Resumen El envejecimiento forma parte de la vida y debemos prepararnos para esta etapa, que requiere cuidados específicos. Según el IBGE (2018) se estima que en 2060 una cuarta parte de la población brasileña tendrá más de 65 años, debido a la mayor esperanza de vida generada por la mejora de las condiciones sociales y sanitarias. Algunas personas mayores y sus familias no pueden proporcionar cuidados específicos para esta etapa de la vida y los buscan en instituciones especializadas. Este informe de experiencia trata de una intervención realizada en una residencia de ancianos en Campinas/SP, con el objetivo de mejorar la calidad de vida de los ancianos residentes y comprender las relaciones interpersonales con el equipo de profesionales. Se realizaron reuniones para tratar diversos temas utilizando dinámicas de grupo. La conclusión es que se han producido cambios en la dinámica del ILPI, así como en las relaciones entre los propios residentes y entre ellos y el equipo de profesionales, y viceversa. La contribución para un abordaje más cuidadoso de los ancianos y de los profesionales del ILPI pasa por incentivar a la sociedad y a la familia a reflexionar sobre el papel del anciano y del profesional que está para cuidar del otro, buscando fortalecer los lazos de convivencia entre todos.Resumo em Inglês: Abstract Aging is part of life and we must prepare ourselves for this stage, which requires specific care. According to the IBGE (2018) it is estimated that by 2060 a quarter of the Brazilian population will be over 65, due to the longer life expectancy generated by improved social and health conditions. Some elderly people and their families are unable to provide specific care for this stage of life and seek it out in specialized institutions. This experience report is about an intervention carried out in a retirement home in Campinas/SP, with the aim of improving the quality of life of the elderly residents and understanding the interpersonal relationships with the team of professionals. Meetings were held to address various topics using group dynamics. The conclusion is that there have been changes in the dynamics of the ILPI, as well as in the relationships between the residents themselves and between them and the team of professionals, and vice versa. The contribution to a more caring approach towards the elderly and the professionals in the ILPI includes encouraging society and the family to reflect on the role of the elderly and the professional who is there to care for the other, seeking to strengthen the bonds of coexistence between all. |
Artigos Conhecimentos páticos: narrativas e experimentações na formação em Saúde Almeida, Lara Aparecida Machado de Henz, Alexandre de Oliveira Resumo em Português: Resumo O artigo discute o tema do conhecimento pático, enunciado por Félix Guattari, que trata de saberes e aprendizados da ordem das sensações, ambiências e atmosferas. Em ressonância com o método da cartografia, que supõe o pesquisador imerso na problemática investigada, nesta pesquisa um procedimento expressivo possível se deu por meio da produção de narrativas que capturam pequenas cenas e expressam brechas sensíveis, interstícios afetivos, atmosferas páticas em experiências de formação em psicologia. Com a aposta em acompanhar climas e escrever com acontecimentos vivos, incidiram questões do pensamento contemporâneo que problematizam o superinvestimento na racionalidade tecnicista, nos protocolos e na transformação da noção de experiência em comportamento apresentado. Assim, pôde-se sustentar o patos como possibilidade de preensão de complexidades frequentemente reduzidas à mera psicologia individual, contornadas pela ciência positivista e pelas políticas de subjetivação capitalísticas. Não há, enfim, pretensão de encerrar a temática e propor respostas, mas de, através de aproximações e distanciamentos na formação, compor ferramentas vivas, geralmente colocadas entre parênteses, experimentações.Resumo em Espanhol: Resumen El artículo aborda el tema del conocimiento pático, enunciado por Félix Guattari, que aborda conocimientos y aprendizajes relacionados con sensaciones, ambientes y atmósferas. En resonancia con el método cartográfico, que supone al investigador inmerso en el problema investigado, en esta investigación un posible procedimiento expresivo ocurrió a través de la producción de narrativas que captan pequeñas escenas y expresan lagunas sensibles, intersticios afectivos, atmósferas páticas en experiencias de formación en psicología. Con el foco en seguir climas y escribir con eventos en vivo, se plantearon cuestiones del pensamiento contemporáneo que problematizan la sobreinversión en racionalidad técnica, protocolos y la transformación de la noción de experiencia en comportamiento presentado. Así, fue posible sostener el pathos como una posibilidad de captar complejidades a menudo reducidas a mera psicología individual, ignoradas por la ciencia positivista y las políticas de subjetivación capitalistas. No se trata, finalmente, de cerrar el tema y proponer respuestas, sino de, a través de aproximaciones y distancias en la formación, componer herramientas vivas, generalmente entre paréntesis, experimentación.Resumo em Inglês: Abstract The article discusses the theme of the pathos knowledge enunciated by Félix Guattari, which deals with knowledge and learning in the field of sensations, ambiences and atmospheres. In resonance with the cartography method, which supposes the researcher immersed in the problematic investigated, in this research, a possible expressive procedure was given by means of the production of narratives that capture small scenes and express sensitive breaches - affective interstices, pathos atmospheres - of training experiences in psychology. The aim was to follow climates and to write about live events and, thus, to focus issues of contemporary thinking that problematize overinvestment in the technical rationality, in the protocols and in the transformation of the notion of experience in presented behavior. Thus, pathos could be sustained as a possibility of holding complexities often reduced to mere individual psychology, being circumvented by positivist science and capitalist subjectivation policies. Finally, there is no pretension to conclude the theme, nor to propose answers but to compose living tools (usually placed in parentheses) and experiments through approximations and distancing in formation. |
Artigos Grupo de apoio a mulheres vítimas de violência: uma perspectiva psicanalítica Stanziani, Lays Silva Silva, Joice Lanne Pereira da Ferreiro, Marcia Martins Resumo em Português: Resumo O presente trabalho dedicou-se ao tema da violência doméstica. Identificou-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, com base nos estudos de Vigário e Paulino-Pereira, a técnica de grupo de apoio, que pode ser adequada para favorecer o trabalho terapêutico com vítimas de violência. Participaram da pesquisa cinco moradoras de um abrigo localizado na periferia de São Paulo. Todas responderam a um questionário para identificação de seu perfil e da situação de violência sofrida. Posteriormente, participaram de cinco encontros de um grupo de apoio, nos quais foram trabalhadas diferentes temáticas. Em relação ao perfil, elas têm entre 34 e 39 anos, e escolaridade variando do ensino fundamental até o ensino médio completo. Três estão desempregadas e duas trabalham em atividades que lhes propiciam uma renda limitada. Todas têm pelo menos um filho, sendo que uma delas tem seis filhos, e todas foram agredidas por seus companheiros. Essa situação econômica e social contribui para que permaneçam na situação de violência, pois temem não poder sustentar sua família. Os encontros do grupo de apoio revelaram-se como uma importante estratégia para compartilhamento da experiência de violência sofrida e possibilitaram uma alteração significativa na percepção que tinham sobre seu potencial para o enfrentamento da situação vivida e sobre sua autoestima.Resumo em Espanhol: Resumen El presente trabajo estuvo dedicado al tema de la violencia intrafamiliar. A través de una investigación cualitativa, basada en estudios de Vigário y Paulino-Pereira, se identificó la técnica del grupo de apoyo, que puede ser adecuada para favorecer el trabajo terapéutico con víctimas de violencia. Participaron de la investigación cinco residentes de un albergue ubicado en las afueras de São Paulo. Todos contestaron un cuestionario para identificar su perfil y la situación de violencia sufrida. Posteriormente, participaron de cinco reuniones de un grupo de apoyo, en las que se trabajaron diferentes temas. En cuanto al perfil, tienen entre 34 y 39 años, y estudios que van desde la primaria hasta la secundaria completa. Tres están desempleados y dos trabajan en actividades que les proporcionan ingresos limitados. Todos tienen al menos un hijo, uno de los cuales tiene seis hijos, y todos fueron agredidos por sus parejas. Esta situación económica y social contribuye a que permanezcan en una situación de violencia, ya que temen no poder mantener a su familia. Las reuniones del grupo de apoyo demostraron ser una estrategia importante para compartir la experiencia de violencia sufrida y posibilitaron un cambio significativo en la percepción de su potencial para enfrentar la situación vivida y su autoestima.Resumo em Inglês: Abstract This paper addresses the question of domestic violence and aims to verify whether support group techniques can benefit therapeutic work with women who have been victims of violence. The participants were five women victims of violence, dwellers of a shelter located in an outlying area of São Paulo. A questionnaire was applied, aiming to identify their profile and type of violence endured. Afterwards, they participated in five support group meetings, which involved different themes. When it comes to profile, their age varies from 34 to 39 years, and level of education varies from Middle School to complete High School. Three of them are unemployed and two of them have limited income. All of the have at least one child, and one of them has six children; all of them have been assaulted by their domestic partners. The social and economic situation seems to cause women to stay in situations of violence, since they fear not being able to provide for their children. The support group meetings resulted as an important strategy for sharing experiences related to domestic violence, which enabled a significant change in the perception they had of the situations endured and of their self-esteem. |
Artigos Questões ontológicas em Freud Lemke, Ruben Artur Ravanello, Tiago Costa, Márcio Luis Resumo em Português: Resumo A reflexão ontológica está relacionada com a direção de uma prática psicoterápica, pois toda teoria impõe uma forma ao material empírico da clínica. O presente artigo tem por objetivo argumentar que os textos freudianos tocam em importantes temas ontológicos e, para isso, o procedimento adotado foi o de abordar um conjunto destes textos por meio de sete categorias de análise: 1) modalidades de existência; 2) incertezas na fundamentação teórica; 3) experiência de mundo assentada na precariedade da consciência de um sujeito; 4) o desejo e sua função na construção da realidade; 5) concepção não linear de tempo; 6) a transitoriedade; e 7) a presença de um âmbito negativo da existência. A partir dessas categorias, são indicados alguns pontos de vizinhança com a analítica existenciária de Heidegger e afirmada a importância da discussão ontológica para que a redução metodológica da técnica analítica não se converta em um reducionismo ontológico.Resumo em Espanhol: Resumen La reflexión ontológica se relaciona con la dirección de una práctica psicoterapéutica, ya que toda teoría impone una forma al material empírico clínico. El propósito de este artículo es argumentar que los textos freudianos tocan temas ontológicos importantes y para ello el procedimiento adoptado fue abordar un conjunto de estos textos a través de siete categorías de análisis: 1) modalidades de existencia; 2) incertidumbres en la base teórica; 3) experiencia del mundo basada en la precariedad de la conciencia del sujeto; 4) el deseo y su papel en la construcción de la realidad; 5) concepción no lineal del tiempo; 6) fugacidad y 7) presencia de un ámbito negativo de la existencia. A partir de estas categorías, se señalan algunos puntos de vecindad con el análisis existencial de Heidegger y se afirma la importancia de la discusión ontológica para que la reducción metodológica de la técnica analítica no se convierta en un reduccionismo ontológico.Resumo em Inglês: Abstract This paper aims to argue that Freudian texts address complex ontological themes. First, we argue that the ontological discussion is related to the direction of the clinical practice, since every theory imposes a form on the empirical material of clinical experience. In order to indicate that Freud approaches ontological themes, some of his texts are regarded here by means of seven categories of analysis: 1) modes of existence; 2) uncertainties in the theoretical basis; 3) world experience based on the precariousness of a subject’s awareness; 4) desire and its function in the construction of reality; 5) non-linear design of time; 6) transience; and 7) the presence of a negative scope of existence. From these categories, some points of proximity to Heidegger’s existential analytic are pointed out, and the importance of the ontological discussion is stated for the methodological reduction of the analytical technique not to become ontological reductionism. |
Artigos Construto socioemocional e suas contribuições para a Psicologia e Educação Gonçalves, Luciane Suélen Resende, Kênia Izabel David Silva de Resumo em Português: Resumo Desde os primeiros anos escolares, habilidades cognitivas estão inseridas no currículo escolar de crianças e adolescentes. Entretanto, formar indivíduos realmente preparados para enfrentar os desafios exige desenvolver habilidades que vão além de disciplinas obrigatórias, denominadas habilidades socioemocionais. Realizou-se uma revisão de literatura sistemática sobre o construto socioemocional a partir de buscas nos indexadores eletrônicos LILACS e Redalyc, de 2013 a março de 2019, a fim de investigar sua aplicação na prática e apresentar possíveis estratégias para instrumentalizar pessoas a se tornarem emocionalmente competentes. Foram incluídos 9 artigos empíricos experimentais relativos ao tema para a análise final. A partir de uma investigação conceitual destes estudos, verificou-se que o construto socioemocional é formado por três grandes grupos de habilidades: de regulação emocional, pessoais e de convívio social. Todos os programas de intervenção foram desenvolvidos em escolas com crianças e/ou adolescentes e foram eficazes para promover habilidades socioemocionais nos participantes. Espera- se que, em um futuro bem próximo, alunos tenham melhores experiências escolares desde os primeiros anos de vida e cresçam mais preparados emocionalmente para a adolescência e a vida adulta.Resumo em Espanhol: Resumen Desde los primeros años escolares, las habilidades cognitivas se han integrado en el plan de estudios escolar de niños y adolescentes. Sin embargo, capacitar a personas que están verdaderamente preparadas para enfrentar los desafíos requiere desarrollar habilidades que van más allá de las disciplinas obligatorias, llamadas habilidades socioemocionales. Se realizó una revisión sistemática de la literatura sobre el constructo socioemocional a partir de búsquedas en los índices electrónicos LILACS y Redalyc, de 2013 a marzo de 2019, con el fin de investigar su aplicación en la práctica y presentar posibles estrategias para instrumentalizar a las personas para que sean emocionalmente competentes. Para el análisis final se incluyeron 9 artículos empíricos experimentales relacionados con el tema. A partir de una investigación conceptual de estos estudios, se encontró que el constructo socioemocional está formado por tres grandes grupos de habilidades: regulación emocional, interacción personal y social. Todos los programas de intervención se desarrollaron en escuelas con niños y/o adolescentes y fueron efectivos para promover habilidades socioemocionales en los participantes. Se espera que, en un futuro muy cercano, los estudiantes tengan mejores experiencias escolares desde los primeros años de vida y se preparen más emocionalmente para la adolescencia y la edad adulta.Resumo em Inglês: Abstract Since the early school years, cognitive skills have been embedded in the school curriculum of children and adolescents. However, training individuals who are truly prepared to face the challenges requires developing skills that go beyond mandatory disciplines, called socio-emotional skills. A systematic literature review on the socioemotional construct was carried out based on searches in the electronic indexes LILACS and Redalyc, from 2013 to March 2019, to investigate its application in practice and present possible strategies to instrumentalize people to become emotionally competent. Nine experimental empirical articles related to the theme were included for the final analysis. From a conceptual investigation of these studies, it was found that the socioemotional construct is formed by three major groups of skills: emotional regulation, personal and social interaction. All intervention programs were developed in schools with children and/or adolescents and were effective in promoting socio-emotional skills in the participants. It is expected that, in the very near future, students will have better school experiences since the first years of life and grow more emotionally prepared for adolescence and adulthood. |
Artigos Racismo brasileiro e ideologia do branqueamento orquestrados pela personalidade autoritária Capelasso, Mônica Salci Caniato, Angela Maria Pires Resumo em Português: Resumo O presente artigo buscou analisar o contexto psicossocial no qual o preconceito contra o negro se instaura e articulá-lo com a personalidade autoritária do branco, identificado com um lugar de poder, o que contribui para a manutenção do racismo no Brasil contemporâneo. Para tanto, à luz da psicanálise freudiana e da Teoria Crítica de Adorno, foi realizada uma conceituação do termo preconceito, evidenciando sua adequação diante de uma sociedade estratificada por classes. Além disso, a partir de uma breve retomada histórica sobre a relação de assimetria racial no país, que privilegia brancos e violenta negros, foram investigadas possíveis motivações que sugestionam os indivíduos a apresentarem alguns traços de personalidade autoritária que os conduzem à reprodução da discriminação racial no país. Constatou-se que aqueles que apresentam uma personalidade autoritária aderem a discursos ideológicos destituídos de reflexão crítica e razão lógica consistente, encontrando terreno fértil no racismo estrutural presente na sociedade brasileira, com conexões profundas com o poder político e econômico.Resumo em Espanhol: Resumen En este artículo se pretende analizar el contexto psicosocial en el que se establece el prejuicio contra el negro y articular con la personalidad autoritaria del blanco identificado con un lugar de poder, contribuyendo para el mantenimiento del racismo en el Brasil contemporáneo. Para ello, a la luz del Psicoanálisis freudiano y de la Teoría Crítica de Adorno, se realizó una conceptualización del término prejuicio, evidenciando su adecuación ante una sociedad estratificada por clases. Además, a partir de una breve reanudación histórica sobre la relación de asimetría racial en el país que privilegia blancos y violentos negros, se investigaron posibles motivaciones que sugestionan a los individuos a presentar algunos rasgos de personalidad autoritaria que los conduce a la reproducción de la discriminación racial en el país. Se encontró que quienes presentan personalidad autoritaria se adhieren a discursos ideológicos con falta de reflexión crítica y razón lógica consistente, y ellos encuentran terreno fértil en el racismo estructural presente en la sociedad brasileña, con profundas conexiones con el poder político y económico.Resumo em Inglês: Abstract This article analyzes the psychosocial context in which prejudice against black people is established, and articulate it with the authoritarian personality of the white people which identifies in a position of power, contributing to the maintenance of racism in contemporary Brazil. Thus, in the light of the Psychoanalysis and the Critical Theory, a conception of the term prejudice was made, evidencing its adequacy in a stratified society. In addition, from a brief historical review of the racial asymmetry, that favors white people and subjects to violence black people, we investigated possible motivations that suggest individuals to present traits of authoritarian personality that lead to the reproduction of racism in Brazil. We observed that those who have an authoritarian personality trait have greater adherence to ideological discourses devoid of critical reflection and consistent logic, and that these discourses will find fertile ground in the structural racism present in Brazilian society, having deep connections with political and economic power. |
Artigos Processos identitários na Umbanda: pertença grupal e manifestação do sagrado Eleoterio, Isabele Bonomo, Mariana Resumo em Português: Resumo Com base na Teoria da Identidade Social, buscou-se analisar os processos identitários entre um grupo umbandista no estado do Rio de Janeiro, a partir da análise do pertencimento grupal ligado às práticas mediúnicas, bem como sobre a influência dos preceitos religiosos na identidade social dos membros do grupo. Para tanto, empregou-se método qualitativo, com entrevistas realizadas individualmente, a partir de roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas, transcritas e processadas no programa ALCESTE, por meio da Classificação Hierárquica Descendente. Da análise das 21 Unidades de Contexto Inicial processadas, obteve-se 70% de aproveitamento, com a composição de 1.143 Unidades de Contexto Elementares e o estabelecimento de sete classes, subdivididas em três eixos: 1) manifestação do sagrado; 2) identidade umbandista; e 3) pertença grupal. Os resultados evidenciaram que os processos identitários do grupo são elaborados junto a uma rede de relações que incluem laços familiares, partilha do espaço ritualístico, formação contínua, tolerância ao preconceito e valorização da mediunidade como distinção de expressão religiosa. Discutem-se as estratégias endogrupais para a preservação da identidade social umbandista.Resumo em Espanhol: Resumen Basados en la Teoría de Identidad Social, se intentó averiguar los procesos de identidad de un grupo Umbandista en el estado de Río de Janeiro, a partir del análisis de la pertenencia grupal relacionada con las prácticas del médium, así como sobre la influencia de los preceptos religiosos en la identidad social de los miembros del grupo. Para esto, se utilizó el método cualitativo, con entrevistas realizadas individualmente a partir de un guion semiestructurado. Se gravaron, transcribieron y procesaron las entrevistas en el programa ALCESTE, por medio de la Clasificación Jerárquica Descendiente. Del análisis de las 21 Unidades del Contexto Inicial procesadas, se obtuvo el 70% de aprovechamiento, con la composición de 1143 Unidades de Contexto Elemental y el establecimiento de siete clases, subdivididas en tres ejes: 1) Manifestación de lo Sagrado; 2) Unidad Umbandista; 3) Pertenencia Grupal. Los resultados mostraron que los procesos de identidad del grupo se elaboran con una red de relaciones que incluyen lazos familiares, compartir espacios de ritual, capacitación permanente, tolerancia al prejuicio y valorización de ser médium como distinción de expresión religiosa. Se discuten las estrategias endogrupales para la preservación de la identidad social Imbandista.Resumo em Inglês: Abstract Based on the Social Identity Theory, it was sought to ascertain the identity processes of an Umbanda group in the state of Rio de Janeiro, based on analyzes of group belonging linked to mediumistic practices, as well as on the influence of religious precepts on the social identity of members of the group. To do so, qualitative methods were used, with interviews conducted from a semi-structured script. The interviews were recorded, transcripted and processed in the ALCESTE software, through the Descending Hierarchical Classification. From the analysis of the 21 Initial Context Units processed, 70% approval was achieved, with a composition of 1143 Units of Elementary Context and the establishment of seven classes, subdivided into three axes: 1) Manifestation of the Sacred; 2) Umbanda identity; and 3) Group belonging. The results showed that the group’s identity processes are elaborated along with a network of relationships that include family members, sharing ritual space, continuous training, tolerance to prejudice and valuing mediation as a distinction of religious expression. Intragroup strategies were discussed for the preservation of Umbanda social identiry. |
Artigos “Um homem sem trabalho não é nada!”: trabalho, classe e masculinidades em serviços de atenção psicossocial Albuquerque, Fernando Pessoa de Resumo em Português: Resumo Este estudo aborda as relações entre trabalho, classe, saúde mental masculina e gênero, reconhecendo o trabalho como elemento identitário da masculinidade hegemônica. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em dois serviços de saúde mental de Brasília, DF, com base em observações participantes em atividades de rotina e 16 entrevistas semiestruturadas com usuários homens. Os achados revelam que as precárias condições de trabalho têm influência negativa nas condições de saúde mental de homens de classes populares e no exercício de suas masculinidades. Esses homens sentem-se alijados de sua condição masculina por não trabalharem e não proverem a família, considerando-se que, em um mundo marcado pelo domínio do capital, o valor de um homem é confundido pelo seu poder de compra, e a falta de trabalho é um grande abalo à identidade masculina. Constata-se que a busca por atender a ideais hegemônicos de uma masculinidade prescrita atua como coprodutora de sofrimentos mentais decorrentes da marginalização por classe social em usuários de serviços de saúde mental.Resumo em Espanhol: Resumen Este estudio analiza las relaciones entre trabajo, clase social, salud mental masculina y género, reconociendo el trabajo como elemento identitario de la masculinidad hegemónica. Se realizó un estudio cualitativo en dos servicios de salud mental de Brasilia, DF, basado en observaciones participantes de actividades rutinarias y 16 entrevistas semiestructuradas con usuarios masculinos. Los resultados revelan que la precariedad laboral influye negativamente en las condiciones de salud mental de los hombres de clase trabajadora y en el ejercicio de sus masculinidades. Estos hombres se sienten excluidos de su condición masculina porque no trabajan y no mantienen a sus familias, teniendo en cuenta que en un mundo marcado por el dominio del capital, el valor de un hombre se confunde con su poder adquisitivo, y la falta de trabajo supone un duro golpe para la identidad masculina. La búsqueda del cumplimiento de los ideales hegemónicos de una masculinidad prescrita actúa como coproductor del sufrimiento mental derivado de la marginación por clase social en los usuarios de los servicios de salud mental.Resumo em Inglês: Abstract This study addresses the relationships between work, class, male mental health and gender, recognizing work as an identity element of hegemonic masculinity. A qualitative study was carried out in two mental health services in Brasília, DF, based on participant observation of routine activities and 16 semi-structured interviews with male users. The findings reveal that precarious working conditions have a negative influence on the mental health conditions of working-class men and on the exercise of their masculinities. These men feel alienated from their masculine condition because they don’t work and don’t provide for their families, considering that, in a world marked by the dominance of capital, a man’s value is confused by his purchasing power, and the lack of work is a major blow to the masculine identity. The search to meet hegemonic ideals of a prescribed masculinity acts as a co-producer of mental suffering resulting from marginalization by social class in users of mental health services. |
Articles Unexpected divorce and its specificities in clinical care Eyll, Virginie van Souza, Rosane Mantilla de Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo discute el duelo asociado a una forma específica de ruptura amorosa, denominada aquí divorcio inesperado, y sus repercusiones en la atención psicoterapéutica. Siendo una situación compleja compuesta por la ocurrencia concomitante de: solicitud abrupta, toma de decisión unilateral, sentimiento de abandono exacerbado y falta de percepción de la posibilidad de terminar la relación. Se hace un análisis general de los impactos del divorcio en la salud física, mental y calidad de vida y la demanda del duelo por una pérdida ambigua. La investigación se basó en una extensa revisión de la literarura, la experiencia clínica de los autores y un amplio estudio de caso que permitió analizar las especificidades de los impactos del divorcio inesperado, su alto potencial traumático y las consecuencias de esas especificidades en la atención clínica. A partir de los resultados se propone una acción terapéutica y se destacan los procesos involucrados en la recuperación como: encontrar sentido, ganar equilibrio, reconstruir la identidad, normalizar la ambivalencia, revisar los apegos y encontrar nuevas esperanzas.Resumo em Inglês: Abstract This article discusses the grief associated with a specific form of romantic breakup, called here unexpected divorce, and its repercussions on psychotherapeutic care. Being a complex situation composed by the concomitant occurrence of: abrupt request, unilateral decision-making, exacerbated feeling of abandonment and lack of perception of the possibility of ending the relationship. A general analysis is made of the impacts of divorce on physical, mental health and quality of life and the grieving demand for an ambiguous loss. The research was based on a comprehensive literature review, the clinical experience of the authors and a deep case study that allowed the analysis of the specificities of the impacts in unexpected divorce, its high traumatic potential, and the consequences of those specificities on clinical care. Based on the results, therapeutic action is proposed, and the processes involved in recovery are highlighted as: finding meaning, gaining balance, rebuilding identity, normalizing ambivalence, reviewing attachments, and finding new hopes. |
Articles Pela tela, pela janela: trabalho remoto de professores universitários Melo, Lorena Aélio de Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão Cunha, Esthela Sá Melo, Quitéria Alves Camelo, Elysne Rodrigues, Cristina Silmara Duarte Aquino, Cássio Adriano Braz de Carvalho, Renata Guimarães de Paiva, Marinara Nobre Resumo em Português: Resumo A pandemia da COVID-19 exigiu uma mudança para o ensino remoto, impactando significativamente professores e alunos. Este estudo, segunda fase de um projeto de pesquisa longitudinal, examina o contexto de trabalho de professores universitários durante a pandemia. Com foco nas mudanças no ambiente de trabalho, o estudo envolveu entrevistas com três professores, analisadas sob uma perspectiva construtivo-interpretativa. As principais conclusões indicam uma fusão dos espaços de casa e de trabalho, sobreposição de tempo profissional e pessoal e novos custos associados ao trabalho remoto. As conclusões também mostraram maiores responsabilidades administrativas e falta de apoio institucional. Além disso, o estudo observou uma redução nas interações relacionadas ao trabalho e nos períodos de descanso, contrabalançada pela melhoria da flexibilidade e da comunicação institucional. Estas percepções aprofundam a compreensão da dinâmica do ensino durante a pandemia e dos seus impactos mais amplos na vida. No entanto, as limitações incluíram o pequeno número de participantes do estudo e sua afiliação a um único curso. Pesquisas futuras poderiam se expandir para diversos cursos e um grupo maior de participantes. Investigar o trabalho reprodutivo das professoras para abordar a desigualdade de gênero no ensino superior também é um objetivo importante.Resumo em Espanhol: Resumen La pandemia de COVID-19 llevó a un cambio a la educación a distancia, impactando a docentes y estudiantes. Este estudio es la segunda fase de una investigación longitudinal sobre el contexto laboral de los profesores universitarios en este periodo. Mediante entrevistas a tres profesores y un enfoque constructivo-interpretativo, se identificó la fusión de espacios de trabajo y hogar, la mezcla de tiempos profesionales y personales y costos adicionales del trabajo remoto. Se notó un aumento en tareas administrativas y falta de apoyo de las instituciones. Hubo una disminución en las interacciones laborales y descansos, aunque se ganó en flexibilidad y comunicación institucional. Esto aporta a entender la dinámica docente en pandemia y sus efectos en la vida. Las limitaciones del estudio incluyen el número reducido de participantes y su concentración en una sola área académica. Futuras investigaciones podrían diversificar cursos y participantes, y estudiar la carga de trabajo doméstico de las docentes para enfrentar la desigualdad de género en la educación superior.Resumo em Inglês: Abstract The COVID-19 pandemic necessitated a shift to remote education, significantly impacting teachers and students. This study, the second phase of a longitudinal research project, examines the work context of university professors during the pandemic. Focusing on changes in their work environment, the study involved interviews with three professors, analyzed from a constructivist-interpretative perspective. Key findings indicate a merging of home and work spaces, overlapping professional and personal time, and new costs associated with remote work. The findings also showed increased administrative responsibilities and a lack of institutional support. Furthermore, the study observed reduced work-related interactions and rest periods, counterbalanced by improved flexibility and institutional communication. These insights deepen the understanding of teaching dynamics during the pandemic and its broader life impacts. However, limitations included the study’s small participant number and their single-course affiliation. Future research could expand to diverse courses and a larger pool of participants. Investigating female teachers’ reproductive work to address gender inequality in higher education is also an important goal. |
Articles Missivas para comunidades de aprendizagem: educação e práticas contracoloniais Freitas, Maria Barros, Maria Elizabeth Barros de Cruz, Cristiane Bremenkamp Resumo em Português: Resumo O presente artigo trata de uma aposta em ferramentas conceituais que possam romper com as grandes narrativas heróicas de origens e autores. Debruça-se em delinear outras práticas psi e de pesquisa que proponham rupturas nas formas e atos estabelecidos pelo mandato social reinante, que solicita que psicólogas falem pelos outros. A aposta do artigo é afirmar gestos clínicos que recusem modelos impostos de pensamento e propor modos de pesquisar-trabalhar como fabricantes-de-interiores-em-revolta. Ambiciona recusar práticas pautadas em uma “matriz colonial de poder” que se expressa nas relações de trabalho precárias e de exploração. Interroga-se: qual a natureza do nosso presente? O que estamos nos tornando? O que temos feito no enfrentamento da matriz colonial de poder? Contrário aos marcos e atravessamentos coloniais, o artigo considera intoleráveis as práticas necropolíticas e se situa a partir do princípio ético-político e estético de investidas por outras práticas de pesquisa e de pensamento, que corroborem travessias-navegantes contra-coloniais.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo trata de una apuesta por herramientas conceptuales que puedan romper con las grandes narrativas heroicas de orígenes y autores. Se trata de delinear otras prácticas psi y de investigación que propongan rupturas en las formas y actos establecidos por el mandato social imperante, que pide a los psicólogos hablar por los otros. La apuesta del artículo es afirmar gestos clínicos que rechacen modelos de pensamiento impuestos y propongan formas de investigar-trabajar como fabricantes-de-interiores-en-vuelta. Pretende rechazar prácticas basadas en una “matriz colonial de poder” que se expresa en la precariedad de las relaciones laborales y la explotación. Se pregunta: ¿cuál es la naturaleza de nuestro presente? ¿En qué nos estamos convirtiendo? ¿Qué hemos hecho frente a la matriz colonial de poder? Frente a los marcos y cruces coloniales, el artículo considera que las prácticas necropolíticas son intolerables y se basa en el principio ético-político y estético de los ataques a otras prácticas de investigación y pensamiento, que corroboran los cruces contracoloniales.Resumo em Inglês: Abstract The present article is about a bet on conceptual tools that can break with the great heroic narratives of origins and authors. It is about delineating other psi and research practices that propose ruptures in the forms and acts established by the reigning social mandate, which asks psychologists to speak for others. The bet of the article is to affirm clinical gestures that refuse imposed models of thinking and to propose ways of research-working as makers-of-interiors-in-turn. It aims to refuse practices based on a “colonial matrix of power” that is expressed in precarious work relations and exploitation. It asks itself: what is the nature of our present? What are we becoming? What have we been doing in confronting the colonial matrix of power? Contrary to colonial frameworks and crossings, the article considers that necropolitical practices are intolerable, and it is based on the ethical-political and aesthetic principle of investing in other practices of research and thinking, which corroborate counter-colonial crossings. |