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Filosofia Unisinos, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2021
  • Filosofia do perdão de Jacques Derrida Article

    Ivic, Sanja

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta as dimensões sociais e políticas do perdão na filosofia de Jacques Derrida. A filosofia do perdão de Derrida é um exemplo de como a filosofia pode nos ajudar a compreender e resolver problemas sociais e políticos contemporâneas. Derrida acredita que o conceito tradicional de perdão deve ser ampliado além dos limites do racional e do imaginável. Segundo Derrida, o conceito tradicional de perdão precisa ser repensado devido ao fenômeno de proliferação de cenas de perdão após a Segunda Guerra Mundial que produziram a globalização do perdão e banalizaram e descaracterizaram esse termo. Segundo Derrida, o ato de perdoar só pode ser pensado além dos limites do bom senso e no espaço do impossível, e que é o perdão de algo que o bom senso não pode perdoar. A filosofia do perdão de Derrida tem amplas implicações sociais e políticas, pois transcende oposições binárias: presente/passado, eu/outro, amigo/inimigo e assim por diante. Todos os conceitos da filosofia política de Derrida (amizade, inimigo, hospitalidade, perdão, justiça e assim por diante) são significativos para sociedades erodidas por traumas de guerras e divisões e conflitos étnico-nacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents social and political dimensions of forgiveness within Jacques Derrida’s philosophy. Derrida’s philosophy of forgiveness is an example of how philosophy can help us understand and resolve contemporary social and political issues. Derrida believes that traditional concept of forgiveness should be broadened beyond the bounds of the rational and the imaginable. According to Derrida, traditional concept of forgiveness needs rethinking because of the phenomenon of proliferation of scenes of forgiveness after the Second World War that produced globalization of forgiveness and trivialized and decharacterized this term. According to Derrida, the act of forgiveness can only be thought beyond the limits of common sense and in the space of the impossible, and that is the forgiveness of something that common sense cannot forgive. Derrida’s philosophy of forgiveness has wide social and political implications as it transcends binary oppositions: present/past, self/other, friend/enemy and so forth. All concepts within Derrida’s philosophy of politics (friendship, enemy, hospitality, forgiveness, justice, and so on) are significant for societies eroded with traumas of wars and ethno-national divisions and conflicts.
  • Martha Nussbaum y la literatura como filosofía moral Artículo

    Medina-Botero, Hernan

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Martha Nussbaum ha defendido la tesis de que la literatura puede ser filosofía moral. Esta idea, poco popular en los círculos filosóficos, ha sido atacada desde distintos frentes. Una de las objeciones fundamentales es que la literatura no cumple con las labores tradicionalmente filosóficas. En particular, se dice que la filosofía se encarga de hacer un trabajo conceptual sistemático y de argumentar para mostrar la verdad de un punto de vista. Este texto defiende que la literatura puede cumplir justamente esas labores, de manera que una obra literaria puede ser, a la vez, un trabajo de filosofía; en particular, de filosofía moral. El argumento central se basa en dos ideas de corte wittgensteiniano. En primer lugar, que una forma de sistematizar es brindar una visión panorámica que aclara el campo problemático. En segundo lugar, que algunas verdades, especialmente en el ámbito moral, no pueden capturarse mediante el lenguaje, pero que pueden mostrarse a través de él.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Martha Nussbaum claims that literature can be moral philosophy. This thesis, not so popular among philosophers, has been the target of different attacks. One of the most fundamental objections to the thesis is that literature do not do some traditional philosophic work. Specifically, it is said that philosophy does systematic conceptual work, and that philosophy shows truths by arguing. This paper claims that literature can indeed do systematic work and argue. Therefore, a literary work can be, at the same time, a philosophical work; more precisely, it can be moral philosophy. The main argument for this is based on two ideas inspired by Wittgenstein’s work. First, that a way of systematize is to offer a panoramic view that illuminates the problem field. Second, that there are some truths, particularly moral truths, that language cannot grasp, but can show.
  • Sobre o conhecimento em Ludwig Feuerbach: uma investigação a partir dos Gedanken über Tod und Unsterblichkeit (1830) Artigo

    Lima Filho, José Edmar

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente exposição se orienta pela investigação de um possível interesse de Ludwig Feuerbach (1804-1872) pelo tema do conhecimento, neste caso específico tomando por base o escrito Pensamentos sobre a morte e a imortalidade (Gedanken über Tod und Unsterblichkeit [1830]). Embora esta temática pareça constituir um objeto lateral no interior da obra e, por isso, ali não exista um tratamento sistemático da mesma, procuro justificar a legitimidade de concluir que a questão do conhecimento não está apenas presente, mas que dela decorrem implicações diretas para a compreensão de outros problemas que aparecem seja no referido texto de 1830, seja em obras futuras, algo que sugere a importância de examinar tal questão mais demoradamente. Neste texto investigo o problema com base em uma tipologia do saber, para daí avaliar pontos como a distinção entre subjetividade e objetividade, assim como sobre as capacidades humanas a propósito de uma compreensão da exterioridade - em que comparece a centralidade da sensibilidade como condição de possibilidade do conhecimento -, sem desconsiderar a viabilidade da abstração. Finalizo anunciando o tema da valorização da natureza, que parece já estar considerado aqui em 1830 (e que virá retomado no pensamento feuerbachiano posterior), procurando igualmente compreender a questão do conhecimento a partir de um vínculo com a natureza e com a dimensão espácio-temporal que determina qualquer existência real.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper deals with investigating a possible interest of Ludwig Feuerbach (1804-1872) in the subject of knowledge, in this specific case based on his work entitled Thoughts on death and immortality (Gedanken über Tod und Unsterblichkeit [1830]). Although this theme appears to be a lateral object within his work and where there seems to be no systematic treatment of it, this paper tries to support its legitimacy by concluding that the question of knowledge is not only present, but that it has direct implications for the understanding of other problems that arise either in the mentioned 1830 text or in future works, which suggests the importance of examining this issue at length. The problem is investigated here based on a typology of knowledge, in order to evaluate points such as the distinction betw een subjectivity and objectivity, as well as human capacities regarding an understanding of exteriority - in which the centrality of sensitivity appears as a condition for the realization of knowledge - without disregarding the viability of abstraction. The paper is concluded by announcing that the theme - appreciation of nature - seems to be already considered back there in 1830 (and which will be taken up in later Feuerbachian thought). As such, the paper stands for the effort to understand the question of knowledge from its link with nature and with the time-and-space dimension, a configuration that determines any real existence.
  • Religião e política em Eric Weil: democracia, tolerância e diálogo em tempos de remitologização da política Artigo

    Branco, Judikael Castelo

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe, a partir da obra de Eric Weil, a retomada do diálogo como registro político fundamental da linguagem em comunidades plurirreligiosas e multiculturais como a resposta do filósofo aos desafios postos pela intolerância religiosa que caracteriza o atual processo de remitologização da política. Para tanto, o texto se prende aos escritos em que o autor trata diretamente do tema da relação entre religião e política. A abordagem dessa relação centrada na tolerância e no diálogo em comunidades democráticas se justifica por oferecer uma chave para o nexo entre os textos estudados aqui e a arquitetônica do sistema weiliano: o enfrentamento da violência. A reflexão se estrutura em quatro momentos. Primeiro, toma as considerações de Weil sobre a secularização, depois passa ao tratamento da religião como problema político e à necessidade da elaboração de uma teoria da tolerância em comunidades multiculturais e plurirreligiosas. Posteriormente, considera o problema no contexto peculiar da atual “remitologização” dos discursos políticos e os riscos que se erguem à democracia. Por fim, chega à proposta weiliana do diálogo não apenas como condição de possibilidade da tolerância, mas acima de tudo como virtude política no sentido forte do termo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on Eric Weil’s work, the article proposes the resumption of dialogue as a fundamental political register of language, especially in plurireligious and multicultural communities. In other words, it proposes to understand the dialogue as the philosopher’s response to the challenges posed by religious intolerance that characterizes the current process of remitologizing politics. Therefore, we stick to the texts in which the author deals directly with the theme of the relationship between religion and politics. The approach of this relationship pointing to tolerance and dialogue in democratic communities is justified by offering a key to the connection between the texts studied here and the architecture of the Weilian system: the confrontation of violence. The reflection is structured in four moments. First of all, we take Weil’s considerations of secularization, then we move on to the treatment of religion as a political problem and the need to develop a theory of tolerance in multicultural and plurireligious communities. Subsequently, we considered the problem in the peculiar context of the current “remitologization” of political discourses and the risks that arise for democracy. Finally, we come to the Weilian proposal for dialogue as a condition for the possibility of tolerance and a political virtue in the strong sense of the term.
  • Atene a dieta: La relazione fra “gastronomia” (opsopoietike) e regime politico nella filosofia di Platone Articolo

    Botter, Barbara

    Resumo em Italiano:

    RESUMO Questo articolo si propone di esaminare la relazione stabilita da Platone fra la diaita, ossia l’insieme delle condizioni psicofisiche legate alla nutrizione, e il regime politico che essa genera. Il testo analizza le ragioni, soprattutto di ordine politico, che spingono Platone a criticare il nomos dietetico che fa irruzione nei secoli V-IV a.C. in seguito allo sviluppo raggiunto dalla tecnica culinaria. La proposta consiste nel trovare il legame che unisce un certo abito alimentare con l’instaurarsi di un certo tipo di governo. Al fine di attingere l’obbiettivo, l’articolo è suddiviso nelle parti seguenti: dapprima viene descritto l’interesse di Platone per la selezione dei cibi e per i loro effetti sulla salute individuale e politica; quindi si esamina il giudizio fornito dal filosofo in merito alle nuove abitudini e le loro influenze sociali; infine, si analizza la relazione fra diaita e politica presente specialmente in alcuni passi della Repubblica e delle Leggi.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper addresses the question of the relationship between the diaita, that is, the psychophysical conditions related to nutrition, and the political regime that it generates in Plato’s philosophy. It will be argued that the reasons that stimulate Plato’s critique to the dietary nomos, that emerge in the V-IV BC centuries following the development of the culinary technique, are especially political reasons. Our purpose is to find the relationship between a food habit and a government’s pattern. In order to attain the aim, the article is divided into the following parts: First, we argue about Plato’s interest in foods and the effects that food has on individual and on political health; Then we examine the Plato’s judgment about the new habits and their social influences; Finally, we analyse the relationship between diaita and politics in the Republic and Laws.
  • Filosofía de la matemática: La intuición en el pensamiento de Kurt Gödel Artículo

    Páez, Lina María Peña

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La intuición matemática es un tema ampliamente abordado en la filosofía de la ciencia. En este artículo se estudia la idea que sobre ella tiene, uno de los más grandes matemáticos de todos los tiempos: Kurt Gödel. Cuando se revisan sus obras es inevitable encontrarse con el uso de la palabra “intuición” en muchas de sus demostraciones, y en algunos casos no resulta evidente qué deberíamos entender por esta noción. A veces, la usa indicando que es una facultad similar a la percepción de la física. En otras ocasiones, supone que es la encargada de validar los axiomas dotándolos de evidencia, lo que implica verla como un hecho psicológico. Pero resulta curioso, por ejemplo, que no apele a ella cuando se refiere a la creatividad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Mathematical intuition is a widely discussed topic in the philosophy of science. This article studies the idea that Kurt Gödel has about it, one of the greatest mathematicians of all time. When his works are reviewed, it is inevitable to find the use of the word “intuition” in many of his demonstrations, and in some cases it is not clear what we should understand by this notion. Sometimes he uses it to indicate that it is a faculty similar to the perception of physics. On other occasions, it assumes that it is in charge of validating the axioms by providing them with evidence, which implies seeing it as a psychological fact. But it is curious, for example, that it does not appeal to her when it comes to creativity.
  • Variações conceituais entre a ética e a moral Artigo

    Santos, Antônio Carlos dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste texto é fornecer ao leitor alguns elementos para a reflexão sobre os conceitos de ética e de moral, tendo um fio comum entre eles: a ética lida com o “eu” à medida que diz respeito à ação boa e justa; a moral opera pela preocupação com o outro, uma vez que nossos atos seguem normas e regras estabelecidas socialmente. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira, será problematizado o sentido do termo ética, dando maior relevo à ideia antiga, notadamente em Aristóteles. Na segunda, o de moral, com enfoque em Kant. Nas considerações finais faremos um confronto entre os dois conceitos. Seja pela via da ética, seja pela da moral, algo é certo: não passamos incólumes por elas; numa ou noutra, o seu objetivo é amenizar as relações humanas, tornando-as mais cordiais e socialmente justas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this text is to provide the reader some elements for reflection on the concepts of ethics and morality, having a common thread between them: ethics deals with the “self” as it relates to good and fair action; morality operates through concern for the other, since our acts follow socially established norms and rules. The article is divided into two parts. In the first, the meaning of the term ethics will be problematized, giving greater emphasis to the past idea, especially in Aristotle. In the second, that of morality, with a focus on Kant. In the final considerations we will make a confrontation between the two concepts. Whether it is ethical or moral, something is certain: we do not pass unhindered by them; in one or the other, its aim is to soften human relations, making them more cordial and socially just.
  • Culpa e responsabilidade: um diálogo entre Karl Jasper & Eric Weil Artigo

    Soares, Daniel Benevides

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como objetivo traçar um diálogo entre Karl Jaspers e Eric Weil por meio dos conceitos de culpa e responsabilidade política. Nossa proposta consiste em analisar o tipo de violência que Weil descreve como a obra do nazismo e que pode ser cotejada com o contexto da culpa política apresentada por Jaspers. Após trabalhar o conceito de violência pura, conforme definido por Weil, o passo posterior é discutir os quatro conceitos de culpa de Karl Jaspers e relacionar a culpa política com a responsabilidade política descrita por Eric Weil. Finalmente, procura-se esboçar algumas considerações sobre os perigos da violência pura. Para tanto, nos servimos, sobretudo do pensamento de Karl Jaspers e Eric Weil, entretanto, recorrendo eventualmente a outros autores que se mostrem adequados aos propósitos do artigo. Como a violência pura sempre permanece uma possibilidade, a democracia deve ser fortalecida para evitá-la.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to draw a dialogue between Karl Jaspers and Eric Weil through the concepts of political guilt and political responsibility. Our proposal is to analyze the type of violence that Weil describes as the work of Nazism and that can be compared with the context of political guilt presented by Jaspers. After working on the concept of pure violence, as defined by Weil, the next step is to discuss Karl Jaspers’ four concepts of guilt and relate political guilt to the political responsibility described by Eric Weil. Finally, an attempt is made to outline some considerations about the dangers of pure violence. For that, we use, mainly the thought of Karl Jaspers and Eric Weil, however, eventually resorting to other philosophers that are suitable for the purposes of the article. Since pure violence always remains a possibility, democracy must be strengthened to avoid it.
  • A teoria clássica dos conceitos e o conceito de deus Artigo

    Silvestre, Ricardo Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao mesmo tempo que o malogro da assim chamada teoria clássica dos conceitos - de acordo com a qual definições são a maneira apropriada de caracterizar conceitos - é um consenso, a filosofia metafísica da religião parece ainda lidar com o conceito de Deus de forma predominantemente definicional. Podemos então nos perguntar: Seria esse malogro suficiente para inviabilizar uma caracterização definicional do conceito de Deus? Meu propósito central neste artigo é responder essa pergunta. Adoto uma ênfase representacional. Em outras palavras, desejo analisar até que ponto os problemas mais importantes levantados contra a teoria clássica dos conceitos afetam uma abordagem definicional-representacional do conceito de Deus. Como resultado desse esforço, mostro que as críticas à teoria clássica que ameaçam tal abordagem dependem da pluralidade característica ao contexto inter-religioso, que por si só cria outros problemas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT While the failure of the so-called classical theory of concepts - according to which definitions are the proper way to characterize concepts - is a consensus, metaphysical philosophy of religion still deals with the concept of God in a predominantly definitional manner. We can then ask: Do this failure imply that a definitional characterization of the concept of God is equally untenable? My central purpose in this article is to answer that question. My emphasis is representational. I plan to analyze the extent to which the most important problems raised against the classical theory of concepts affect a definitional-representational approach to the concept of God. As a result of this effort, I show that the criticisms against the classical theory that threaten such an approach depend on the plurality characteristic of the interreligious context, which in its turn creates other problems.
  • Eric Weil e a cientificidade da filosofia Tradução

    Branco, Judikael Castelo
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