Logomarca do periódico: Filosofia Unisinos

Open-access Filosofia Unisinos

Publicação de: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Área: Ciências Humanas
Versão on-line ISSN: 1984-8234
Creative Common - by 4.0

Sumário

Filosofia Unisinos, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2025

Filosofia Unisinos, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2025

Document list
Documents
Editorial
Apresentação Helfer, Inácio Kussler, Leonardo Marques Meirelles, Luís Miguel Rechiki
Artigo
Usando a teoria das virtudes para definir ciência e conceitos relacionados Borba, Alexandre Ziani de

Resumo em Português:

RESUMO Meu objetivo neste artigo é construir definições para o conceito de ciência e conceitos relacionados, recorrendo a conceitos de uma teoria de ética normativa: a teoria das virtudes. Na seção 1, introduzo alguns dos conceitos centrais da teoria aristotélica das virtudes e explico como tal teoria pode ser adaptada de maneira proveitosa no contexto da filosofia da ciência. Na seção 2, recorro ao conceito de virtude intelectual para caracterizar a ciência e ao conceito oposto de vício intelectual para caracterizar a pseudociência. Também ofereço uma caracterização de boa e má ciência a partir da definição de ciência, e construo definições de anticiência, protociência e ciência emergente em termos de theriotes, akrasia e enkrateia, respectivamente, e apresento algumas vantagens de minha teoria, incluindo sua capacidade em acomodar fatores psicológicos e sociais no desenvolvimento científico. Na seção 3, apresento e discuto dois projetos demarcatórios recentes assemelhados à minha proposta, enfatizando o que as distingue de minha teoria e o que penso serem as vantagens de minha teoria. Por fim, considero e respondo a uma objeção. Concluo argumentando que, se a teoria aqui exposta estiver correta, então a lição de Zagzebski à epistemologia se aplica igualmente bem à filosofia da ciência.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT My aim in this paper is to construct definitions for the concept of science and related concepts by employing concepts from a particular type of theory in normative ethics, namely, virtue theory. In section 1 I introduce some of the central concepts of the Aristotelian virtue theory and explain how such a theory can be fruitfully applied in the context of the philosophy of science. In section 2 I employ the concept of intellectual virtue to characterize science and the opposite concept of intellectual vice to characterize pseudoscience. I also offer a characterization of good and bad science from my definition of science, and definitions of anti-science, protoscience, and emergent science in terms of theriotes, akrasia, and enkrateia, respectively. Moreover, I present some advantages of my theory, including its capacity to take into account psychological and social factors in scientific development. In section 3 I discuss two recent theories very similar to my own, highlighting what I think are the advantages of my theory. Finally, I address an objection to my theory. I conclude by arguing that if my theory is correct, then Zagzebski’s lesson to epistemology applies to the philosophy of science as well.
Artigo
Motivos e teoria moral em Hume Klaudat, André

Resumo em Português:

RESUMO O sentimentalismo moral de Hume se assenta sobre a praticalidade da moralidade. Em função de que o objeto das “distinções morais” se apresenta em ações humanas, a vontade e os seus motivos são decisivos para a natureza dessas distinções. Após explicar o que é próprio à dimensão moral de uma ação, analiso o princípio que, segundo Hume, nos leva a “sair de nós mesmos” para que a moralidade das ações se constitua. Mas é somente sua operação do ponto de vista de um “espectador judicioso”, que é capaz de formar um juízo “estável das coisas” por pautá-lo pela influência e efeito das ações sobre as pessoas afetadas por elas, que nos faculta os termos morais que utilizamos para traçar nossas distinções morais. Argumento neste texto que essa base é suficiente para que a moralidade nos apresente os motivos para agirmos moralmente em relação às pessoas envolvidas nessa situação de apreciação moral. E a razão para tal é que a expansão sentimental constitutiva da moralidade é a expansão da nossa humanidade comum que não nos é indiferente. Desse modo, a teoria moral humeana dá sustentação à moralidade das ações. A conclusão é que a máxima de Hume se revela inconteste: precisamos supor “um motivo para a ação [moral] distinto de um senso de dever”. É o “princípio antecedente da humanidade que é meritório e louvável”.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Hume’s moral sentimentalism is based on the practicality of morals. Because the object of moral distincions is presented in actions, the will and its motives are crucial for the nature of these distinctions. After explaining what gives moral dimension to an action, I analyse the principle “which takes us so far out of ourselves” so that the morality of actions is brought about. But it’s only its operation from a “judicious spectator” point of view, that makes possible a “stable” judgment of things by making it turn on the influence and effect of actions on the persons affected by them, that we can form the moral terms which we use in tracing moral distinctions. I argue that this is a basis sufficient for morality to present us with the motives for actions towards the people involved in this situation of moral appreciation. And the reason for that is the sentimental expansion constitutive of morals which is an expansion of our common humanity to which we are not indifferent. In this way, Hume’s moral theory gives a backing to the morality of actions. The conclusion is that Hume’s “undoubted maxim” is incontroversial: we need to supose “a motive to the action distinct from the sense of duty”. It is the “antecedent principle of humanity, which is meritorious and laudable”.
Artículo
Una lógica para la aceptación lógica Tajer, Diego

Resumo em Espanhol:

RESUMEN En este artículo, desarrollo un análisis formal del concepto de aceptación lógica, extendiendo una propuesta de Lokhorst (1997). En el sistema formal que propongo, podemos representar la idea de que un agente acepta determinada oración o argumento como válidos. Para eso, utilizamos el aparato de la lógica epistémica. A modo de ejemplo, exploramos la posibilidad de aceptar o rechazar lógicas trivaluadas como LP o K3. Luego desarrollo una semántica para este sistema, utilizando ideas de la lógica modal no-normal. Hacia el final del artículo, muestro que en el sistema no sólo se puede representar la aceptación lógica y el rechazo, sino también las creencias sobre compromisos lógicos de otros agentes.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT In this article, I develop a formal analysis of the concept of logical acceptance, extending a proposal by Lokhorst (1997). In the formal system I propose, we can represent the idea that an agent accepts a certain sentence or argument as valid. To do this, we use the apparatus of epistemic logic. As an example, we explore the possibility of accepting or rejecting three-valued logics such as LP or K3. I then develop a semantics for this system, using ideas from non-normal modal logic. Towards the end of the article, I show that not only logical acceptance and rejection can be represented in the system, but also beliefs about the logical commitments of other agents.
Artigo
Se sofremos por amor a culpa é do Platão: uma leitura crítica ao Banquete Fianco, Francisco

Resumo em Português:

RESUMO O presente texto tem como objetivo inicial tecer uma leitura crítica ao conhecidíssimo diálogo de Platão, O Banquete, refletindo sobre as concepções de amor, sexualidade e afetividade que este texto apresenta e a maneira através da qual tais concepções penetraram e se desenvolveram na cultura ocidental. Esta crítica será feita em uma perspectiva pós-moderna, baseada no texto de Michel Onfray Théorie du corps amoureux, bem como de alguns fragmentos de Nietzsche que embasam o pensamento deste autor, entre outras referências que se demonstrem oportunas. Para isto o texto irá dividido em três partes distintas, a primeira reconstruindo em traços gerais os argumentos do texto de Platão, a segunda apontando as fragilidades destas concepções clássicas e a terceira direcionando o leitor para as alternativas disponíveis na contemporaneidade mediante tantas transformações nas formas de viver, de pensar e de amar que encontramos neste início de século XXI.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The present text has as its initial objective to weave a critical reading of Plato’s well-known dialogue, The Symposium, reflecting on the conceptions of love, sexuality and affectivity that this text presents and the way in which such conceptions penetrated and developed in the western culture. This critique will be made from a post-modern perspective, based on Michel Onfray’s Théorie du corps amoureux, as well as some fragments from Nietzsche that underlie this author’s thinking, among other references that prove to be opportune. For this, the text will be divided into three distinct parts, the first reconstructing in general terms the arguments of Plato’s text, the second pointing out the weaknesses of these classical conceptions and the third directing the reader to the alternatives available in contemporary times through so many transformations in the forms of living, thinking and loving that we find at the beginning of the 21st century.
Artigo
Charcot, desenhador da histeria. Ou a crítica médica de arte Bocca, Francisco Verardi

Resumo em Português:

RESUMO Artigo dedicado a reconstruir, por meio de uma revisão biográfica e bibliográfica, o projeto científico-estético do hospital Salpêtrière da segunda metade do século XIX, com destaque para o interesse de Jean-Martin Charcot e colaboradores pela arte, especialmente pelo desenho como instrumento de pesquisa, nosografia, diagnóstico e ensino da histeria. Tem como objetivo mostrar que este interesse se efetivou na proposta de uma relação recíproca de influência e colaboração entre ciência médica e arte, conferindo à primeira a condição de crítica médica de arte, tendo como ideal artístico o naturalismo. Ele é finalizado com uma reflexão crítica que avalia os resultados de tal colaboração entre ciência e arte, bem como os desdobramentos dessa cooperação a partir do advento da psicanálise freudiana.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Article dedicated to reconstructing, through a biographical and bibliographical review, the scientific-aesthetic project of the Salpêtrière hospital in the second half of the 19th century, highlighting Martin Charcot and collaborators’ interest in art, especially drawing as an instrument for research, nosography, diagnosis, and teaching of hysteria. It aims to show that this interest took effect in the proposal of a reciprocal relationship of influence and collaboration between medical science and art, giving the former the status of medical criticism of art, with naturalism as its artistic ideal. It ends with a critical reflection that evaluates the results of such collaboration between science and art, as well as the consequences of this cooperation following the advent of Freudian psychoanalysis.
Artigo
Zenão de Eleia e a (im)possibilidade do movimento: o paradoxo da dicotomia Rosete, Gonçalo

Resumo em Português:

RESUMO O presente artigo pretende analisar o paradoxo da dicotomia de Zenão de Eleia, o primeiro dos argumentos contra o movimento, tendo em vista explorar as possibilidades refutativas do mesmo, mostrando, ao invés, que o movimento é possível. Para tal, utilizaremos sobretudo as análises presentes na Física de Aristóteles, socorrendo-nos dos conceitos aristotélicos de continuidade, contiguidade, e próximo em sucessão, bem como as refutações apresentadas por H. Bergson sobre a natureza do tempo e do espaço. Serão ainda analisados os pares conceptuais finito-infinito e as relações existentes entre a dualidade tempo-espaço.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article intends to analyze Zeno of Eleia paradox of dichotomy, the first of the arguments against motion, with the intent of exploring some refutative possibilities, showing instead that movement is possible. For this, we will use above all the analyses present in Aristotle’s Physics, using the Aristotelian concepts of continuity, contiguity, and proximity in succession, as well as the refutations presented by H. Bergson about the nature of time and space. The finite-infinite conceptual pairs and the existing relationships between the time-space duality will also be analyzed.
Artículo
Tras las categorías ontológicas del pensamiento indígena desde la propuesta de las ontologías de la diferencia radical Orrego-Echeverría, Israel Arturo Arias, Julián Cárdenas H., Juan Cepeda Forero, Ana María León Pinzón, Jairo Alberto Merlo

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Este artículo examina la importancia de la reflexión ontológica como marco de aproximación al pensamiento indígena y popular, y los posibles aportes que allí emergen para la construcción de una ontología en perspectiva latinoamericana. Con este propósito, en un primer momento se analiza la ontología heideggeriana y su crítica a la metafísica, horizonte este que posibilitó el surgimiento de las ontologías relacionales y de la diferencia radical como aquellas que reconocen la diversidad de perspectivas y la interconexión entre los diferentes elementos de la realidad. Posteriormente, posibilitados por estas ontologías relacionales y de la diferencia radical, nos aproximamos y proponemos una lectura del pensamiento indígena y popular en clave ontológica como aporte a la filosofía y la ontología en América Latina.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article examines the importance of ontological reflection as a framework for approaching indigenous and popular thought, and the possible contributions that emerge therein for the construction of an ontology in Latin American perspective. With this purpose, at first, we analyze Heideggerian ontology and its critique of metaphysics, a horizon that made possible the emergence of relational ontologies and radical difference as those that recognize the diversity of perspectives and the interconnection between the different elements of reality. Subsequently, made possible by these relational ontologies and radical difference, we approach and propose a reading of indigenous and popular thought in an ontological key as a contribution to philosophy and ontology in Latin America.
Artigo
A filosofia da energia como campo interdisciplinar para pensar o Brasil Carvalho, Jairo Dias Caixeta, Daniel

Resumo em Português:

RESUMO No artigo expomos a trajetória da proposição da construção de uma Filosofia da Energia para o Brasil. A pesquisa sobre Filosofia da Tecnologia nos levou a tentar compreender a relação entre energia e tecnologia, entre design técnico e fonte energética, e a relação entre forças produtivas, portanto, produção econômica e energia. Isto nos conduziu a formular um problema e buscar referências teóricas para enfrentá-lo. O artigo conta esta história. Nele propomos três aspectos para construir um quadro mínimo para a Filosofia da Energia: o tópico da Natureza, que aborda teorias biofísicas da energia e problemas epistemológicos para a construção do conceito de energia; o tópico da Cultura, que aborda a relação dos sistemas energéticos aos sistemas culturais; e o tópico da tecno economia que aborda o papel da energia na produção econômica e sua relação ao sistema energético caracterizado pelas fases de conversão, produção, consumo, criação que determinam o modo como as sociedades humanas se utilizam da energia, principal causa da crise climática.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT In the article we expose the trajectory of the proposition of building an Energy Philosophy for Brazil. Research on Philosophy of Technology led us to try to understand the relationship between energy and technology, between technical design and energy source, and the relationship between productive forces, therefore, economic production and energy. This led us to formulate a problem and look for theoretical references to face it. The article tells this story. In it we propose three aspects to build a minimum framework for the Philosophy of Energy: the topic of Nature, which addresses biophysical theories of energy and epistemological problems for constructing the concept of energy; the topic of Culture, which addresses the relationship between energy systems and cultural systems; and the topic of techno-economics, which addresses the role of energy in economic production and its relationship to the energy system characterized by the phases of conversion, production, consumption, creation that determine the way in which human societies use energy, the main cause of the climate crisis.
Artículo
Ética y física en Heráclito García, Julian Ramiro Numpaque

Resumo em Espanhol:

RESUMEN El presente artículo pretende señalar que en el pensamiento de Heráclito la ética se encuentra vinculada con la física. Esta idea es desarrollada a partir de tres momentos: 1) Se identifican los elementos fundamentales de la física en Heráclito, tales como el Logos, el fuego, la unidad entre opuestos y el devenir; 2) se determinan las características de la propuesta ética de Heráclito, resaltando la importancia que se otorga al alma en la ética griega y, finalmente, 3) se explora la relación entre ética y física, basándose en dos elementos centrales de la filosofía de Heráclito de Éfeso: la composición física del alma y la estructura universal del Logos.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article aims to point out that in Heraclitus’ thought ethics is linked to physics. This idea is developed in three stages: 1) The fundamental elements of physics in Heraclitus are identified, such as the Logos, the fire, the unity between opposites and the flux; 2) The characteristics of Heraclitus’ ethical proposal are determined, highlighting the importance given to the soul in Greek ethics and, finally, 3) the relationship between ethics and physics is explored, based on two central elements of Heraclitus of Ephesus’ philosophy: the physical composition of soul and the universal structure of Logos.
Artículo
Exploraciones fenomenológicas de la paradoja del mentiroso. Un breve análisis de insolubilia. Eine logische studie über die grundlage der mengenlehre de A. Koyré Morales, Luis Alberto Canela

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Dada la importancia tanto de las paradojas lógicas en general, como de la obra Insolubilia. Eine logische Studie über die Grundlage der Mengenlehre de Koyré en particular, resulta necesario y fundamental estudiar (y por supuesto conocer) de manera rigurosa su análisis filosófico a propósito de la paradoja del mentiroso. El objetivo principal de este artículo es, pues, proporcionar breves observaciones críticas sobre los análisis de Koyré al respecto (segunda parte del artículo), enriqueciéndolos con una presentación de su formación fenomenológica (primera parte del artículo). En cierto modo, el reconocimiento que Koyré otorga a Husserl y su compromiso con la fenomenología lo condujeron a exploraciones (fenomeno)lógicas interesantes. Estas exploraciones, al proporcionar un enfoque inédito sobre las paradojas, le permitieron desarrollar una metodología de investigación propia que aquí conoceremos.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Given the importance of both logical paradoxes in general and Koyré’s work Insolubilia. Eine logische Studie über die Grundlage der Mengenlehre in particular, it is necessary and crucial to rigorously study (and, of course, understand) his philosophical analysis regarding the paradox of the liar. The main objective of this article, therefore, is to provide brief critical observations on Koyré’s analyses in this regard (second part of the article), enriching them with an exposition of his phenomenological background (first part of the article). In a way, the recognition that Koyré accords to Husserl and his commitment to phenomenology led him to undertake interesting phenomenological explorations. These explorations, by offering an original approach to paradoxes, allowed him to develop his own research methodology, which we will explore here.
Article
A enação da identidade mestiça em Pedro Páramo: transgressão como cuidado da alma corporificada Briedis, Mindaugas Carrillo, Juan Carlos

Resumo em Português:

RESUMO Pedro Páramo(1994 [1955]), de Juan Rulfo, é uma das obras mais emblemáticas da literatura mexicana e ocupa um lugar de destaque no cânone global do século XX. Apesar do amplo espectro de possibilidades interpretativas que oferece, há pouquíssimos estudos desta importante obra sob a perspectiva da cognição incorporada. Este artigo recorre ao vocabulário da filosofia contemporânea para abordar essa lacuna crítica, desconstruindo o conjunto de oposições binárias tradicionais articuladas por Rulfo, que inclui: corpo e mente, cognitivo e moral, imaginativo e perceptivo, místico e vivido, liberdade e responsabilidade, individual e social. Contudo, para fundamentar a relevância do aparato conceitual escolhido, retornamos a Aristóteles com o intuito de oferecer uma interpretação inovadora que também nos permita situar e correlacionar os projetos tanto universais (humanos) quanto particulares (mestiços) delineados pelo autor dePáramo. Demonstramos, por um lado, a utilidade das descrições universais aristotélicas sobre o ser humano e, por outro, suas limitações - notadamente o racionalismo e o otimismo - no contexto do mundo pós-colonial. Para modificar e expandir essa adaptação, refletimos sobre os movimentos específicos da alma mestiça, que privilegiam momentos corporificados de cognição e transgressão como formas próprias de cuidado da alma - uma alma que abarca aspectos individuais e socioculturais. Isso nos permite, por fim, abordar a questão de como se torna possível a enação e a mediação pós-logocêntrica da identidade mestiça.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Juan Rulfo’s Pedro Páramo (1994 [1955]) is one of the milestones of Mexican literature and it holds an important place in the global canon of the twentieth century. Despite the wide spectrum of interpretative possibilities it offers, there are almost no studies of this important novel from the perspective of embodied cognition. This article draws on the vocabulary of contemporary philosophy to address this critical gap, deconstructing the full range of traditional binary oppositions articulated by Rulfo, which includes: body and mind, cognitive and moral, imaginative and perceptual, mystical and lived, freedom and responsibility, individual and social. However, to establish the relevancy of our chosen conceptual apparatus, we return to Aristotle to offer a novel interpretation which also allows us to situate and correlate both the universal (human) and particular (mestizo) projects laid out by the author of Páramo. We demonstrate both the usefulness of Aristotle’s universal descriptions of the human being and the shortcomings of their rationalism and optimism in the context of the postcolonial world. To modify and extend this adaptation we reflect further on the specific ‘movements’ of the mestizo soul, which privilege embodied moments of cognition and transgression as the proper care for the soul, a soul that embraces both individual and socio-cultural aspects. This finally allows us to address the question of how the post-logocentric enaction and mediation of mestizo identity is possible.
Article
Naturalismo semântico e a normatividade do significado: contra o prescritivismo semântico Souza Filho, Sérgio Farias de

Resumo em Português:

RESUMO O slogan “o significado é intrinsecamente normativo” é considerado por diversos filósofos como capturando uma característica essencial do significado linguístico. A normatividade do significado supostamente constitui um pré-requisito para teorias do significado. Em particular, tem-se objetado que teorias naturalistas do significado são falhas, posto que fatos semânticos são normativos, enquanto fatos naturais são descritivos. O objetivo deste artigo é avaliar duas teses conflitantes quanto à normatividade do significado, a saber, o prescritivismo e o antiprescritivismo semântico. Primeiramente, mostramos que apenas o prescritivismo semântico ameaça o naturalism semântico. Posteriormente, argumentamos a favor do antiprescritivismo semântico e mostramos que o principal argumento a favor do prescritivismo semântico - o argumento simples - é falho. Nossa conclusão é que a viabilidade do naturalismo semântico não é ameaçada pela normatividade do significado.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The slogan “meaning is intrinsically normative” is regarded by several philosophers as capturing an essential feature of linguistic meaning. The normativity of meaning is supposed to constitute a constraint upon theories of meaning. In particular, it has been extensively objected that naturalist theories of meaning are flawed, on the grounds that semantic facts are normative, while natural facts are descriptive. The goal of this paper is to assess two conflicting views on the normativity of meaning - semantic prescriptivism and anti-prescriptivism. First, I show that only the former threatens semantic naturalism. After that, I argue in favour of semantic anti-prescriptivism and show that the main argument for semantic prescriptivism - the simple argument - is flawed. The conclusion is that the viability of semantic naturalism is not touched by the normativity of meaning.
Resenhas
Resenha crítica de “Negritude sem identidade: sobre as narrativas singulares das pessoas negras”. São Paulo: Editora N-1, 2023. Silva, Marcos

Resumo em Português:

RESUMO Embora Negritude sem Identidade, de Érico Andrade, apresente uma crítica instigante à modernidade e uma valorização da singularidade da experiência negra, a obra levanta sérias questões teóricas e políticas. O uso ambíguo e indefinido do conceito de “identidade” compromete a clareza argumentativa, especialmente quando Andrade propõe a renúncia à identidade como estratégia de resistência. Tal proposta ignora o papel central que a identidade desempenha na coesão política, jurídica e histórica de grupos minorizados. Ao abrir mão desse conceito por falta de fundamento ontológico, corre-se o risco de desarmar pragmaticamente tais grupos na luta por direitos, reconhecimento e proteção legal. Além disso, a obra negligencia a inter-relação entre racismo e especismo, ignorando como ambos compartilham a mesma lógica excludente da modernidade. A crítica de Andrade ao racismo moderno não se estende ao seu antropocentrismo, reforçando, mesmo que involuntariamente, um paradigma que desqualifica outros seres com base em critérios arbitrários de racionalidade. Por fim, ao enfatizar o corpo e a performatividade como núcleo da experiência negra, o autor pode incorrer no mesmo erro que critica: o achatamento da singularidade, reproduzindo estereótipos que associam a negritude exclusivamente à corporeidade, em detrimento da diversidade intelectual e existencial de pessoas negras.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Although Negritude Without Identity, by Érico Andrade, presents a thought-provoking critique of modernity and emphasizes the singularity of Black experience, the work raises serious theoretical and political concerns. The ambiguous and undefined use of the concept of “identity” undermines argumentative clarity, especially when Andrade proposes the renunciation of identity as a strategy of resistance. Such a proposal overlooks the central role identity plays in the political, legal, and historical cohesion of marginalized groups. By abandoning the concept due to its lack of ontological grounding, there is a risk of pragmatically disarming these groups in their struggle for rights, recognition, and legal protection. Furthermore, the work neglects the interrelation between racism and speciesism, failing to recognize how both stem from the same exclusionary logic of modernity. Andrade’s critique of modern racism does not extend to its anthropocentrism, inadvertently reinforcing a paradigm that disqualifies other beings based on arbitrary criteria of rationality. Finally, by emphasizing the body and performativity as the core of Black experience, the author risks reproducing the very error he critiques: flattening singularity and reinforcing stereotypes that associate Blackness exclusively with corporeality, at the expense of the intellectual and existential diversity of Black individuals.
Tradução
Notas de leitura - Proust Schweiger, Tiago Nunes Soares

Resumo em Português:

RESUMO Tradução de um anexo presente na obra L’institution, la passivité: notes de cours au Collége de France (1954-1955), no qual Merleau-Ponty apresenta anotações de leitura sobre o romance Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust.

Resumo em Francês:

RÉSUMÉ Traduction d’une annexe présente dans l’œuvre L’institution, la passivité: notes de cours au Collège de France (1954-1955), dans laquelle Merleau-Ponty présente des notes de lecture sur le roman À la recherche du temps perdu, de Marcel Proust.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Translation of an appendix in the work L’institution, la passivité: notes de cours au Collége de France (1954-1955), in which Merleau-Ponty presents reading notes on the novel In Search of Lost Time, by Marcel Proust.
location_on
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - Rio Grande do Sul / Brasil , cep: 93022-750 , +55 (51) 3591-1122 - São Leopoldo - RS - Brazil
E-mail: deniscs@unisinos.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro