Open-access Luigi Ghirri, o mundo das coisas e as coisas do mundo

Luigi Ghirri, the world of things and the things of the world

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a obra do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (1943-1992), observando sobretudo as maneiras pelas quais ele buscou dar sentido às coisas do mundo e criar novas formas de olhar para lugares e objetos, obliterando discretamente a figura humana. Ghirri foi um dos mais influentes e conhecidos fotógrafos italianos do século XX. Famoso pelas séries nas quais explora imagens banais do cotidiano italiano (e europeu), paisagens anódinas e objetos comuns, Ghirri se notabilizou pelo uso da cor, da desdramatização e da trivialidade naturalista, sendo associado à tradição fotográfica americana inaugurada nos anos 1960 por, entre outros, William Eggleston e Stephen Shore. Para dar conta de alguns dos temas e abordagens associados à obra de Ghirri, dividiremos este texto em duas partes. A primeira concerne às correspondências entre a obra de Ghirri e um dos primeiros livros fotográficos da história, The Pencil of Nature, de William Henry Fox Talbot, na busca de intuições que estão, desde os primórdios da fotografia, e que persistem no olhar do fotógrafo italiano. Na segunda, exploraremos o lugar crucial que tem a Itália (e muito especialmente a Emília-Romanha) na obra de Ghirri, que pode ser pensada como um marco nas reflexões sobre a modernidade no país.

PALAVRAS-CHAVE
Luigi Ghirri; paisagem; fotografia italiana moderna

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