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O idadismo como viés cultural: refletindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos dias1 1 Uma versão inicial desse artigo foi apresentada ao GT Comunicação e Sociabilidade no Encontro Nacional da Compós em 2013.

Ageism as a cultural trend: reflections on the production of meanings regarding longer life in today’s world

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o tema da velhice no enquadramento das mídias audiovisuais, especialmente o cinema. Muitas vezes acionado no inconsciente, o idadismo é o preconceito baseado na idade que ocasiona diferentes formas de discriminação. Essa forma de opressão emerge como problemática das relações entre velhice e subjetividade. A Comunicação diz respeito à vinculação social em um contexto de renhidas disputas em torno da produção de significados. Nessa reflexão sobre a construção sociocultural da velhice como desprezível e sobre o ostracismo dos mais velhos no contemporâneo, apostase na capacidade de resistir aos padrões vigentes e de inventar outros modos de ser, viver e valorizar a vida na maturidade.

Palavras-chave
velhice; idadismo; envelhecimento; comunicação; produção de subjetividades

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