RESUMO
Este artigo relata uma investigação versada na identificação de posicionamentos jornalísticos por meio da utilização de modelos algoritmos embasados no processamento de linguagem natural. Para tanto, um estudo de caso comparativo entre Brasil e Portugal é apresentado, com foco na identificação e análise de posicionamentos de portais de notícias digitais em relação a questões políticas associadas às campanhas de vacinação contra a covid-19 nos anos de 2021 e 2022. São considerados cinco veículos jornalísticos de cada país, com base em critérios de popularidade. O percurso metodológico é fundamentado no uso de ferramentas computacionais de produção própria para extração de dados e análise, sobretudo no âmbito de processamento de linguagem natural (PLN), a fim de rotular os textos conforme os posicionamentos expressos (análise de sentimentos). Os resultados revelam uma majoração ao negativo por parte dos jornais brasileiros e um cenário de equilíbrio no debate delineado nos jornais portugueses.
PALAVRAS-CHAVE
jornalismo; análise de sentimentos; vacinação; covid-19
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Fonte: Autores
Fonte: adaptado de Google Trends, 2023
Fonte: adaptado de Google Trends, 2023
Fonte: Google, 2023.
Fonte: Metrópoles, 2023.
Fonte: dados de pesquisa.
Fonte: dados de pesquisa.
Fonte: dados de pesquisa.
Fonte: dados de pesquisa.
Fonte: dados de pesquisa
Fonte: dados de pesquisa
Fonte: dados de pesquisa
Fonte: dados de pesquisa