Acessibilidade / Reportar erro

A chave azul: ação do leitor em textos fantásticos

The blue key: the reader's action in fantasy narratives

Resumos

Diante do inacabamento oferecido por narrativas fantásticas, buscamos, por chaves que nos auxiliem na produção de sentidos, a complexidade da relação que aí se instaura, desafiando categorias tradicionais da compreensão do lugar do leitor. Com alguns exemplos do cinema e da literatura, desenvolvemos aqui uma reflexão que toma o processo de significação dos textos fantásticos como terreno fértil para uma percepção do leitor como ator que torna um texto em obra. Nesse sentido, investigamos o inacabamento dos textos fantásticos em dois sentidos: o inacabamento fundamental de todo texto, e aquele que abre margem a leituras simbólicas, metafóricas e alegorizantes.

leitura; fantástico; Paul Ricoeur


When faced with the incompleteness of fantasy narratives, we look for keys to help us infer meaning. The complexity of the relationship thus established defies the traditional categories of understanding the role of the reader. Using examples from cinema and literature, this article reflects on the process of making sense of fantasy narratives as fertile ground to perceive the reader as an actor who transforms a text into a work. In this context, we investigate the incompleteness of fantasy narratives from two standpoints: the fundamental incompleteness of every narrative, and the narrative that enables symbolic, metaphorical and allegorical readings.

reading; fantasy; Paul Ricoeur


  • BENJAMIN, Walter. "Franz Kafka: a propósito do décimo aniversário de sua morte". In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas Brasília: Brasiliense, 1987, 1 vol.
  • COSTA, Flavio Moreira da (org). Os melhores contos fantásticos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
  • ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
  • ______. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
  • ______. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Sao Paulo: Perspectiva, 1991.
  • ISER, Wolfgang. O jogo. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p 145-178.
  • ______. The act of reading: a theory of aesthetic response. Baltmore: Johns Hopkins, 1994.
  • KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
  • OBSERVER, The. Follow David Lynch's clues and win a trip to the real Mulholland Drive. 20/01/2002. Disponível em: <http://www.guardian.co.uk/theobserver/2002/jan/20/features.review97>. Acessado em 25 jan 2013
  • RICOEUR, Paul. A metáfora viva São Paulo: Loyola, 2000.
  • ______. Tempo e narrativa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
  • STEWART, Gaither. Federico Fellini - author of cinema. Southern Cross Review 2003. Disponível em: <http://www.southerncrossreview.org/26/fellini.htm>. Acessado em: 25 jan 2013.
  • TAVARES, Braulio (org.) Páginas de sombra: contos fantásticos brasileiros Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
  • TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica São Paulo: Perspectiva, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    Set 2013
  • Recebido
    Jul 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com