Open-access Política, comunicação e discursos de consumo: Bolsonaro Store e a mobilização conservadora1

Politics, communication, and consumer discourses: Bolsonaro Store and conservative mobilization

RESUMO

Este artigo analisa as estratégias discursivas de convocação ao consumo da Bolsonaro Store, plataforma criada para comercializar produtos em homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, explora-se como as publicações no Instagram da loja articulam consumo político, comunicação e mobilização das bases. A análise das 301 postagens revelou que os produtos comercializados funcionam como símbolos ideológicos e dispositivos de memória, convocando o enunciatário a performar uma identidade conservadora e patriótica por meio de um viés maniqueísta e essencialista. O estudo mostra ainda como essas mercadorias materializam estratégias discursivas de engajamento contínuo, ancoradas em uma lógica de culto à personalidade, polarização política e mobilização permanente. Com isso, discutem-se aspectos contemporâneos do consumo político na reprodução e circulação de discursos conservadores, com foco em uma cena discursiva construída por meio de discursos de memória, pertencimento, oposição e provocação.

PALAVRAS-CHAVE
comunicação; consumo; política; discurso

location_on
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: galaxiapucsp@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro