Open-access Os ricos não veem TV: perspectivas dos coaches brasileiros sobre a relação entre televisão, sucesso e desenvolvimento pessoal

Rich people don’t watch TV: perspectives from Brazilian coaches on the relationship between television, success, and personal development

RESUMO

Este estudo analisa os discursos de coaches brasileiros em vídeos do YouTube sobre o hábito de assistir à TV. Utilizando a análise do discurso de inspiração foucaultiana (2009), examinamos como esse consumo é retratado como prejudicial, ligado à má gestão do tempo e visto como um obstáculo ao desenvolvimento pessoal. Exploramos os discursos que individualizam os impactos mentais da TV no contexto da cultura terapêutica promovida por esses indivíduos. Identificamos duas categorias principais: TV e vibração e TV e riqueza, que revelam as interconexões entre a cultura de aconselhamento e os discursos que desacreditam a TV, apresentando-a como uma prática cultural inferior, que reforça distinções de classe. Por fim, apontamos as problemáticas da responsabilização individual em atos corriqueiros como o hábito de assistir à televisão, que obscurece os fatores estruturais e sistêmicos que influenciam as trajetórias sociais e econômicas dos sujeitos.

PALAVRAS-CHAVE
coaches ; televisão; qualidade; consumo; sucesso

location_on
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: galaxiapucsp@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro