RESUMO
A música nos filmes do cineasta autoral turco Nuri Bilge Ceylan se caracteriza pela parcimônia e pela frequência de repertório clássico ocidental, em uso estético semelhante ao do cineasta francês Robert Bresson. Em Sono de inverno (2014) e A árvore dos frutos selvagens (2018), de Ceylan, há a repetição da mesma música em filmes com longos diálogos, numa virada verborrágica na cinematografia do diretor, anteriormente caracterizada por diálogos esparsos. O objetivo deste trabalho é considerar as relações entre música e diálogo na estrutura desses dois filmes. Tal como em Pickpocket (Robert Bresson, 1959), muitos diálogos dos dois filmes de Ceylan funcionam como batalhas verbais, e os trechos de música são momentos de deslocamentos do personagem e/ou de introspecção. Como metodologia, fazemos análise fílmica dos trechos com música e dos diálogos a eles conectados, relacionando-os dentro do esquema narrativo geral do filme.
PALAVRAS-CHAVE
música; Nuri Bilge Ceylan; diálogo; narrativa; Robert Bresson
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: Sono de inverno
Fonte: Sono de inverno
Fonte: Sono de inverno e Climas
b A árvore dos frutos selvagens