Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre o discurso didático científico e o discurso jornalístico na revista Recreio

The relationship between the didactic-Scientific and the journalistic discourses in Recreio magazine

Resumo:

Este estudo tem como objeto a Recreio, revista semanal direcionada para crianças. Partimos do pressuposto de que é no interdiscurso que se constitui o jornalismo infantil da revista. Primeiramente, num estudo mais amplo e anterior a este, identificamos seis gêneros discursivos presentes na Recreio: o publicitário, o científico, o didático, o de entretenimento, o discurso sobre a própria revista e o jornalístico, considerado o primeiro. Neste estudo, utilizando conceitos da análise do discurso (AD) francesa, examinamos especialmente o discurso didático científico – na união desses dois gêneros – em sua aproximação com o jornalístico, trazendo o exemplo da análise de um texto.

Palavras-chave:
jornalismo infantil; revista Recreio; discurso didático científico; interdiscurso

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com