RESUMO
Este trabalho problematiza a noção de hegemonia na construção do conceito de desqualificação da política, com base na análise de produções audiovisuais ficcionais seriadas brasileiras contemporâneas. No seu percurso teórico-metodológico, o papel da noção de hegemonia na elaboração do conceito de desqualificação da política será organizado pela articulação entre discussão teórica e objeto empírico, por meio, respectivamente, da revisão bibliográfica e da análise pontual de três seriados. Estruturamos o texto em três partes, além da introdução e das considerações finais. Na primeira parte, é desenvolvida uma discussão sobre a formação conceitual da hegemonia no âmbito das suas relações com o campo da comunicação. Na segunda parte, por sua vez, os conceitos de hegemonia e desqualificação da política são relacionados ao cenário produtivo e estético-narrativo do audiovisual ficcional seriado brasileiro contemporâneo, enquanto a terceira desenvolve uma breve análise de três produções seriadas nacionais. Em um movimento de diálogo entre marco teórico e objeto empírico, destacamos que um estudo complementar dessas três obras audiovisuais permite compreender a multiplicidade de formas de uma construção hegemônica, cujo foco central está na desqualificação da política, em um contexto de transformação e complexidade das mudanças sociais e um sentimento de descrença e revolta com a política, especialmente enquanto atividade institucional, vista de forma preponderante como corrompida, corruptora e ineficiente.
PALAVRAS-CHAVE
hegemonia; comunicação política; movimentos políticos; cultura contemporânea; materiais audiovisuais
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Fonte: DVD de O brado retumbante (2012).
Fonte: Divulgação/Netflix.
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