Acessibilidade / Reportar erro

Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista

Speak, Lola, speak: discursive strategies of a feminist blog

Resumos

Este artigo procurou dar luz às estratégias discursivas do blog feminista escreva Lola escreva a partir da teoria dos contratos comunicacionais Charaudeau. Tal contrato é pautado nos dados externos - condição de identidade, finalidade, propósito e dispositivo - e internos - espaço de locução, relação e tematização - do discurso. Para identificar as características do contrato foi analisada uma amostra de 102 textos que versavam sobre a influência do discurso midiático na manutenção das características patriarcais da sociedade brasileira. Verificou-se que o blog criticou mais frequentemente (38,61%) o tratamento dos casos de violência contra a mulher, procurando trazer à tona a responsabilidade da mídia na chamada "cultura do estupro". Concluiu-se que o contrato firmado entre o blog e seu público é pautado em uma relação bidirecional, visando difundir uma cultura de consumo crítico das informações.

crítica de mídia; gênero; contratos comunicacionais


This article seeks to shed light on the discursive strategies of the feminist blog escreva Lola escreva, based on Patrick Charaudeau's theory of Communication Contracts. Such contracts are based on external (condition of identity, purpose, content and material circumstances) and internal information (locutory space, relationship and theming) about the discourse. To identify the characteristics of the contract, an analysis is made of a sample of 102 texts about the influence of media discourse on the maintenance of the patriarchal characteristics of Brazilian society. It was found that the blog most often (38.61%) criticizes the handling of cases of violence against women, seeking to bring to light the media's responsibility for the so-called "rape culture." It was concluded that the agreement between the blog in question and its audience is based on a two way relationship imed at disseminating a culture of critical consumption of information.

criticism of media; gender; communication contracts


  • AYALA, J. G. Lenguaje periodístico y discriminación de género. In: PLAZA, J. F.; DELGADO, C. (orgs.). Género y comunicación. Madrid: Fundamentos, 2007.
  • AZNAR, H. Ética de la comunicación y nuevos retos sociales Códigos y recomendaciones para los medios. Barcelona: Paidós, 2005.
  • BYERLY, C. M; ROSS, K. Women and Media: A critical Introduction. Oxford: Blackwell, 2006.
  • CARLIN, D. B.; WINFREY, K. L. Have you come a long way, baby? Hillary Clinton, Sarah Palin, and Sexism in 2008 Campaign Coverage. Communication Studies, 60 (4), p. 326-343, 2009.
  • CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias São Paulo: Contexto, 2007.
  • ______. Las emociones como efectos de discurso. Revista Versión, n. 26, UAM, p. 97-118, jun. 2011.
  • CHRISTOFOLETTI, R. Ver, olhar, observar. In: CHRISTOFOLETTI, R.; MOTTA, L. G. (orgs.). Observatórios de mídia. Olhares da cidadania. São Paulo: Paulus, 2008.
  • COSTA, M. M. M. et al. Discurso e poder: a midiatização das relações de gênero. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, Santa Maria. Anais... Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 30-31 maio e 1 jun. 2012.
  • EGYPTO, L.; MALIN, M. Um observatório, mais observatórios. In: CHRISTOFOLETTI, R.; MOTTA, L.G. (orgs.). Observatórios de mídia. Olhares da cidadania. São Paulo: Paulus, 2008.
  • FUNCK, S. B.; WIDHOLZER, N. (orgs.). Gênero em Discursos da Mídia. Florianópolis/ Santa Cruz do Sul: Ed. Mulheres/ EDUNISC, 2005.
  • HELDMAN, C. From Ferraro to Palin: Sexism in Media Coverage of Female Vice Presidential Candidates. In: PRESENTEDAT THE AMERICAN POLITICAL SCIENCE ASSOCIATION. Anais... Toronto, Canada, 2009.
  • JALALZAI, F. Women candidates and the media: 1992-2000 elections. Politics and policy, 34, p. 606-633, 2006.
  • JOST, F. La promesse des genres. Réseaux, Paris, n. 81, jan-fev., 1987.
  • MAGER, J.; HELGESON, J. Fifty years of advertising images: some changing perspectives on role portrayals along with enduring consistences. Sex Roles, 64, p. 238-252, 2011.
  • McCHESNEY, R. W. Rich media, poor democracy: communication politics in dubious time. Urbana: University of Illinois Press, 1999.
  • PACK, H. et al. Examination of gender-role portrayals in television advertising across seven countries. Sex Roles, 64, p. 192-207, 2011.
  • PLAZA, J. F.; DELGADO, C. Prefácio. In:_____ (orgs.). Género y comunicación. Madrid: Fundamentos, 2007.
  • PRIMO, A. Interney Blogs como micromídia digital: elementos para o estudo do encadeamento midiático. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAçãO NACIONALDOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 17, São Paulo. Anais... São Paulo, p.1-17, 2008.
  • PULEO, A. H. Introducción al concepto de género. In: PLAZA, J. F.; DELGADO, C. (orgs.). Género y comunicación Madrid: Fundamentos, 2007.
  • RAMONET, I. Meios de comunicação: um poder a serviço de interesses privados? In: MORAES, D.; RAMONET, I.; SERRANO, P. Mídia, poder e contrapoder. Da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo/ Rio de Janeiro: Boitempo/ Faperj, 2013.
  • ROCHA, E. A mulher, o corpo e o silêncio: a identidade feminina nos anúncios publicitários. Revista Alceu, v. 2, n. 3, jul/dez., 2001.
  • VERÓN, E. El análisis del contrato de lectura, un nuevo método para los estudios de posicionamiento de los soportes de los media. In: Les medias: experiences, recherches actuelles, aplications. Paris: IREP, 1989.
  • YRACHE JIMENÉZ, L. Imagen de la mujer y el hombre en publicidad. In: PLAZA, J. F.; DELGADO, C. (orgs.). Género y comunicación. Madrid: Fundamentos, 2007.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    Maio 2014
  • Recebido
    Mar 2014
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com