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A cavalaria como imagem de mundo: manu militari e ambivalências ético-políticas1 1 Uma versão anterior do texto foi comunicada e consta dos Anais do XXIV Encontro Anual da Compós de 2015, ocorrido em Brasília. Em 2016 seu teor foi comunicado no II EMiCult da Unipampa, em São Borja-RS. No mesmo ano, palestrei sobre seu conteúdo no mestrado em Sociologia Política da Universidad Nacional de Asunción, Paraguai.

Cavalry as world image: manu militari and ethical-political ambivalences

Resumo

O texto circunscreve aspectos da complexidade significacional de uma fotografia que, em sua circulação, atravessou um século e meio acumulando sedimentos oriundos da vida pública brasileira. Ao conectar imagem e imaginário, a fotografia dos oito cavaleiros converteu-se num objeto simbólico. Em meio à ambivalência em que se inscreve, consagrou-se como imagem fundadora que, partindo da ordem familiar, social e política, concede precedência ao militarismo e o concebe como um poder organizador na vida republicana brasileira.

Palavras-chave
imagem; fotografia; imaginário; militarismo; cavalaria

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