Acessibilidade / Reportar erro

“De westeros no #vemprarua à shippagemdo beijo gay na TV brasileira”. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital1 1 Este texto foi originalmente apresentado no GP Cibercultura do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2014 em Foz do Iguaçu, porém sofreu alterações a partir das discussões travadas naquele fórum.

"From Westeros' #vemprarua to the shipping of the gay kiss on brazilian TV". Fan activism: concepts, resistances and practices in digital culture.

Resumo:

A partir do entendimento de que o ativismo de fãs é uma forma de resistência no âmbito criativo e cultural, buscamos aqui discutir a mobilização desses grupos de fãs em prol de seus ídolos, bem como discutir sobre como a busca por intimidade e a relação de proximidade celebridade/fã são propulsoras de uma série de atividades que delineiam, (re)definem e ultrapassam as fronteiras do fandom. Observamos, a partir de reflexão teórica sobre tais fenômenos e discussão de exemplos do cotidiano, como o rico universo das práticas e produções digitais desse universo – fanfics, fanvids, fanzines, etc. – produzem eventos socioculturais – "rolezinho", crowdfunding, fanmades em protestos – ressignificando o que entendemos como resistência e problematizando a dualidade existente entre o "mundo do consumo e da cultura pop" e o "mundo da cidadania".

Palavras-chave:
ativismo de fãs; cultura digital; resistência; cultura pop

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com