Acessibilidade / Reportar erro

Modalidades e derivações da comunicação no mundo da vida: sentidos, experiência e interação1 1 Uma versão prévia deste texto foi apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicação do XXII Encontro Anual da Compós, na Universidade Federal da Bahia, Salvador, de 04 a 07 de junho de 2013. Os autores agradecem aos pareceristas anônimos de Galáxia pelas contribuições dadas ao texto.

Modalities and offshoots of communication in the life-world: meaning, experience, interaction

Resumo

Este trabalho delineia algumas perspectivas do conceito de comunicação a partir da noção fenomenológica de “mundo da vida”, procurando destacar sua natureza ontologicamente comunicacional deste último. A partir de uma discussão teórico-crítica dos conceitos, busca-se indicar algumas articulações possíveis. O argumento se desdobra em três principais direções: (1) são discutidos alguns aspectos do conceito de “mundo da vida”, sublinhando seu aspecto relacional-comunicativo; (2) a partir daí, destaca-se o conceito de “comunicação” pautado nessa noção fenomenológica e (3) são delineadas algumas das relações entre essa abordagem fenomenológica e alguns aspectos do pensamento comunicacional. Finalmente, são discutidos alguns problemas e limites dessa perspectiva de formulação de um conceito de comunicação.

Palavras-chave
comunicação; epistemologia; fenomenologia

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com