Acessibilidade / Reportar erro
Galáxia (São Paulo), Volume: 14, Número: 28, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Prado, José Luiz Aidar
  • Subjetividade e intersubjetividade entre semiótica e fenomenologia Artigos

    Marsciani, Francesco

    Resumo em Português:

    Uma teoria semiótica da subjetividade não pode prescindir de uma consideração radical da dimensão intersubjetiva que representa, na perspectiva fenomenológica, a instância constitutiva do sentido do mundo. A teoria da significação ainda não conciliou-se suficientemente com esta opção fundamental: uma teoria da enunciação, por exemplo, se encontra até agora presa na alternativa entre uma percepção egológica da produção do sentido e uma concepção verdadeiramente intersubjetiva. Um entendimento radicalmente intersubjetivo da constituição de sentido deve integrar, na teoria da enunciação, uma autêntica teoria da alteridade, na qual se pode descrever a produção de intenções comunicativas a partir de uma intencionalidade transcendental mais fundamental.

    Resumo em Inglês:

    A semiotic theory of subjectivity cannot prescind from a radical consideration of the intersubjective dimension, which, from the phenomenological perspective, represents the constitutive instance of the meaning of the world. The theory of signification has yet to come to terms with this fundamental option: the theory of enunciation, for example, is still tied to the alternative between an egological perception of the production of meaning and a truly intersubjective conception. A radically intersubjective understanding of the constitution of meaning must, in the theory of enunciation, include an authentic theory of alterity in which the production of communicative intentions can be described based on a more fundamental transcendental intentionality.
  • Wikileaks: costruire la trasparenza - analisi del video "Collateral Murder"

    Pezzini, Isabella

    Resumo em Italiano:

    L'articolo esamina la strategia comunicativa adottata da Wikileaks in occasione della diffusione del video "Collateral murder" (3 aprile 2010), in cui denunciava il comportamento dell'aviazione americana nella guerra in Iraq e si proponeva come un nuovo soggetto della controcomunicazione globale. Analizzando i modi in cui il video fu costruito a partire dalle registrazioni delle azioni militari sottratte agli stessi USA, emerge il rovesciamento narrativo che Wikileaks riuscì a ottenere, presentando la propria struttura come il vero Destinante custode dei valori condivisi dall'opinione pubblica mondiale, smascherando viceversa gli USA come Antidestinante.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the communication strategy adopted by WikiLeaks at the time of the dissemination of the video "Collateral Murder" (3 April 2010), which denounces the behavior of the American air force during the war in Iraq and presents itself as a new instrument for global counter-information. Analyzing the ways in which the video was created based on records of military operations stolen from the USA itself, this article describes the counternarrative discovered by WikiLeaks, which presents its own structure as the true destinator of the values shared by global public opinion, while unmasking the USA as the anti-destinator.
  • Na distância do preconceituoso: narrativas de bullying por celebridades e a subjetividade contemporânea Artigos

    Vaz, Paulo Roberto Gibaldi

    Resumo em Português:

    Este texto propõe como um sintoma do modo contemporâneo de produção de subjetividade as narrativas de celebridade afirmando terem sido vítimas de bullying. Sintoma porque essas narrativas dimensionam a distância do preconceituoso como modo de se pensar o que se deseja e o que se pode ser. Modo contemporâneo porque substitui a distância do anormal, apresentada como o modo moderno de produção de subjetividade. Para situar historicamente a substituição, o texto descreve a história das transformações semânticas no conceito de bullying. Por fim, será proposto o conceito de vergonha reflexiva como emoção experimentada quando o indivíduo se pensa na distância do preconceituoso.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes that celebrities' claims of being victims of bullying are a symptom of the contemporary mode of production of subjectivity. These narratives are a symptom because they portray distancing from bigotry as a way of thinking what one wishes and what one can be. Their mode is contemporary because it substitutes the distancing from the abnormal, which is presented as the modern mode of production of subjectivity. To place this substitution in a historical context, a brief description is given of the history of semantic transformations in the concept of bullying. Finally, the concept of reflexive shame is proposed as the emotion experienced when a person distances himself from intolerance.
  • Celebridade e contexto contemporâneo Artigos

    Simões, Paula Guimarães

    Resumo em Português:

    A proposta deste artigo é discutir o poder hermenêutico de uma celebridade (entendida a partir do conceito de acontecimento), a fim de apreender o que ela revela acerca do contexto contemporâneo. A partir disso, procura-se perceber alguns dos traços da vida social moderna que emergem da trajetória de uma celebridade específica: o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. A análise mostra o poder hermenêutico de Ronaldo, ou seja, o modo como sua trajetória revela traços da vida social contemporânea. O individualismo, o machismo, a ênfase em um ideal de masculinidade heteronormativo, as mudanças na construção das relações amorosas, assim como a imbricação entre as vidas pública e privada são alguns dos traços da sociedade moderna que puderam ser percebidos na análise aqui realizada.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the hermeneutic power of a celebrity (seen from the concept of event), seeking to understand what it reveals about the contemporary context. Based on this premise, we attempt to recognize some aspects of contemporary social life that emerge from the trajectory of a specific celebrity: the former soccer player Ronaldo Fenômeno. This analysis brings to light the hermeneutic power of Ronaldo, i.e., how his life story reveals characteristics of contemporary social life. Individualism, machismo, emphasis on a heteronormative ideal, shifts in the construction of romantic relationships, and the overlapping spheres of public and private life, are some important aspects of contemporary society revealed by this analysis.
  • Imersão em games narrativos Artigos

    Fragoso, Suely

    Resumo em Português:

    O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realidade. Duas características das narrativas midiáticas interativas - o exercício da agência e as disparidades entre as interfaces de hardware e software - evidenciam o caráter ativo do envolvimento do público com as representações midiáticas. Propõe-se que, no caso dos games, essa habilidade que permite agir simultaneamente no mundo do jogo e no mundo real estaria melhor caracterizada como uma encenação de crença.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the expressions used to refer to the experience of immersive in narrative games. The starting point is a review of the meanings associated with the suspension of disbelief in literature, cinema and television, challenging the myth of the naïve audience that cannot distinguish between representation and reality. Two characteristics of interactive media narratives - the possibility of agency and the disparities between hardware and software interfaces - reveal the active nature of the audience's involvement with media representations. It is proposed that, in the case of games, this ability, which allows for simultaneous actions in the world of games and in the real world, is better described as a performance of belief.
  • Imagem-performada e imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos espectros da ditadura Artigos

    Martins, Andrea França; Machado, Patricia

    Resumo em Português:

    A reivindicação da memória da Ditadura Civil-Militar no cinema brasileiro contemporâneo se intensifica. Este artigo retoma documentários da década de 1980, ideias e autores já explorados anteriormente para se ater à discussão do uso de depoimentos e imagens da época da ditadura na produção audiovisual recente e ainda seu modo de assumir performativamente a falta - de documentos, de memória, de imagens. Uma longa viagem e Que bom te ver viva (ambos de Lucia Murat), entre outros, serão analisados a partir dessas questões.

    Resumo em Inglês:

    The vindication of the memory of the Civil-Military Dictatorship in contemporary Brazilian cinema intensifies. This article recollects documentaries of the 1980s, and ideas and authors that have been examined before in order to attain to discuss the use of testemonies and film footage from the period of the dictatorship on recent audiovisual production, and their mode of performatively assuming the lack - of documents, memory, and images. Uma longa viagem [A Long Journey] and Que bom te ver viva [How Nice to See You Alive], both by filmmaker Lucia Murat, will be analyzed, among others, from the standpoint of these issues.
  • Cinema e contraluz: limiares da repressão na cultura midiática argentina Artigos

    Serelle, Márcio

    Resumo em Português:

    Este artigo busca examinar em filmes argentinos (notadamente valentín, Kamchatka e O segredo dos seus olhos) o procedimento da contraluz, entendido como um modo de composição narrativa em que eventos relacionados a ditaduras e outras formas de repressão movem-se no escuro, porém atuando agudamente sobre a trajetória das personagens. A partir de uma breve recuperação do movimento de internacionalização da cinematografia argentina, que, já em meados de 1980, articula estruturas dramáticas convencionais e denúncia política, pretende-se analisar o modo como parte do cinema deste século representa a violência de estados autoritários. Seja pelo investimento imaginativo, pela metalinguagem ou pela alegoria, essas narrativas renunciam às imagens explícitas da violência dos aparatos repressores e engendram dramaturgias de grande eficácia comunicacional. Coloca-se, assim, em discussão, a capacidade reflexiva desses filmes no que se refere às relações entre o ficcional, o midiático e o social.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the backlighting technique used in Argentine movies (mainly valentín, Kamchatka, and The Secret in Their eyes), seen as a kind of narrative composition in which events related to dictatorships and other forms of repression operate in the dark, but strongly affect the fate of the characters. Starting from a brief overview of the internationalization of the Argentine film industry, which, as early as the mid-1980s, had already articulated conventional dramatic structures and political denunciation, this study analyzes how part of the cinema of this century represents the violence of authoritarian states. Be it through imaginative investment, metalanguage, or allegory, these narratives renounce graphic images of the violence of repressive apparatuses and create dramaturgical compositions of highly effective communication. Thus, this work discusses the reflective capacity of these films as it pertains to the relationship between the fictional, mediatic and social contexts.
  • O horror como performance da morte: José Mojica Marins e a tradição do Grand Guignol Artigos

    Piedade, Lucio de Franciscis dos Reis; Cánepa, Laura Loguercio

    Resumo em Português:

    O artigo analisa aspectos da trilogia de Zé do Caixão, dirigida por José Mojica Marins (composta pelos filmes À meia-noite levarei sua alma, 1964; esta noite encarnarei no teu cadáver, 1967; encarnação do Demônio, 2008), sob a perspectiva da encenação do horror, originada na tradição do teatro francês do Grand Guignol (1897-1962). Discute-se, também, como os elementos gráficos do horror foram inseridos e reciclados nesses filmes, conforme mudanças de paradigmas do gênero no cenário internacional desde os anos 1960.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses aspects of the "Coffin Joe" trilogy directed by José Mojica Marins (At Midnight I'll Take Your Soul, 1964; This Night I'll Possess Your Corpse, 1967; Embodiment of Evil, 2008), taking as its starting point the French tradition of the Theatre of the Grand Guignol (1897-1962). We also discuss how the graphic elements of horror were inserted and recycled in these films, according to paradigm shifts in the genre on the international scene since the 1960s.
  • Entre tecnicidades e ritualidades: formas contemporâneas de performatização da notícia na televisão Artigos

    Gutmann, Juliana Freire

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de contribuir para o refinamento metodológico da análise de programas televisivos, o artigo propõe uma abordagem dos telejornais que leve em conta sua dimensão comunicacional, privilegiando a interpretação de suas formas materiais, culturais e simbólicas. Analisa as performances do repórter que virtualizam posições para o espectador, constituindo espaços de subjetividade que contrastam com o discurso normativo sobre as práticas do campo. O artigo sugere um caminho para a análise televisiva que leve em conta o diálogo entre os estudos culturais e a semiótica e, pela demonstração do trabalho empírico, identifica articulações possíveis entre marcas formais instituídas e novas formas de performatização da notícia no telejornal de rede brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Seeking to contribute to the methodological refinement of the analysis of television shows, this paper proposes an approach to newscasts that considers the communication dimension and favors the interpretation of their material, cultural, and symbolic forms. This study focuses on analyzing reporters' performances that foster a virtual interaction with the viewer and generate subjective areas that contrast with the normative discourse on field practices. The article suggests a path to television analysis that considers the dialogue between cultural studies and semiotics. By presenting empirical work, it also identifies possible links between established formal marks and new forms of performance in the Brazilian television news network.
  • Dimensões de uma mecânica narrativa do traço no humor gráfico: estruturas episódicas elementares das tirinhas diárias Artigos

    Picado, Benjamim

    Resumo em Português:

    No presente artigo, propõe-se uma introdução aos esquemas narrativos elementares do humor gráfico, a partir de um exame sobre a economia interacional do sentido narrativo de tirinhas diárias de humor, publicadas diariamente em jornais: do ponto de vista teórico, pretende-se estabelecer a importância dos esquemas sequenciais e de seus princípios de causalidade (como aspectos que coligam a textualidade sequencial das ações narradas com os princípios de sua compreensão na experiência ordinária). Ainda assim, identificamos no modelo das gags visuais e verbais dessas tirinhas certos aspectos de uma funcionalidade disjuntiva da ação cômica, operando na dependência da causalidade originaria de certas situações cotidianas, mas também produzindo os acidentes sensório-motores e paradigmáticos, que caracterizam os gêneros do riso como fundados no aspecto da crítica à normalidade mecânica da vida comum.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses elementary narrative schemes of graphic humour, based on an examination of the interactional economy of the narrative meaning of comic strips published in daily newspapers. From a theoretical point of view, we aim to determine the importance of sequential schemes and their underlying principles of causality as aspects that link the sequential textuality of narrated actions to the principles of their understanding in ordinary experience. In the model of visual and verbal gags of these strips, we also identify certain disjunctive aspects of the humorous action, whose operation is dependent on the causality that originates certain everyday situations, and also produces the sensory-motor and paradigmatic events that characterize the genres of laughter as founded upon the aspect of criticism of the mechanical normality of ordinary life.
  • A impureza da imagem: estéticas intersticiais entre a fotografia analógica e digital Artigos

    Baio, Cesar

    Resumo em Português:

    O texto faz uma análise crítica da imagem digital tendo em vista os percursos e desvios do processo de assimilação da fotografia analógica pela base técnica numérica. Parte-se da filosofia do aparato de Flusser e do conceito de emulação de Foucault para pensar a digitalização ocorrida, na década de 1990, como um projeto industrial que visava, sobretudo, à emulação do analógico pelas tecnologias digitais. Passado esse momento histórico de transformações tecnológicas, uma análise distanciada permite levantar a hipótese de que a imagem fotográfica digital passa a assumir uma posição intersticial, entre a fulguração indicial e os algoritmos computacionais. De acordo com tal perspectiva, esse estado de impureza da imagem se tornaria, então, um elemento potencializador da criação artística, na medida em que abre um novo campo de exploração estética.

    Resumo em Inglês:

    A critical analysis is made of the digital image, given the incompleteness of the process of assimilation of analog photography by numerical technologies. Vilém Flusser's philosophical apparatus and Foucault's concept of emulation are employed here to interpret the digitization that occurred in the 1990s as an industrial project that was aimed primarily at the emulation of analog technologies by digital ones. After this historical moment of technological transformations, a detached analysis allows one to hypothesize that the digital photographic image begins to assume an interstitial position between indexical fulguration and computational algorithms. This perspective allows for a better understanding of image production in art, which does not entirely deny the indexicality of photography, but also refuses to ignore other possible contemporaneous modes of existence of the image.
  • Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson Artigos

    Alvim, Luíza

    Resumo em Português:

    O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utilizadas como música extradiegética e possuem aspectos formais que guardam analogias com sua distribuição nos respectivos filmes. Além disso, em Pickpocket, a música pré-existente de Lully também se relaciona com as vozes in e over. Na maioria das vezes, a voz in do final dos diálogos desencadeia os trechos de música, colocados em situações de movimento e com uma função semelhante ao divertimento na ópera barroca. Consideramos também as relações entre voz in e over e defasagens desta última com a ação e a imagem do diário do protagonista sendo escrito.

    Resumo em Inglês:

    The French director Robert Bresson was known for his creative use of sound elements and the scanty insertion of music in his films. In films produced during the intermediary phase of his career, such as A man escaped (1956), Pickpocket (1959) and Au hasard Balthazar (1966), preexisting classical music pieces, which contain formal aspects that are analogous to their distribution in the respective films, were used as non-diegetic music. Moreover, in Pickpocket, the preexisting music by Lully also relates to the voice-in and voice-over. The voice-in at the end of the dialogues usually triggers musical excerpts, which are inserted in situations of movement and whose function resembles that of divertissements in baroque opera. We also consider the relations between voice-in and voice-over and the lag between the latter and the action and the image of the main character's diary as it is being written.
  • The Numa Numa Dance e Gangnam Style: vídeos musicais no Youtube em múltiplas mediações Artigos

    Sá, Simone Pereira de

    Resumo em Português:

    O trabalho aborda os vídeos The Numa Numa Dance - vídeo amador cover precursor dos virais musicais, veiculado em 2004 por Gary Brolsma; e Gangnam Style, do Dj Psy - videoclipe oficial da canção do pop coreano e o vídeo mais visto da história do Youtube; buscando discutir os processos de mediação que envolvem a circulação desses vídeos em perspectiva comparada. A premissa central é a de que The Numa Numa Dance é precursor de uma categoria de vídeos musicais que nos ajuda a entender o sucesso de Gangnam Style posteriormente; e que ambos se inscrevem na mesma rede sociotécnica que articula amadores e profissionais, indústria cultural e usuários comuns e que, mapeadas, nos revelam aspectos importantes da cultura musical contemporânea circulando através das redes digitais.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the videos The Numa Numa Dance - a 2004 amateur video uploaded by Gary Brolsma and taken as a precursor of viral musical videoclips, and Gangnam Style, by Dj Psy - the official music video of a k-pop song and the most frequently watched videoclip in the history of YouTube, and discusses the mediation process whereby these videos circulate on YouTube from a comparative perspective. The core premise is that The Numa Numa Dance is the precursor of a category of music videos that later help us understand the success of Gangnam Style, and that they both fall within the same socio-technical network that links amateur and professional people, cultural industry and common users. Once they are mapped, these networks reveal important aspects of contemporary musical culture circulating through digital media.
  • Agenciamentos semióticos em ambientes de streaming de músicas: mente, aprendizado e continuidade Artigos

    Alzamora, Geane Carvalho; Cortez, Natália Moura Pacheco

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga os agenciamentos híbridos entre agentes de interface e agentes humanos nos ambientes sociocomunicacionais de streaming de músicas LastFM, Grooveshark e Deezer, com base nas noções de agenciamento (Deleuze e Guattari) e semiose (Peirce). O modelo peirceano da semiose é tomado como parâmetro conceitual para explicar o funcionamento do agenciamento híbrido entre homem e máquina nesses ambientes. Propõe-se a noção de agenciamento semiótico para compreender o aprendizado contínuo e aprimorado da máquina a partir das ações humanas nos ambientes pesquisados, assim como as articulações das ações humanas baseadas nos mecanismos de recomendação. As relações de continuidade entre as mentes dos agentes humanos e as dos agentes de interface são abordadas na perspectiva da Teoria do Sinequismo de Peirce, relacionada à sua noção de semiose.

    Resumo em Inglês:

    Based on the notions of agency (Deleuze and Guattari) and semiosis (Peirce), this paper discusses a study of the hybrid forms of interaction between interfaces and human agents in the music streaming environments LastFM, Grooveshark, and Deezer. The Peircean model of semiosis is taken as the conceptual framework to explain how the hybrid forms of agency interact at the interface between humans and machines. This paper proposes the notion of "semiotic agency" as a conceptual tool in the study of the learning processes whereby machines acquire knowledge about human preferences and decisions and are able to transform them into recommendations. The relationship of continuity between human minds and interface agents is discussed from the Peircean perspective of synechism and semiosis as a continuous process.
  • Interações no rádio musical expandido: um aporte etnográfico Artigos

    Kischinhevsky, Marcelo; Benzecry, Lena

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga práticas interacionais no rádio musical expandido (que abarca das ondas hertzianas à internet), a partir da análise do podcast Muqueca de Siri, dedicado ao samba. No percurso, discutimos a pertinência da abordagem etnográfica para pesquisas voltadas para recepção/ consumo de música via rádio, num novo ambiente midiático em que se multiplicam as possibilidades de produção e circulação de conteúdos sonoros, conformando comunidades de ouvintes que transitam entre os mundos on-line e off-line.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates interactional practices on expanded musical radio (from Hertzian airwaves to the Internet), taking as a case study the podcast Muqueca de Siri, which is dedicated to samba. Throughout the text, we discuss the pertinence of the ethnographic approach in researches about the reception/consumption of music radio in a new media environment with continually multiplying possibilities of sound production and circulation, shaping communities of listeners who switch between online and offline worlds.
  • O discurso dos #ProtestosBR: análise de conteúdo do Twitter Artigos

    Recuero, Raquel; Zago, Gabriela; Bastos, Marco Toledo

    Resumo em Português:

    O artigo foca na análise do discurso de mensagens no Twitter relacionadas aos protestos que ocorreram, em junho, no Brasil. Nosso objetivo é discutir as relações entre os conceitos e suas redes de sentido de forma a desvelar características e elementos que conformem padrões discursivos. Como principais resultados, discutimos o uso do Twitter para narrar os protestos e mobilizar as pessoas, mais do que efetivamente para discuti-los, bem como a presença de atores-chave, contextos e demandas, além do foco na narrativa ao vivo, o uso de hashtags panfletárias e a localização específica dos tweets.

    Resumo em Inglês:

    This paper focus on an analysis of the discourse of Twitter messages during the protests in Brazil during June 2013. Our objective is to discuss how the concepts relate to each other and form networks of meanings around the tweets about the protests. Our search for common characteristics and elements reveals how Twitter was used to describe the protests and to mobilize people rather than to discuss what was actually taking place. We describe the key actors, contexts and demands, as well as the focus on live narratives, #pamphleteer hashtags, and the specific location of tweets.
  • Na página ímpar, os jovens de 1968: publicidade e representações sociais nas revistas veja e realidade Artigos

    Pereira, Cláudia da Silva

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo analisar dez anúncios publicados nas revistas veja e realidade nos anos de 1967 e 1968, buscando compreender, a partir de um determinado contexto cultural, social e político, de que forma se constrói, na mídia, a ideia de juventude. A metodologia contou com revisão de literatura, pesquisa documental nas duas revistas e análise das representações midiáticas acerca da cultura, valores e práticas dos jovens. Como resultado, estabeleceram-se algumas possíveis categorias de tipos ideais presentes na narrativa publicitária. Percebe-se, ao longo da análise, que a mídia se apropria de valores positivos atribuídos aos jovens, ao mesmo tempo que contribui para a fixação da oposição entre jovens e adultos.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes 10 ads published in the magazines veja and realidade in 1967 and 1968, seeking to understand how the notion of youth is constructed by the media within a particular cultural, social and political context. The methodology consists of a literature review, a documentary research of the two magazines, and an analysis of the media representations of youth culture, values and practices. This leads to the establishment of several possible ideal-type categories that are present in the advertising narrative. Throughout the analysis, one finds that the media uses positive values attributed to youth, while contributing to cement the opposition between youth and adult.
  • Circulação de artefatos entre cosplayers de Beagá e Vitória Artigos

    Nunes, Mônica Rebecca Ferrari

    Resumo em Português:

    Este paper cartografa alguns acontecimentos relevantes para a compreensão da cena cosplay na região Sudeste do Brasil. Registra parte da interpretação dos dados coletados no Anime Fest winter, Belo Horizonte (MG), 2013, e vitória Anime Show, Vitória (ES), 2013, realizando uma análise comparativa e considerando a heterogeneidade da cena cosplay. Os estudos sobre a cidade contemporânea e as noções de circulação, assim como pesquisas sobre culturas juvenis articulam-se às reflexões sobre consumo material e midiático nesta cena, compondo a fundamentação teórica e metodológica sobre a qual se assenta este trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This paper maps some relevant events for an understanding of the cosplay scene in Brazil's southeastern state capitals. It discussespart of the interpretation of data collected during the Anime Winter Fest in Belo Horizonte, MG, in 2013, and the Vitória Anime Show in Vitória, ES, in 2013, based on a comparative analysis and considering the heterogeneity of the cosplay scene. Studies about the contemporary city and notions about circulation, as well as research about youth culture, are linked with reflections about material and media consumption in the cosplay scene, forming the theoretical framework and methodology on which this study is based.
  • Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista Artigos

    Rizzotto, Carla Candida

    Resumo em Português:

    Este artigo procurou dar luz às estratégias discursivas do blog feminista escreva Lola escreva a partir da teoria dos contratos comunicacionais Charaudeau. Tal contrato é pautado nos dados externos - condição de identidade, finalidade, propósito e dispositivo - e internos - espaço de locução, relação e tematização - do discurso. Para identificar as características do contrato foi analisada uma amostra de 102 textos que versavam sobre a influência do discurso midiático na manutenção das características patriarcais da sociedade brasileira. Verificou-se que o blog criticou mais frequentemente (38,61%) o tratamento dos casos de violência contra a mulher, procurando trazer à tona a responsabilidade da mídia na chamada "cultura do estupro". Concluiu-se que o contrato firmado entre o blog e seu público é pautado em uma relação bidirecional, visando difundir uma cultura de consumo crítico das informações.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to shed light on the discursive strategies of the feminist blog escreva Lola escreva, based on Patrick Charaudeau's theory of Communication Contracts. Such contracts are based on external (condition of identity, purpose, content and material circumstances) and internal information (locutory space, relationship and theming) about the discourse. To identify the characteristics of the contract, an analysis is made of a sample of 102 texts about the influence of media discourse on the maintenance of the patriarchal characteristics of Brazilian society. It was found that the blog most often (38.61%) criticizes the handling of cases of violence against women, seeking to bring to light the media's responsibility for the so-called "rape culture." It was concluded that the agreement between the blog in question and its audience is based on a two way relationship imed at disseminating a culture of critical consumption of information.
  • A expansão da teoria do agenda-setting em sistemas informativos da Web Artigos

    Silva, Jan Alyne Barbosa e

    Resumo em Português:

    O artigo parte da premissa de que boa parte das interpretações e críticas direcionadas à teoria do agenda-setting se concentram mais nos enunciados referentes às conclusões mais gerais sobre as pesquisas em agenda-setting e menos em seus fundamentos, limites e condições de validade. Por outro lado, defende-se a legitimidade de algumas críticas direcionadas à teoria, e mais especificamente, as relacionadas à concepção da natureza das agendas, aos métodos pelos quais elas são investigadas, bem como ao modo como se operacionaliza a relevância (salience) dos temas e predicados. Pretende-se, nesse sentido, apontar para a superação de algumas destas críticas, por ocasião da sistematização de possibilidades da expansão do paradigma, em suas dimensões centrípeta e centrífuga, quando investigadas através de sistemas e ambientes da Web.

    Resumo em Inglês:

    This article starts from the premise that a considerable part of the interpretations and criticisms of the agenda-setting theory focus on statements about the most general conclusions in agenda-setting research rather than on its fundamentals, limits and conditions of validity. On the other hand, it defends the legitimacy of some criticisms of the theory, more specifically those related to the design of agenda-setting research, the methods whereby it is investigated, and how the relevance (salience) of its themes is presented. In this regard, the intention is to point out how some of these criticisms have been overcome through the systematization of some possibilities for the expansion of the centripetal and centrifugal dimensions of this paradigm when investigated by means of WWW systems and environments.
  • Ex isto, de Cao Guimarães, e o ultrapassamento de si Artigos

    Almeida, Rafael de

    Resumo em Português:

    Este ensaio dedica-se ao filme Ex Isto (2010), de Cao Guimarães, dando maior relevo em seu percurso analítico ao modo como o corpo performático do ator desfaz-se de si para dar forma à existência da imagem do personagem real interpretado, bem como à maneira pela qual a obra se constrói, operando passagens entre a literatura e o cinema, o documentário e a ficção, a vida e a imagem.

    Resumo em Inglês:

    This essay focuses on the film Ex It (2010), by Cao Guimarães, with emphasis on an analysis of how the actor transcends himself to give shape to the existence of the image of the real character he interprets, and the way in which the film develops, passing from literature to cinema, documentary to fiction, and life to image.
  • Centro de Pesquisas Sociossemióticas: duas décadas de trabalho coletivo Resenhas

    Landowski, Eric
  • Novos tempos e novos limites nas políticas de vida e saúde Resenhas

    Jacobini, Maria Lucia

    Resumo em Português:

    Com A política da vida própria, Rose propõe um mapeamento do pensamento sobre as transformações recentes nas ciências da vida. Pensando através dos últimos séculos, o autor discute as mudanças políticas relacionadas às percepções sobre corpo, medicina, doenças, descobertas científicas, indústria farmacêutica e seus efeitos sobre a concepção de sociedade ocidental.

    Resumo em Inglês:

    With The politics of life itself, Rose proposes to map the knowledge related to recent transformations in life sciences. Thinking through the past few centuries, the author discusses the policy changes concerning perceptions about the body, medicine, diseases, scientific discoveries, pharmaceutical industry and its effects on the conception of modern Western society.
  • Para politizar o mundo das coisas Resenhas

    Balbi, Thiago Machado

    Resumo em Português:

    Esta resenha apresenta A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura, de André Lemos, levantando seus principais aspectos. Em constante diálogo com a teoria de Bruno Latour, além de outros autores com afinidades, Lemos oferece ao leitor brasileiro mais do que um livro sobre cibercultura, ele oferece uma profunda reflexão sobre a comunicação e hibridização entre as pessoas e as coisas, isto é, humanos e não-humanos, ao tratar das consequências políticas, éticas e pedagógicas dos híbridos na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This review presents A comunicação das coisas: teoria atorrede e cibercultura [The communication of things: Actor-network theory and cyberculture], by André Lemos, raising its key aspects. In a constant dialogue with Bruno Latour's theory, and other like-minded authors, Lemos offers to Brazilian readers more than a book about cyberculture, but a deep reflection about communication and hybridization between people and things, namely, humans and non-humans, dealing with the political, ethical and pedagogical consequences of the hybrids in society.
  • A presença do novo na publicidade contemporânea: relações semióticas e de marketing e a inovação na comunicação automobilística brasileira Resenhas

    Pereira, Tatiana Rovina Castro

    Resumo em Português:

    O que é o novo no viver contemporâneo? E como as manifestações da publicidade fazem o sujeito consumidor sentir e apreender a inovação dos produtos e marcas, em um tempo-agora em que as novidades são discursivizadas à exaustão? João Ciaco competencializa o leitor e o acompanha por relações semióticas, do marketing e da comunicação (tomando como corpus a propaganda automobilística brasileira mais recente) para, unidos, sentirem o novo - em uma análise que é, afinal, do próprio sentido vivido na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    What is new in contemporary living? And how do the manifestations of advertising make consumers feel and grasp the innovativeness of products and brands in the present time, in which novelties are discursivized to exhaustion? John Ciaco enlightens the reader, giving him a semiotic tour of marketing and communication (taking as corpus the latest Brazilian automotive advertising) so that, together, they can feel the new - in an analysis which, ultimately, is about the actual meaning experienced in contemporaneity.
  • Os primeiros filmes de Joaquim Pedro de Andrade: história e linguagem Resenhas

    Oliveira, Tatiana Pontes de

    Resumo em Português:

    Em Joaquim pedro de Andrade: primeiros tempos são analisados quatro filmes do diretor cinemanovista. A partir de um levantamento histórico, o foco de análise recai sobre o período de formação e os filmes iniciais do cineasta. Destacam-se suas reflexões sobre as relações entre o cinema de ficção e o documentário, e as especificidades da linguagem cinematográfica.

    Resumo em Inglês:

    Joaquim pedro de Andrade: primeiros tempos (early days) four films by this "Cinema Novo" director are analyzed. From a historical research, the analysis focus is on this filmmaker's training period and his initial films. His reflections on relations between fiction cinema and documentary, besides the specificities of the cinematographic language are highlighted.
  • Comunicação ao plural: teorias, métodos e perspectivas Resenhas

    Demuru, Paolo

    Resumo em Português:

    O livro oferece uma panorâmica das atuais perspectivas e abordagens de pesquisa no campo da comunicação. Transitando entre diversos objetos e disciplinas - semiótica, jornalismo, antropologia, etc. - os nove textos aqui reunidos trazem questionamentos importantes a respeito das metodologias utilizadas pelos pesquisadores da área. Além de sua contribuição para a discussão metodológica, destaca-se, nesta resenha, um implícito posicionamento epistemológico, pelo qual não existem objetos definidos a priori, mas sim maneiras multíplices de construí-los e interrogá-los.

    Resumo em Inglês:

    The book provides an overview of current perspectives and approaches in the field of communication. Addressing different objects and moving through different areas - semiotics, journalism, anthropology, etc. - this collection of nine texts raises important questions about the methods used by researchers. In addition to its contribution to the debate on methodology, this review highlights an implicit epistemological assumption, according to which there are no aprioristically defined objects, but rather, multiple ways of building them and questioning them.
  • Conhecimento em comunicação em dez respostas Resenhas

    Giannotti, Regina Helena

    Resumo em Português:

    O livro discute a necessidade das pesquisas em comunicação se debruçarem sobre os processos relacionais existentes entre os objetos empíricos e epistemológicos, observando os contornos que o objeto de comunicação vai adquirindo na medida em que as diferentes perspectivas de análise são utilizadas na "observação". Reúne reflexões de dez autores do grupo de trabalho sobre Epistemologia em Comunicação da Compós, instigando os demais pesquisadores a avaliarem tanto o conhecimento que é produzido quanto a escolha do método.

    Resumo em Inglês:

    This work discusses the need of research in communication look over existing relational processes between the empirical and epistemological objects observing the contours that an object of communication acquires as a relational processes while different perspectives of analysis are used in the observation. Gathers reflections from ten different authors of the Working Group on Communication in Epistemology urging other researchers to assess both knowledge that is produced as the choice of method.
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com