Galáxia (São Paulo), Issue: 29, Published: 2015
  • Regimes de espaço1 Artigos

    Landowski, Eric

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Baseada num modelo geral da interação, a presente análise tenta dar conta da diversidade dos modos de apreensão do espaço no plano da experiência vivida. Ela conduz à definição de quatro configurações que correspondem a outros tantos regimes de relação com o mundo. O espaço convencional da circulação dos valores toma a forma de uma rede encarnada hoje pela Internet. O espaço operacional do domínio sobre as coisas é o do manejamento dos objetos num ambiente material visto como um tecido de relações estáveis e inteligíveis. O espaço experimentado do movimento dos corpos, ao qual se pode dar como emblema a voluta, traduz a dinâmica das relações sensíveis entre si e o outro. O espaço existencial é aquele da nossa presença num universo sem limites que ninguém pode, propriamente falando, se representar mas que nem por isso deixa de sustentar a arte e o pensamento: sua figura é o abismo.

    Abstract in English:

    Abstract: Based on a general model of interaction, the present analysis attempts to account for the diversity of the ways space may be apprehended in lived experience. It leads to the definition of four configurations that correspond to as many regimes of relation with the environing world. The conventional space of the circulation of values takes the archetypical shape of the net (incarnated today by Internet). The operational space is that of our dealing with objects within a material environment seen as a tissue of stable and intelligible relations. The experienced space of bodies' movement, to which one may give as an emblem the spiral, expresses the dynamics of sensitive relationships between the self and the other. The existential space is that of our presence in a universe without boundaries, which no one can properly represent oneself but that nonetheless haunts art and thought: its figure is the abyss.
  • Semiótica da cidade: corpos, espaços, tecnologias1 Artigos

    Marrone, Gianfranco

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A cidade é feita de espaços, corpos, tecnologias. A semiótica tem estudado há tempos todos estes três fenômenos de significação. Todavia, o estudo semiótico do espaço urbano quase nunca foi articulado pela semiótica dos objetos técnicos, nem pela do corpo. Entrelaçar estes três âmbitos, como este artigo busca fazer, aparece, portanto, como um gesto teórico tão urgente quanto necessário. Nestas páginas analisa-se um velho desenho animado de Walt Disney em que o personagem de Pateta muda radicalmente os próprios programas de ação e paixão, condicionado por estar no espaço urbano, como pedestre ou automobilista. Um ator, dois actantes, e consequentemente, dois espaços de significação diferentes.

    Abstract in English:

    Abstract: Cities are made of spaces, bodies and technologies. Semiotics has been working for a long time on these phenomena of meaning. However, the semiotic study of urban spaces have rarely met both semiotics of technical objects and semiotics of body. Dealing with these three fields as this paper aims to do, seems to be an urgent and necessary theoretical move. In its pages an old Walt Disney’s cartoon is analyzed; the main character is Goofy, who changes his passion and action programs depending on he is pedestrian or driver. One actor, two actants and, as a consequence, two meaning spaces.
  • A construção do papel do empreendedor social: mundos possíveis, discurso e o espírito do capitalismo1 Artigos

    Casaqui, Vander

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este trabalho, derivado de pesquisa de pós-doutoramento2, trata do tema do empreendedorismo social, tendo como objeto os discursos, extraídos da mídia digital, que caracterizam e conceituam a atuação dos empreendedores sociais. O objetivo é analisar os significados atribuídos ao empreendedor social, compreendido como agente que se ajusta ao novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009), ao incorporar o papel social (DAHRENDORF, 2012) de transformador dos cenários de crise, e simultaneamente configurar uma resposta ao desmonte do Estado social – o que fica evidente no contexto português. O percurso teórico-metodológico trata dos paradoxos conceituais que envolvem o empreendedorismo social; da lógica empreendedora que atravessa o imaginário do capitalismo contemporâneo; da noção de discurso social proposta por Angenot; e da abordagem multidimensional da análise de discurso por Fairclough.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper derives from a post-doctoral research which deals with the theme of social entrepreneurship, having as object the discourses, extracted from digital media, which characterize and conceptualize the work of social entrepreneurs. The aim is to analyze the meanings attributed to social entrepreneur, understood as an agent that adjusts to the new spirit of capitalism (Boltanski and Chiapello) by incorporating the social role (Dahrendorf) of transforming crisis scenarios, and simultaneously setting a response to the dismantling of the Welfare State - which is evident in the portuguese context. The theoretical-methodological approach deals with the conceptual paradoxes involving social entrepreneurship; entrepreneurial logic that crosses the imaginary of contemporary capitalism; the notion of social discourse proposed by Angenot; and the multidimensional approach to discourse analysis by Fairclough.
  • 1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento1 Artigos

    Barbosa, Marialva Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O artigo analisa imagens produzidas pela televisão acerca do movimento de 1968, no Brasil, usando como material empírico o filme sobre a Passeata dos Cem Mil veiculado pela TV Tupi do Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968. Reflete sobre a construção histórica da ideia de multidão, para em seguida mostrar como a televisão é o lugar de visibilidade para a apresentação da multidão como imagem síntese do século XX.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper analyzes images produced by TV Tupi (Rio de Janeiro) on the 1968 movement in Brazil, especially the Passeata dos Cem Mil. We discuss the historical construction of the multitude idea in Brazil, then to show how television is the place of visibility for the presentation of the multitude as a synthetic image of the twentieth century.
  • Variáveis semióticas do espaço na cultura de meios1 Artigos

    Machado, Irene

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Seguindo os pressupostos da semiótica da cultura segundo os quais “todos os meios e processos de comunicação não são apenas potencialmente criadores de espaço, como também definem a natureza espacial dos seres que nele interagem”, examina-se aqui o espaço semiótico modelizado pelas variações de códigos linguísticos e dos meios elétricos de comunicação. Chega-se assim à configuração do espaço ressonante como variável de espaço na tecnocultura.

    Abstract in English:

    Abstract: Following the assumptions of semiotics of culture according to which "all media and communication processes are not only potentially creators of space, but also define the spatial nature of beings interacting in it", we examine here the semiotic space generated by modeling variations of linguistic and electrical codes of media. We then achieve the resonance space configuration as a variable of space in technoculture.
  • Automação e agência humana na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo1 Artigos

    Caiafa, Janice

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Consideramos o metrô como um conjunto de circuitos comunicacionaisem que circulam mensagens e pessoas. Os circuitos comunicacionais de um metrô compõem uma superfície de interfaces onde se conjugam constantemente o trabalho da máquina e a agência humana. Examinamos neste trabalho alguns aspectos da experiência de automação integral da condução na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Com a introdução dos novos automatismos, a presença humana é deslocada e redistribuída, e, ainda, no caso do piloto humano, suprimida, ensejando um novo regime de interfaces. Com base nos dados etnográficos, analisamos a recepção social dessas transformações e exploramos as imbricações entre o técnico e o humano na efetivação desse projeto no contexto das viagens de metrô.

    Abstract in English:

    Abstract: We consider the subway as a large ensemble of communicative circuits in which messages and people circulate. A subway's communicative circuits form a surface of interfaces in which machinery work and human agency are coupled. In this paper we investigate aspects of the experience of full automatic train operation in the Yellow Line 4 (Linha 4-Amarela) of the subway in São Paulo. With the introduction of the new automatisms, human presence is displaced and relocated — or suppressed as in the case of the human pilot — creating a new regime of interfaces. Based on ethnographic data, we analyse the social reception of these changes and explore the particular forms of connection between the technical and the human as this project is deployed in the concrete setting of subway rides.
  • Pós-História e Pós-Modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas Artigos

    Hanke, Michael Manfred

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Vilém Flusser ficou conhecido pelo conceito de pós-história, utilizado pela primeira vez em 1967, intitulando um livro de 1982. A pós-história de Flusser não é idêntica ao conceito de pós-modernidade, desenvolvido, em 1979, por Jean-François Lyotard, que fez carreira a partir do início dos anos de 1980. Entretanto, em 1985, após visitar a exposição inaugural do Centre Pompidou em Paris sobre as novas tecnologias, organizado por Lyotard, Flusser se apropriou do conceito de pós-modernidade. Publicou até três artigos sobre o assunto que, porém, não receberam a devida atenção. A relevância para a comunicação cresce pelo fato de que Lyotard, na sua exposição, utilizou a famosa fórmula de Lasswell como princípio organizador – Who says what in which channel to whom with what effect? A reflexão dada por Flusser sobre as novas tecnologias ganha assim uma nova contextualização teórica.

    Abstract in English:

    Abstract: Vilém Flusser's well-known concept of pós-história (post-history), used for the first time in 1967 and benaming a book from 1982, is not identical with postmodernity, the concept developed by Jean-François Lyotard in 1979, that became quite popular in the early eighties. Nevertheless, after visiting the inaugural exposition of the Centre Pompidou in Paris in 1985 on new technologies, organized by Lyotard, Flusser integrated the concept of postmodernity into his theory. The three published articles on the topic did not receive propper attention. The relevance for communication theory is also provided by the fact that Lyotard's exhibition, as an underlying structure, made use of Lasswell's famous formula (Who says what in which channel to whom with what effect?). This enriches Flusser's reflections on new technologies by an additional aspect.
  • Cenas do testemunho na televisão: o (des)encontro de mundos Artigos

    Lage, Leandro Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Busca-se compreender como o testemunho midiático pode ser concebido como ação potencialmente política, isto é, em sua capacidade de produzir cenas polêmicas e de evidenciar simultaneamente um comum partilhado e uma separação. Tal movimento é fortemente inspirado na perspectiva política de Rancière. Nesse sentido, analisa-se a narrativa sobre o cotidiano do jovem viciado Paulo "Treze", contada no programa televisivo A Liga, como evidência da coexistência e da contradição de mundos instaurada pelo testemunho midiático.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper seek to understand how the media testimony can be conceived as a potentially political action in its ability of producing controversial scenes and simultaneously demonstrating a shared common and a separation. Such movement is inspired by the J. Rancière's political perspective. In this sense, we analyze the narrative about the daily routine of the young addict Paul "Thirteen" as told in the television show A Liga, or the Team as an evidence of the coexistence and contradiction of worlds established by the media testimony.
  • Iúri Lotman e a Escola de Tártu-Moscou Artigos

    Américo, Ekaterina Volkova

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Objetivamos descrever a atuação de Iúri Lotman na qualidade de iniciador e um dos participantes de destaque da Escola Semiótica de Tártu-Moscou (1960-1980). O trabalho conta com documentos e fotografias do arquivo pessoal de Serguei Nekliúdov, também integrante da Escola, que ilustram as atividades dos semioticistas no contexto do sistema soviético. Abordamos ainda alguns fundamentos do pensamento da Escola de Tártu-Moscou e de Lotman, como a noção de “sistemas modelizantes secundários” e a lógica das oposições binárias.

    Abstract in English:

    Abstract: We aim to describe Yuri Lotman’s role as an instigator and as a key member of the Tartu-Moscow School (1960-1980). This paper presents documents and photographs from Sergei Nekliúdov’s personal archive, who was also a member of this school. This archive shows some activities of these semioticians in the context of the Soviet system. We also approach some of the theoretical grounds of the Tartu-Moscow School and Lotman, such as the notion of “secondary modelling systems” and the logic of binary oppositions.
  • “De westeros no #vemprarua à shippagemdo beijo gay na TV brasileira”. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital1 Artigos

    Amaral, Adriana; Souza, Rosana Vieira; Monteiro, Camila

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A partir do entendimento de que o ativismo de fãs é uma forma de resistência no âmbito criativo e cultural, buscamos aqui discutir a mobilização desses grupos de fãs em prol de seus ídolos, bem como discutir sobre como a busca por intimidade e a relação de proximidade celebridade/fã são propulsoras de uma série de atividades que delineiam, (re)definem e ultrapassam as fronteiras do fandom. Observamos, a partir de reflexão teórica sobre tais fenômenos e discussão de exemplos do cotidiano, como o rico universo das práticas e produções digitais desse universo – fanfics, fanvids, fanzines, etc. – produzem eventos socioculturais – "rolezinho", crowdfunding, fanmades em protestos – ressignificando o que entendemos como resistência e problematizando a dualidade existente entre o "mundo do consumo e da cultura pop" e o "mundo da cidadania".

    Abstract in English:

    Abstract: From a creative and cultural perspective fan activism is a form of resistance. In this paper, we seek to reflect upon the mobilization of these groups of fans towards their idols, as well as discussing how the search for privacy and closeness in the relationship between celebrities and their fans foster a number of activities that shape, (re) define and transcend the boundaries of fandom. We observe, from a theoretical reflexion about such phenomena and from the discussion of everyday life examples, how the rich universe of digital practices and its productions - fanfics, fanvids, fanzines, etc. - create sociocultural events such as the 'rolezinho', crowdfunding, fanmades in protests, offering new meanings to what we understand as resistance and problematizing the duality between the 'world of consumption and pop culture' and the 'world of citizenship'.
  • Feminismo, maternidade e mídia: relações historicamente estreitas em revisão Artigos

    Tomaz, Renata

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Partindo do princípio de que a maternidade é uma construção social cada vez mais vinculada aos processos comunicacionais, sobretudo na voluptuosa oferta de conselhos e diretrizes do que é ser mãe, este trabalho procura situar tal debate com base nas principais abordagens feitas sobre maternidade nos estudos feministas. O trabalho apresenta um recorte do estado dessa pesquisa no Brasil, chamando atenção para três eixos temático-teóricos e para os possíveis pontos de exploração nos estudos de mídia e maternidade.

    Abstract in English:

    Abstract: We start from the premise that motherhood is a social construct increasingly linked to communication processes, especially in the voluptuous offer of advice and guidelines of what is to be a mother. Taking on from this idea, this paper seeks to situate such debate. Based on the main approaches about motherhood in feminist studies, the paper presents a state-focused approach of this research in Brazil, bringing attention to three thematic-theoretical axes and to potential topics yet to be explored in media and motherhood studies.
  • "Só é fracassado quem quer": a subjetividade loser na literatura de autoajuda Artigos

    Castellano, Mayka

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Neste artigo, a partir da análise do livro Só é fracassado quem quer, exemplar da literatura de autoajuda escrito por Thomas Morgan e publicado no Brasil em 1989, proponho a problematização da recente incorporação no país do discurso desabonador a respeito do fracasso, situação entendida não como resultado de um contexto social específico, mas como inadequação individual. Para isso, parto da abordagem sobre uma figura marcante da cultura norte-americana: o loser, presente em diversos produtos culturais daquele país, e que, no Brasil, aparece traduzido pelo termo fracassado. O fracassado, nesse sentido, simboliza aquele que não prosperou em um pretenso mundo de oportunidades difundido pelo imaginário do sucesso da autoajuda contemporânea.

    Abstract in English:

    Abstract: In this paper, based on the analysis of "Só é fracassado quem quer", a self-help literature book written by Thomas Morgan and published in Brazil in 1989, I problematize the recent incorporation of the derogatory speech about failure in this country, which is perceived not as an outcome of a specific social context, but as individual inadequacy. For such, I start by approaching a striking figure in American culture: the loser, found in many of its cultural products and often translated as "fracassado" in Brazil. The "fracassado", in this sense, symbolizes the one who has not succeeded in an alleged world of opportunities widespread by the imagery of success that is reflected in the ethos of contemporary self-help.
  • Desenvolvimento tecnológico, estilo televisivo e telenovelas: possíveis reconfigurações do gênero na produção de Gabriela1 Artigos

    Rocha, Simone Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: As relações entre desenvolvimento tecnológico, inovações estilísticas e possíveis reconfigurações no gênero das telenovelas são analisadas através de trechos exibidos no primeiro capítulo da novela Gabriela, que dramatizaram sua travessia do sertão até Ilhéus num elaborado trabalho de composição visual em detrimento do diálogo como condutor da trama. O objetivo é mostrar que mudanças naquelas relações podem sugerir mudanças nas estratégias de comunicabilidade do referido gênero.

    Abstract in English:

    Abstract: The relations among technological development, stylistic innovations and possible reconfigurations in telenovela's genre will be analysed through excerpts of the first episode from the telenovela Gabriela, which portray the travelling from the hinterland to Ilhéus, in an elaborate work of visual composition at the expense of dialogue as the plot conductor. The goal is showing that amendments in those relations can suggest changes in the communicability strategies that characterize the referred genre.
  • Crise dos afetos: intimidade e cotidiano no cinema e na televisão Artigos

    Alcantara, Patricia Colmenero Moreira de; Calazans, Fabíola

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Em um momento em que a intimidade é tema principal, tanto da programação televisiva quanto das salas de cinema, observa-se uma crise dos afetos, em que o risco de aprisionamentos subjetivos e de reificação se intensificam. Neste artigo, foram analisados dois objetos empíricos que privilegiam a vida cotidiana e a intimidade como tema, perpassando alguns territórios afetivos, entre eles, o filme Uma mulher é uma mulher, de Jean-Luc Godard, e a televisão contemporânea, em especial, o canal brasileiro GNT. Como conclusão, a trajetória do eu parece estar ameaçada pela mercantilização das performances afetivas.

    Abstract in English:

    Abstract: When intimacy is the main theme of both television programs and in movies theaters, an affection crisis is observed, in which the risk of subjective imprisonments and reification intensify. In this paper we analyze two empirical objects that emphasize the theme of everyday life and privacy, which pervade some affective territories, such as the film "A woman is a woman", of Jean-Luc Godard, and contemporary television, in particular the Brazilian television channel GNT. In conclusion, the trajectory of the self seems threatened by the marketing of affective performances.
  • O imaginário do espaço no fotojornalismo on-line Artigos

    Barros, Ana Taís Martins Portanova; Carli, Anelise Angeli De

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O artigo examina se e como o imaginário das marcas territoriais emerge no fotojornalismo quando as redes de comunicação expandem os espaços nacionais para além de seus limites geográficos. O material de análise é constituído por fotografias de capa dos jornais on-line mais acessados de cada continente. Utilizam-se as noções de imaginário (THOMAS), imagem simbólica e regimes do imaginário (DURAND), bem como as considerações de Bachelard sobre o imaginário do espaço. Conclui-se que o fotojornalismo achata o imaginário do espaço sob um imaginário territorial e sua eficácia simbólica não é proporcional à multiplicação de fotografias.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper examines whether and how the imaginary of territorial marks emerges in photojournalism when communication networks expand domestic spaces for beyond their geographic boundaries. The material for analysis consists of photographic covers from the most accessed online newspapers from each continent. We adopt the notions of imaginary (Thomas), symbolic image and the imaginary schemes (Durand), as well as Bachelard’s configurations on the imaginary of the space. We conclude that photojournalism flattens the imaginary of the space under a territorial imaginary and its symbolic efficacy is not proportional to the multiplication of photographs.
  • A cidade que nos olha: imagem e vestígio nos noturnos de Cássio Vasconcellos Artigos

    Daniela, Palma

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O ensaio propõe uma leitura do livro fotográfico Noturnos São Paulo (2002), de Cássio Vasconcellos, articulando considerações sobre a consistência imagética das fotografias urbanas que o compõem a questões associadas à memória do próprio dispositivo (da fotografia, do livro). O trabalho crítico, iluminado por autores como Didi-Huberman, Derrida, Benjamin e Merleau-Ponty, busca refletir sobre os vínculos transtemporais, sobre os fantasmas, que a imagem fotográfica comporta, atingindo, assim, seu próprio núcleo poético.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper proposes a reading of the photobook Noturnos São Paulo (2002), by Cassio Vasconcellos, articulating considerations about the imagetic consistency of urban photographs that form it and issues associated to the memory of the device itself and of the book/object. The critical work is supported by authors such as Didi-Huberman, Derrida, Benjamin and Merleau-Ponty; it seeks to reflect upon the transtemporal links, the phantoms that the photographic image encompasses, thus reaching its own poetic core.
  • A relação entre o discurso didático científico e o discurso jornalístico na revista Recreio Artigos

    Furtado, Thaís Helena; Franzoni, Sabrina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este estudo tem como objeto a Recreio, revista semanal direcionada para crianças. Partimos do pressuposto de que é no interdiscurso que se constitui o jornalismo infantil da revista. Primeiramente, num estudo mais amplo e anterior a este, identificamos seis gêneros discursivos presentes na Recreio: o publicitário, o científico, o didático, o de entretenimento, o discurso sobre a própria revista e o jornalístico, considerado o primeiro. Neste estudo, utilizando conceitos da análise do discurso (AD) francesa, examinamos especialmente o discurso didático científico – na união desses dois gêneros – em sua aproximação com o jornalístico, trazendo o exemplo da análise de um texto.

    Abstract in English:

    Abstract: We start from the premise that interdiscourse builds Recreio’s magazine’s journalism for children. In a previous study we have identified six discursive genres present in Recreio: the promotional, the scientific, the didactic and the entertainment discourses, the one about the magazine itself, and the journalistic, considered as the primary discourse. By using notions from the French Discourse Analysis, we examine the scientific didactic discourse, particularly – in the union of these two notions – in its approximation with the journalistic discourse, with an analysis of a text as an example.
  • O processo explosivo do bandoneón na formatação do tango Artigos

    Lopes, Paulo Roberto Masella

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Processo explosivo é o termo utilizado por Iúri Lótman para descrever as mudanças qualitativas que ocorrem em um sistema de comunicação e cultura pela introdução de uma informação nova, forçando-o a reestruturar seus estratos semióticos. Diversamente dos processos graduais, os explosivos são imprevistos e, em certa medida, intraduzíveis, expressando a condição de ambiguidade da fronteira que realiza a função tradutória entre o próprio e o estrangeiro. Neste artigo, busca-se associar o estrangeiro bandoneón ao processo explosivo que teria formatado o tango, atribuindo-lhe um traço distintivo que perdura até hoje como um signo próprio do tango.

    Abstract in English:

    Abstract: Explosive Process is the term used by Yuri Lotman to describe the qualitative changes that occur by introducing new information in a system of communication and culture, forcing it to restructure its semiotic layers. Unlike the gradual processes, explosives are unexpected and, to some extent, untranslatable, expressing the condition of ambiguity of boundaries which accomplishes the translating function between the own and the stranger. In this paper, we seek to associate the stranger bandoneón to the explosive process that would have formatted the tango, assigning it a distinctive feature that remains today as a sign of tango.
  • Synthetica: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativo Artigos

    Polivanov, Beatriz Brandão; Waltenberg, Lucas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A partir do álbum-aplicativo Synthetica, lançado em 2013 pela banda canadense Metric, este artigo se propõe a investigar a relação entre cultura material e música na cibercultura. Em um primeiro momento, traz algumas reflexões e perspectivas sobre os conflitos entre materialidade e cultura digital. Em seguida, discute o álbum de música em um sentido mais tradicional para pensar suas aproximações e distanciamentos com o álbum-aplicativo. Por fim, analisa Synthetica, apoiado em reflexões sobre cultura remix, a materialidade da música e remediação. Conclui-se que, mesmo na cibercultura, a música possui uma complexidade material, moldando novos protocolos de escuta no diálogo entre actantes humanos e não-humanos.

    Abstract in English:

    Abstract: Using the app-album "Synthetica", launched in 2013 by Canadian band Metric, as a study object, this paper aims to investigate the relationship between material culture and music in cyberculture. Firstly, it brings some reflections and perspectives about the conflicts between materiality and digital culture. Secondly, it discusses the music album in a more traditional sense to highlight its similarities and differences with the app-album. Lastly, it analyzes Synthetica, anchored by thoughts on remix culture, the materiality of music and remediation. We conclude that, even in cyberspace, music possesses a material complexity, shaping new "listening protocols" in the relationship between human and non-human actants.
  • (O que) pode a curadoria inventar? Artigos

    Gonring, Gabriel Menotti

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Observando marcas da consolidação da profissão de curador nas últimas décadas, bem como a disseminação de seu modo de atuação para além do campo tradicional da arte, esse artigo busca identificar as causas que nos levam a especular sobre a emergência de uma possível linguagem curatorial, que viria a se consolidar seja por reação às transformações internas do fazer artístico, seja por influência da lógica operacional das novas mídias. Abordando diversos aspectos das práticas curatoriais, o texto pretende apontar elementos que nos permitam refletir de maneira crítica sobre a autonomia simbólica do curador.

    Abstract in English:

    Abstract: Considering the consolidation traces of the curator’s profession in the last decades, as well as the dissemination of its modus operandi for beyond the traditional field of art, this paper aims to identify the causes that lead us to speculate about the emergence of a possible curatorial language, which would consolidate whether as a reaction to internal transformations of art making, or due the influence of new media’s operational logic. By approaching different aspects of curatorial practices, this paper intends to outline some elements that allow to think critically about the curator’s symbolic autonomy.
  • O fim da televisão, um fim ou um recomeço? Resenhas

    Nichile, Maria Cecília F. De

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O livro O Fim da Televisão revisita autores como Manuel Castells, Mario Carlón, Eliseo Verón, Carlos Scolari, Henry Jenkins, entre outros, com o intuito de atualizar algumas das principais discussões acerca do papel da TV no cenário atual. Questões como o implemento de dispositivos midiáticos móveis, as novas formas de consumo das produções audiovisuais, a multiplicação das telas e a interatividade do espectador, são levantadas como prognósticos do fim de um modelo de TV broadcasting, ao mesmo tempo que aponta a relação dos destinatários com os novos meios como ainda mediada pela linguagem herdada do modelo de TV tradicional.

    Abstract in English:

    Abstract: The book O Fim da Televisão (The End of Television) recalls authors such as Manuel Castells, Mario Carlón, Eliseo Verón, Carlos Scolari, Henry Jenkins, among others, with the intent of updating some of the main debates about the role of TV in the current scenario. Issues such as the implement of mobile media devices, new forms of consumption of audiovisual productions, the multiplication of screens, and the audience’s interactivity, are raised as predictions of the end of a TV broadcasting model. At the same time, the relation of the addressee with the new media is observed as still mediated by the language inherited from the traditional TV model.
  • A encruzilhada entre rua e internet: redes sociais como fator de mobilização nas manifestações brasileiras em 2013 Resenhas

    Nunes, Mirian Aparecida Meliani

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Pesquisadores e ativistas, Fábio Malini e Henrique Antoun escreveram sob o calor das manifestações que tomaram as ruas das maiores cidades brasileiras, em junho de 2013. Lançaram seu livro em agosto, apenas dois meses depois do auge do movimento, um feito que estabelece, ao mesmo tempo, a força e os limites da obra. Os autores iniciam sua narrativa com a história do ciberespaço e da cibercultura, e demonstram como o encontro entre ruas e redes digitais transforma-se em um fenômeno capaz de mobilizar e traçar novas rotas de atuação política.

    Abstract in English:

    Abstract: Fabio Malini and Henrique Antoun are researchers and political activists. They wrote a book under the heat of the manifestations that took the streets of major Brazilian cities, in June 2013. They released their book in August, only two months after the heyday of the movement, reaching a speed that set, at the same time, the strength and limits of the work. They begin their narrative summarizing the history of cyberspace and cyberculture, and discover a meeting place between the streets and digital networks, a phenomenon capable of mobilizing and drawing new routes for political action.
  • Os novos fluxos midiáticos da cultura popcoreana Resenhas

    Souza, Marco André Vinhas de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A cultura pop sul-coreana é um dos mais importantes fenômenos midiáticos contemporâneos. Nos ensaios que compõem o livro The Korean Wave: Korean Media Go Global, pesquisadores de diferentes nacionalidades investigam os principais produtos, as características singulares e os processos de formação dele advindos, organizando um painel detalhado que analisa e comprova a presença e a importância desse fenômeno no mundo atual.

    Abstract in English:

    Abstract: The South Korean pop culture is one of the most important contemporary media phenomena. In the essays that comprise the book The Korean Wave: Korean Media Go Global, researchers of different nationalities investigate its main products, the unique characteristics and the formation processes, by organizing a comprehensive panel that examines and verifies the presence and importance of this phenomenon in the world today.
  • A descentralização do saber Resenhas

    Saito, Cecilia Noriko Ito

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Martín-Barbero destaca a transformação da educação na passagem de uma sociedade de sistema educacional para uma sociedade educativa e os deslocamentos das especificidades do lugar do aprendizado, que reconfiguram a hegemonia e a legitimação do saber. Hoje, as redes midiáticas expõem as multiplicidades de canais de circulação e descentralização de saberes num novo ecossistema comunicativo de desafios e interações, o que reforça a importância do espaço comunicacional de compartilhamento dos saberes.

    Abstract in English:

    Abstract: Martin-Barbero highlights the transformation of education in the passage from an educational-system society to a learning society, and the displacements in the specificity of the place of learning, which reconfigure the hegemony and legitimacy of knowledge. Nowadays, media networks expose the multiplicity of circulation channels and the decentralization of knowledge towards a new communicative ecosystem, with challenges and interactions, that reinforce the importance of the communication space of knowledge sharing.
  • Nordestinidade: identidade e machismo no forró pé de serra e no forró eletrônico Resenhas

    Verunschk, Micheliny

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Em No Ceará não tem disso não: nordestinidade e macheza no forró contemporâneo, Felipe Trotta analisa a construção da identidade nordestina e o manejo dos estereótipos genéricos nos discursos do forró tradicional e do forró eletrônico na construção.

    Abstract in English:

    Abstract: In No Ceará não tem disso não: nordestinidade e macheza no forró contemporâneo, Felipe Trotta analyses the discourse of traditional forró music and electronic forró music, and the demands for the maintenance/rebuilding of northeastern identity in narratives permeated by male chauvinism, stereotypes and binary oppositions.
  • Entre o esgotamento e o devir Resenhas

    Fogliano, André

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O avesso do niilismo é um rigoroso diagnóstico dos afetos que o governo niilista da vida aciona. O objetivo do estudo é, a partir da relação entre niilismo e biopolítica, atualizar o sentido do conceito nietzschiano, inscrevendo-o no diagrama histórico contemporâneo. Pelbart parte do sintoma mais flagrante do presente – o esgotamento, a crise – para expressar o campo microfísico das forças ativas e reativas em jogo na composição social neoliberal. A cartografia é o método pelo qual é possível nuançar, por um lado, o funcionamento dos dispositivos de produção de valores e subjetividades capitalísticas, para, no movimento seguinte, revirá-los do avesso no ato de nomear as possibilidades de resistência que espocam mundo afora e criam formas outras de viver, produzir e pensar em comum.

    Abstract in English:

    Abstract: This book is a rigorous diagnosis of the affections that the nihilist government of life sets up. The objective of this study is, departing from the relation between nihilism and biopolitics, update the sense of nietzshcian concept, typing it in the contemporaneous historic diagram. Palbert starts from the most flagrant symptom in the present - the exhaustion, the crises - to express the microphysic field of the active and reactive forces in play in the neoliberal social composition. The cartography is the method by which is possible highlight, on one hand, the functioning of dispositifs that produces values and capitalism subjectivities, to, on the other hand, turn then upside down in the act of naming resistance possibilities that popes around the world and create other ways of living, producing and thinking in common.
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