Acessibilidade / Reportar erro
Galáxia (São Paulo), Número: 33, Publicado: 2016
  • Cultura da diversidade: uma orientação teórica para a prática cultural de cooperação social Articles

    Bauer, Thomas

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é refletir criticamente sobre a questão da diversidade cultural, apoiando-se em teorias culturais e em aspectos da comunicação. Por cultura, compreende-se um processo circular que envolve variedade, pluralidade e atravessamento de distintas perspectivas, não se restringindo a teorias específicas e segmentadas. Nesse sentido e afiliada à cultura, a diversidade se expressa como organismo plural e híbrido, projetando-se nos processos comunicacionais nos quais o outro (a diversidade) é parte intrínseca constituinte. Sendo, portanto, a comunicação uma outra face da cultura (e vice-versa), afirmamos que cabe à mídia proporcionar reflexões críticas sobre o funcionamento da sociedade, ampliando o debate sobre diversidade e configurando seu caráter híbrido e plural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to reflect critically on the issue of cultural diversity, supported by cultural theories and aspects of communication. Culture is perceived as a circular process that involves variety, plurality and crossing different perspectives, not limited to specific and targeted theories. In this sense and affiliated with culture, diversity is expressed as plural and hybrid organism, projected in communicative processes in which the other (diversity) is a constituent intrinsic part. Being, therefore, communication another face of culture (and vice versa), we affirm that one of media’s purpose is to provide critical reflections about society, widening the debate on diversity and configuring its hybrid and plural character.
  • La migración de argentinos en la prensa gráfica y los foros de Internet: la construcción diferenciada de colectivos de identificación Articles

    Busso, Mariana Patricia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se presenta el abordaje teórico empleado para analizar la construcción de colectivos de identificación realizada por la prensa gráfica y por los foros de Internet, entendidos como espacios privilegiados para dar cuenta de los procesos migratorios contemporáneos y, en especial, el fenómeno de la emigración de argentinos del período 2001-2005, estudiado en nuestra tesis doctoral. Reconociendo su importancia como soportes en los que se dota de sentido al proceso migratorio, se presenta una propuesta para su análisis conjunto, reconociendo su importancia en dinámicas específicas de funcionamiento: como formadores de ‘lo público’ para el caso de los diarios, y como interfaz privilegiada de la escritura personal en línea para los foros, en el marco de una sociedad crecientemente mediatizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we develop the theoretical approach to analyze the construction of collectives of identification made by newspapers and Internet forums, as crucial spaces in order to study the contemporary migration processes, especially the phenomenon of the Argentinian recent migration during 2001-2005. To acknowledge their importance as media, in which migration becomes significant, there is a proposal for analyzing both: as formers of newspapers readers, and as a privileged interface of personal and online expressions for the forums, existing in a society increasingly mediatized.
  • O que é ser saudável? Entre publicidades modernas e contemporâneas Articles

    Sibilia, Paula; Jorge, Marianna Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo consiste em examinar os modos pelos quais se manifesta a "medicalização da vida" em discursos midiáticos, com o intuito de identificar suas implicações na produção de subjetividades. Parte-se da hipótese de que estaria ocorrendo um deslocamento nas definições de saúde e normalidade. Além da discussão teórica, serão analisadas publicidades voltadas para a saúde – seja através de avisos comerciais ou matérias jornalísticas – desde o início do século XX até hoje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of this paper is to examine the different ways the “medicalization of life” appears in media speeches, in order to identify its implications for the production of subjectivities. The starting hypothesis is that there is a current shift in the definitions of healthiness and normality. Besides the theoretical discussion, we proceed to the analysis of advertisements and journalistic pieces that encompass health subjects dating from the beginning of the 20th century until now.
  • Lembrar, esquecer, memorizar, rememorar: memória e modos de existência Articles

    Barros, Mariana Luz Pessoa de

    Resumo em Português:

    Resumo Nas obras autobiográficas, conforme o narrador relata suas memórias no tempo da narração, rememora o passado adormecido e materializa as lembranças desse passado no texto. Conduz-nos, desse modo, nos termos da semiótica tensiva, da dêixis da ausência para a da presença. Entretanto, na história contada, as experiências vividas pelo sujeito do narrado caminham no sentido contrário, da presença para a ausência, adentrando o esquecimento e também a memória. Nosso objetivo é discutir como esses dois percursos são encenados nos discursos autobiográficos – o percurso da lembrança e o percurso do esquecimento –, bem como seus efeitos de sentido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In autobiographical works, as the narrator tells his memories within narration time, he remembers his asleep past and also materializes his remembrances turning them into a text. In this way he leads us from absence deixis to presence deixis (both terms in tensive semiotics). However, the subject’s experiences take the opposite direction (from presence to absence) in narrated past, entering both forgetfulness and memory. This paper aims to discuss how these two directions or “pathways” (remembrance and forgetfulness) as well as their meaningful effects are performed in autobiographical discourses.
  • O conceito de recepção na obra de Eliseo Verón: 1968 – 2013 Articles

    Fausto Neto, Antônio

    Resumo em Português:

    Resumo O conceito de recepção atravessa a obra de Eliseo Verón - 1968-2013. Estudos iniciais enfatizam a dimensão temporal para a produção de sentidos, destacando processos que envolvem momentos específicos para definição da significação: o instante em que uma mensagem é dita e aquele em que é recebida. Tal aspecto tem merecido pouca atenção, mas é algo que exigiria, segundo Verón, muito no futuro. O papel dos atores é destacado, pois reconstruir gramáticas de reconhecimento supõe trabalhar com a palavra individual. Descreve-se a pertinência da noção de “gramáticas” – suas incompletudes e diferentes lógicas – para a formulação da teoria do reconhecimento, a partir da articulação produção/recepção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of reception runs through the work of Eliseo Verón - 1968-2013. Initial studies emphasize the dimension of time for the production of meaning. They highlight processes that involve specific moments for the definition of the signification, in which a message is said and received. Little attention has been paid for this aspect, but it is an issue that would demand a lot in the future. The actors’ role is pointed out, since rebuilding recognition grammars assumes the work with the individual word. The pertinence of the idea of “grammars” is developed - its deficiencies and different logics - for the formulation of theory of recognition, from the articulation production/reception.
  • Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolítica Articles

    Brasil, André Guimarães

    Resumo em Português:

    Resumo Na esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um procedimento ou de um método, projetar filmes a uma comunidade singular ganha o estatuto de dispositivo, com implicações não apenas cinematográficas, mas cosmopolíticas. Em filmes como A arca dos Z’oé (1993), De volta à terra boa (2008), Pirinop – meu primeiro contato (2007), Tava – casa de pedra (2012) e Pele de branco (2012), “comunidades de cinema” se formam e integram a mise-en-scène, forjando uma imagem complexa, na qual o coletivo se reconhece na defasagem de si mesmo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper observes communities of spectators in its actual appearance in films directed by (or in co-authorship with) indigenous groups. Indeed, this production (particularly within Video in the Villages project) shows that beyond of a method or procedure, exhibiting films for a unique community assumes the statute of a dispositive, which has not only cinematic implications but also cosmopolitical ones. In movies such as A arca dos Z’oé (1993), De volta à terra boa (2008), Pirinop – meu primeiro contato (2007), Tava – casa de pedra (2012) e Pele de branco (2012), “communities of cinema” are formed, integrating the mise-en-scène and forging a complex image, in which the group recognizes itself at discrepancy delaying.
  • As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1 Articles

    Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, retiram-se aspectos temáticos, estéticos e dramatúrgicos que permearam outros filmes e livros de ambos os artistas. Inspirada pelas recentes pesquisas do screenwriting studies, a segunda parte do artigo ensaia compreender o roteiro como protoarquivo de um filme potente. Um arquivo, tal como concebido por Jacques Derrida, também aponta para o futuro e, dentro dessa perspectiva, os roteiros não filmados anunciariam aspectos espectrais de uma história do cinema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper presents, describes and analyzes the screenplay entitled Slow homecoming, by Wim Wenders, which was written in 1982 and has never been filmed. The work is an adaptation of the homonymous tetralogy by Peter Handke and represents a shift in landscape aesthetics, both in film and literature. This work led me to ask more specific questions about the role of the script in narratives that make up a certain history of cinema. Furthermore, I gradually discovered the meaning and value of a script, whether historical or narrative, for a nonexistent film. The script is defined as an archive, as conceived by Jacques Derrida, who also points to the future and might announce spectral aspects of film history.
  • Entre ruínas e viagens: memórias do deslocamento no documentário brasileiro, parte 2, Descaminhos Articles

    Souza, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto quer debater as configurações de uma memória do deslocamento no documentário brasileiro. Para isso, analisa o filme Descaminhos (Marília Rocha et al., 2007), cujo tema é a estrada férrea (ou o que dela sobrou) em quatro estados brasileiros. A intenção é verificar como a articulação entre depoimentos, imagens, sons e ruídos produz essa memória, em que se verifica uma recorrência ao trabalho e aos afetos relacionados ao trem. A hipótese adotada é que, em sua dimensão coletiva, a memória nesse documentário assume um aspecto de trajetória, cujas matérias-primas são a ruína e a viagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss the configurations of a memory of dislocation in Brazilian documentary film. To that end, the documentary Descaminhos (Marilia Rocha et al., 2007) is analyzed focusing its theme, which is the railway - or what was left of it - in four Brazilian states. The purpose is to verify how the connections of testimonials, images, sounds and noises produce that memory, in which there is a recurrence in the work and affections related to train. The hypothesis adopted here is that, in its collective dimension, memory takes the aspect of trajectory through the documentary, in which ruin and travel are basic components.
  • ELA, NÓS: tecnologia, afeto e sociabilidades na contemporaneidade Articles

    Fischer, Sandra; Caetano, Kati

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo, tomando como objeto o filme Ela (Her, Spike Jonze; 2013, EUA), trata da interface homem/máquina e dos desdobramentos concernentes às relações entre o elemento humano e o advento da técnica. O intuito principal é refletir sobre a abordagem conceitual do termo “técnica” e sua interpretação em práticas culturais da contemporaneidade, considerando questões atinentes a afetos e sociabilidades. O direcionamento teórico-analítico orienta-se a partir de conceitos da sociossemiótica e de estudos e reflexões de Martin Heidegger, filósofo alemão que se debruça sobre a problemática da técnica moderna, no momento em que a sociedade assiste à redução das distâncias e aos efeitos de presença daí decorrentes, fenômeno que tende a ser vivenciado de forma ambígua, misturando sensações de receio e de encantamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay, focusing on the film Her (Spike Jonze; 2013, EUA), deals with the problem of man/machine interface and its consequences, concerning the relationship between the human element and the advent of technique. The main purpose is to discuss the conceptual approach of the term "technique" and its interpretation in contemporary cultural practices, considering matters related to affection and sociability. The theoretical and analytical basis are derived from socio-semiotic concepts and from German philosopher Martin Heidegger’s studies, and reflections about the issues of modern technique in a time when society watches the shortening of distances and the resulting effects of presence, a phenomenon which tends to be experienced in an ambiguous way, mixing up fear and enchantment sensations.
  • Inatualidade e anacronismo na fotografia contemporânea Articles

    Gonçalves, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute as condições de individuação da chamada fotografia contemporânea a partir do exame da noção de anacronismo em diferentes autores e de obras de artistas como Jeff Wall e Cindy Sherman. A construção da discursividade visual na arte como questão de comunicação é formulada através da ideia de que haveria uma inatualidade em certas imagens do presente, percebida pelos traços persistentes de questões e de imagens de outros tempos, particularmente relativos à história da arte. A pertinência de se pensar a experiência do fotográfico na arte reside nas contribuições que esta apresenta para se discutir aspectos propriamente comunicativos da fotografia, particularmente a representação e as operações que nela ordenam o visível e mediam nossas relações com o mundo através da imagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the individuation conditions of the so-called contemporary photography by examining the notion of anachronism in different artworks and authors as Jeff Wall and Cindy Sherman. The construction of visual discursivity in art as a matter of communication comes from the idea that it would exist, in nowadays particular images, an unpresentness perceivable through persistent pictorial traces and issues of other times, particularly in art history. The relevance of thinking on the experience of photography in art points to its contributions for discussing communicative aspects of photography, mostly the representation that order the visible, as well as their operations that mediate our relationship with the world through the image.
  • Omayra: reflexões sobre o rosto, uma fotografia e suas políticas Articles

    Marques, Angela Cristina Salgueiro; Biondi, Angie

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo parte da fotografia da menina Omayra Sanchez para refletir acerca de como a imagem fotojornalística pode conferir rosto a um indivíduo, tornando-o sujeito pelo nosso olhar. O rosto encarnado na superfície fotográfica permite o aparecer do estranho, fazendo emergir o lugar da comunicação, da reciprocidade. A política da imagem pode, ao mesmo tempo, revelar um “em comum”, um incomum e uma parte de outrem que não se deixa apreender, que não consegue traduzir-se em comunicação. Por meio da elaboração de três seções interligadas, buscamos entender como esta imagem nos apresenta o lugar do outro que se transforma na promessa do meu próprio lugar, assumindo um caráter estético, ético e político. Abertura, passagem e interdição compõem os movimentos do processo intermitente de produção de gestos e olhares subjetivantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes some reflections on the girl Omayra Sanchez’s photograph to reveal how photojournalistic image can constitute someone’s face by making it subject to our glance. The printed face on the photographic surface makes the stranger appear and brings out the place of communication and reciprocity. At the same time, the politics of image can reveal a “being common”, or an uncommon, or a piece of someone else that is not easy to apprehend, not translatable into communication. In a threefold session, this article seeks to understand how that image shows us the other’s place transformed by the promise of my place, assuming an aesthetic, ethical, and political aspect. Opening, passage and interdiction compose the movements of the intermittent, productive process of subjectifying glances and gestures.
  • O corpo do manifestante das Jornadas de Junho de 2013: a charge e o editorial da Folha de São Paulo Articles

    Costa, Marcos Rogério Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Em junho de 2013, as ruas foram tomadas por multidões que queriam grandes reformas econômicas, políticas e sociais. O acontecimento foi nomeado como Jornadas de Junho. Nosso objetivo, neste trabalho, é compreender como o manifestante foi construído na e pela mídia impressa. A partir da semiótica discursiva e da filosofia bakhtiniana, nosso objeto de estudo é o corpo discursivo do ator manifestante. Como metodologia, recuperamos o processo de discursivização do ator manifestante em dois gêneros distintos: a charge e o editorial, ambos publicados no jornal Folha de São Paulo, em 13 de junho de 2015. Como resultado, constatamos que os dois gêneros utilizam-se de diferentes estratégias discursivas para sustentar seu posicionamento axiológico sobre o ator manifestante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract On June 2013, the streets were taken by multitudes who wanted great economic, political and social reforms. This event was nominated June Protests. Our objective, in this paper, is to understand how the protester was constructed on and by print media. From the discursive semiotics and Bakhtin’s philosophy, our object of study is the discursive protester actors’ body. As methodology, we recover the protester actor’s discursivization process in two distinct genres: the charge and the editorial, both published by the newspaper Folha de São Paulo, on June 13th, 2015. As a result, we found that in the two genres different discursive strategies are used to sustain their axiological position about the protester actor.
  • Acionamentos geopolíticos num show de música pop em Cuba Articles

    Soares, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo Diante de um contexto histórico de tensionamento político e econômico entre Cuba e Estados Unidos, toma-se um espetáculo de música pop ocorrido em março de 2016 na Tribuna Anti-imperialista em Havana e protagonizado pelo grupo de música eletrônica Major Lazer como uma performance em torno da memória cultural nas Américas, conforme postula Diana Taylor (2013). A encenação de disposições performáticas dos músicos e do público remete a rituais que evidenciam contradições em torno da presença de vestígios de produtos da cultura norte-americana em território cubano. Debate-se as rasuras das políticas comunicacionais restritivas do governo cubano e a ostentação de ícones ligados aos Estados Unidos por parte da juventude de Cuba como questionamentos em torno de um projeto de nação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Facing a historical context of political and economic tension between Cuba and the United States, we investigate a pop music concert held in March 2016 in Anti-Imperialist Tribune, Havana, played by electronic music group Major Lazer, as a performance around the cultural memory in America, as postulated by Diana Taylor (2013). The staging of performance arrangements of musicians and the audience refers to rituals that reveal contradictions around the presence of American products traces in Cuban territory. We debate the erasures of restrictive communication policies by the Cuban government and the display of icons linked to United States by the Cuban youth as an inner question about a national project built in the Caribbean island.
  • A ciência e a tecnologia na TV brasileira: uma análise da programação da TV Globo Articles

    Carvalho, Vanessa Brasil de; Massarani, Luisa; Ramalho, Marina; Amorim, Luis; Malcher, Maria Ataide; Neves, Rosicler

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo, analisamos como temas de C&T são veiculados na emissora de TV aberta de maior audiência no Brasil, a TV Globo. Gravamos e analisamos uma amostra de duas semanas construídas (14 dias), representativas de um período de seis meses de 2013, totalizando 336 horas assistidas na íntegra. Pela análise de conteúdo, observamos que a ciência esteve presente em 7,3% da programação da emissora no período analisado e perpassou por várias categorias televisivas, desde telejornais a publicidades, de telenovelas a talk shows. A ciência esteve ligada, em grande medida, a questões de Medicina e Saúde. Cientistas e especialistas foram fontes de informações importantes sobre tais assuntos, assim como os cidadãos. Contudo, foi reduzida a presença da figura do cientista nas peças – e, quando presente, havia mais homens do que mulheres cientistas. As publicidades foram a categoria televisiva mais frequente em nosso corpus e, nelas, a ciência foi utilizada como um recurso para dar credibilidade ao produto, evidenciando o papel legitimador da ciência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we analyze how S&T issues appears on the TV Globo, the channel with the largest audience in Brazil. The methodology of "constructed week" was used to compose a sample of two weeks (14 days), representative of six months in 2013. We recorded and watched each day, a total of 336 hours. Through a content analysis, we found out that science appeared in 7.3% of TV Globo broadcast during the period analyzed and was in several television categories, from TV news to advertising, from soap operas to talk shows. Science was more related to issues of Medicine and Health. Scientists and experts were important sources of information, but citizens were heard about these issues as well. However, we found out that scientists were less represented on TV - and, when they appeared, there were more men than women scientists. In advertising,the most frequent television category in our corpus, science was used as a way to enforce credibility to the product, highlighting the social role of science.
  • A construção de casos sobre a midiatização e a circulação como objetos de pesquisa: das lógicas às analogias para investigar a explosão das defasagens Articles

    Ferreira, Jairo

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, propomos uma perspectiva para a construção de casos de pesquisa sobre midiatização e circulação. Partindo dos esquemas de Verón, nossa proposição acentua a explosão de defasagens entre lógicas de produção e de reconhecimento como fenômeno central nos processos de midiatização. A problemática do método está direcionada para esse ambiente em diferenciação. O fio sugerido para investigar objetos em expansão, a saber, meios, lógicas de produção e recepção, usos e práticas, circuitos e ambientes, novas narrativas e percursos, etc., é dado pelos indícios, pelas inferências e relações analógicas, centrais na constituição de casos de investigação desenhados pelo argumento abdutivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we propose a perspective for the construction of case studies on mediatization and circulation. Starting from Verón’s schemes, our proposition highlights the explosion of lags between logical production and recognition as a central phenomenon of mediatization processes. The set of problems concerning the method is directed to this environment in differentiation. The suggested axis to investigate objects in expansion, as media, logics of production and reception, uses and practices, circuits and environments, new narratives and routes, etc., is given by the evidences, the inferences and the analogical relationships, which are central in the constitution of case studies developed by abductive argument.
  • Do interacionismo simbólico aos jogos de linguagem: a produção social de sentido Articles

    Girardi Jr., Liráucio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo faz parte de uma série de estudos que tenho desenvolvido a respeito da produção social de sentido nos processos comunicacionais. Por meio dele, apresento uma pequena introdução com referência ao lugar que a comunicação ocupa nas ciências sociais (particularmente nas reflexões de Claude Lévi-Strauss); ao modo pelo qual essa questão foi posicionada no interior do chamado interacionismo simbólico e à maneira pela qual Wittgenstein desenvolve suas reflexões a respeito dos jogos de linguagem. Com isso, pretendo contribuir para a construção de uma análise interdisciplinar dos processos comunicacionais no campo de estudos da comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is part of a research series that I have been doing on the social production of meaning in communicative processes. I hereby present a brief introduction referring to the “place” this communication occupies in the social sciences (particularly on Claude Lévi-Strauss’ reflections), the way this question was positioned inside the so-called “Symbolic Interaction”, as well as the way Wittgenstein develops his reflections on “Language Games”. With that, I intend to contribute to the construction of an interdisciplinary analysis of communicative processes in the communication studies field.
  • Uma leitura comunicacional da estratégia nas organizações Articles

    Gomes, Victor Márcio Laus Reis

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma abordagem comunicacional para a compreensão da estratégia organizacional. Consagrada como objeto de abordagens administrativas e econômicas, a estratégia foi investigada a partir de uma perspectiva epistêmico-metodológica que privilegia a comunicação, e foi fundamentada na teoria sistêmica de Niklas Luhmann, na dimensão social da linguagem e na teoria discursiva de Eliseo Verón. A perspectiva sistêmico-discursiva possibilitou a exploração de elementos comunicacionais, articulados em um modelo teórico voltado para a compreensão da estratégia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents a communicational approach to the organizational strategy. As a common object of administrative and economic strategies, the procedure was investigated from an epistemic-methodological perspective which emphasizes communication. Grounded in Niklas Luhmann’s systems theory in the social dimension of language, as well as in Eliseo Verón’s discursive approach, the systemic-discursive perspective enables the exploration of communication elements, which are articulated in a theoretical model focused on understanding the organizational strategy.
  • Os passeios invisíveis do conceito do corpo no Japão Artigos

    Collety, Viviana de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo À luz de disciplinas como a semiótica, ciências da cognição, filosofia, sociologia e arte, o conceito do corpo no Japão é aqui revisitado em toda a sua complexidade. Para acompanhar o instável passeio cognitivo do corpo no Japão, Christine Greiner aponta sua lupa sensível e política para episódios cruciais da história japonesa, desde a pré-história até o momento atual. A partir de um longo e vigoroso percurso de pesquisa em torno das transformações e implicações dos conceitos do corpo no oriente e no ocidente, a pesquisadora revela a amplitude da questão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Under the light of disciplines like semiotics, cognitive science, philosophy, sociology and art, the concept of the body in Japan is re-visited here in all its complexity. To accompany the unstable cognitive walk of the body in Japan, Christine Greiner points her sensible and politics lens over some key moments of the Japanese history, from the prehistory to the current moment. After a long and responsable inquiry around the transformations and implications of the body’s concept between east and west, the author reveals the amplitude of the questions concerning the body.
  • Hibridismos e ressignificações nos gêneros cinematográficos Artigos

    Calhado, Cyntia Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Alinhado aos esforços dos estudos contemporâneos que procuram abordagens teóricas mais complexas para lidar com produções audiovisuais híbridas, este livro reflete sobre eventuais novos gêneros ou gêneros revisitados e apresenta métodos e perspectivas mais apropriados à análise desses fenômenos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aligned to the efforts of the contemporary genre studies towards the complexification of the theoretical approaches to deal with hybrid audiovisual productions, this book aims to reflect about eventual new genres or revisited genres and to propose methods and perspectives more appropriated to analyse these phenomena.
  • O renascimento da diversidade no contexto da globalização Artigos

    Giannotti, Regina Helena

    Resumo em Português:

    Resumo Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo é um convite para refletir sobre temas contemporâneos, como diversidade, relativismo cultural e pluralismo, que podem ser analisados e compreendidos muito além das costumeiras dicotomias do pensamento eurocêntrico. Categorias de entendimento aceitas ao longo do século XX, como EstadoNação, universalismo e relativismo, ao serem atravessadas pelo processo de globalização, tiveram seus contextos de análise sensivelmente alterados, especialmente no que concerne às questões da temporalidade e espacialidade. Ultrapassando essa proposição, Ortiz alerta sobre os usos que a sociedade e o mercado têm feito do tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Ortiz’s book is an invitation to reflect on the themes of our era, like diversity, cultural relativism and pluralism, which must be analyzed and appreciated beyond the usual dichotomies of eurocentric thinking. Importante categories for understanding societies, as nation-state, universalism and relativism, when traversed by the globalization process, had their context analysis (temporality and spatiality) changed. In addition to this proposition, Ortiz make an alert of the uses that society and the market have made of this theme,
  • Política do ódio e a nova ordem de violências Artigos

    Aquino, Filipe

    Resumo em Português:

    Resumo Escrito no calor do momento das manifestações, o ensaio Dilma Rousseff e o ódio político constrói um panorama sintético das escolhas e falhas recentes do Partido dos Trabalhadores. Ao apontar a força do poder carismático do ex-presidente Lula, a obra debate os impactos simbólicos das administrações petistas na sociedade brasileira e apresenta uma nova ordem de violências advindas da emergência de uma direita organizada, agressiva e produtiva que carrega o ódio como estandarte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Written in the moment of the protests, the book Dilma Rousseff e o ódio político builds a synthetic overview of the choices and recent failures of the Partido dos Trabalhadores. By pointing the strength of the charismatic power of former President Lula, the work discusses the symbolic impact of PT administrations in Brazilian society and presents a new order of stemming violence of the emergence of a new organized, aggressive and productive right that carry hate as flag.
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com