Articles Crepuscular devices in a diaphanous society Pinto, Sílvia Abstract in Portuguese: Resumo Partindo do pressuposto de que “cada época está imersa em uma determinada iluminação diurna ou noturna” (Benjamin, 2009), qual a iluminação que melhor caracteriza a nossa época? Ocuparão os dispositivos luminosos, que nos acompanham e medeiam grande parte das nossas atividades, o lugar da antiga fogueira, à volta da qual as pessoas usufruíam de calor, comunhão e luz? A resposta a essas questões levou-nos a estudar a noite e a evolução dos dispositivos de iluminação e a procurar compreender a relação entre a sociedade da produção e do cansaço e a iluminação que melhor define a nossa época.Abstract in English: Abstract Assuming that “each epoch is immersed in a certain day or night illumination” (Benjamin, 2009), what is the lighting that best characterizes our time? Will luminous devices, that accompany us and mediate a large part of our activities, occupy the place of the old fire, around which people enjoyed heat, communion and light? The answer to these questions led us to study the night and the evolution of lighting devices, and to try to understand the relation between production and tiredness society, with the illumination that best defines our epoch. |
Articles O Cinema Dito dos Primeiros Tempos: um Caldo de Cultura em Plena Ebulição... Gaudreault, André Abstract in Portuguese: Resumo A noção de séries culturais permite pensar visões e discursos alternativos sobre as condições para o advento do cinema. Numa perspectiva que considera a "polifonia" institucional e cultural que precede e caracteriza os primeiros tempos do cinema, onde se inscrevem notadamente o praxinoscópio, a lanterna mágica e o kinetoscópio de Edison, trata-se de estabelecer a série cultural da animação como quadro de referência para o conjunto da rescinematografica. Se o paradigma da captação-restituição própria ao cinematógrafo Lumière parecia até agora dominar no seio da instituição como no da produção cinematográfica, o retorno da animação de imagens como princípio fundador do cinema enseja compreender sua verdadeira força diferencial e sua capacidade de adaptação perante as numerosas crises identitárias atravessadas, dentre as quais a hibridação digital e a porosidade generalizada ligada à convergência de plataformas e mídias atuais.Abstract in English: Abstract The concept of cultural series makes it possible to consider alternative outlooks and discourses on the historical circumstances out of which cinema emerged. This approach bringing into light the institutional and cultural "polyphony" defining early cinema, in which the praxinoscope, the magic lantern and the Edison kinetoscope cross paths, leads the author to posit that the "animation" cultural series provided the main framework of the res cinematografica. While the capturing-restoring paradigm associated with the Lumière Cinématographe appeared to be dominant within both the output of pioneering filmmakers and the institution of the early years of moving pictures, a return to the animation of images as the founding principle of cinema brings a new understanding of its real differential force. This shift further sheds light on cinema's ability to evolve and adapt during the multiple identity crisis it has lived through, up to and including the current trend towards hybridity brought about by digital technology, as well as by the heightened porosity associated with new digital platforms and media convergence. |
Articles The politics as (de)construction of subjects: identity dislocations and rearticulations in contemporary multitudinal protests Marques, Angela Cristina Salgueiro Mendonça, Ricardo Fabrino Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo busca pensar a política a partir de processos de constituição de sujeitos, em uma sistematização que abrange dimensões éticas, estéticas, comunicacionais e políticas dos modos de agência dos indivíduos. Interessa-nos contestar concepções que entendem o sujeito como constituído anteriormente à luta política ou como irrelevante para a compreensão dessa luta. Na abordagem aqui delineada, a política (assim como suas descontinuidades e rupturas) emerge no próprio processo de desconstrução/deslocamento de sujeitos. Para fazer tal discussão, o texto relê, criticamente, quatro propostas distintas no âmbito da teoria política contemporânea em sua interface com a comunicação: (1) as discussões de Laclau e Mouffe sobre o conceito de articulação; (2) os debates sobre desidentificação e subjetivação em Jacques Rancière; (3) a discussão de Judith Butler sobre sujeito; e (4) a crítica de Patchen Markell à teoria do reconhecimento a partir da defesa da precedência da ação sobre as identidades. Na sequência, a ideia fundamental a atravessar esses autores e autoras será mobilizada em uma breve ilustração de seu potencial heurístico para a leitura de fenômenos empíricos. Abordaremos como essa atenção à desconstrução de sujeitos políticos joga luzes importantes sobre protestos multitudinários contemporâneos.Abstract in English: Abstract The aim of this paper is to think politics as processes of citizens’ constitution, in a theoretical systematization that consider ethical, aesthetical, communicational and political dimensions of individual’s modes of agency. We contest conceptions that understand subjects as constituted previously to the political struggle or as irrelevant for the understanding of this fight. We argue that politics (as well as its discontinuities and ruptures) emerges in the process of deconstruction/displacement of subjects. In order to build our argument, the text critically revisit four distinct proposals in the scope of contemporary political theory in its interface with communication theory: (1) the discussions of Laclau and Mouffe on the concept of articulation; (2) the debates on de-identification and subjectification in Jacques Rancière; (3) the discussion of Judith Butler on subject; and (4) the critics of Patchen Markell to the theory of the recognition from the defense of the anteriority of the action on the identities construction. At the end, the basic idea to crisscross these authors will be mobilized in one brief illustration of its heuristic potential for the analysis of empirical phenomena. We will argue that this attention to the deconstruction of political citizens shed light on contemporary multitudinal protests. |
Artciles Entrepreneurial culture studies in the field of communication: macropropositions, narratives, inspiration Casaqui, Vander Abstract in Portuguese: Resumo Este trabalho tem como objetivo situar o estudo da cultura empreendedora no campo da comunicação, a partir de suas problemáticas. Para tanto, tratamos da presença dos discursos relativos ao empreendedorismo no cenário midiático, assim como abordamos os processos comunicacionais complexos que envolvem a atividade empreendedora, por meio dos discursos de seus agentes e institucionalidades. A noção de inspiração é apresentada como central para as formas comunicacionais que organizam a ideologia empreendedora em sua publicização, em chave motivacional e positiva.Abstract in English: Abstract This paper aims to situate the study of entrepreneurial culture in the field of communication, based on its problems. Therefore, we deal with the presence of the discourses related to entrepreneurship in the media scenario, as well as we approach the complex communication processes that involves the entrepreneurial activity, through the discourses of its agents and institutions. The notion of inspiration is presented as a central point to the communicational forms that organize the entrepreneurial ideology in its publicity, in a motivational and positive manner. |
Articles Authorship’s turn in the “book of reporter” Marroco, Beatriz Abstract in Portuguese: Resumo Um exercício para dar resposta à clássica indagação de Foucault, “O que é um autor?” (1970) está materializado neste texto em relação ao jornalismo. Para isso, considera-se a autoralidade como dispositivo de deslocamento de um movimento epistemológico que tem como ponto de partida a existência da autoralidade coletiva nas mídias jornalísticas e projeta a autoralidade individual no “livro de repórter”. As ações de resistência no jornalismo provocam este giro autoral alçando o repórter à condição de um “novo intelectual”, realizando-se como autor voltado a iluminar o que permanece oculto na produção das mídias. A experiência de duas repórteres, recortada de entrevistas de pesquisa ou descrita em seus livros, e a análise do livro Viagem à Palestina revelam quatro características do “repórter-autor”.Abstract in English: Abstract This text intends to answer the classic Foucauldian question “what’s an author?” (1970), in the journalistic field, considering authorship as a dispositive of displacement of an epistemological movement from the collective authorship in the journalistic media to the individual authorship in the “book of reporter”. The resistance actions in journalism provokes this authorship’s turn, which moves the reporter to the condition of a “new intellectual” realizing himself as an author focused on illuminating the shadow zone in the media production. The experience of two reporters, collected in research interviews or described in their books, and the analysis of the book Viagem à Palestina, show four characteristics of the “author-reporter”. |
Articles Documental series on television: the African Pop’s sweeping shot França, Andréa Abstract in Portuguese: Resumo Há uma escassez de pesquisa sobre as séries documentais feitas para a TV Manchete na década de 1980. Diante dessa lacuna, o artigo apresenta o contexto dessas experiências na relação com os agentes (diretores, equipe e produtores) responsáveis. Argumenta que há nesses programas um desejo de internacionalização, de olhar para fora do país, de renovação da linguagem documental televisiva que assume diferentes estéticas e que precisa ser analisado. A chegada da tecnologia do vídeo colabora para tais transformações. Para abordar esse tema, investiga a série African Pop, uma rara construção na TV sobre a imagem da África e dos negros, que foi ao ar em 1989.Abstract in English: Abstract Documental series on television: the African Pop’s sweeping shot - The paper points out a lack of academic research and publishing about television documental series made for the former channel Rede Manchete in the 1980s. Given this situation, the paper provides these experiences’ setting in connection with the agents in charge (directors and producers). It draws attention to the desire for internationalization, to look to the world “out there”, to the renewal of television documentary language that reaches to different aesthetics and needs to be investigated. The arrival of the video technology influences on these transformations. To examine this issue, the article analysis the series African Pop, a rare television construction about Africa and black people’s image, which aired in 1989. |
Articles The presence of national film at cinema rooms in Brazil: a study about co-distribution Gimenez, Fernando Antonio Prado Rocha, Daniela Torres da Abstract in Portuguese: Resumo O mercado de cinema no Brasil tem apresentado uma dinâmica de crescimento nos últimos anos. Recentemente, a codistribuição, i.e., a distribuição de um filme feita por duas ou mais empresas ao mesmo tempo tem sido uma estratégia mais frequente. O objetivo deste artigo é analisar as diferentes formas de atuação no mercado de codistribuição de filmes brasileiros. Utilizaram-se dados secundários disponíveis no Observatório do Cinema e Audiovisual, referentes aos anos de 2009 a 2015. Nesse período foram encontradas 203 empresas distribuidoras atuando no mercado. Nesse conjunto, apenas 29 atuaram em codistribuição de filmes. Os dados foram analisados por meio da Análise de Agrupamentos. Foram identificadas cinco formas distintas de atuação estratégica na codistribuição do cinema brasileiro.Abstract in English: Abstract The presence of national film at cinema rooms in Brazil: a study about co-distribution - The Brazilian film market has shown a growth momentum last years. Recently, co-distribution, i.e., the distribution of a film made by two or more companies at the same time, has been a more frequent strategy. The aim of this paper is to analyze the different ways of acting in the co-distribution of Brazilian films. The analysis was based on secondary data available at the Observatório do Cinema e Audiovisual for 2009 to 2015. During this period, there were 203 distribution companies operating in the market. In this set, only 29 participated in co-distribution of films. The data were analyzed through Cluster Analysis. Five distinct forms of strategic action were identified in the co-distribution of Brazilian cinema. |
Article Ato, Atalho e Vento“: pathos formula in history of cinema Malinowski, Gabriel Abstract in Portuguese: Resumo O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do filme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento” é a aproximação de certos trechos por semelhanças, seja na temática, na forma, ou ainda nos gestos. Assim, temos espécies de sequências que recobrem a repetição de formas carregadas de significados, tais como o ato de “ser fotografado” ou de “fugir”. Seguindo a visão warburguiana, poderíamos notar nessas sequências montadas elementos antropológicos de nossa modernidade através das fórmulas de páthos que os filmes representam e sugerem pelo encadeamento de imagens. Pretendemos, assim, verificar as relações entre gesto, cinema e pathosformel para analisar com rigor teórico o filme de Masagão. Além do repertório teórico de Warburg, serão convocados comentadores que repensam a teoria warburguiana na chave cinematográfica, como Giorgio Agamben, Philippe Alain-Michaud e Georges Didi-Huberman.Abstract in English: Abstract Ato, Atalho e Vento“: pathos formula in history of cinema - The paper thematizes the concept of pathosformel, by Aby Warburg, in the reading of the film Ato, atalho e vento (2014), by Marcelo Masagão. Just as in the known Nós que aqui estamos, por vós esperamos (1999), Masagão makes, in this new proposal, a collage with 143 films. A striking feature in the montage of Ato, atalho e vento is the approximation of certain passages by similarities, whether in thematic, in form, or even in gestures. Thus we have species of sequences that cover the repetition of forms loaded with meanings, such as the act of “being photographed” or “escaping.” Following the Warburgian view, we could note in these sequences anthropological elements of our modernity through the pathos formula that the films represent and suggest by the chain of images. We intend, therefore, to notice the relations between gesture, cinema and pathosformel to analyze with theoretical rigor the film of Masagão. In addition to Warburg’s theoretical repertoire, commentators will be invited to rethink the Warburgian theory in the cinematographic key, such as Giorgio Agamben, Philippe Alain-Michaud and Georges Didi-Huberman. |
Article The spectator’s time: the aesthetic appreciation of moving images inside the museum Terraza, Cristiane Herres Travassos, Lorena Abstract in Portuguese: Resumo O artigo dispõe-se a refletir sobre a relação do espectador junto às obras que utilizam a imagem em movimento no espaço do museu e como tal relação gera novos modos de fruição, ressaltando a disponibilidade de tempo dedicado à apreciação das obras. Trata-se de analisar a relação entre o tempo da obra e o tempo do espectador diante de filmes de longa temporalidade, como é o caso das instalações The Clock (2010), de Marclay, e Theresienstadt (2007), de Blaufuks, a partir de conceitos como cinema expandido (PARENTE, 2006) e espectador pensativo (BELLOUR, 1987). Ademais, tem-se em conta o aporte teórico que trata do cinema lento e da emancipação do espectador que se apresenta como responsável por tornar a arte produtiva.Abstract in English: Abstract The paper proposes to reflect about the spectator's relationship with the works that use the moving image in the museum space and how this relationship generates new ways of fruition, highlighting the time available for the appreciation of the works. It intends to analyze the relationship between the time of the work and the spectator1s time on long temporality films, as in the case of installations such as Marclay1s The Clock (2007) and Blaufuk1s Theresienstadt (2007), using concepts like expanded cinema (PARENTE, 2006) and pensive spectator (BELLOUR, 1987). Furthermore, it regards the theoretical framework that deals with slow film and the emancipation of the spectator that presents itself as responsible for making the art productive. |
Article The baba and the New Woman on the Soviet posters of the 1920s-1930s Américo, Ekaterina Vólkova Senna, Thaiz Carvalho Abstract in Portuguese: Resumo A representação da mulher nos cartazes soviéticos nas primeiras décadas após a revolução de 1917 oferece um campo extremamente fértil para a análise das transformações do papel da mulher ocorridas na nova sociedade. Para a nossa análise histórico-semiótica, foram escolhidos dois cartazes: Mulher, aprenda ler e escrever! de Elizavieta Krúglikova (1923) e Abaixo a escravidão da cozinha! de Grigóri Shegal (1931). Ambos evidenciam a oposição entre a baba, isto é, mulher atrasada e analfabeta do passado e a Nova Mulher (definição de Aleksandra Kollontai), bem como algumas contradições presentes no discurso oficial nas primeiras décadas pós-revolução.Abstract in English: Abstract The representation of women in Soviet posters in the first decades after the revolution of 1917 offers an extremely fertile field for the analysis of the transformations of the women’s role in the new society. For our historical-semiotic analysis, we chose two posters: Woman, learn to read and write! by Elizaveta Kruglikova (1923) and Down with kitchen slavery! by Grigori Shegal (1931). Both of them made clear the opposition between the baba, that is to say, backward and illiterate woman of the past, and the New Woman (definition of Alexandra Kollontai), as well as some contradictions in the official discourse in the first decades after the revolution. |
Article Comics tattoo as biographical object Cardoso, João Batista Freitas Abstract in Portuguese: Resumo O artigo tem como principal objetivo compreender a Comics Tattoo como um objeto biográfico que visa a preservar e comunicar a memória de formas distintas. Para atingir esse objetivo, foram realizadas revisão bibliográfica e entrevistas com pessoas que possuem tatuagem desse tipo e também com tatuadores especializados no gênero. As entrevistas em profundidade permitiram obter acesso aos modos pelos quais os entrevistados atribuem significados a esse tipo signo e as relações que estabelecem com suas experiências de vida. Como resultado, percebeu-se que os entrevistados compartilham o mesmo interesse pelo tema, mas, em razão da história que se deseja contar, utilizam as tatuagens com propósitos comunicacionais diferentes.Abstract in English: Abstract The main purpose of this paper is to understand Comics Tattoo as a biographical object that aims to preserve and communicate memory in different ways. To achieve this goal, we carried out a bibliographic review as well as interviews with people who have tattoos of this type and tattoo artists specialized in the genre. The indepth interviews allowed gaining access to the ways in which respondents attribute meanings to this type of sign and the relationships they establish with their life experiences. As a result, it was noticed that the interviewees share the same interest in the subject, but because of the story they want to tell, they use tattoos for different communication purposes. |
Article The mediatization of sex markets and the configuration of mediated erotic experience Caminhas, Lorena Rubia Pereira Abstract in Portuguese: Resumo O presente texto busca delinear o processo de midiatização dos mercados do sexo e as consequentes transformações nos serviços oferecidos. É realizada uma remissão aos desenvolvimentos de diferentes atividades dentro dos comércios sexuais, enfocando nas alterações ocorridas a partir do advento de uma diversidade de dispositivos midiáticos. Apontam-se também quatro traços distintivos do meta-processo: a) proliferação de novos ramos eróticos comerciais; b) aparecimento de outras formas de agenciamento; c) aumento dos trânsitos entre as diversas atividades; d) surgimento de novas estratégias de distinção dos trabalhos.Abstract in English: Abstract This paper aims to outline the process of mediatization of sex markets and the consequent changes in the services offered. A resumption of the development of different activities within the sex trade is made, focusing on the changes occurred since the advent of a diversity of media devices. Four distinctive features of the metaprocess are also pointed out: a) proliferation of new commercial erotic branches; b) the appearance of other forms of pimping; c) increase of transit between the various activities; d) the development of new strategies to distinguish the work. |
Article The Music in the cinema of Robert Bresson Opolski, Débora Regina Abstract in Portuguese: Resumo Esta resenha apresenta o livro A música no cinema de Robert Bresson, de Luiza Beatriz Amorim Melo Alvin, destacando as análises musicais detalhadas, realizadas pela autora, para entender a relevância da música na estruturação do pensamento cinematográfico do cineasta.Abstract in English: Abstract This review presents Luiza Beatriz Amorim Melo Alvin's book: The music in the cinema of Robert Bresson, emphasizing the detailed musical analysis performed by the author, in order to understand the relevance of the music in the structuring of the cinematographic thought of the filmmaker. |
Article Meetings with the critique Venanzoni, Thiago S. Abstract in Portuguese: Resumo O mais recente livro lançado por Denilson Lopes, professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ, propõe-nos um debate em relação à crítica, no objeto que lhe é caro, o cinema. Porém, há em seus ensaios, fazendo referência às suas predileções, algo que cabe às obras audiovisuais de forma mais ampliada, e que está na ordem do afeto, das imagens e seus circuitos, e dos encontros que a crítica pode nos oferecer com as obras.Abstract in English: Abstract The most recent book by Denilson Lopes, associate professor at the School of Communication of UFRJ, proposes a debate in relation to critique of the object — which is dear to him — the cinema. However, there is in his essays — in reference to his predilections — something that belongs to audiovisual works in a broader way, which is in the order of affection, images and their circuits, and in the encounters that critique can offer us with the works. |
Article Communication inventory Nojosa, Urbano Nobre Abstract in Portuguese: Resumo A coletânea Clássicos da comunicação: os teóricos traz uma genealogia dos pensadores da área de comunicação social, demonstrando a diversidade de matrizes entre pensadores que contribuíram para formação inaugural de um campo epistemológico e sua influência na formação acadêmica brasileira.Abstract in English: Abstract The collection of essays Clássicos da comunicação: os teóricos (Classics of communication: the theoreticians) unfolds the genealogy of thinkers in the social communication field. It presents the diversity of inceptions among thinkers who contributed to the seminal formation of this epistemological field, as well as their influence on the Brazilian academic development. |