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Galáxia (São Paulo), Número: 38, Publicado: 2018
  • Ator-rede versus Análise de Redes versus Redes Digitais: falamos das mesmas redes? Artigos

    Venturini, Tommaso; Munk, Anders; Jacomy, Mathieu

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute diferenças e afinidades entre três tipos de rede (Ator-Rede, Análise de Redes e Redes Digitais) importantes para o Digital STS.2 Nas últimas décadas, a colonização de pesquisas em STS foi lenta e gradual. Ela se inicia com a Teoria Ator-Rede (TAR), que oferece um conjunto de noções para descrever a construção de fenômenos sociotécnicos. Com o advento da Análise de Redes, estudiosos incorporam técnicas de investigação e visualização desenvolvidas pela Análise de Redes Sociais (ARS) e pela Cientometria aos estudos em STS. Com o crescente uso de recursos computacionais pelos STS, estudiosos atentam para as Redes Digitais como modo de rastrear a vida coletiva. Muitos pesquisadores tentaram relacionar esses três movimentos aos métodos digitais, ao apostarem que a TAR pode ser operacionalizada por meio da Análise de Redes, graças aos dados providos pelas Redes Digitais. No entanto, além da homonímia presente na palavra “rede”, que caracteriza as três abordagens mencionadas, há poucas evidências que comprovam a continuidade entre esses três tipos de rede. Falamos das mesmas redes?

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the differences and affinities among three types of networks (Actor-Networks, Social Networks and Digital Networks) that are playing an increasingly important role in digital STS. In the last few decades, the notion of networks has slowly but steadily struck root across broad strands of STS research. It started with the advent of actor-network theory, which provided a convenient instrument to describe the construction work of socio-technical phenomena. Then came network analysis, and scholars who imported into STS the techniques of investigation and visualization developed in the tradition of social network analysis and scientometrics. Finally, with the increasing ‘computerization’ of STS, scholars turned their attention to digital networks as a way of tracing collective life. Many researchers have more or less explicitly tried to link these three movements in one coherent set of digital methods, betting on the idea that actor-network theory can be operationalized through network analysis, thanks to the data provided by digital networks. Yet, to be honest, there is little evidence proving the continuity among these three objects besides the homonymy of the word ‘network’. Are we sure that we are talking about the same thing?
  • Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: apontamentos teórico-metodológicos Artigos

    d’Andréa, Carlos Frederico de Brito

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo propomos sistematizar e problematizar um conjunto de discussões sobre as especificidades teórico-metodológicas dos estudos de controvérsias em plataformas digitais. Em diálogo com autores que articulam os estudos sociais de Ciência e Tecnologia (STS, em inglês), a Teoria Ator-Rede e os estudos em internet, chamamos a atenção, entre outros aspectos, para as dimensões materiais e políticas da formação do social (LATOUR, 2012) em artefatos tecnológicos como o Twitter, Facebook e Wikipedia. Iniciamos o artigo com uma revisão do conceito de controvérsia para, em seguida, enfocar as singularidades dos momentos de disputas e conflitos que se constituem com as plataformas digitais. Em seguida, apresentamos a perspectiva dos “métodos digitais” (ROGERS, 2016) e estudos de caso que dialogam com a perspectiva do “empiricismo radical” descrita por Marres (2015). Por fim, discutimos como a cada vez mais evidente dimensão tecnopolítica da “plataformização da web” (HELMOND, 2015) traz novos desafios para as pesquisas sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper proposes to organize and contextualize a set of discussions on theoretical and methodological specificities of the studies on controversies in digital platforms. Dialoguing with authors who coordinate Science and Technologies Studies (STS), Actor-Network Theory and Internet studies, we emphasize, among other aspects, the political and material dimensions of the formation of social life (LATOUR, 2012) s in artifacts such as Twitter, Facebook and Wikipedia. The study starts with a revision of the controversy concept and then focuses on the singularities of the moments of disputes and conflicts in the digital platforms. Then we present the “digital methods” perspective (ROGERS, 2016) and some case studies inspired by the “radical empiricism” approach (MARRES, 2015). Finally, , the paper discusses how the technopolitical dimension of the “platformization of the web” (HELMOND, 2015) reveals new challenges to research on the issue.
  • Ecologia dos aplicativos de mídias sociais da Google Play Store sob a ótica dos métodos digitais e da análise de redes para mídias sociais Artigos

    Prado, Jan Alyne Barbosa; Zago, Gabriela da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo busca experimentar uma combinação de métodos destinados a compreender a configuração da ecologia de aplicativos relacionados às mídias sociais disponíveis na loja Google Play. Partindo de inferências de natureza indutiva e abdutiva ligadas a perspectivas metodológicas e epistemológicas do que Rogers (2014) denomina Métodos Digitais, bem como da Análise de Redes para mídias sociais (RECUERO et al, 2015), a pesquisa busca produzir uma visão mais geral sobre a ecologia dos aplicativos de mídias sociais, a partir das relações de similaridade (processadas por uma ferramenta intitulada Google Play Similar) entre aplicativos estruturadas pela loja Google Play. Os resultados apontam para algumas limitações deste experimento ao mesmo tempo que indicam que a ecologia de aplicativos desta loja se estabelece a partir de uma série de critérios e vetores de atenção para além da similaridade relativa à funcionalidade de tais aplicativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to apply an experiment using a combination of methods, in order to understand the configuration of social media app ecology available on Google Play Store. Starting from inductive and abductive inferences related to methodological and epistemological perspectives that Rogers (2014) calls Digital Methods, as well as the Network Analysis for Social Media (RECUERO et al, 2015), we seek to produce a more general view on the ecology of social media apps, considering relations of similarity (processed by a tool called Google Play Similar) between structured applications on Google Play Store. Our results point to some limitations of this experiment, but at the same time indicate that the app ecology is established from a number of criteria and attention vectors beyond the relative similarity to the functionality of such applications.
  • Imprensa e humor gráfico: A origem de "O amigo da onça” em questão Artigos

    Carmelino, Ana Cristina; Flores, Ana Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta os resultados de pesquisa1 que investiga as raízes de “O amigo da onça”, história em quadrinhos de humor criada pelo desenhista Péricles Maranhão (1924-1961) e publicada na revista O Cruzeiro, de 1943 a 1962. O personagem é uma das figuras mais populares do humor gráfico brasileiro e revela características do cotidiano da sociedade no período em questão. O estudo corrobora uma informação dada no meio jornalístico, mas que até então não havia sido confirmada: se “O amigo da onça” foi inspirado na série argentina “Enemigos del hombre”, feita por Guillermo Divito (1914-1969) e publicada a partir de 1938 na revista Patoruzú (1936-1977), editada em Buenos Aires. Para isso, partiu-se de um estudo comparativo que considera não apenas o contexto de produção das séries, mas também as características dos personagens e o tipo de humor peculiar às histórias. O arcabouço teórico advém especialmente de duas áreas: a imprensa e o humor gráfico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents the results of a research2 that investigates the roots of “O amigo da onça”, humor cartoon created by cartoonist Péricles Maranhão (1924-1961) and published in the magazine O Cruzeiro, from 1943 to 1962. The character is one of the most popular figures of Brazilian graphic humor and reveals the daily life of society at that time. The study confirms an information circulated in the news media , but not yet verified: whether “O Amigo da Onça” was inspired by the Argentine series “Enemigos del hombre”, by Guillermo Divito (1914-1969) and published from 1938 onwards in the magazine Patoruzú (1936-1977), edited in Buenos Aires. To this end, we started with a comparative study that considers not only the production context of the series, but also the character-characteristics s and the type of humor peculiar to the stories. The theoretical framework comes mainly from two areas: the press and graphic humor.
  • Campo minado – sobre os princípios fundacionais da epistemologia da comunicação Artigos

    Rüdiger, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Surgiu entre teóricos do país e alhures a ideia de que, visando obter autonomia e cientificidade para a área, há propriedade em se falar e desenvolver a noção de “campo epistemológico da comunicação”. Após relatar criticamente as teses de um de seus primeiros proponentes, defende o artigo que, não bastassem os problemas filosóficos internos, elas em pouco ou nada impactam no desenvolvimento do saber que pode surgir dos estudos de mídia, carecendo, portanto, de significado positivo para a ciência que neles pode haver.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The notion of “epistemological field of communication” has emerged among some theorists of our country and elsewhere as a tool that, if developed, could help the area obtain autonomy and, perhaps, scientificity. After critically reporting the theses of one of its major proponents, the article argues that, besides their internal philosophical problems, the theses have little or no impact on the development of knowledge that may arise from media studies, and therefore are meaningless for the science they may hold .
  • Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) Artigos

    Sá Neto, Arthur Autran Franco de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article describes and analyzes the relations between the State and film producers in Argentina and Brazil from 1930 to 1945, also seeking to compare them both. In Brazil, the state adopted a protectionist stance in relation to cinema well before Argentina; however, this was not enough to make the production of feature films advance in the market. In Argentina, protectionism had a late start , but it acquired a greater dimension than in Brazil. It also appears that, in both cases, protectionism was a way, among others, of the state trying to control production ideologically.
  • Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário Artigos

    Anaz, Sílvio Antonio Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo O processo de criação na indústria do audiovisual desenvolve-se por meio da articulação de vários agentes (roteiristas, diretores, produtores, executivos, elencos etc.), tecnologias e decisões corporativas. Estudar o processo criativo nessa indústria requer compreender como esses elementos, que imiscuem arte e negócios, impactam na construção dos imaginários que filmes e séries compartilham com a audiência. Este artigo busca contribuir para a compreensão desse processo, que se desenvolve de forma coletiva e sob a lógica do mercado, tendo como base a perspectiva heurística do imaginário (Eliade, Durand, Barros), o conceito de arquétipo (Jung) e o método mitocrítico. Os resultados são o mapeamento do processo de criação e o esboço de um método para o estudo do processo criativo na indústria do audiovisual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The creative process in the audiovisual industry is based on coordination among several agents (screenwriters, directors, producers, executives, casts , etc.), technologies and corporate decisions. Studying this process requires an understanding of how those elements, that blend art and business, impact the development of the imaginary that movies and TV series share with audiences . This paper seeks to contribute toward an understanding of this process, which is developed collectively and under market logic, based on a heuristic perspective of the imaginary (Eliade, Durand, Barros), the archetypological concept (Jung, Durand), and the mythocritical method. The results are the mapping of the creative process and the draft of a method for investigation of the process in the audiovisual industry.
  • Santiago: a solidão sob o prisma do filme-ensaio Artigos

    Almeida, Rafael de; Oliveira, Paulo Passos de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo propõe uma reflexão em torno da relação entre o filme-ensaio e a solidão, à luz de Santiago (João Moreira Salles, 2007). Objetiva-se investigar de que forma o caráter ensaístico da obra interfere na maneira em que a solidão do protagonista Santiago nos é apresentada. Partimos da hipótese de que o filme assume uma certa ambiguidade reflexiva sobre tal aspecto, apresentando assim uma dupla possibilidade: ora Santiago parece estar só, como um desejo voluntário do personagem; ora assemelha ser solitário, consequência de um processo de exclusão social explicitada pela relação que mantém com o diretor do filme. Pretendemos analisar Santiago com foco na problemática exposta, para propor que tal ambiguidade vivenciada pelo protagonista, entre estar só e ser solitário, é também condição essencial para que o ensaísta audiovisual assuma a distância reflexiva necessária para desenvolver sua narrativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article proposes a reflection on the relation between the essay film and loneliness, in the light of Santiago (João Moreira Salles, 2007). The objective is to investigate how the essayistic nature of the work interferes with the way in which the loneliness of the protagonist Santiago is presented to us. We start from the hypothesis that the film assumes a certain reflexive ambiguity about this aspect, presenting a dual possibility: sometimes Santiago seems to be alone, as a willful desire of the character; sometimes appears lonely , as a result of a process of social exclusion explained by the relationship that he maintains with the director of the film. We intend to analyze Santiago focusing on such a problem , to propose that the ambiguity experienced by the protagonist, between being alone and being lonely , is also an essential condition for the audiovisual essayist to maintain the reflexive distance necessary to develop his narrative.
  • Um triunfo de aprendizes: o som em O massacre da Serra Elétrica Artigos

    Carreiro, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Resumo Filme influente na consolidação de uma estética semidocumental muito popular no cinema de horror contemporâneo, O massacre da serra elétrica (The Texas chain saw massacre, Tobe Hooper, 1974) ganhou status de inovador, com o passar dos anos, por ter antecipado a explosão do subgênero slasher, e por causa da crueza das imagens. No entanto, pouco se fala do caráter arrojado dos sons que contribuem para assustar o público do filme. Este ensaio tem o objetivo de reconstituir o processo criativo da trilha sonora, destacando a presença majoritária de estudantes e aprendizes na equipe responsável pelo sound design, e enfatizando o modo pelo qual o relativo desconhecimento das práticas profissionais de pós-produção embaralhou as fronteiras entre música e efeitos sonoros, reforçando uma tendência estilística inovadora que influencia o cinema contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract An influential film in the consolidation of a very popular realistic semidocumentary aesthetics in contemporary horror films, The Texas Chain Saw Massacre (Tobe Hooper, 1974) has gained, over the years, innovative status for anticipating the boom of the slasher subgenre, and exploiting the rawness of its images. However, little is said of the bold nature of the sounds that contribute to frighten the audience. This essay aims to reconstruct the creative process of the soundtrack, highlighting the major presence of students and young aspiring professionals in the team responsible for the sound design, and emphasizing how the relative ignorance of professional post-production practices helped to scramble the boundaries between music and sound effects, thus reinforcing an innovative stylistic trend that influences contemporary cinema.
  • Experiência estética no debate do filme Lakay numa universidade brasileira Artigos

    Prado Junior, Tarcis; Cardoso, Moises; Iacomini Júnior, Franco

    Resumo em Português:

    Resumo Em agosto de 2016, foi promovido um cinedebate pelo GRUDES (grupo de pesquisa em cinema e audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná) sobre o filme Lakay, dos cineastas Jéssica Frazão e Matheus Paladino (2016). O filme relata a vida dos imigrantes haitianos no sul do Brasil e nesse evento estavam presentes alunos de graduação da Universidade Tuiuti do Paraná. Entre esses estudantes estava um haitiano que chegara recentemente ao país. Durante o debate, ele participou ativamente contando sua história no Haiti e os motivos de sua emigração ao Brasil. Este artigo propõe uma reflexão sobre a participação desses estudantes no debate em relação à ideia de “pequenas crises” em Gumbrecht (2006). Os resultados indicam que o evento foi uma experiência estética proporcionada por meio da oscilação entre o efeito de sentido e de presença, reforçando o que defende o teórico alemão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In August 2016, a movie debate was promoted by GRUDES (a film and audiovisual research group from the Tuiuti University of Paraná) on the film Lakay, by filmmakers Jéssica Frazão and Matheus Paladino (2016). The film recounts the life of the Haitian immigrants in southern Brazil, and the event was attended by undergraduate students from the Tuiuti University of Paraná. Among them was a Haitian who had recently arrived in the country. During the debate he participated actively in telling his story in Haiti and the reasons for his emigration to Brazil. This article proposes a reflection on the participation of these students in the debate on the idea of “small crises” in Gumbrecht (2006). The results indicate that the event was an aesthetic experience provided by the oscillation between the effects of sense and presence, reinforcing the German theorist’s arguments .
  • Das narrativas de fundação às narrativas de dissolução. A questão da identidade nacional no cinema contemporâneo Artigos

    Monteiro, Lúcia Ramos

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar das inúmeras problematizações dos conceitos de “nação” e “nacionalismo” no âmbito da historiografia, e das discussões sobre a atualidade e a utilidade da categoria “cinema nacional” no campo dos estudos cinematográficos (BERRY, 2006), essas noções continuam sendo usadas tanto pelos estudos cinematográficos quanto por festivais e premiações. Em contraponto às chamadas “narrativas fundacionais” (SOMMER, 2004), que entrelaçavam felicidade doméstica e ideal nacional, em alguns filmes contemporâneos as esferas “individual” e “nacional” continuam ligadas, mas em chave negativa. Isso nos leva a propor o conceito de “narrativas de dissolução”, com base na análise de filmes do realizador chinês Jia Zhang-ke, e mais especificamente As montanhas se separam (2015).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Notwithstanding the extensive discussion questioning concepts like “nation” and “nationalism” within historiography, and the debate about the actuality and functionality of “national cinema” as a category in the film studies field (BERRY, 2006), those notions continue to be used by film scholars, festivals, competitions etc. Contrary to the so-called “foundational narratives” (SOMMER, 2004), in which domestic happiness and national ideal were interwoven, some contemporary films maintain a strong relation between “individual” and “national” spheres, but in a negative way. This leads us to propose the “dissolution narratives” concept, anchored in Jia Zhangke’s film analysis, particularly Mountains May Depart (2015).
  • O direito à comunicação e os desafios da regulação dos meios no Brasil Artigos

    Vannuchi, Camilo

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, o autor apresenta uma breve revisão do conceito de comunicação como direito humano, fundamentado no debate a cerca do “direito de comunicar” inaugurado pela UNESCO nos anos 1970. Em seguida, à luz de certas características do mercado de comunicação brasileiro consideradas obstáculos à garantia daquele direito (oligopólios, concentração, propriedade cruzada...), o autor elenca princípios constitucionais que, apesar de previstos na Constituição Federal de 1988, nunca foram regulamentados. Finalmente, o autor debruça-se sobre propostas em discussão no âmbito institucional, como o projeto de lei de iniciativa popular da Mídia Democrática, criado em 2013, e o debate recente sobre regulação dos vídeos sob demanda, conduzido pela Ancine em 2016, para formular diretrizes a serem buscadas num possível novo marco regulatório.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, the author briefly reviews the concept of communication as a human right, based on the debate about the “right to communicate” introduced by UNESCO in the 1970s. Subsequently, in light of certain characteristics of the Brazilian communications market, which are considered obstacles to the guarantee of that right (oligopolies, concentration, cross ownership…), the author lists constitutional principles which, in spite of being envisaged by the Federal Constitution of 1988, have never been regulated. Finally, the author addresses proposals under discussion within the institutional framework , such as the 2013 Democratic Media draft bill proposed by a citizens’ initiative f, and the debate about the regulations of videos on demand, led by Ancine in 2016, to formulate guidelines to be pursued within a possible new regulatory framework.
  • O homem em farrapos: a experiência da moda em Flávio de Carvalho Artigos

    Rosa, Victor da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa em detalhe um conjunto de textos de Flávio de Carvalho sobre moda, publicados em 1956 e reeditados em 2010, em perspectiva com dois teóricos contemporâneos que também se dedicaram a pensar sobre o assunto: Emanuele Coccia e Boris Groys. A ideia central é pensar a figura do “homem em farrapos”, figura que o próprio Flávio desenvolve por meio de uma série de reflexões sobre a história do vestuário, como contribuição ao debate vanguardista em torno do “homem novo”. Por meio dela, é possível compreender outro conceito central proposto pelo autor, o de Unissexo, e também revisitar a sua célebre performance realizada a partir da criação de um new look. Dessa forma, o artigo procura debater não apenas o lugar que a moda ocupou na trajetória desse artista singular, mas também chamar atenção para a pertinência e a atualidade do pensamento de Flávio a respeito de tal debate.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes in detail a set of writings by Flávio de Carvalho about fashion, first published in 1956 and then reissued in 2010, in perspective with two contemporary theorists who also dedicated themselves to look into the subject: Emanuele Coccia and Boris Groys. The central idea is to explore the figure of the “man in rags”, a figure that Flávio himself develops through a series of reflections on the history of clothing, as a contribution to the avant-garde debate around the “new man”. It enables an understanding of another central concept proposed by the author, that of Unisex , and also to revisit its celebrated performance from the creation of a new look. Thus, the article proposes to debate not only the spot occupied by fashion in the trajectory of this singular artist, but also to draw attention to the relevance and topicality of Flávio’s works regarding such debate.
  • O agreste virtual: as postagens sobre a novela “Tieta” no perfil oficial do Canal Viva no Facebook Artigos

    Jesus, Diego Santos Vieira de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo é examinar as postagens sobre a novela “Tieta” no perfil oficial do Canal Viva no Facebook e os comentários de seus seguidores. O argumento central aponta que a mobilização de imagens e vídeos de uma personagem empoderada como Tieta alimenta debates na rede social acerca das relações de gênero. Os textos que acompanham o material postado estimulam o público a assumir um papel mais ativo pela internet. Os comentários dos seguidores apontam que a reprise de “Tieta” é um dispositivo de memória da ficção televisiva, que revela campos de embate e negociação em relação a mudanças culturais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim is to examine the posts on the soap opera “Tieta” in Viva Channel’s official profile in Facebook and the comments of its followers. The central argument points out that the mobilization of images and videos of an empowered female character like Tieta fuels debates in the social network about gender relations. The texts that follow the posted material stimulate the public to take a more active role through the Internet . The followers’ comments point out that the replay of “Tieta” is a memory device of televised fiction that reveals areas of clash and negotiation regarding cultural changes.
  • A vida sentimental das mercadorias: a estética da “fofura” e seus jogos de poder na arte de Jeff Koons Artigos

    Neves, Pedro Pinheiro

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa algumas obras do artista Jeff Koons fazendo uso da categoria estética vernacular cute (fofo, adorável em inglês). Em suas esculturas representando bichinhos e brinquedos, Koons dá expressão formal para as contradições e ambiguidades do cute, de forma a explicitar os sentimentos ambivalentes e anseios que lastreiam a relação dos sujeitos consumidores-espectadores do capitalismo tardio com as mercadorias que os circundam. Pensar a mercadoria e o consumo – cultural, inclusive – a partir da estética da fofura nos ajuda, argumentamos, a melhor entender o próprio lugar da arte em um circuito globalizado e crescentemente dominado pela lógica mercadológica neoliberal. A obra de Koons, um dos artistas contemporâneos mais populares e financeiramente bem-sucedidos, é local privilegiado para observar as oscilações de poder no campo das artes visuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper analyzes a few works by artist Jeff Koons using the vernacular aesthetic category cute. In his sculptures representing critters and toys, Koons gives formal expression to the contradictions and ambiguities of cuteness, making explicit the ambivalent feelings and longings that underpin the relationship between the consumerspectators of late capitalism and the commodities that surround them. Reflecting on commodities and consumption – cultural consumption included – in light of the aesthetics of cuteness helps us, or so we argue, to better understand the very place of art in a globalized circuit increasingly dominated by neoliberal market logic. The work of Koons, one of the most popular and financially successful contemporary artists, is a privileged vantage point from which to observe power shifts in the field of visual arts.
  • Grafos, algoritmos e métricas. Como seguir rastros nas mídias sociais? Resenhas

    Gomes, Romulo Fernando Lemos

    Resumo em Português:

    Resumo Em Análise de Redes para Mídia Social, os pesquisadores Raquel Recuero, Marco Bastos e Gabriela Zago, do grupo de pesquisa Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), apresentam possíveis caminhos teóricos e epistemológicos para a compreensão do social forjado no digital. A resposta central dos autores aponta para a aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS), associada a elementos da teoria dos grafos e da sociometria, aos estudos de redes sociais na internet.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Análise de Redes para Mídia Social, researchers Raquel Recuero, Marco Bastos and Gabriela Zago, from MIDIARS (Media, Discourse and Social Network Analysis Research Group), of UCPel (Catholic University of Pelotas), present theoretical and epistemological paths for an understanding of the social constitution in digital space. The central response of the authors points to the application of ARS (Analysis of Social Media), associated with elements of graph theory and sociometry, to the studies of social networks on the Internet.
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