Galáxia (São Paulo), Issue: 40, Published: 2019
  • Quando a política se torna inevitável: da arte-em-comunidade à arte-em-comum1 Artigo

    Otte, Hanka; Gielen, Pascal

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, duas mudanças paralelas são apontadas e sinalizadas. A primeira é a transição da arte-em-comunidade para a assim chamada arte-em-comum; a segunda é a transição da política cultural para a política da cultura. Enquanto a arte-em-comunidade, desde os anos 1990, era regulada, legitimada e, algumas vezes, altamente estimulada pelas políticas culturais oficiais de diversos países europeus, a arte-em-comum – que começou a crescer depois da crise financeira iniciada no final de 2007 – na maioria das vezes não contava com tais intervenções. A primeira é subsidiada pelos governos, pois “compensa” as lacunas estruturais do bem-estar social e, particularmente, se concentra sobre a melhoria social, a coesão e a resiliência. Grandes ativistas e o caráter político radical da última fazem com que a arte-em-comum precise se organizar frequentemente em uma dimensão civil não regulada, que fica entre o mercado e o Estado. Neste artigo, os autores analisam as características da tendência de busca de uma arte-em-comum e articulam a hipótese sobre qual tipo de política serviria de apoio para a ascensão dessa práxis artística.

    Abstract in English:

    Abstract When politics becomes unavoidable: from community art to communing art. In this article two parallel shifts are signalized and analysed. One is called the transition from community art to so-called commoning art, the other the transition from cultural policy to a politics of culture. While community art, since the 1990’s, was regulated, legitimized and sometimes highly stimulated by the official cultural policies of several European countries, commoning art - which started to boom after the financial crises which started at the end of 2007 – is mostly not. The former is supported by governments because it ‘compensates’ structural gaps in the welfare state and particularly concentrates on social improvement, cohesion and resilience. The highly activist and sometimes radical political character of the latter, makes that commoning artists need to organize themselves in an often not regulated, civil zone between the market and the state. In this article the authors analyse the characteristics of this tendency towards commoning art and they articulate a hypothesis about what kind of politics could be supportive for this rising art praxis.
  • O corpo nas imagens da guerra colonial portuguesa: subjetividades em análise1 Artigo

    Caldeira, Clara Roldão Pinto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa a representação dos corpos em imagens fotográficas produzidas no contexto da Guerra Colonial Portuguesa, por militares portugueses, que os retratavam e também à população local. Partindo da ideia do corpo como elemento constituinte da subjetividade, estas imagens estabelecem-se como territórios de tensão e negociação das complexas identidades em causa. A análise terá em conta os regimes visuais dominantes que contextualizam estas fotografias, nomeadamente através de uma arqueologia do seu campo imagético, mobilizando o binômio retrato honorífico/retrato disciplinar. Consideram-se ainda as possibilidades de resistência às convenções representativas no espaço fotográfico, e os processos de performatividade hermenêutica que incluem também o espectador actual destas imagens, na articulação entre memória e fotografia.

    Abstract in English:

    Abstract This paper intends to analyze the representation of bodies in photographic images by the Portuguese military, representing themselves and local population, produced in the context of the Portuguese Colonial War. Starting with the idea of the body as a constituent element of subjectivity, these images present themselves as spaces of tension and negotiation of complex identities. The analysis will take into account the dominant visual regimes that contextualize these photos, namely through an archaeology of the imagetic field, mobilizing the binomial honorific portrait/disciplinary portrait. The possibilities of resistance to conventions of representation in the photographic space and the processes of hermeneutical performativity that also include the contemporary spectator of these images are also considered in the articulation between memory and photography.
  • Digesting the indigestible: the political scatology of the Vomitaço Artigo

    Chagas, Viktor

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo procura discutir o Vomitaço como uma experiência de ação conectiva disruptiva de ciber-protesto. Vomitaço é o nome de uma ação organizada, que consiste na publicação de comentários nas páginas de alvos com um sticker representando um personagem vomitando. A manifestação se popularizou durante o desenrolar do processo de impeachment sofrido por Dilma Rousseff. O ensaio debate o lugar que ocupa o Vomitaço no cenário do ativismo político nacional, e conta com dados provenientes da etnografia combinada com entrevistas em profundidade e observação de estatísticas de acesso à página do movimento no Facebook.

    Abstract in English:

    Abstract The present article aims to discuss the Vomitaço [super puke] as a connective disruptive action of cyber-protest. Vomitaço is the name of an organized action, which consists in publishing comments on targets’ posts with a puke sticker. The demonstration became popular during the impeachment process of Dilma Rousseff. The essay debates the place occupied by Vomitaço in the national political scenario, and brings data from an ethnographic approach, combined with in-depth interviews and statistics from the fanpage of the movement in Facebook.
  • O conceito de convergência e suas armadilhas Artigo

    Garson, Marcelo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No vocabulário das novas mídias, “convergência” tornou-se um conceito extremamente difundido. Neste artigo, analisamos sua significação técnica e também cultural, neste último caso associada à obra de Henry Jenkins. Investigando suas origens, popularidade e fundamentalmente implicações ideológicas, evidenciamos como tal noção cristaliza uma série de utopias da cibercultura, ao mesmo tempo que legitima as assimetrias de poder entre produtores e consumidores de cultura.

    Abstract in English:

    Abstract In the new media vocabulary, “convergence” has become an extremely popular concept. In this article we analyze both its technical and cultural significance. In particular, this last dimension is associated with the work of Henry Jenkins. Investigating its origins, popularity and fundamentally its ideological implications, we make clear how it translates a series of cybercultural utopias while legitimizing the asymmetries of power between producers and consumers of culture.
  • #MinhaExperiênciaNoSUS: um estudo dos sentidos sobre o SUS com-partilhados no Facebook Artigo

    Cavalcante, Clarisse Castro; Muzi, Daniela

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo apresenta uma análise dos discursos das narrativas de participantes da campanha #MinhaExperiênciaNoSUS. A campanha foi produzida pelo site PenseSUS, que disponibiliza diferentes conteúdos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para promover o debate e a reflexão acerca da política nacional de saúde no Brasil, e circulou em sua fanpage no Facebook. Com o aporte teórico de autores como Foucault, Pêcheux, Goffman e Charaudeau, descrevemos os sentidos produzidos a partir das experiências dos usuários e suas possíveis significações em termos de produção de memória sobre o SUS. Quais sejam: um Sistema que marca pelo acolhimento, pela presença do médico, pela estrutura física da oferta e por procedimentos tradicionais como a imunização.

    Abstract in English:

    Abstract The present article presents an analysis of the discourses about the narratives of participants in the campaign #MyExperienceInSUS. The campaign was produced by the PenseSUS website, which provides different contents about the Unified Health System (SUS) to promote debate and reflection on the national health policy in Brazil, and circulated in its fan page on Facebook. With the theoretical contribution of authors like Foucault, Pêcheux, Goffman and Charaudeau, we describe the senses produced from the experiences of the users and their possible meanings in terms of memory production on SUS. Which are: a system that marks the reception, the presence of the doctor, the physical structure of the offer and traditional procedures such as immunization.
  • A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias Artigo

    Reis, Osmar Gonçalves dos; Morais, Isabelle Freire de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste trabalho buscamos compreender, historicamente, o que seria e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Partindo das reflexões de Fontcuberta, Soulages e Rouillé, refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum e defendem certas teorias ontológicas da fotografia (em especial Barthes, mas também Kracauer, Krauss, entre outros), a encenação sempre fez parte do processo fotográfico e hoje, num momento em que ela é praticada de forma mais aberta e consciente, um novo campo de experimentações se abre à fotografia, novas formas de ver e mostrar permeadas por um desejo de fabulação, uma vontade de inventar mundos e contar histórias.

    Abstract in English:

    Abstract This paper aims to understand historically what would be and how it has been constructed the staging in the photographic language. Based on the thoughts of Fontcuberta, Soulages and Rouillé, we reflect on categories such as performance, manipulation, fiction and truth. This is to show that, in spite of what common sense advocates and certain ontological theories of photography defend (especially Barthes, but also Kracauer, Krauss, among others), staging has always been part of the photographic process and today, at a time in which it is practiced more openly and consciously, a new field of experimentation opens to photography, new ways of seeing and show permeated by a desire to fable, a willingness to invent worlds and tell stories.
  • A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara Artigo

    Fontanari, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue da de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agricultor. Ohara cria instantes de “espaços vazios” de acontecimento que atestam um estado de pura contemplação, em que o fotógrafo dá a ver ao espectador simplesmente a poesia das formas. O estilo de Ohara tende, por hipótese, àquele princípio de naturalidade zen que distingue a tradicional arte japonesa da paisagem: um nada especial que se refere a um estado de coisas expresso em sua naturalidade. Quer-se aqui enveredar por este caso especial.

    Abstract in English:

    Abstract This article focuses on the Japanese-Brazilian photographer Haruo Ohara, little known among us, and who distinguishes himself from other photographers for his daring aesthetics that tends towards an emptiness: it captures the presence of things and not their sense. His intense photographic production is strangely held in parallel to his activity as a farmer. Ohara creates moments of “empty spaces” of happenings, which attest to a state of pure contemplation, in which the photographer gives the viewer simply the poetry of forms. Ohara’s style tends, by hypothesis, to that principle of zen naturalness which distinguishes the traditional Japanese art: a nothing especial which refers to a state of things expressed in its naturalness. We here aim to embark on this particular case.
  • Escalabilidade nos filmes de Alexander Kluge: estratégia para evitar a catástrofe Artigo

    Almeida, Jane de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo reflete sobre o conceito de escalabilidade na obra do cineasta alemão Alexander Kluge, pensando nos efeitos provocados pelo deslocamento do filme analógico para o filme computadorizado. Por meio de citações em filmes e entrevistas, o artigo aponta momentos e formas de escalabilidade na obra de Kluge, analisando as escalabilidades temporais e espaciais que também se deslocam para uma escalabilidade a partir de dados digitais. Ao final, o artigo apresenta parte de entrevista inédita feita com o cineasta sobre a internet e os novos meios digitais de comunicação e representação.

    Abstract in English:

    Abstract The paper reflects on the concept of scalability in the work of the German filmmaker Alexander Kluge, pondering on the effects caused by the shift from analog film to computerized film. Through citations and interviews of his films, the article points out moments and forms of scalability in Kluge’s work reflecting on the temporal and spatial scalabilities that also move to digital data. Ultimately, the article presents part of an unpublished interview with the filmmaker on the Internet and the new digital media of communication and representation.
  • Resenha, a crítica do jornal Artigo

    Seixas, Lia; Carvalho, Emiliana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo defende que a resenha é a crítica do jornal, fundada no campo jornalístico, nascida juntamente com os princípios e valores do jornalismo moderno. Operamos a proposta de critérios de definição de gênero: lógica enunciativa, força argumentativa, identidade discursiva e potencialidades do mídium (SEIXAS, 2009). Observamos que as regularidades dos critérios auxiliam a compreender o gênero, mas uma ação relativamente estável deve ser confrontada com as propriedades da instituição da qual faz parte. Atualidade, periodicidade, objetividade (GROTH, 2011; SCHUDSON, 2008, 2011; FRANCISCATO, 2003) agem na constituição da resenha, voltada para o atual e o novo e de predominância argumentativa (ADAM, 1992).

    Abstract in English:

    Abstract This article argues that the review is the cultural critique in newspapers, founded on the journalistic field, which came into being along with the principles and values of modern journalism. We operate the proposal of criteria of definition of gender: enunciative logic, argumentative force, discursive identity and potentialities of the medium (SEIXAS, 2009). We observe that the regularities of the criteria help to understand the genre, but a relatively stable action must be confronted with the properties of the institution of which it is a part. Currency , periodicity, objectivity (GROTH, 2011, SCHUDSON, 2008, 2011, FRANCISCATO, 2003) act in the constitution of the review, oriented to the current and the new and predominantly argumentative (ADAM, 1992).
  • Guimarães Rosa e o jornalismo Artigo

    Castro, Gustavo; Jubé, Andrea

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Jornalismo e Literatura. Guimarães Rosa. Biografia. Este artigo insere-se no conjunto de estudos e pesquisas denominado “Perfil biográfico de João Guimarães Rosa (1908-1967)”, projeto desenvolvido pelo Grupo Siruiz - Estudos Comunicação e Produção Literária (CNPq/UnB). Trata-se de um recorte específico da relação do escritor mineiro com a imprensa, analisando suas ligações com repórteres, editores e empresários de comunicação, além de sua aversão a entrevistas, entre os anos de 1947 e 1967. Interessam aqui as aparições, presenças e relações de proximidade que o autor mantinha e cultivava com a imprensa em seu tempo.

    Abstract in English:

    Abstract This article is part of a series of studies and researches entitled “Biographical Profile of João Guimarães Rosa (1908-1967)”, a project developed by the Siruiz Group - Studies on Communication and Literary Production (CNPq / UnB), and focuses on the writer’s relationship with the press, analyzing his connections with reporters, editors and media outlet’s owners, in addition to his aversion to interviews, between the years of 1947 and 1967. The focus here is his presence and appearances in the media and the writer’s close association with the press in his time.
  • Macunaíma em quadrinhos: aspectos estéticos modernistas na rapsódia gráfico-visual antropofágica Artigo

    Freitas, Ricardo Oliveira de; Matos, Lucineide Magalhães de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Analisamos a obra Macunaíma em quadrinhos (2016), de autoria de Angelo Abu e Dan X, concentrando-nos na análise acerca da (re) apresentação do modernismo no interior da história em quadrinhos (HQ). Consideramos os signos indiciais do projeto modernista, como apresentado na prosa de Mário de Andrade, presentes na HQ. Por isso, optamos, como referencial teórico-metodológico, por realizar uma leitura Intersemiótica da obra, que coloca em jogo os dois principais signos nela existentes: verbal e visual. Com base na Teoria Intersemiótica, interpretamos a HQ como uma tradução entre signos, capaz de trazer para o campo da visualidade argumentos modernistas diversos, para além do que encontramos na prosa andradiana. Defendemos que Macunaíma em quadrinhos é uma rapsódia gráfico-visual antropofágica, perfilhada por índices como cores e traços estilísticos, que colocam em evidência o modernismo do século XX, assim como o verbal e o visual em interação na HQ.

    Abstract in English:

    Abstract We analyze the comic book Macunaíma em quadrinhos (2016), by Angelo Abu and Dan X, concentrating on the analysis of the (re) presentation of modernism within comics. We consider the signs indicative of the modernist project, as presented in Mário de Andrade’s prose, which appears in the comics. Therefore, we chose, as a theoretical-methodological reference, to perform an Intersemiotic reading of the comics, which puts into play the two main signs that exist: verbal and visual. Based on the Intersemiotic Theory, we interpret Macunaíma em quadrinhos as a translation between signs, capable of bringing to the field of visuality a lot of modernist arguments, beyond what we found in the Andradian prose. We argue that Macunaíma em quadrinhos is an anthropophagic graphic-visual rhapsody, based on indices such as arts, colors and stylistic traits, which highlight twentieth-century modernism.
  • O discurso da mídia televisiva na pacificação de favelas cariocas: um olhar crítico Resenha

    Demarchi, Carlos Henrique

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em A “pacificação” dos sentidos: mídia e violência na cidade em disputa, o pesquisador Kleber Mendonça analisa, a partir de edições do RJTV, como a cobertura midiática legitimou as ações do Estado no processo de pacificação de favelas cariocas. Ao empregar metodologicamente a análise do discurso, o autor revela as estratégias adotadas pela mídia para gerar consensos e silenciamentos no auge das ações de ocupação.

    Abstract in English:

    Abstract In the book A “pacificação” dos sentidos: mídia e violência na cidade em disputa, researcher Kleber Mendonça analyses , from the RJTV newscast, how media coverage legitimized the actions of the State during the pacification process of favelas in Rio de Janeiro. Through discourse analysis, the author reveals the strategies adopted by the media to achieve consensus and silencing in the peak moments of the occupations.
  • Ódio, combustível patológico Resenha

    Aquino, Filipe

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O ódio tem surgido sob um discurso plural que vai do neoconservadorismo cultural, passando pelo fundamentalismo religioso e desaguando no ultraliberalismo econômico. Esta obra, reunião de diferentes ensaios, constrói um panorama dos múltiplos caminhos adotados pelas novas direitas políticas em ascensão no Brasil, almejando dar conta da complexa gestão do poder contemporâneo.

    Abstract in English:

    Abstract Hatred, a pathological fuel - Hatred has arisen under a plural speech from cultural neoconservatism, through religious fundamentalism, ending in economic ultraliberalism. This work, encompassing different essays, builds a panorama of the multiple paths adopted by the new right-wing policies on the rise in Brazil, aiming to cope with the complex contemporary power management.
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com