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Galáxia (São Paulo), Número: 41, Publicado: 2019
  • O contributo de Vilém Flusser para a ética na época da imaginação digital Artigos

    Hennrich, Dirk Michael

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo pretende demonstrar, a partir da navegação e do naufrágio como metáforas para a existência humana e para o estado atual da civilização ocidental, como o pensamento de Vilém Flusser contribui para uma conduta ética na época da imaginação digital e das imagens técnicas. Flusser é um dos poucos teóricos da mídia e das tecnologias digitais que oferece, através de conceitos basilares, uma resposta digna à desventura destrutiva em que se encontra a humanidade não somente nas realidades e espaços virtuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article aims to demonstrate, starting from navigation and shipwreck as metaphors for the human existence and the current state of western civilization, how the thinking of Vilém Flusser contributes to an ethical conduct in the age of digital imagination and technical images. Flusser is one of the few media and digital technologies theorists, who offers through basic concepts, a dignified answer to the destructive misadventure in which humanity finds itself, not only in virtual spaces and realities.
  • Narrativa e base de dados em “All is solid”, um documentário na área de trabalho Article

    Magno, Sara

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma simbólica” (MANOVICH, 1999), que é atribuída pelo autor à “era do computador”, já que o banco de dados se torna a forma chave de expressão cultural, depois do romance e do cinema. Este texto conduz uma leitura atenta sobre o filme na medida em que indica diversos momentos em que o banco de dados como superfície de uma expressão cultural torna-se dominante, competindo com formatos narrativos da filmagem convencional. Através da simples organização de pastas sobre a área de trabalho do computador de Henderson, desvendam-se, de forma reflexiva, histórias complexas: como os progressos tecnológicos avançam no ocidente, montanhas de computadores são jogadas fora e enviadas à costa do oeste africano, acabando por serem recicladas em terrenos residuais, como Agbogbloshie, em Accra, Ghana. O filme nos confronta com um sistema desconhecido de reciclagem, um tipo de mineração ao inverso, neocolonial, em que grupos de ganenses buscam por recursos minerais em restos de computadores trazidos da Europa. Conta-nos sobre a correlação entre tecnologia e raça, além da imaterialidade da ‘Cloud’, em contraste com a materialidade pesada das zonas de lixos eletrônicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper proposes to analyze “All that is Solid” by artist and filmmaker Louis Henderson, a documentary film that uses the desktop of the computer as a background for a new kind of narrative structure to unfold. This film will be looked at mainly through Lev Manovich´s notion of the “database as a symbolic form” (MANOVICH, 1999) which the author attributes to the “age of the computer” when the database becomes the key form of cultural expression after the novel and cinema. It conducts a close reading of the film while pointing out several moments when database as a cultural expression surfaces, becomes dominant, and competes with conventional narrative forms of filmmaking. Through the basic system of organizing folders on his computer’s desktop Henderson reflexively unravels a complex story: as technological progress advances in the West, piles of obsolete computers are thrown away, sent to the coast of West Africa, and end up being recycled in waste grounds such as Agbogbloshie in Accra, Ghana. The film confronts us with a strange system of recycling, a kind of reverse, neo-colonial mining, where groups of Ghanaians search for residues of mineral resources in the computer waste materials sent from Europe. It tells us of the correlation between technology and race, and of the immateriality of the ‘Cloud’ in contrast to the heavy materiality of e-waste zones.
  • Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter Artigos

    Recuero, Raquel; Gruzd, Anatoliy

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca debater, por meio de estudo de caso, as cascatas das chamadas fake news de cunho político no Twitter. Para tanto, examinam-se fake news que circularam durante dois eventos, o julgamento e a prisão do ex-presidente Lula. Para tal análise, utilizam-se métodos de coleta de dados automatizados, análise de redes e uma análise qualitativa. Os principais resultados apontam para uma circulação limitada dessas notícias, principalmente dentro de núcleos ideológicos favoráveis e uma forte ação de determinados tipos de usuários no seu espalhamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we propose an analysis of the so-called political “fake news” on Twitter, based on a case study. We examined fake news that circulated during the trial and imprisonment of the Brazilian ex-president Lula da Silva. Through social network and qualitative analyses, we found that this fake news circulated mostly among highly partisan clusters and that their spread is influenced by a certain type of user.
  • A prática da teoria na pesquisa em comunicação Artigo

    Braga, José Luiz W. J. G.

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe perspectivas integradoras entre teoria e prática no trabalho da pesquisa, voltadas para a superação de uma abordagem dualista. Observa o interesse da proposta para ciências humanas e sociais, assinalando, entretanto, uma relevância especial para a área da comunicação. Depois de caracterizar sumariamente atividade prática, o texto desenvolve reflexões sobre três âmbitos em que fazeres práticos são estruturantes para a teoria: ações requeridas para sua própria gênese; a elaboração expositiva, que ao mesmo tempo constrói e faz circular a teoria; e a realização da teoria por seu acionamento a serviço da pesquisa. O artigo mostra, nesse acionamento, doze ações possíveis. A conclusão explicita a íntima articulação entre aqueles três momentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes integrative perspectives of theory and practice in research work, aimed at overcoming a dualistic approach. It defends the interest of the proposal for human and social sciences, pointing out, however, a special relevance for the area of communication. After briefly defining practical activity, the text produces reflections on three domains in which practical actions structure theories: actions required for theory generation; the expository formulation, which both constructs and distributes theory; and the activation of theories at the service of research. The article indicates, under this third angle, twelve possible actions. The conclusion makes explicit the inward articulation between those three moments.
  • Volto já (Be right back), de Black Mirror: tecnologias, finitude e a arte de saber terminar Artigo

    Ferraz, Maria Cristina Franco

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma retomada detalhada e comentada do episódio Volto já da série Black Mirror, o artigo discute a agenda atual da tecnociência em sua inflexão fáustica, com base nos trabalhos seminais de Hermínio Martins. Convoca, a seguir, José Gil para relacionar o impulso fáustico ao fechamento da porosidade da pele e à corrosão de Eros. Por fim, remete à proposta nietzschiana da arte de saber terminar como um contraponto aos sofrimentos com relação à perda e à finitude, tema central do episódio Volto já, de Black Mirror.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper analyses Black Mirror’s episode Be right Back in order to discuss certain contemporary issues concerning the technological agenda. It highlights its Faustic inflexion such as emphasized by the Portuguese sociologist Hermínio Martins, and relates this question to José Gil’s investigations on the closure of the porosity of the skin, as well as its effects on the corrosion of Eros. Finally, it refers to the Nietzschean art of finding an end as a counterpoint to the sufferings related to loss and finitude, which constitute the central problem explored in Be right back.
  • Um gesto político intersticial e um histórico palimpséstico:a escrita de si em D’est e Là-bas de Chantal Akerman Artigo

    Veiga, Roberta

    Resumo em Português:

    Resumo Onde está o histórico e o político quando uma cineasta recusa os procedimentos de rememoração documentais como o arquivo, o testemunho e a encenação, para apenas contemplar espaços de conflito no Leste Europeu de 1993 e em Israel de 2006, sem a eles se imiscuir? Buscando responder tal questão, este artigo produz o argumento de que através da escrita de si – de uma autobiografia instituída nas lacunas da memória sobre o Holocausto – os filmes D’est e Là-bas, de Chantal Akerman, alcançam o político por uma via intersticial – aquela dos afetos e das brechas - e formula uma figura palimpséstica para a história, que não encadeia passado e presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Where are history and politics when a filmmaker refuses procedures of documental recollection such as archives, off-screen narration, and playacting, and instead contemplates spaces of conflict in Eastern Europe 1993 and in Israel 2006 without getting involved in them? In order to answer this question, we argue that, by means of a self-writing style (an autobiography built in the memory gaps of the Holocaust), Chantal Akerman’s films D’est and Là-bas reach the political through a crannied route (of affects and cracks) that constructs a palimpsestic picture of history in which past and present are not sequential.
  • Kristeva e Butler: significância, performatividade e produção como parâmetros para uma semiótica crítica Artigo

    Lucas, Cássio de Borba; Silva, Alexandre Rocha da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe um diálogo entre as teorias de Julia Kristeva e Judith Butler com o objetivo deretomar suas contribuições para uma semiótica crítica da comunicação. Indica, para tanto, uma série de ressonâncias que parecem conectar os distintos projetos das autoras em um similar viés pós-estruturalista. Na primeira seção, são exploradas estas ressonâncias por meio das noções de “experiência discursivamente condicionada”, de “práticas significantes” e da possibilidade de “intervenção crítica” na comunicação com viés desconstrucionista. Na segunda seção, trata-se de indicar a centralidade, no pensamento das duas pensadoras, do conceito de produção, que parece fundamentar as perspectivas da significância e da performatividade de que cada uma lança mão para evidenciar os desafios micropolíticos da comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a dialogue between Julia Kristeva and Judith Butler’s theories, with the goal of exposing their contributions to a critical semiotics of communication. It indicates, therefore, a series of resonances that seem to connect the distinct projects of both authors in the same post-structuralist vein. In the first section, these resonances are explored through the notions of “discursively conditioned experience”, “signifying practices” and the possibility of a “critical intervention” in communication based on deconstruction. In the second section, the effort is to indicate the centrality and productivity, in both the authors’ thoughts, of the concept of production, which seems to fundament the theories of significance (Kristeva) and performativity (Butler) as critical perspectives towards a micropolitics of communication.
  • Linguagem, corpo, estética e experiência - (re)dimensionamento do sentido e da presença nas práticas comunicativas midiatizadas Artigo

    Onuki, Gisele Miyoko; Wosniak, Cristiane

    Resumo em Português:

    Resumo Como seria possível qualificar as experiências vividas e percepções da realidade? Dentre as diversas variações históricas espaço-temporais (BARBOSA, 2012; KOSELLECK, 2006) que constituem as transformações culturais de experiências, percepções e ações que regem nosso tempo presente, bem como projetam expectativas quanto ao devir da cultura e da sociedade, esta pesquisa visa refletir sobre a edificação da sensibilidade sob a perspectiva das oscilações da experiência do real para uma possível qualificação dos sentidos. Para tanto, parte-se da hipótese de que o homem contemporâneo é acometido por uma “crise da experiência” (BENJAMIN, 1975) que redireciona a dimensão de sentido e presença (GUMBRECHT, 2010, 2015) nos agenciamentos das práticas comunicativas midiatizadas (HEPP; HASEBRINK, 2015), culminando nos modos de (in)tangenciar a realidade, (re)confingurando as mediações culturais e sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How could one qualify lived experiences and perceptions of reality? Among the various spatio-temporal historical variations (BARBOSA, 2012; KOSELLECK, 2006) that constitute the cultural transformations of experiences, perceptions and actions that govern our present time, as well as projecting expectations as to the coming into being of culture and society, this research aims to reflect on the construction of the sensibility from the perspective of the oscillations of the experience of the real to a possible qualification of the senses. In order to do so, it is assumed that contemporary man is affected by a “crisis of experience” (BENJAMIN, 1975) that redirects the dimension of meaning and presence (GUMBRECHT, 2010, 2015) in the mediated communicative practices (HEPP; HASEBRINK, 2015), culminating in the ways of (in)tangentiating reality, (re)configuring cultural and social mediations.
  • Intervenções sobre as superfícies urbanas: dissenso, consenso e ambivalências em Londres Artigo

    Corrêa, Laura Guimarães

    Resumo em Português:

    Resumo Intervenções urbanas são práticas comunicacionais inscritas nas superfícies das cidades, que rompem a normalidade e interferem na paisagem e no cotidiano urbanos. Muitas intervenções podem ser lidas como ações políticas e gerar diversos significados, com reverberações e impactos positivos e negativos. Este artigo adota os conceitos de dissenso / consenso e política / polícia em Rancière para detectar reivindicações e empreender a análise de duas intervenções urbanas realizadas em Londres nos anos de 2015 e 2016. Ao analisar esses casos, observa-se que discursos hegemônicos podem se apropriar de intervenções urbanas, assim como manifestações criativas e ativistas contemporâneas podem se tornar consenso, como parte dos crescentes fenômenos de gentrificação e comodificação do espaço urbano. Esses processos são permeados pela lógica neoliberal e trazem consigo as contradições, a complexidade e as ambivalências presentes no dia-a-dia das cidades contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Urban interventions are communicational practices inscribed on the surfaces of cities, which disrupt normality and interfere in their landscape and everyday life. Many interventions can be read as political actions and generate diverse meanings, with positive and negative impacts and reverberations. This article adopts Rancière’s concepts of dissensus / consensus and politics / police in order to detect claims and undertake the analysis of two urban interventions in London in 2015 and 2016. I observed that hegemonic discourses can appropriate urban interventions, as well as contemporary creative and activist manifestations can become consensus, as part of the increasing phenomena of gentrification and commodification of urban space. These processes are permeated by the neoliberal rationale and bring with them the contradictions, the complexity and the ambivalences in contemporary cities.
  • Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital Artigos

    Janotti, Jeder; Sá, Simone Pereira de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem por objetivo revisitar a noção de gênero musical, buscando mapear seu percurso nos estudos de comunicação no Brasil nas duas últimas décadas, identificando alguns dos principais debates em torno da questão e apontando as reconfigurações que garantiram sua produtividade em tempos de cultura digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper aims to revisit the notion of musical genre, seeking to map its course in communication studies in Brazil in the last two decades, identifying some of the main debates around the issue and pointing out the reconfigurations that guaranteed its productivity in times of digital culture.
  • Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura Artigos

    Vargas, Herom; Carvalho, Nilton Faria de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentações produzidas por esses DJs. O corpus de análise é formado por composições de três artistas: DJ Tudo, Psilosamples e Dandara. A argumentação e a análise demonstram a efetividade dessas duas categorias para o entendimento das dinâmicas produtiva e criativa desse tipo de trabalho que destoa do mainstream da música pop eletrônica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper analyzes musical pieces of experimental DJs from two categories related to the semiotics of culture: semiosphere and its borders and memory of culture, developed by the Russian semioticist I. Lotman. The discussion is about the characteristics of electronic dance music, its subgenres, and the differences put in experimentations produced by these DJs. The corpus of analysis is formed by compositions of three artists: DJ Tudo, Psilosamples and Dandara. The argument and the analysis demonstrate the effectiveness of these two categories for the understanding of the productive and creative dynamics of this kind of work that differs from the mainstream of electronic pop music.
  • Estratégias enunciativas de subversão da espacialidade nos jogos eletrônicos Portal, Antichamber e Monument Valley Artigo

    Médola, Ana Silvia Lopes Davi; Oliveira, Bruno Jareta de

    Resumo em Português:

    Resumo As estratégias enunciativas de projeções espaciais não referenciadas no mundo natural presentes em jogos eletrônicos são o objeto de análise deste trabalho. Sob a perspectiva da semiótica discursiva e estudos da linguagem audiovisual, busca-se compreender as lógicas de produção de sentido nas projeções espaciais dos jogos Portal, Antichamber e Monument Valley. As análises indicam que as imagens sintetizadas ampliam e subvertem a lógica perspectivista na representação da espacialidade e engendram regras de jogabilidade a partir de uma homologação parcial entre os regimes de interação do espaço enunciado com o do espaço da enunciação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The enunciative strategies of spatial projections not referenced in the natural world that are present in electronic games are the object of analysis in this work. From the perspective of discursive semiotics and audiovisual language studies, the goal is to understand the production of meaning logics in the spatial projections of the Portal, Antichamber and Monument Valley games. The analyzes indicate that the synthesized images amplify and subvert the perspectivist logic in the representation of spatiality and generate playability rules based on a partial homologation between the interaction regimes of the enunciated space with the space of the enunciation.
  • Selfies no Instagram: implicações de uma plataforma na configuração de um objeto de pesquisa Artigo

    Montardo, Sandra Portella

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo identificar intervenções que a plataforma Instagram exerce em relação à configuração das selfies como objeto de pesquisa. Essa perspectiva se alinha com a abordagem que defende uma postura que visa tomar criticamente os dados digitais utilizados em investigações das Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, em um primeiro momento, este artigo se vale do modelo proposto por Van Dijck (2013) que interpreta plataformas tanto como construtos tecno-culturais quanto como estruturas sócio-econômicas. A partir do tensionamento entre levantamento bibliográfico e evidências empíricas captadas em estudos anteriores, destaca-se que as dinâmicas incentivadas pela plataforma privilegiam a instantaneidade nas interações em torno de imagens, e levam a considerar as propriedades conversacionais das selfies para além de seu aspecto visual, em termos de legendas, hashtags e localização, reconfigurando a questão da visibilidade associada à exposição pessoal nesta plataforma.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to identify the interventions that the Instagram platform calls upon the configuration of selfies as a research object. This perspective aligns itself with the approach which defends a position that aims to consider critically digital data used in investigations of Social Sciences and Humanities. For this purpose, this article is based on the model posited by Van Dijck (2013), who interprets platforms both as techno-cultural constructs and socio-economic structures. From the confrontation between literature review and empirical evidences obtained in previous studies, it is highlighted that the dynamics encouraged by the platform come to consider selfies performativity beyond its visual aspect, in terms of captions, hashtags and location, reconfiguring the question of visibility associated with to personal exposure on that platform.
  • Um guia para a análise crítica multimodal Artigo

    Fernandes, Kamila Bossato

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta resenha, apresentamos o livro de Per Ledin e David Machin (2018) que expõe um modelo de análise visual abrangendo diferentes tipos de material semiótico, desde fotografias, documentos e vídeos até embalagens, design de espaços e apresentações de dados. Com base em conceitos da semiótica social e da análise crítica do discurso, os autores propõem um modelo de análise de viés crítico, para compreender não só como os sentidos são construídos a partir de cada um desses materiais, mas também que sentidos são produzidos, tendo em vista os contextos sociais e as disputas de poder que condicionam as visões de mundo. A obra constitui um bom guia introdutório para pesquisadores que se interessam pela análise semiótica, por demonstrar, com exemplos práticos, a aplicabilidade do modelo teórico-metodológico e sua relação com questões de investigação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this review, we present the book written by Per Ledin and David Machin (2018), which brings a visual analysis model that covers different types of semiotic material, including photographs, documents, and videos, as well as packaging, space design, and data presentations. Based on concepts of social semiotics and critical discourse analysis, the authors propose a critical framework model to understand not only how each semiotic material produce meaning, but also what meanings are produced within the social contexts and power struggles that condition worldviews. The book is a good introductory guide for researchers interested in semiotic analysis, for demonstrating the applicability of the theoretical-methodological model with practical examples and its relation to research questions.
  • Caminhos de um cinema brasileiro Artigo

    Sousa, Eduardo Paschoal de

    Resumo em Português:

    Resumo A obra resenhada busca dar conta da vasta e complexa história do cinema brasileiro. Ao seguir uma linha temporal, dos primórdios do cinema até as produções mais recentes, traz uma pluralidade significativa de pesquisadores, metodologias e abordagens, do começo da produção nacional, em 1895, até o cinema mais recente, de 2016.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This book seeks to address the vast and complex history of Brazilian cinema. Following a timeline from the beginnings of cinema to the most recent films, it brings a significant plurality of researchers, methodologies and approaches from the start of national production, in 1895, to the most recent cinema of 2016.
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