Acessibilidade / Reportar erro
Galáxia (São Paulo), Número: 44, Publicado: 2020
  • Vamos assumir nossa ambiguidade fundamental: sobre a arte de ir para além das políticas identitárias Articles

    Gielen, Pascal

    Resumo em Português:

    Resumo Inspirado por Antonio Gramsci, o sociólogo Pascal Gielen define a última década como uma “crise orgânica”. Nesse período, diversas crises (econômicas, políticas, ecológicas) seguiram umas às outras; ao mesmo tempo, a ordem hegemônica não consegue mais lidar com tais crises de modo convincente e não foi ainda inventado um novo paradigma político que possa suficientemente debruçar-se sobre elas. Nessa última década, as oposições entre esquerda e direita, entre diferentes grupos étnicos ou gêneros, começam a distinguir aquilo que é certo e o que é errado. Este é o porquê Gielen considera a política identitária também problemática, ou ao menos que possui um lado contraprodutivo para encontrar soluções para a crise em questão. Ao contrário da política identitária, devemos desenvolver o que é chamado aqui de política da ambiguidade, que tem inspiração na ambiguidade estética, a qual consegue lidar melhor com problemas e contradições de um mundo contemporâneo de causalidades desmedidas. Tal política é baseada no reconhecimento de um Outro em nós mesmos e em um entendimento fundamentalmente ambíguo de nós e de nossas sociedades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Inspired by Antonio Gramsci, sociologist Pascal Gielen defines the last decade as one of ‘organic crisis’. In such periods many (economic, political, ecological) crisis follow each other while the hegemonic order cannot deal with them anymore in a convincing way, and a new political paradigm that can sufficiently deal with them is not yet invented. In such a period the oppositions between left and right, between different ethnic groups, or between genders start to become more black & white. That’s why Gielen thinks also identity politics is problematic, or has at least a very problematic flip side that is contra-productive for finding solutions for this crisis. Instead we need to develop a so-called ambiguity politics inspired by ambiguity aesthetics, that could deal in a better way with the problems and contradictions of this contemporary world of rambling causalities. Such a politics is based on the recognition of the Other in ourselves, and on the understanding of ourselves and our societies as fundamentally ambiguous.
  • Crítica semiótica do populismo Artigos

    Landowski, Eric

    Resumo em Português:

    Resumo Como explicar o imenso sucesso atual de líderes populistas tais como J. Bolsonaro, D. Trump ou V. Orban? As explicações sociológicas e políticas fazem apelo a uma série de dados contextuais: a crise econômica, o desemprego, a imigração, a insegurança, atribuídos à falência do sistema político representativo. O objetivo deste artigo é o de completar essas explicações adotando uma perspectiva propriamente semiótica, que consiste em analisar (na imanência) as relações sensíveis, de caráter “íntimo” — pessoalmente, imediatamente, estesicamente vividos — que se estabelecem entre os líderes populistas e seus partidários. O artigo inclui também uma tipologia de regimes políticos (totalitarismo, absolutismo, democracia representativa, democracia “direta” e sua caricatura, a demagogia) interdefinidos com base nos regimes interacionais que lhes estão subjacentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How to explain the huge success of such populist leaders as J. Bolsonaro, D. Trump ou V. Orban? Sociological interpretations are mainly based on contextual datas: the economic crisis, unemployment, immigration, unsecurity, attributed to the failure of the representative political “system”. The aim of this article is to complement these approaches by adopting a specifically semiotic perspective which consists in analysing the kind of almost intimate relationships that populist leaders manage to establish with their supporters. The article also includes a typology of political regimes (totalitarianism, absolutism, representative democracy, “direct” democracy and its caricature, demagogy) which is based on the differenciation between the respective interactional regimes underlying each of them (programming, accident, manipulation, adjustment).
  • De la «sujétion», ou Crise de la sémiotique Articles

    Brandt, Per Aage

    Resumo em Francês:

    Résumé Est-ce que la sémiotique peut théoriser la subjectivité? Etant donné que tout signe communiqué s’inscrit dans un cadre énonciatif, l’inter-subjectivité est présupposée dans la sémiosis, dont elle structure la relation déictique; mais la subjectivité telle quelle, qui relève de la psychologie cognitive et de la phénoménologie, tant existentielle que formelle, est-elle toujours à considérer comme une entité appartenant au domaine du sens et de la sémiosis? Dans cette note, nous avançons l’hypothèse que les sémioses gravitent autour d’une colonne allant du sens symbolico-performatif au sens iconico-libidinal, en passant par le sens cogito-épistémique lié au diagrammatisme. Ce système psycho-sémiotique organise la subjectivité en l’orientant vers la stratification écologique de la socio-sphère, qui passe par les mêmes instances sémiotiques, et vers l’inter-subjectivité communicante. L’occasion d’esquisser cette architecture psycho-sémiotique nous a été offerte par un article, maintenant dé-publié, qui dérivait la subjectivité d’un parcours génératif sémiotique, et qui se trouvait, à notre humble avis, en difficulté par rapport à la cognition et la corporéité qui doivent, ontologiquement, fonder le sujet.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Can semiotics theorise subjectivity? Since all communicated signs are framed by enunciation, inter-subjectivity is presupposed in semiosis, because it structures its deictic relations; but can subjectivity as such — which is a matter of cognitive psychology and phenomenology, both existential and formal — still be considered as an entity pertaining to the domain of meaning and semiosis? In this note, I present the hypothesis that semioses of different kinds gravitate around a constitutive column of meaning-making spanning from perception and symbolic-performative meaning through cogito-epistemic and diagrammatic meaning to memory and iconic-libidinal meaning. This psycho-semiotic system organizes subjectivity and orients it towards the ecological stratification of the socio-sphere, which offers the same semiotic instances, and towards communicative intersubjectivity. The opportunity to outline this psycho-semiotic architecture was given by a later de-published article in which subjectivity was derived from the semiotic generative process, and which according to my view was in trouble, as a constitution of the subject, due to its lack of ontological connections to studies of cognition and the embodied mind.
  • La sémiotique à l’épreuve de l’écrit: régimes rédactionnels et intelligibilité Articles

    Petitimbert, Jean-Paul

    Resumo em Francês:

    Résumé La manière dont on comprend la vocation de la recherche en sémiotique se traduit nécessairement dans la manière dont on écrit pour rendre compte des résultats obtenus. Si les différentes conceptions de la discipline qui partagent la communauté des sémioticiens furent clairement mises au jour par Jean-Marie Floch dans les années 1980, sa trop brève réflexion ne prenait en compte que les postures adoptées par les uns et les autres mais n’abordait pas la question des textes produits par chacun. C’est à cette question que le présent article s’efforce d’apporter des éléments de réponse en proposant une topographie des divers types d’écriture observables dans l’ensemble de la littérature sémiotique contemporaine, en prenant en compte une variable cruciale quand il s’agit de recherche, celle de l’intelligibilité des exposés. Largement inspiré des avancées proposées par Eric Landowski en matière d’interactions – ici entendues comme celles que les textes construisent entre leurs auteurs et leurs lecteurs – le travail qui suit permet de dégager quatre grands régimes rédactionnels.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The way in which the vocation of semiotics is understood necessarily translates into how research results are articulated and formulated. If the various conceptions of the discipline that discriminate the community of semioticians were clearly brought to light by Jean-Marie Floch in the eighties, his reflection only took into account the postures adopted by each researcher but was far too brief to tackle the issue of the texts produced by them. This question is what this article attempts to provide answers to by proposing a topography of the various types of writing that can be observed in contemporary semiotic literature, taking into account a central, not to say crucial, variable when it comes to research texts, that of their intelligibility. Largely inspired by the advances proposed by Eric Landowski in terms of interactions – here understood as those that texts build between their authors and their readers – the following paper allows to identify four major writing regimes.
  • A forma dos objetos Artículos

    Flores, Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo A identificação dos objetos a partir de sua forma é uma tarefa que realizamos cotidianamente sem maiores dificuldades e sem nos perguntarmos de que modo a identidade surge da forma. A semiótica asume a tarefa de descrever esse proceso a partir do momento em que a identidade do objeto, sua caracterização, é concebida em termos de significação. Sem dúvida, ao abordar essa tarefa encontra-se imediatamente a dificuldade de descrever mediante um método geral a diversidade das formas que o homem enfrenta. Aquí é proposto fazer a descrição das formas tridimensionais a partir de imagens bidimensionais e com a ajuda de uma análise qualitativa em termos de pontos de referência inscritos na grade posicional. O artigo justifica a pertinência semiótica do método adotado e ilustra sua aplicação por meio de um estudo de recipientes maias prehispânicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La identificación de los objetos a partir de su forma es una tarea que realizamos cotidianamente sin mayores dificultades y sin preguntarnos mayormente el modo en la identidad adviene a la forma. La semiótica asume la tarea de describir ese proceso desde el momento en que la identidad del objeto, su categorización, es concebida en términos de significación. Sin embargo, al abordar dicha empresa, surge inmediatamente la dificultad de describir mediante un método general la diversidad de formas a las que el hombre se enfrenta. Aquí se propone, realizar la descripción de formas tridimensionales a partir de imágenes bidimensionales y con ayuda de un análisis cualitativo en términos de puntos de referencia inscritos en una rejilla posicional. El artículo justifica la pertinencia semiótica del método adoptado e ilustra su aplicación mediante un estudio de recipientes mayas prehispánicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The identification of objects based on their form is a task that we carry out on a daily basis without much difficulties and without asking ourselves how the identity comes to the form. Semiotics assumes the task of describing this process from the moment in which the identity of the object, its categorization, is conceived in terms of meaning. However, a difficulty immediately arises of describing by a general method the diversity of forms that man faces. Here it is proposed to carry out the description of three-dimensional shapes from two-dimensional images and with the help of a qualitative analysis in terms of reference points, inscribed on a positional grid. The paper justifies the semiotic relevance of the adopted method and illustrates its application through a study of pre-Hispanic Mayan vessels.
  • Tendências na cobertura internacional da América Latina na Alemanha no início do século Articles

    Cazzamatta, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as principais tendências da cobertura internacional da América Latina pela imprensa alemã. O artigo fornece uma análise de conteúdo de 3.831 matérias publicadas em prestigiados periódicos alemães (SZ, FAZ, Der Spiegel e taz) entre 2000 e 2014. Os fatores noticiosos mais comuns relacionados ao continente são “magnitude”, “status de poder”, “proximidade econômica” e “personificação”. Além disso, identificamos uma diminuição de “hard news” ao longo dos anos (6 pp na área política e 8 pp na econômica). Apesar da despolitização, uma tendência à tabloidização não foi confirmada, pois fatores como personificação e crise permaneceram constantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims at analysing the main developments in foreign reporting of Latin America by the German press. The paper provides a content analysis of 3.831 articles published in quality German publications (SZNenhum, FAZ, Der Spiegel, and tazNenhum) between 2000 and 2014. The most common news factors related to the continent are found to be “magnitude,” “power status,” “economic proximity”, and “personification.” Additionally, we identified a decrease in hard news over the years (6 pp within Politics and 8 pp amidst Economy). Despite depoliticisation, a tendency towards tabloidisation was not confirmed since factors such as personification and crisis remained constant.
  • (Geo)políticas da Percepção: Limite, de Mário Peixoto, e Uma Página da Loucura, de Kinugasa Teinosuke Artigos

    Kunigami, Andre Keiji

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo faz uma análise comparada de dois filmes considerados marcos globais da vanguarda “periférica” do entreguerras, cujas trajetórias apresentam muitos pontos em comum: Limite, de Mário Peixoto (1931), e Uma Página da Loucura (Kurutta Ichip?ji), de Kinugasa Teinosuke (1926). Propomos uma leitura pós-colonial da fenomenologia fílmica, atentando à materialidade dos filmes e à forma como dão a ver o próprio dispositivo fílmico. Partindo dos discursos que constituíram o fascínio local sobre os filmes como exemplares de um regime de percepção moderno e universal, sugerimos que, por meio da sua própria constituição material, os filmes propõem uma contra-(geo)política temporal inerente à dimensão corporal da percepção fílmica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article engages a comparative analysis of two films considered global landmarks of the “peripheral” interwar avantgarde, whose paths display many common aspects: Limite, by Mário Peixoto (1931), and A Page of Madness, by Kinugasa Teinosuke (1929). We argue for a post-colonial reading of film-phenomenology, focusing on their materiality and the ways in which they show the very filmic apparatus. Starting from the discourses that constituted the local fascination with the films as exemplary of a modern and universal perceptual regime, we argue that through their very material constitution, the films put forth a counter-(geo)politics of time inherent to the corporeal dimension of filmic perception.
  • O artificialismo teatral e crítico de Jean Renoir em A carruagem de ouro Artigos

    Mesquita, Cláudia Cardoso; Oliveira, Cícero Pedro Leão de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo investiga o filme A carruagem de ouro (1952), dirigido por Jean Renoir, buscando identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram um artificialismo teatral. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia da obra, abordamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações sociais. O aspecto teatral do trabalho é analisado a partir de elementos formais que são mais comuns no teatro (como a frontalidade dos rostos, a desnaturalização e o aprisionamento dos espaços) ou em um cinema considerado “teatral” (como as entradas e saídas laterais), preservados pelo estilo de Renoir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article looks into the film The Golden Coach (1952), directed by Jean Renoir, seeking to identify how the director’s stylistic and dramaturgical choices constitute a theatrical artificialism. From the analysis of the mise-en-scène and the dramaturgy of the work, we analyzed how such artificialism results in a playful and incisive perspective on social relations. The theatrical aspect of the work is analyzed from the formal elements that are more common in the theater, such as the frontality of the faces, the denaturalization and the imprisonment of the spaces, or in a cinema considered theatrical, as the lateral entrances and exits, but which are preserved by Renoir’s style.
  • Epistemologia contemporânea em ciências sociais: das questões gerais aos estudos da mediatização na comunicação Artigos

    Carvalho, Claudiane

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da reflexão sobre os aspectos constituintes da epistemologia contemporânea em ciências sociais, este artigo busca delinear perspectivas e desafios aos estudos da mediatização na comunicação. Por meio de uma revisão bibliográfica, apresentamos, inicialmente, um breve panorama histórico da constituição das ciências sociais, a fim de apontar especificidades da pesquisa social e da pesquisa em comunicação e desafios impostos pelo fenômeno da mediatização aos estudos comunicacionais. Nesse trajeto, o texto revela que o percurso de constituição histórica e institucionalização das ciências sociais sinaliza pistas para enfrentamento dos possíveis obstáculos à elaboração do conceito e, quiçá, de uma teoria da mediatização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From the reflection on the constituent aspects of contemporary epistemology in social sciences, this article seeks to delineate perspectives and challenges to the studies of mediatization in communication. Through a bibliographic review, we present, initially, a brief historical overview of the constitution of the social sciences, in order to point out the specificities of social research and communication research and challenges imposed by the phenomenon of mediatization to communicational studies. In this way, the text reveals that the course of historical constitution and institutionalization of the social sciences points out clues for facing possible obstacles to the elaboration of the concept and, perhaps, of a theory of mediatization.
  • A imagem informe: reflexões sobre a alteridade dos corpos sem rosto Artigos

    Cavalcante, João Victor de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é levantar questionamentos sobre as possibilidades de alteridade dos corpos sem rosto, tendo como preocupação central a pergunta: quanto podemos decompor a figura humana para que esta permaneça humana? Partindo de um conjunto de imagens que trazem a desfigura como elemento pictórico central, o texto discute as possibilidades de construção e acesso ao outro na imagem. Tomamos como ancoragem conceitual e metodológica o pensamento de Georges Bataille, notadamente o conceito de informe, que nos sugere pensar a alteridade a partir de uma semelhança transgressiva, baseada na diferença e na decomposição das formas. O texto busca investigar que alteridade é possível diante dos corpos sem rosto e como isso reverbera nas proposições da cultura visual contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this essay is to raise questions about the possibilities of alterity of the faceless bodies, taking as central concern the question: how much can we decompose the human figure so that it remains human? Starting from a set of images that bring the disfigure as a central pictorial element, the text discusses the possibilities of construction and access to the other in the image. We take as conceptual and methodological anchoring the thought of Georges Bataille, notably the concept of formless, which suggests us to think of otherness from a transgressive similarity, based on the difference and the decomposition of forms. The text seeks to investigate what alterity is possible before faceless bodies, and how this reverberates in the propositions of contemporary visual culture.
  • Controle via agência em plataformas algorítmicas Artigos

    Castro, Julio Cesar Lemes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo de articulação teórica, baseado em pesquisa bibliográfica, aborda a relação entre controle e agência em plataformas algorítmicas. O controle envolve a coleta e a análise de dados a partir das atividades e interações dos usuários, com o desígnio de discernir padrões e tendências, o que permite antecipar e direcionar comportamentos, correspondendo assim a um aparato de vigilância intensiva e permanente. Ao mesmo tempo, cada usuário possui certo nível de agência, podendo, ao alterar seu curso de ação, influenciar a maneira como ele é apreendido e, portanto, interpelado pela plataforma. Dessa combinação de fatores, emerge um modelo paradigmático de governança algorítmica, consistindo em um modo de controle flexível, modulado de acordo com a agência do usuário, que se expressa na variabilidade de seu input – em outras palavras, um controle via agência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article of theoretical articulation, based on bibliographic research, focuses on the relation between control and agency on algorithmic platforms. Control involves the collection and analysis of data on user activities and interactions, aimed at discerning patterns and trends, which enables behaviors to be anticipated and guided, thus corresponding to an intensive and permanent surveillance apparatus. At the same time, each user has a certain level of agency, and by altering his course of action, can influence the way he is apprehended and therefore interpellated by the platform. From this combination of factors emerges a paradigmatic model of algorithmic governance, consisting of a flexible form of control, modulated according to the user’s agency, which is expressed in the variability of his input – in other words, a control through agency.
  • Fotografia, registro sem documento Artigos

    Carboni, Maria Cecilia C.

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe pensar outra possível história que as fotografias contam sobre a Revolta de 1924, entendendo-as como diferentes narrativas sobre o evento em questão. Nesse sentido, investiga a transgressão do conceito tradicional da fotografia como documento da realidade, observando que a fotografia promove outro tipo de narrativa que vai além do registro como documentação histórica. Para tanto, o artigo fundamenta-se em conceitos e reflexões trazidos por vários autores, como Carlo Ginzburg sobre o conceito de rastro, François Dosse e Mauricio Lazzarato nas respectivas interpretações do conceito de acontecimento e Joan Fontcuberta, Vilém Flusser, Walter Benjamin e Lucrécia Ferrara que apontam outras relações entre a fotografia e a comunicação, além da bibliografia sobre a Revolta de 1924.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper proposes to think of another possible story told by photographs about the Revolt of 1924, understanding them as different narratives about the event in question. In this sense, it studies the transgression of the traditional concept of photography as a document of reality. It is observed that photography promotes another type of narrative that goes beyond the record as historical documentation. For this, the paper is based on concepts and reflections brought by various authors, such as Carlo Ginzburg on the concept of trail, François Dosse e Mauricio Lazzarato, about the concept of event, Joan Fontcuberta, Vilém Flusser and Walter Benjamin, who permeate the discussions about photography, Lucrécia D´Alessio Ferrara, on the issues related to communication, in addition to the bibliography on the Revolt of 1924.
  • Diálogos do “sexo débil”: significações das cartas de mulheres no jornal A Matutina Meiapontense (1830-1834) Artigos

    Borges, Rosana Maria Ribeiro; Barbosa, Marialva Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O texto debruça-se sobre as cartas e as respectivas significações e diálogos estabelecidos por duas mulheres que compunham a comunidade de leitores do jornal A Matutina Meiapontense, primeiro periódico impresso no Centro-Oeste que circulou entre 1830 e 1834: Rosseira Zellosa e A Apaixonada. Dentre outros temas, as leitoras-redatoras questionaram poderes instituídos e, principalmente, o lugar das mulheres em construções discursivas que são reveladoras das tramas e dos dramas de gênero presentes na Província goiana oitocentista. O principal corpo teórico-metodológico dialoga com os Estudos Culturais em uma abordagem qualitativa amparada na análise cultural enquanto instrumento metodológico e no levantamento bibliográfico, na pesquisa documental e na análise de narrativas como instrumentos de coleta e de tratamento dos dados. As considerações finais apontam para a dramática situação das goianas no início do século XIX, relegadas às sombras de uma estrutura sociocultural e política eminentemente patriarcal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper focuses on the letters and respective meanings and dialogues established by two women who were part of the community of readers of the newspaper A Matutina Meiapontense, the first periodical printed in the Center-West of Brazil that circulated between 1830 and 1834: Rosseira Zellosa and A Apaixonada. Among other themes, the reader-writers questioned instituted powers, and especially the place of women in discursive constructions that are revealing of the plots and the genre dramas present in the nineteenth century Goiás Province. The main theoretical-methodological body dialogues with Cultural Studies in a qualitative approach based on cultural analysis as a methodological instrument and bibliographic survey, documentary research and narrative analysis as data collection and treatment tools. The final considerations point to the dramatic situation of the goiana women in the early nineteenth century, relegated to the shadows of an eminently patriarchal social, cultural and political structure.
  • Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop Artigos

    Soares, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e dos Estudos Culturais Latino-americanos, que os acampamentos encenam disputas, mas também solidariedade nas relações de vulnerabilidade e aliança (BUTLER, 2018) entre fãs de cultura pop no Brasil. A partir de três acampamentos de fãs ocorridos entre os anos de 2013 e 2017, debate-se que o “naturalizado” afeto brasileiro aponta para zonas tensivas da performance de ser fã: o sacrifício e a espera como apontamentos para o merecimento de estar perto da artista; as fabulações sobre o estrangeiro e as dimensões da cultura global no cotidiano e o fascínio pela imagem de poder atrelado a construções de cidadanias parciais de gênero e raça no campo da cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is a debate on how fan camps of foreign pop music concerts that occur in Brazil are emblematic to perceive residues of the coloniality (QUIJANO, 2010) relations and the embodied performance of gestures around the fascination by the foreigner in Brazilian youth culture. It is postulated, from Performance theories and from Latin-American Cultural Studies, that these camps stage disputes, but also solidarity upon vulnerability and alliance relations (BUTLER, 2018) among fans of pop culture. From three fan camps between the years of 2013 and 2017, we postulate that the “naturalized” Brazilian affection points to tension zones of the performance of being a fan: the sacrifice and the waiting as notes for the merit of being near the artist; the fabulations about the foreigner and about the dimensions of global culture in everyday life as well as the fascination with the image of power linked to constructions of partial citizenship of gender and race in the field of culture.
  • Comunicação e sociabilidade: perspectivas no campo da comunicação Artigos

    França, Vera; Oliveira, Ana Karina; Lima, Laura; Simões, Paula; Bassoli, Gáudio; Sepulveda, Lucas Afonso; Barroso, Lívia; Lobato, Maíra; Lopes, Suzana; Afonso, Maria Lúcia; Basílio, Paulo; Bontempo, Clara; Pereira, Samuel

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é mapear autores e teorias utilizados como referência por pesquisadores da área de comunicação e sociabilidade no Brasil. O corpus selecionado inclui 98 artigos da Compós no período de 2006 a 2015, coletados do grupo de trabalho homônimo. Esses resultados integram uma pesquisa mais ampla que almeja identificar as teorias contemporâneas que sustentam o campo da comunicação no país. A análise destaca dois eixos centrais nos estudos inscritos nessa área: o próprio sujeito (a questão da subjetividade, da autonomia e da opressão); 2) a sociedade em que ele se inscreve (a sociedade capitalista, de classes, mas também a sociedade em rede formada pelos novos dispositivos tecnológicos).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to map authors and theories used as reference by researchers in the field of Communication and Sociability in Brazil. The selected corpus includes 98 articles from Compós during the period from 2006 to 2015, collected from the homonymous working group. These results integrate a broader research that aims to identify the contemporary theories that underpin the field of Communication in the country. The analysis highlights two central axes in the studies regarded in this area: the subject itself (the question of subjectivity, autonomy and oppression); the society in which it is inscribed (capitalist society, society of classes, but also the network society formed by the new technological devices).
  • Estudos de (inter)midialidade: uma proposta efetivamente interdisciplinar Artigos

    Indrusiak, Elaine

    Resumo em Português:

    Resumo Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade reúne sete ensaios de Lars Ellestöm, destacado pesquisador dos estudos de (inter)midialidade e de suas relações com áreas afins. A publicação dos textos traduzidos disponibiliza, para o público brasileiro, um panorama geral dos modelos teóricos e propostas metodológicas do autor para a sistematização dos estudos intermídia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade gathers seven essays by Lars Elleström, prominent researcher in (inter)mediality and its related areas. The publishing of the translated texts provides the Brazilian public with a panoramic view of Elleström’s theoretical models and methodological proposals for the systematization of intermedia studies.
  • Pesquisando a pesquisa: uma autorreflexão sobre o campo comunicacional Artigos

    Rocha, Lygia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo O livro Metapesquisa em Comunicação: o interacional e seu capital teórico nos textos da Compós mostra o resultado da pesquisa coordenada pela professora Dra. Maria Ângela Mattos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-MG, que efetuou uma análise da produção científica apresentada em congressos da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) realizados entre 2000 e 2011. A pesquisa buscou compreender como pesquisadores se apropriam do estoque de conhecimento presente na literatura da área para analisar processos, dinâmicas e regimes de interação a partir da identificação de conceitos, objetos, e autores de referência acionados nos artigos apresentados na Compós. Assim, essa pesquisa possibilita verificar o capital teórico a respeito do conceito de interação circulante, legitimado no campo da comunicação, e também reconhecer os problemas e desafios da produção realizada nesse campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The book Meta-research in Communication: the interaction and its theoretical capital in the texts of Compós shows the result of the research coordinated by professor Dr. Maria ângela Mattos of the Post-Graduate Program in Social Communication at PUC-MG, which carried out an analysis of the scientific production presented in conferences of the National Association of Graduate Programs in Communication (Compós) carried out between 2000 and 2011. The research sought to understand how researchers appropriate the stock of knowledge present in the literature in the area to analyze processes, dynamics and interaction regimes based on the identification of concepts, objects, and reference authors used in the articles presented in Compós. Thus, this research makes it possible to verify the theoretical capital regarding the concept of circulating interaction, legitimized in the field of communication, and also to recognize the problems and challenges of the production carried out in this field.
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com