Galáxia (São Paulo), Número: 46, Publicado: 2021
  • “Ô bicharada, toma cuidado: o Bolsonaro vai matar viado!” Cantos homofóbicos de torcidas de futebol como dispositivos discursivos das masculinidades Artigo

    Mendonça, Carlos Magno Camargos; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado

    Resumo em Português:

    Resumo Sugere-se, neste artigo, que os cantos homofóbicos entoados pelas torcidas de futebol operam como dispositivos discursivos das masculinidades. No escopo de nossas reflexões, compreendemos tais discursos como corresponsáveis por propagandear/propagar discursos de ódio contra a população gay, como partícipes de uma rede discursiva que envolve outras modalidades de práticas homofóbicas (tais como os assassinatos) e, ainda, como dispositivos pedagógicos que, nos estádios e também para além deles, ensinam sobre os modos possíveis/interditados de ser homem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is suggested in this text that the homophobic chants sung by the soccer fans operate as discursive devices of masculinities. In the scope of our reflections, we understand such discourses as co-responsible for propagating and advertising hate speech against the gay population, as participants in a discursive network that involves other modalities of homophobic practices (such as murders) as well as pedagogical dispositives that, in stadiums and beyond, teach about the possible/restricted ways of being a man.
  • O dispositivo do Tableau vivant e o gesto em Faz que Vai (2015) de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca Artigo

    Cruz, Nina Velasco e

    Resumo em Português:

    Resumo Há uma “vontade de movimento” generalizada nas imagens fotográficas (gifs, boomerangs e vídeos de curtíssima duração são o sintoma mais visível deste fenômeno), assim como uma progressiva estaticidade das imagens em movimento. Esse fenômeno pode ser investigado a partir do uso recorrente e atualizado da prática do Tableau Vivant na fotografia e no cinema contemporâneos, assim como nas práticas híbridas da videoarte. A questão que levanto deriva da percepção deste fenômeno, articulado com o lugar do “gesto” na cultura contemporânea. Se partirmos do pressuposto de que a mecanização progressiva da modernidade resultou no sentimento da perda do gesto, de que maneira a imagem em movimento pode vir a restituí-lo, como nos sugere Agamben? E como as atuais imagens híbridas contemporâneas, no caso aqui o trabalho Faz que Vai (2015), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, reatualizam essa questão?

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is a generalized “will to move” in photographic images (gifs, boomerangs and videos of very short duration are the most visible symptom of this phenomenon), as well as a progressive staticity of moving images. This phenomenon can be investigated from the recurrent and updated use of Tableau Vivant’s practice in contemporary photography and cinema, as well as in the hybrid practices of video art. The question I raise derives from the perception of this phenomenon, articulated to the place of “gesture” in contemporary culture. If we start from the assumption that the progressive mechanization of modernity has resulted in the feeling of the loss of the gesture, in what way can the moving image restore it, as Agamben suggests? And how do the current contemporary hybrid images, in this case the work Faz que Vai (2015), by Barbara Wagner and Benjamin de Burca, actualize this question?
  • Ficção televisiva interativa e o V-Effekt de Brecht Artigo

    Lemos, Ligia Prezia

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo procuramos desenhar um paralelo entre a ficção televisiva interativa e o V-Effekt, ou efeito de distanciamento, proposto pelo dramaturgo Bertolt Brecht. Trazemos como corpus de pesquisa dois episódios interativos de duas ficções televisivas de tempos e geografias distantes: o episódio Meu pai da série televisiva Você decide (Globo, 1997) e, principalmente, o episódio Bandersnatch da série on-demand Black Mirror (Netflix, 2018). Nosso objetivo é fazer uma análise preliminar da competência da tecnologia para gerar o efeito de distanciamento quando aliada à ficção televisiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Interactive television fiction and Brecht’s V-Effekt - This paper aims to draw a parallel between interactive television fiction and V-Effect, also known as the distancing effect, proposed by playwright Bertolt Brecht. The corpus of the research consists in two interactive episodes from two fiction shows from profoundly different times and geographies: the “Meu Pai” episode from television series “Você Decide” (Globo, 1997) and, mainly, the “Bandersnatch” episode from on-demand series “Black Mirror” (Netflix, 2018). Our goal is to do a preliminary analysis of the technological competence in generating the distancing effect when allied to television fiction.
  • A construção discursiva do futuro do trabalho: análise crítica de white papers e relatórios prospectivos Artigo

    Casaqui, Vander

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda o futuro do trabalho como fenômeno comu- nicacional, por meio de sua análise como construção discursiva. Elegemos como objeto dois relatórios, dois documentos prospectivos: um assinado pelo World Economic Forum — talvez o maior porta-voz do capitalismo global — e outro da corporação Dell Technologies, expoente da economia digital mundial. Buscamos identificar de que forma esses discursos sobre o futuro do trabalho mobilizam códigos hegemônicos do neoliberalismo, compreendido como lógica social. Essa lógica pressupõe a produção de sujeitos, por meio de competências, perfis, como capital humano a ser gerido com eficácia. A metodologia é baseada na noção de discurso social de Angenot — que propõe a análise do espírito do tempo em sua disseminação nos discursos de dado contexto histórico e social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The discursive construction of the future of work: critical analysis of white papers and prospective reports - This article discusses the future of work as a communicational phenomenon, through its analysis as a discursive construction. We selected two reports, two forward-looking documents as object: one signed by the World Economic Forum — perhaps the greatest representative voice of global capitalism — and another by Dell Technologies, an exponent of the world digital economy. We seek to identify how these discourses about the future of work mobilize hegemonic codes of neoliberalism, understood as social logic. This logic presupposes the production of subjects, through skills, profiles, as human capital to be managed effectively. The methodology is based on Angenot’s notion of social discourse — which proposes an analysis of the spirit of time in its dissemination in discourses of a given historical and social context.
  • Impasses e potencialidades de um filme assintagmático Artigo

    Esteves, Leonardo Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo busca propor uma reflexão sobre o que é aqui chamado de filme assintagmático, tomando como contexto a produção cinematográfica em torno de Maio de 68. O objeto contemplado por este estudo de caso é o curta-metragem La révolution n’est qu’un début. Continuouns le combat (1968), de Pierre Clémenti. Para esta análise e para a compreensão do que se propõe conceitualmente, leva-se em consideração a emergência de um “estado selvagem” através da sobreimpressão imagética, como propõe Noguez (2010), e de um tempo subjetivo dela advinda, como prevê Clerget (2001). A formulação está em oposição ao estabelecido por Metz (2010) como sintagma no cinema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Impasses and potentialities of an assyntagmatic film - This article proposes a discussion over what is here established as an assyntagmatic film, targeting May 68’s film production. La révolution n’est qu’un début. Continuouns le combat (1968), by Pierre Clémenti, is the focus of the present analysis. As for what is understood as an assyntagmatic film, we take into account the emergence of a “wild state” throught visual overprint, as established by Noguez (2010), and a subjective time, as proposed by Clerget (2001). It’s an opposition to what is called a syntagm on cinema by Metz (2010).
  • Interações midiatizadas: aproximações entre midiatização e regimes de interação e sentido Artigo

    Mattos, Maria Ângela; Mendes, Conrado Moreira; Salgado, Tiago Barcelos Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo articula midiatização e interação ao aproximar e tensionar as perspectivas teóricas acerca da midiatização e os regimes de interação e sentido propostos pela sociossemiótica. Assim, considera que a articulação das perspectivas norte-europeias e latino-americanas de midiatização, com os quatro regimes de interação e sentido — programação, manipulação, ajustamento e acidente —, apresenta potencial heurístico para analisar interações midiatizadas. A análise dessas interações se volta para alguns elementos da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro à presidência em 2018, destacando as fake news operadas por bots e o episódio da facada ao então candidato. O trabalho conclui, com base nesse caso, que programação, manipulação e acidente tendem a se relacionar com a perspectiva institucionalista da midiatização, centrada na lógica da mídia. Manipulação, ajustamento e acidente tendem a se relacionar com a perspectiva socioconstrutivista, inscrita nas lógicas da midiatização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper articulates mediatization and interaction by approaching and tensioning theoretical perspectives about mediatization as well as the interaction and meaning regimes proposed by sociosemiotics. Thus, it considers that the articulation of the North European and Latin American perspectives of mediatization with the four regimes of interaction and meaning — programming, manipulation, adjustment and accident — present heuristic potential to analyze mediatized interactions. The analysis of these interactions turns to some elements of Jair Bolsonaro’s election campaign for the presidency in 2018, highlighting the fake news operated by bots and the stabbing episode of the candidate. This paper concludes, based on this case, that programming, manipulation and accident tend to be related to the institutionalist perspective of mediatization, centered on the media logic. Manipulation, adjustment and accident tend to be related to the socio-constructivist perspective, inscribed in the logics of mediatization.
  • De olho no minotauro: a poética do labirinto em tessituras eletrônicas de Andrei Thomaz Artigo

    Pereira, Vinicius Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Investigamos neste artigo como a metáfora do labirinto, em íntima relação com outras imagens da complexidade e da interconexão, como a rede e o rizoma, é uma constante em diferentes obras do artista Andrei Thomaz, especialmente naquelas que aqui tomamos como objeto de análise: Dédalo e Ariadne, A caça e o caçador e Biblioteca. Em tais projetos, percebemos uma evidente trama de conexões intertextuais e intermidiáticas, nas quais chamam mais atenção os movimentos de passagens entre esses discursos do que uma suposta especificidade de cada linguagem artística. A metáfora do labirinto serve-nos, pois, de fio de Ariadne com o qual possamos deambular entre os trabalhos de Thomaz e os textos da cultura por eles evocados, de modo a nortear nossa reflexão sobre como muitas dinâmicas hipermidiáticas se estruturam como labirintos. Nestes, com frequência o usuário é convidado a experimentar os sentidos de desorientação e exploração que caracterizam todo dédalo, sob a eterna ameaça de um minotauro, uma dúvida, uma disrupção interpretativa que só tornam o caminho mais interessante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we investigate how the metaphor of the labyrinth, closely related to other images of complexity and interconnection, such as the network and the rhizome, is a constant in different works by the artist Andrei Thomaz, especially those that we herein embrace as analysis objects: Daedalus and Ariadne, The Hunter and the Prey and Library. In those projects, we can see an evident weaving of intertextual and intermedia connections, which draw more attention to the passages between these discourses than to a so-called specificity of each artistic language. Therefore, the metaphor of the labyrinth plays the role of Ariadne’s thread, with which we can wander among Thomaz’s works and the texts they evoke, so as to guide our reflection on the extent to which many hypermedia dynamics are structured as mazes. In them, the user is frequently asked to experience the senses of disorientation and exploration that are so characteristic of labyrinths, under the threat of a minotaur, a doubt, an interpretive disruption that only makes the pathway more interesting.
  • Resiliência e polinização da música negra que vem ocupando os espaços urbanos do Rio de Janeiro Artigo

    Herschmann, Micael; Fernandes, Cíntia Sanmartin

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando como referência observações de campo e matérias jornalísticas veiculadas na cena midiática, bem como a bibliografia especializada, busca-se neste artigo construir uma cartografia das controvérsias e realizar um breve balanço dos processos de glamourização e coibição (e até de criminalização) que vêm sendo associados às manifestações da música negra — tais como o samba, funk, jongo e hip hop — , as quais vêm ocupando tradicionalmente os espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro na forma de pequenos eventos. Parte-se do pressuposto de que tem sido especialmente nas rodas dessa metrópole (que gravitam em torno dos gêneros musicais mencionados acima), que os atores de diferentes segmentos sociais vêm conseguindo promover historicamente um conjunto de práticas culturais que geram não só resiliência, mas também polinização, as quais têm permitido construir territorialidades que vêm ressignificando o imaginário e, de modo geral, o cotidiano dessa urbe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Resilience and pollination of black music that has been occupying urban spaces in Rio de Janeiro - Taking as a reference field observations and journalistic articles published in the media scene, as well as the specialized bibliography; this article seeks to build a cartography of the controversies and carry out a brief assessment of the processes of glamorization and restraint (and even criminalization) that have been associated with the manifestations of black music - such as samba, funk, jongo and hip hop -, which have traditionally occupied public spaces in the city of Rio de Janeiro in the form of small events. It is based on the assumption that it has been especially in the circles of this metropolis (which gravitate towards these musical genres mentioned above), that the actors from different social segments have historically managed to promote a set of cultural practices that generate not only resilience, but also pollination, which have allowed the construction of territorialities that have given new meaning to the imaginary and, in general, the daily life of this city.
  • LUM, presenças ressignificantes do conflito armado peruano Artículo

    Oliveira, Ana Claudia De; Kanashiro, Lilian

    Resumo em Português:

    Resumo O lugar da Memória, da Tolerância e da Inclusão Social (LUM) em Lima é parte de uma política pública da memória focada no conflito armado interno peruano (1980 a 2000). Sob uma abordagem sociossemiótica, o presente trabalho tem como objetivo analisar o LUM como espaço público e como espaço produtor de afetos significantes. Realizou-se uma revisão de documentos e observação participante que mostram tanto a disputa em torno da nomeação da instituição durante a sua gestação política quanto a transformação afetiva que marca o trajeto dos visitantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen LUM, presenças ressignificantes do conflito armado peruano - El Lugar de la Memoria, de la Tolerancia y de la Inclusión Social (LUM) en Lima es parte de una política pública de la memoria enfocada en el conflicto armado interno peruano (1980 a 2000). Bajo una mirada sociosemiótica el presente trabajo tiene como objetivo analizar el LUM como espacio público y productor de afectos significantes. Se llevó a cabo una revisión documental y observación participante que revelan una disputa nominativa en su gestación política y una transformación afectiva en el trayecto de los visitantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract LUM, Re-significant Presences of The Peruvian Internal Armed Conflict - The Place of Memory, Tolerance and Social Inclusion (LUM) in Lima is part of public memory policy focused on The Peruvian Internal Armed Conflict (1980-2000). Under a sociosemiotic gaze, the present work aims to analyze the LUM as a public space and significant affections producer. A document review and a participant observation were carried out revealing a nominative dispute in its political elaboration and an affective transformation in visitors’ journey.
  • O som ao redor: arqueologia do vertical moderno no Recife Artigo

    Xavier, Ismail Norberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a composição narrativo-dramática de O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) como forma de evidenciar os estratos do tempo que convivem num bairro moderno do Recife; há acento especial dado a relações de classe encenadas em tom de crônica, mas gradualmente adensando as tensões criadas entre as personagens. No percurso, está lá visível um estilo de arquitetura e uma forma dos bem nascidos administrarem sua segurança privada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyses the film Som ao redor (Kleber Mendonça, 2012) focused on the way its narrative and visual style give emphasis to the different layers of time that interact in a Recife’s modern and verticalized neighborhood. In a comic-dramatic tone the film deals with clear tensions involving opposed social classes, tensions that have something to do with the way people from the higher social stratum deal with their private security.
  • Transe e desconstrução: a repetição nos corpos de Copacabana mon amour e A idade da terra Artigo

    Wahrhaftig, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar das querelas entre seus diretores e dos quase dez anos que os separam, há muitas proximidades entre os filmes Copacabana mon amour (1970), de Rogério Sganzerla, e A idade da terra (1980), de Glauber Rocha. Dentre os vários elementos que imantam um filme ao outro, destaca-se a performance dos corpos em cenas marcadas por excessivas repetições tanto de gestos quanto de falas. O objetivo desse artigo é, através da análise comparativa, investigar como os dois filmes elaboram a repetição no sentido tanto de apreender o transe místico, elemento central para o filme de Sganzerla, quanto no sentido de desconstruir o próprio andamento do discurso fílmico, algo mais proeminente no filme de Glauber, questões fundamentais na alegoria de ambos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite the quarrels between their directors and the almost ten years that separate them, there are many close links between the films Copacabana mon amour (1970), by Rogério Sganzerla, and A idade da terra (1980), by Glauber Rocha. Among the various elements that magnetize one film towards the other, the performance of the bodies on stage marked by excessive repetitions of both gestures and speech stands out. The aim of this article is, through comparative analysis, to investigate how the two films elaborate repetition both in the sense of apprehending the mystical trance, a central element for Sganzerla's film, and in the sense of deconstructing the very progress of the filmic discourse, something more prominent in Glauber's film, fundamental issues for the allegory they construct.
  • A mentalidade censória de Rogério Nunes tematizada no jornalismo impresso dos anos 1970 Artigo

    Fernandes, Guilherme Moreira; Woitowicz, Karina Janz

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas sobre a censura às diversões públicas materializadas na atuação de Rogério Nunes, que ocupou a chefia de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) entre os anos de 1971 a 1979, durante a ditadura militar no Brasil. A partir da noção de mentalidade expressa por Vovelle (1991), foi realizada uma pesquisa empírica em acervos de jornais de grande circulação publicados no período, de modo a identificar o tratamento dado ao censor e à prática da censura, e perceber marcas ideológicas que repercutem valores morais vigentes na época.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the narratives about the censorship of public diversions materialized in the performance of Rogério Nunes, who served as head of the Public Diversity Censorship Division (DCDP) between 1971 and 1979, during the military dictatorship in Brazil. Based on the notion of ‘mentalité’ expressed by Vovelle (1991), empirical research was carried out on collections of widely circulated newspapers published in the period, in order to identify the treatment given to the censor and the practice of censorship as well as to perceive ideological marks that reflect moral values prevailing at the time.
  • O cérebro no cinema contemporâneo Artigo

    Rodrigues, Isadora Meneses

    Resumo em Português:

    Resumo Na cultura ocidental, o cérebro aparece como figura fundamental, referido muitas vezes como lugar exclusivo de origem da mente. Tal cenário configura um regime de visibilidade que tem sido classificado de virada neural. Posto isso, o texto investiga como as imagens midiáticas — em especial a cinematográfica — têm incorporado essa perspectiva neurocêntrica. A partir do conceito de imagem-neuro de Patricia Pisters (2012a) e à luz da filosofia deleuziana, tomamos como exemplo o filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg, no intuito de evidenciar que o cinema recente encarna de forma paradoxal essa ideologia do “sujeito cerebral” (VIDAL; ORTEGA, 2019).

    Resumo em Inglês:

    Abstract In western culture, the brain appears as a fundamental figure, often referred to as the exclusive place of origin of the mind. Such scenario shapes a visibility regime that has been classified as a neural turn. With that said, this text aims to analyze how media images - especially cinematographic ones - have incorporated this neurocentric perspective. Based on Patricia Pisters’ (2012a) concept of neuro-image and in the light of Deleuzian philosophy, we take as an example the film eXistenZ (1999), by David Cronenberg, in order to show that cinema paradoxically embodies this ideology of the “cerebral subject” (VIDAL; ORTEGA, 2019).
  • Entre o permanente e o transitório: uma análise semiótica das marcas Todecacho e Meu Liso Artigo

    Fernandes, Pablo Moreno; Belmiro, Dalila Maria Musa

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho analisamos duas linhas de produtos da marca brasileira Salon Line: Todecacho, dirigida para o cuidado aos fios crespos e cacheados; e Meu Liso, destinada aos cuidados dos cabelos lisos. O objetivo é identificar, por meio da semiótica da expressividade marcária (PEREZ, 2017), o potencial sígnico contido nos nomes das linhas de produtos e de seus respectivos slogans, a partir do repertório cultural da sociedade brasileira. Os resultados da análise apontam para reforços de estruturas racistas, tanto no nome quanto no slogan, uma vez que Todecacho afirma uma transitoriedade dos cabelos, importante elemento de afirmação da identidade negra, ao passo que Meu Liso demonstra a ideia de posse e permanência dos fios lisos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work, we analyzed two product lines of the Brazilian brand Salon Line: Todecacho, directed to afro and curly hair; and Meu Liso, for straight hair. The objective is to identify, through the semiotics of brand expressivity (PEREZ, 2017) the signic potential contained in the names of the product lines and their respective slogans, based on Brazilian society’s cultural repertoire. The results of the analysis point to reinforcements of racist structures, both in name and in the slogan, since Todecacho affirms a transience of the hair, an important element of black identity affirmation, while Meu Liso demonstrates the idea of possession and permanence of the straight hair.
  • Coisas que não existem: o papel do som do vento em À sombra do medo Artigo

    Carreiro, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo central deste artigo consiste em analisar os usos expressivos do som do vento na produção anglo-jordaniana-qatariana À sombra do medo (2016). Na maioria dos filmes, o vento possui presença discreta, apenas para dar impressão de verossimilhança e reforçar o senso de imersão do espectador na diegese. O filme estudado constitui uma exceção, na qual o sopro do vento incorpora um personagem sobrenatural e conduz o espectador, através do desenho de som, a uma experiência de tensão, desconforto e medo, além de simbolizar a repressão política no país. A análise fílmica será precedida por uma breve revisão histórica do papel do som do vento nos filmes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main goal of this essay is to analyze the expressive uses of the sound of the wind in the Anglo-Jordanian-Qatar production Under the shadow (2016). In most films, the wind has a discreet presence, just to give the impression of verisimilitude and to reinforce the viewer’s sense of immersion in the diegesis. The studied film is an exception, in which the wind incorporates a supernatural character and leads the viewer, through sound design, to an experience of tension, discomfort and fear, also representing the political repression in the country. The film analysis will be preceded by a brief historical review of the role of the sound of the wind in feature films.
  • Atravessamentos decoloniais da fotografia contemporânea negra sul-africana Artigo

    Gonçalves, Fernando; Meirinho, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo As imagens do artista visual Kgomotso Neto revelam práticas narrativas e estéticas decoloniais africanas representadas a partir de novos marcadores de liberdade e do registro da vida cotidiana nas townships e centros urbanos da África do Sul. O artigo faz uma leitura dos lugares, simbologias e identidades a partir das suas fotografias, enfatizando os modos como a negritude é percebida e construída através de uma lente que dá a ver novas formas de contestação do legado colonial. A partir da análise de dois projetos do artista, o texto argumenta que seu trânsito por distintas referências e linguagens e sua relação íntima com o cotidiano urbano lhe permitem realizar jogos com as representações de corpos e de espaços, convidando-nos a perceber estilos de vida, de liberdade e de moda como lugares de luta e de resistência, com os quais busca apontar e ultrapassar lacunas e opressões coloniais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The images by the visual artist Kgomotso Neto reveal African decolonial narratives and aesthetic practices represented by new markers of freedom and by the record of everyday life in South African townships and urban centers. The article observes how places, symbols and identities are taken in his photographs, emphasizing the ways in which blackness is perceived and constructed through a lens which reveals new ways of contesting the colonial legacy. Based on the analysis of two of his artistic projects, the text argues that his transit through different references and languages and his intimate relationship with urban daily life allow him to play games with the representations of bodies and places, inviting us to perceiving lifestyles, freedom and fashion as space of struggle and resistance, with which the artist seeks to point out and overcome gaps and colonial oppressions.
  • Costurar o tempo: tessituras para um arquivo nagô Artigo

    Amaral, Diego Granja do

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo de um breve exame sobre a questão do arquivo e o mal de arquivo em Derrida ([1995] 2001), este trabalho propõe uma reinterpretação do conceito de arquivo a partir de uma leitura da Arkhé nagô (SODRÉ, 2017) na obra de Rosana Paulino. Como argumento central, defendo a necessidade de se produzir arquivos como espaços de cura e emergência criativa da memória. Com isto em mente, proponho a noção de arquivo nagô em uma discussão que atravessa as manifestações do movimento Black Lives Matter na cidade de Bristol, na Inglaterra, em direção ao trabalho da artista Rosana Paulino, que serve de base para esta proposta. O objetivo é pensar a questão do arquivo no contexto do Brasil contemporâneo e, portanto, desde uma perspectiva não-eurocêntrica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Upon a brief comment on the notion of archive fever in Derrida ([1995] 2001), this paper proposes a reinterpretation of the issue concerning the archive which builds upon the notion of Arkhé nagô (SODRÉ, 2017) based on the work of Rosana Paulino. As a central argument, I contend for the necessity of producing archives as healing spaces and areas for creative emergence of memory. Bearing this in mind, I propose the notion of nagô archive, a proposition that builds upon an analysis of the Black Lives Matter protests in Bristol and the works of Rosana Paulino, the latter being the central focus of the analysis. The main goal is to discuss the issue of the archive within the context of contemporary Brazil, hence from a non-Eurocentric point of view.
  • Deixa a gira girar: as lives de Teresa Cristina em tempos de escuta conexa Artigo

    Janotti Junior, Jeder Silveira; Queiroz, Tobias Arruda

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo observa como a música pode servir de vetor para os processos de narrativização e mediação dos aspectos estéticos, políticos, socioculturais e tecnológicos agenciados por artistas, oriundos do universo musical, em ambientes de mídias de conectividade. Esse trajeto nos permitiu observar como a narrativização da escuta nas lives de Teresa Cristina no Instagram acabou por desvelar o marcado jogo de gênero, raça e territorialidade que atravessam o universo artístico brasileiro, apontando para novas possibilidades de configuração das lives musicais em plataformas on-line quando observadas através das lentes do ecossistema de mídias de conectividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper seeks to observe how music can serve as a vector for the processes of narrativization and mediation of aesthetic, political, socio-cultural, and technological aspects by artists from the musical field in environments of connectivity media. In this sense, we observed how the connected listening in Teresa Cristina’s lives ended up highlighting gender, race, and territoriality issues in the Brazilian artistic universe. This analysis points to new possibilities of experiencing musical lives on online platforms when viewed through the lens of connectivity media’s ecosystem.
  • Hora de repensar o modelo regulatório das comunicações? As recomendações da OCDE para o sistema público de radiodifusão no Brasil Artigo

    Pieranti, Octavio Penna

    Resumo em Português:

    Resumo Em outubro de 2020 a Organização para a Cooperação e Desen-volvimento Econômico (OCDE) publicou dois relatórios de avaliação das políticas públicas e da regulação do setor das comunicações no Brasil. Como o país tem ressaltado seu interesse em ingressar na OCDE e vem se adequando às manifestações da organização, as considerações feitas nos relatórios ganham mais relevância. O objetivo deste artigo é analisar as recomendações da OCDE para o modelo regulatório do setor no Brasil, centradas na instituição de um órgão regulador único e convergente, e para o sistema público de radiodifusão, dentre as quais está a revisão de alterações recentes na governança da EBC. Por terem sido recomendados pela OCDE, conclui-se que a mudança do modelo regulatório e os avanços no setor ganham força, porém sua efetiva implementação dependerá da superação de barreiras diversas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In October 2020, the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) published two reports evaluating public policies and regulation of the communications sector in Brazil. As the country has emphasized its interest in joining the OECD and has been adapting its procedures to the organization’s manifestations, the reports’ considerations are more relevant. The purpose of this paper is to analyze the OECD’s recommendations for Brazilian communication’s regulatory model, centered on the establishment of a single and convergent regulatory agency, and for public broadcasting, including the review of recent changes in EBC’s governance. Because they have been recommended by the OECD, the change in the regulatory model and advances in the sector can progress, but their effective implementation will depend on overcoming various barriers.
  • Covid-19, desinformação e Facebook: circulação de URLs sobre a hidroxicloroquina em páginas e grupos públicos1 Artigo

    Soares, Felipe Bonow; Viegas, Paula; Bonoto, Carolina; Recuero, Raquel

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, analisamos a circulação de URLs desinformativas no Facebook. Nosso estudo de caso é o uso da hidroxicloroquina como cura ou profilaxia para o Covid-19. Analisamos a presença de URLs em mais de 70 mil publicações de páginas e grupos públicos no Facebook. Utilizamos a Análise de Redes Sociais para mapear a circulação das URLs em redes de páginas e grupos e a Análise de Conteúdo para identificar as fontes das informações e a presença de desinformação. Nossos resultados mostram que (1) a circulação de URLs foi polarizada, tanto no contexto de páginas, quanto grupos; (2) o conteúdo desinformativo foi utilizado para reforçar uma narrativa pró-hidroxicloroquina; e (3) os grupos deram maior visibilidade a mídias hiperpartidárias e desinformação em comparação com as páginas, e os grupos também registraram maior frequência no compartilhamento de URLs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we analyze the circulation of disinformation URLs on Facebook. Our case study is the use of hydroxychloroquine as a cure or prophylaxis for Covid-19. We analyze the presence of URLs in over 70 thousand posts in public pages and groups on Facebook. We use Social Network Analysis to map URLs circulation in pages and group networks. We use Content Analysis to identify the sources of information and the presence of disinformation. Our results are: (1) URLs circulation were polarized, both in pages and group networks; (2) disinformation was used to reinforce a pro-hydroxychloroquine narrative; and (3) groups gave more visibility to hyperpartisan media and disinformation, compared to the pages; groups also more often shared URLs.
  • Discurso de ódio nas redes sociais digitais: tipos e formas de intolerância na página oficial de Jair Bolsonaro no Facebook Artigo

    Silva, Luiz Rogério Lopes; Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho; Sampaio, Rafael Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa os tipos e formas de discurso de ódio presentes na fanpage do político Jair Bolsonaro, entre os anos de 2013 e 2016 — período em que o parlamentar manifestava interesse em concorrer à presidência em 2018. Os procedimentos metodológicos envolvem uma articulação entre Mineração de Dados, Estatística e Análise do Conteúdo (AC) de 3.819.909 comentários. A extração dos dados foi realizada pelo Netvizz e um software foi desenvolvido exclusivamente para a mineração textual. A AC verificou os tipos de discursos de ódio presentes na página e a forma como os interagentes manifestaram a intolerância. Os resultados mostraram o ódio político-partidário como o mais recorrente, seguido pelo discurso sexista, LGBTfóbico e xenofóbico. As formas de manifestação mais recorrentes foram insultos e xingamentos, estereótipos e generalizações, sentimento de superioridade e ameaças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to present a description of the hate speech on Jair Bolsonaro’s fanpage between 2013 and 2016 — period when the parliamentarian manifested interest in running for president in the 2018 election. The methodological procedures required articulation of data mining methods and techniques, statistics and Content Analysis (CA) of 3,819,909 comments. Data extraction was performed by Netvizz and a software was developed exclusively for the textual mining of this research. The CA verified the sorts of hate speech on the webpage and the way interactants expressed intolerance. The results showed a significant increase in hatred between the years observed, with emphasis on political orientation, gender, LGBTphobic and xenophobic hatred. The most recurrent manifestation forms were insults and curses, accusations, stereotyping and generalizations, feelings of superiority and threats.
  • O pesadelo acabou”: Trauma e Agência no Remake de A Hora do Pesadelo Article

    Gomes, Rosana Ruas Machado

    Resumo em Português:

    Resumo A Hora do Pesadelo (2010) explora os abusos mundanos cometidos pelo pedófilo Freddy Krueger. O fato de que as vítimas de seus crimes são assassinadas durante o sono é relevante para os estudos de trauma, visto que os pesadelos são um dos sintomas mais comuns exibidos por pessoas diagnosticadas com transtorno do estresse pós-traumático. Portanto, um dos objetivos deste artigo é analisar as maneiras através das quais o trauma é retratado no filme. Os adolescentes somente conseguem vencer Krueger e, portanto, seus traumas, quando se tornam capazes de testemunhar os terríveis eventos de seu passado. Assim sendo, este trabalho também busca observar e discutir a trajetória que torna possível a sobrevivência dos jovens. Alguns conceitos chave para a teoria do trauma são apresentados e discutidos com relação à sua representação no filme. A análise mostra que a protagonista Nancy somente consegue derrotar Krueger ao tomar conhecimento de tudo que aconteceu em seu passado e adquirir agência na história..

    Resumo em Inglês:

    Abstract The 2010 remake of the horror film A Nightmare on Elm Street focuses on the earthly abuses committed by the now confirmed pedophile Freddy Krueger. The fact that the victims of Krueger’s sexual assaults start getting murdered in their sleep is relevant to the trauma studies, as nightmares are one of the most common symptoms observed in people diagnosed with Post Traumatic Stress Disorder. Therefore, one of the goals of this paper is to analyze the ways in which trauma is portrayed in the movie. Considering that the teenagers can only overcome Krueger — and therefore, their trauma — once they are able to witness the terrible events of their past, this work also aims at observing and discussing the trajectory that allows the protagonists to survive. In order to meet these goals, some central concepts to trauma theory are presented and discussed in relation to their portrayal in the film. The analysis shows that the main character Nancy can only defeat Krueger once she knows everything that has happened in the past and is able to have agency in the story.
  • Dez ideias sobre Abbas Kiarostami Artigo

    Hinkel, Jansen

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta dez pensamentos teóricos escolhidos para abordar a obra cinematográfica do diretor iraniano Abbas Kiarostami. A partir da análise do filme Dez, lançado em 2002, e de outras realizações do cineasta, são discutidas noções epistemológicas presentes nos espaços urbanos, representadas pela técnica do cinema. Para o texto, foram eleitos os seguintes campos de discussão confluentes entre os filmes e suas propostas estéticas, inseridos no estudo da comunicação audiovisual: o espaço, o real, o lugar, a crítica social, o enquadramento, a fala, o meio, o deslocamento, a natureza social e o confinamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper presents ten theoretical thoughts selected in the cinematographic work of Iranian director Abbas Kiarostami. Based on analysis of the film Ten, released in 2002, and some of the filmmaker’s other achievements, the paper discusses epistemological notions present in urban spaces and represented by the technique of cinema (are discussed). Inserted in the study of audiovisual communication, the following discussion fields were recognized in their convergence between distinct films and their aesthetic proposals: space, reality, place, social criticism, framing, speech, environment, displacement, social nature and confinement.
  • O silêncio em A paixão de Joana D’Arc Artigo

    Cruz, Tatiane Monteiro da; Mendes, Adilson

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda o filme A paixão de Joana D’Arc(1927) de Carl-Theodor Dreyer, que buscou representar o estado de graça da personagem icônica, recorrendo ao uso exaustivo do primeiro plano (como evidenciado por sua vasta fortuna crítica), mas também optando por uma ambiência completamente silenciosa, que torna o filme ao mesmo tempo um documento fidedigno ao fato histórico e uma obra artística com densa organicidade. A descrição de momentos significativos da obra é amparada em referências historiográficas (Johan Huizinga e Alain Corbin) e teóricas (José Moure)

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper addresses the film The Passion of Joana D’Arc (1927), by Carl-Theodor Dreyer, which sought to represent the state of grace of the iconic character, resorting to the exhaustive use of the foreground (as evidenced by his vast critical fortune), but also choosing a completely silent ambience, which makes the film both a reliable document to the historical fact and an artistic work with dense organicity. The description of significant moments of the work is supported by historiographic references (Johan Huizinga and Alain Corbin) and theoretical references (José Moure and John Cage).
  • Performances Multimídia: análise de exemplos e implicações conceituais Artigo

    Bastos, Marcus Vinicius Fainer; Fernandes, Patrícia Moran

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa performances multimídia realizadas entre os anos 1970 e 1990, que exploram elementos da estrutura da ópera e as possibilidades de montagem espacial no ambiente do palco. O texto parte de uma contextualização sobre os desafios à leitura crítica do audiovisual experimental — especialmente dos eventos — como consequência da constante mudança terminológica com o surgimento de novas tecnologias, impactando o campo conceitual e as poéticas. Em seguida, procura organizar o repertório crítico constituído em torno dos diálogos entre a ópera e a performance multimídia, examinando de que forma as propostas recentes sobre as articulações intermídia se inserem na profícua e plural tradição da ópera. Por fim, o texto dedica-se à análise de obras deste universo, especialmente à produção de José Roberto Aguilar, Arrigo Barnabé e Décio Pignatari em parceria com Lívio Tragtenberg e Wilson Sukorski.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper proposes an analysis of multimedia performances presented between the 1970s and the 1990s, which explore elements of the opera structure and explore the possibilities of spatial montage allowed by the stage environment. The text starts with a contextualization on the challenges that are presented to the critical analysis of experimental audiovisual — specially events — as a consequence of the constant terminological change with the appearance of new technologies impacting the conceptual field and its poetics. Then, it seeks to organize the critical repertoire constituted around the dialogues between opera and multimedia performance, examining how the most recent thoughts on intermedia articulations of language are part of the fruitful and plural tradition of opera. Finally, the text focus on the analysis of significant works from this universe, with a closer look at the production of artists such as José Roberto Aguilar, Arrigo Barnabé and Décio Pignatari in partnership with Lívio Tragtenberg and Wilson Sukorski.
  • Ed Wood brasileiro? Raffaele Rossi, Boca do Lixo e certa ideia de mau filme no Brasil Artigo

    Cánepa, Laura Loguercio; Dennison, Stephanie

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, examinaremos alguns aspectos da redescoberta, por críticos e pesquisadores do cinema nacional, da obra do cineasta ítalo-brasileiro Raffaele Rossi (1938-2007), dedicado à realização de filmes eróticos em São Paulo entre as décadas de 1970 e 1980. Buscaremos observar como esses pesquisadores e críticos, pautados, tanto pela má reputação do cinema paulista da Boca do Lixo quanto pelo culto contemporâneo ao chamado paracinema (SCONCE, 1995), também herdaram uma tradição de décadas dos estudos de cinema nacional que considera a precariedade como potência reveladora da singularidade do cinema brasileiro (SALLES GOMES, 1973; FERREIRA, 1986).

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we discuss the rediscovery of the Italian-Brazilian sexploitation filmmaker Raffaele Rossi (1938-2007) by Brazilian critics and researchers in the 2000s. We will observe how these researchers and critics, guided both by the bad reputation of the São Paulo cinema of “Boca do Lixo” [Mouth of Garbage] of the 1970s, and by the contemporary cult to the so-called paracinema (SCONCE, 1995), also inherited a tradition of decades of studies of the Brazilian cinema that consider precariousness as a power that reveals the uniqueness of Brazilian cinema (SALLES GOMES, 1973; FERREIRA, 1986).
  • A transparência das informações epidemiológicas e financeiro-orçamentárias sobre a pandemia da COVID-19 nos governos estaduais brasileiros Artigo

    Almada, Maria Paula; Aggio, Camilo; Amorim, Paula Karini; Santos, Nina; Pinho, Maria Dominguez Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo avalia os níveis de transparência de dados e informações dos governos estaduais e do Distrito Federal (DF) relativos à pandemia da COVID-19. Foram prospectados websites dos estados e DF. Um instrumento metodológico quantitativo e qualitativo foi desenvolvido para categorização e coleta das informações. Avaliou-se a transparência das informações epidemiológicas e financeiro-orçamentárias relativas à pandemia da COVID-19. Posteriormente, verificou-se se variáveis socioeconômicas e epidemiológicas podem explicar o índice de transparência dos governos estaduais, mas os testes não revelaram causalidade entre tais variáveis e os índices de transparência. Ao contrário do esperado, os estados brasileiros publicam mais informações sobre dados da pandemia e dados que auxiliam a tomada de decisão por parte dos gestores do que informações financeiro-orçamentárias. Treze estados apresentaram transparência avançada, treze, transparência moderada e um, transparência fraca. IDH e renda mensal são as que explicam os níveis de transparência aferidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper evaluates the levels of data and information transparency of state governments and the Federal District (DF) regarding the COVID-19 pandemic. Websites of the states and DF were prospected. A quantitative qualitative methodological instrument was developed for categorizing and collecting the information. The transparency of epidemiological and financial-budgetary information regarding the COVID-19 pandemic was assessed. Subsequently, it was verified whether socioeconomic and epidemiological variables can explain the transparency index of state governments, but the tests did not reveal causality between such variables and the transparency indexes. Contrary to what was expected, Brazilian states publish more information about pandemic data and data that helps managers’ decision making than financial-budgetary information. Thirteen of the states showed advanced transparency, and 13 moderate transparency and one, poor transparency. HDI and monthly income are the variables that explain the levels of transparency measured.
  • “Pare de tocar seu rosto!”: as mudanças na percepção dos espectadores do filme Contágio com a pandemia de COVID-19 Artigo

    Massarani, Luisa; Neves, Luiz Felipe Fernandes; Valadares, Penélope Andreani

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia de COVID-19 fez aumentar a procura pelo filme Contágio, um longa-metragem ficcional de 2011, cujo enredo aborda a disseminação em escala global de um novo vírus de transmissão respiratória, e que causa uma doença com alta taxa de letalidade. Neste artigo, utilizamos métodos mistos (dados quantitativos e análise qualitativa) para analisar 4.801 comentários sobre o filme, postados em uma rede social sobre cinema. Comparamos as avaliações antes e depois de janeiro de 2020, quando o novo coronavírus foi considerado pela Organização Mundial da Saúde uma emergência de saúde pública de importância internacional. A análise das palavras e termos mais frequentes, assim como da proximidade entre eles, revelou como a pandemia alterou a percepção dos espectadores, que passaram a avaliar o filme mais pela sua verossimilhança da situação sanitária que pelos seus aspectos cinematográficos. Também buscamos na própria obra cenas e elementos fílmicos que pudessem ter mobilizado a atenção do público para determinados aspectos revelados nos comentários, como formas de transmissão, medidas de higiene, distanciamento social e promoção de medicamento sem eficácia comprovada. Nesse sentido, os resultados também mostram o potencial do cinema para a divulgação científica ao abordar conceitos, temas, processos e controvérsias da ciência e da saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The COVID-19 pandemic has increased the search for the Contagion, a fictional feature film from 2011 whose plot addresses the global spread of a new respiratory transmitted virus, which causes a disease with a high mortality rate. In this paper, we used a quali-quantitative methodology to analyze 4,801 comments about the movie posted on a social network about cinema. We compared the assessments before and after January 2020, when the new coronavirus was considered by World Health Organization a public health emergency of international concern. The analysis of the most frequent words and terms and the proximity between them revealed how the pandemic changed the perception of the viewers, who started to evaluate the film more for its verisimilitude than for its cinematic aspects. We also sought in the movie itself scenes and film elements that could have mobilized the public’s attention to certain aspects revealed in the comments, such as forms of transmission, hygiene measures, social distancing and promotion of medication without proven efficacy. In this sense, the results also show the potential of cinema for science communication when addressing scientific concepts, themes, processes, and controversies.
  • Análise de fotos de guerra e impactos emocionais decorrentes em termos da atenção visual Artigo

    Serva, Leão; Spers, Eduardo Eugenio; Baitello Jr, Norval; Costa, Carlos Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo se insere nos estudos sobre “Fórmulas da Emoção na Fotografia de Guerra”, que buscam identificar elementos causadores de impacto emocional nas imagens de conflito contemporâneas. No presente estudo, usamos de forma complementar três experimentos pragmáticos para explorar as reações dos observadores às imagens de conflito: ferramenta de reconhecimento de emoções por expressão facial; questionários de pesquisa quantitativa; e mecanismo de identificação do movimento ocular (Eye Tracking). Entre os resultados apresentados, destaca-se a curva crescente de engajamento durante todo o período de apresentação da sequência de imagens, sugerindo a possibilidade de que as imagens criem alguma forma de necessidade. O resultado do estudo com Eye Tracking mostrou que o rosto das pessoas retratadas é sempre o foco primordial de atenção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is part of the studies on “Formulas of Emotion in War Photography”, which seek to identify elements that cause emotional impact in contemporary images of conflict. In the present study, we used three pragmatic experiments, in a complementary way, to explore the reactions of the observers to the images of conflict: a tool for recognizing emotions by facial expression; quantitative research questionnaires; and eye movement identification mechanism (Eye Tracking). Among the results presented, the increasing engagement curve stands out during the entire presentation period of the image sequence, suggesting the possibility that the images create some form of addiction. The result of the study with Eye Track showed that the faces of the people portrayed are always the primary focus of attention.
  • O homem com a câmera (1929) como um filme-diário Artigo

    Labaki, Luis Felipe Gurgel Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Ainda que o cineasta soviético Dziga Viértov (1896-1954) não realizasse filmes-diário em um sentido estrito, este artigo investiga a forma pela qual parte de sua obra da década de 1920 pode ser vista como atravessada por uma noção, ainda que difusa, de diário. Ela se expressaria tanto por meio de menções diretas a diários em seus filmes e escritos quanto por meio de uma contínua intenção ora concretizada, ora apenas planejada, de autorrepresentação dos kinocs nos trabalhos realizados pelo grupo — uma prática que sugere a possibilidade de vermos ao longo de filmes, esboços e projetos não-realizados a construção de um fragmentário “diário profissional coletivo”. Nesse sentido, O homem com a câmera (1929) é analisado pelo prisma de seu subtítulo “Excerto do diário de um cinegrafista”, uma fórmula cuja importância, historicamente, foi relativizada talvez em demasia pelos estudos viertovianos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Even though Soviet filmmaker Dziga Vertov (1896-1954) didn’t produce diary films in a strict sense, this paper investigates how part of his oeuvre from the 1920s can be seen as permeated by a notion, albeit a diffuse one, of diary. This would be expressed both by means of direct references to diaries in his films and writings and by a continuous intent — at times accomplished, at others only planned — of self-representation by the kinoks in the works produced by the group, a practice that suggests us the possibility of seeing, throughout films, sketches and unrealized projects, the construction of a fragmentary “collective professional diary”. In this sense, Man with a Movie Camera (1929) is here analyzed through the prism of its subtitle “An excerpt from a cameraman’s diary”, a formula whose importance has been historically downplayed in Vertovian studies.
  • Sozinho, me ajoelho; Juntos, nos levantamos: gesto e performance em levantes Artigo

    Almeida, Reno Beserra

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, abordamos o racismo, a violência policial e os recentes protestos políticos nos Estados Unidos amparados metodologicamente pelo campo de estudos da performance, ou seja, pensando esses acontecimentos como eventos performáticos. Sob essa chave, analisamos o assassinato de George Floyd e os protestos que emergiram em resposta à sua morte, pensados aqui a partir do conceito de levante, e um gesto que com notável frequência era repetido por diversos manifestantes: o de se ajoelhar. O gesto, nesse caso, é o momento intensamente performático no qual um corpo se expõe e cria a si mesmo e um outro espaço sensível possível, mesmo que efêmero, e que liga cada manifestante a toda uma linhagem de ativistas que lutaram e ainda lutam pelo fim da repetição do roteiro macabro da violência racial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay we address racism, police violence and the recent political protests in the United States methodologically supported by the field of performance studies, that is, thinking of them as performatic events. Under this key, we analyze the murder of George Floyd and the protests that emerged in response to his death, thought here through the concept of uprising, and the gesture that with remarkable frequency was repeated by several demonstrators: the kneeling. The gesture, in this case, is the intensely performatic moment where a body exposes and creates itself and another possible sensible space, even if ephemeral, and which links each protester to a whole lineage of activists who fought and are still fighting for the end of the replay of the macabre script of racial violence.
  • Reempregos da música de Villa-Lobos e intertextualidades entre filmes de Humberto Mauro e o Cinema Novo Artigo

    Alvim, Luíza Beatriz A. M.

    Resumo em Português:

    Resumo Consideramos as relações intertextuais de filmes de diretores do Cinema Novo de 1959 a 1980 com longas-metragens de Humberto Mauro — O descobrimento do Brasil (1937), Argila (1942) e O canto da saudade (1952) — por meio da análise do reemprego das mesmas obras musicais de Villa-Lobos presentes em filmes do cineasta mineiro, reutilizadas (na mesma ou em diferente versão) em obras de diretores cinemanovistas. Por meio de análise fílmica, identificamos que a presença em si das músicas Suítes O Descobrimento do Brasil, O canto do cisne negro, O canto do pajé e Choro n.3 de Villa-Lobos evoca aspectos de obras anteriores de Mauro em filmes selecionados de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade, sobretudo as temáticas indígena, a do nacionalismo, do ambiente rural, a construção da identidade nacional, além de associações mais intricadas, como com a Grécia Antiga.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We consider the intertextual relationships of films by directors of Cinema Novo between 1959 and 1980 with Humberto Mauro’s feature films — The Discovery of Brazil (193٧), Clay (1942) and O canto da saudade (19٥2) — analyzing the use of the same Villa-Lobos’ musical pieces in Mauro's films, that are reemployed (in the same or in a different version) in selected films by Cinema Novo’s directors. Through film analysis, we identify that the very presence of musical pieces The Discovery of Brazil, O canto do cisne negro, O canto do pajé and Choros n.3 evoke aspects of Mauro’s films in the ones by Glauber Rocha, Walter Lima Júnior, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni and Joaquim Pedro de Andrade, such as: the Indian thematic, nationalism, rural environment, construction of national identity, besides more intricate associations, as those with Ancient Greece.
  • Tudo o que é sólido se desmancha no futuro: percepções imaginárias do corpo em filmes futuristas Artigo

    Duarte, Eduardo; Ramos, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo investiga as projeções do imaginário social sobre o futuro do corpo humano na imagem cinematográfica da ficção científica. Buscamos, assim, compreender como se desenham as imagens do futuro da espécie humana no cinema. A pergunta que nos guiou ao longo do percurso foi: a partir das imagens que criamos hoje nos filmes de ficção científica sobre o amanhã, quais os desejos, os medos, esperanças, anseios e expectativas temos apontado em nossa construção coletiva do imaginário do futuro? Iniciamos pela perspectiva social de futuro que a publicidade no século 19 apontava para o ano 2000. Uma visão positiva de progresso a partir da tecnologia em nossas vidas. Em seguida, por meio de uma análisede uma constelação de frames de filmes futuristas contemporâneos, inspirada nos estudos do pesquisador Aby Warburg, propomos uma perspectiva de leitura e compreensão de uma memória social e seus respectivos afetos sobre as projeções contemporâneas de futuro do corpo humano. Neste momento podemos observar o pessimismo que as imagens traduzem da relação contemporânea das tecnologias com o corpo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper investigates the projections of the social imaginary on the future of the human body in the cinematographic image of science fiction. We seek, therefore, to understand how images of the future of mankind play out in the movies. The question that guided us along the way was: based on the images we create today in science fiction films about tomorrow, which desires, fears, hopes, anxieties and expectations have we pointed out in our collective construction of the imaginary of the future? We started with the social perspective of the future that advertising in the 19th century pointed to for the year 2000. A positive view of progress from the technology in our lives. Then, through an analysis of a constellation of frames from contemporary futuristic films, inspired by the studies of the researcher Aby Warburg, we propose a perspective of reading and understanding of a social memory and its respective affects on the contemporary projections of the future of the body human. At this moment, we can observe the imagens reflect the pessimism in regard to the contemporary relationship between technologies and the body.
  • O que têm em comum Alexa, Siri, Lu e Bia? Assistentes digitais, sexismo e rupturas de performances de gênero Artigo

    Santos, Luiza Carolina dos; Polivanov, Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo As assistentes pessoais digitais são artefatos comunicacionais que auxiliam usuários a executarem tarefas cotidianas de forma automatizada, através da linguagem natural falada ou escrita. Dentre as de primeiro tipo encontram-se a Alexa (da Amazon) e Siri (da Apple), enquanto dentre as de segundo tipo destacamos a Lu (da Magazine Luiza) e a Bia (do Bradesco). Trata-se de robôs humanizados como personagens femininas que sofrem constantes agressões verbais por parte de usuários. A partir de uma discussão teórica sobre as relações entre tecnologia e gênero e de um olhar empírico para casos ocorridos com as assistentes mencionadas, apresentamos mudanças feitas recentemente em seu discurso de modo a se contraporem a insultos, argumentando que se trata de rupturas intencionais de performance. Concluímos que, apesar de ser um primeiro passo contra o sexismo, as atualizações feitas ainda são insuficientes e as opressões de gênero seguem em curso, mesmo com agentes não humanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The digital personal assistants are communication artefacts that help users execute daily activities in an automatized fashion, by means of natural language either spoken or written. Amongst the first type ones are Alexa (Amazon) and Siri (Apple), whereas we can highlight Lu (Magazine Luiza) and Bia (Bradesco) as examples of the second type. They are robots portrayed as humanlike female characters, and suffer constant verbal aggression by the users. Based on theoretical discussion about the relationships between technology and gender, as well as an empirical look at cases involving the before mentioned assistants, we present recently made changes to their own discourse as a way to oppose insults, arguing that they can be considered intentional performance ruptures. We conclude that, although this is a first step against sexism, the updates are still insufficient, and gender oppression is still at place, even with non-human agents.
  • Comunicação, cultura e mundo da vida: as contribuições de Jürgen Habermas e Alfred Schutz Ensaio

    Hanke, Michael Manfred

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta o conceito de mundo da vida e a sua contribuição-chave para uma teoria da cultura e da comunicação. Inicialmente desenvolvido pelo filósofo Edmund Husserl, o conceito foi aprimorado pelo filósofo e sociólogo austro-americano Alfred Schutz e adotado mais tarde por teorias consagradas, como as de Peter Berger e Thomas Luckmann no projeto de um construtivismo social, assim como por Jürgen Habermas no agir comunicativo como fundamento da razão, o que destaca a importância de tal empreendimento. O texto conceitua o mundo da vida como interface entre a teoria da comunicação e da cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper portrays the concept of lifeworld in the light of its contribution to a theory of culture and communication. Initially developed by the philosopher Edmund Husserl, the concept was refined by the austro-american philosopher and sociologist Alfred Schutz. Later on, the concept was employed by well-established theories like the social constructivism of Peter Berger and Thomas Luckmann, as well as Jürgen Habermas’ theory of communicative action as a basis of rationality, which highlights the importance of this undertaking. The concept of the lifeworld is, along these lines, conceived as an interface between a theory of communication and culture.
  • Paul Ricoeur e a narrativa além do gênero discursivo Ensaio

    Matheus, Leticia Cantarela

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo desenvolve uma reflexão teórica sobre o conceito de narrativa do filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005), tendo por objetivo articular elementos que permitam pensar este conceito para além dos limites de um gênero discursivo. A hipótese é que seus argumentos, na construção do conceito de tríplice mimese, podem ser considerados e aplicados como um modelo metafórico para o processo comunicacional, mesmo considerando que Ricoeur não estava pensando na comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Este artigo discute o conceito de narrativa do filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005), tentando escapar a um quadro que o tratasse como um tipo de discurso ou uma qualidade particular da linguagem. A proposta é entender esse conceito como operador teórico para análises de comunicação em vez de inscrevê-lo em uma perspectiva ontológica segundo a qual o pesquisador seria obrigado a identificar quais textos são narrativos ou não. Como se trata de uma perspectiva interdisciplinar, assumimos o risco que o esgarçamento excessivo de um conceito, para além das bases teórico- filosóficas que o produziram, neste caso, a hermenêutica, pode fragilizá-lo e causar desconforto entre especialistas, neste caso filósofos, ao verem a narrativa ricoeuriana “aplicada” a uma ciência social. O artigo procura pistas espalhadas pela obra do autor, como ele mesmo fez em relação à teoria do discurso (2005, p. 23), para defender que seu conceito de narrativa serve como modelo comunicacional, na esperança de ajudar os pesquisadores a construir seus métodos com base na hermenêutica de Ricoeur.
  • Pensar a comunicação intermundos: fóruns cosmopolíticos e diálogos interepistêmicos Ensaio

    Oliveira, Luciana de; Figueroa, Júlio Vitorino; Altivo, Bárbara Regina

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta um diagnóstico e uma plataforma teórico-metodológica. O diagnóstico busca dar conta da apartada relação entre os estudos de comunicação e os saberes-fazeres de populações tradicionais no Brasil, sublinhando as mútuo-exclusivas relações entre Tradição e Modernidade, constituidoras do campo da comunicação social. Segue-se então um esforço de articulação entre duas matrizes filosóficas, decolonialidade e cosmopolítica, do qual emergem duas proposições articuladas como uma plataforma para pensar a comunicação intermundos: 1) a de fórum cosmopolítico que busca enfrentar a dicotomia Natureza X Cultura em face da aproximação etnográfica com outras formas de vida e suas pragmáticas; 2) a de diálogo interepistêmico, que, por via histórica de longa duração, reconhece as diferenças culturais e as formas remanescentes do colonialismo do ponto de vista epistemológico, enfrentando a dicotomia Sujeito X Objeto pela via da interculturalidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper presents a diagnosis and a theoretical-methodological platform. The diagnosis seeks to account for the distant relationship between research in communication and the know-how of traditional populations in Brazil, underlining the mutually exclusive relations between Tradition and Modernity, which constitute the field of Communication Studies. It follows an effort to articulate two philosophical matrices, decoloniality and cosmopolitics, from which emerge two combined propositions to think about communication between worlds: 1) cosmopolitical forum that seeks to face the Nature X Culture dichotomy with an ethnographic approach to other forms of life and their pragmatics; 2) inter-epistemic dialogues, which, through a long-lasting historical path, recognizes the cultural differences and the remaining forms of colonialism from an epistemological point of view, facing the Subject X Object dichotomy through interculturality as dialogue.
  • A tensão como potência para teorizar a comunicação Ensaio

    Rosário, Nísia Martins do

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como propósito realizar uma abordagem da comunicação pela perspectiva da Semiótica da Cultura, trazendo reflexões de Iuri Lotman que contribuem para a problematização de paradigmas já assimilados pela área, expandindo o modo de entendê-la e de compor seus princípios. Com Lotman, por meio de conceitos como os de tensão, função criativa do texto, ruído e explosão, pode-se vislumbrar o potencial comunicativo dos processos que geram indeterminação de sentidos e estimulam a formação de novas tramas de tradutibilidade que vão constituir acréscimo de significados e até mesmo alterar a linguagem e os códigos — uma outra ótica para a comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tension as a potency to theorize communication - This article aims to carry out a communication approach from the perspective of Culture Semiotics, bringing reflections by Iuri Lotman, which contribute to the pro-blematization of paradigms already assimilated by the area, expanding the way of understanding it and composing its principles. With Lotman, through concepts such as tension, creative function of the text, noise and explosion, one can glimpse at the communicative potential of the processes that gene-rate indeterminacy of meanings and stimulate the formation of new transla-tability plots that will constitute an increase in meanings and even changing the language and codes — another perspective for communication. Keywords: tension; noise; culture semiotics.
  • Outra via para interrogar as práticas jornalísticas Ensaio

    Marocco, Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo Parte-se de três vertentes de estudo da prática: 1. Funcionalismo, onde se situam os estudos das rotinas jornalísticas, que contribuíram para uma visão dos atos repetitivos da prática; 2. Teoria da prática que, no final da década de 1970 e início dos anos 80, devolveu o ator ao processo social); e 3. Teoria da prática jornalística, que, mais recentemente, reúne e desenvolve quatro elementos: a prática, o desempenho/performance, o ambiente, a ordem e a mudança. Para avançar, propõe-se centralizar o eixo da investigação na escuta dos sujeitos da produção, mais pontualmente, em como estes são afetados pelo funcionamento das relações de poder. O assujeitamento e as ações de resistência, descritos em entrevistas, encontram ressonância epistemológica no pensamento e nas práticas de Michel Foucault como jornalista. Nestes termos, interrogar o funcionamento da prática jornalística supõe uma analítica da ação dos sujeitos, levando em conta os seguintes elementos: a prática, a consciência discursiva dos agentes, os procedimentos de controle discursivo, a resistência e a crítica das práticas jornalísticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The star-ting point is three theoretical strands of practice: 1. Functionalism, where the studies of journalistic routines are located, which contributed to a view of the repetitive acts of; 2. Theory of practice that, in the late 1970s and early 1980s, returned the actor to the social process; and 3. Theory of journalistic practice, that,more recently, brings together and develops four elements: practice, performance, the environment and order and change. To move forward, an epistemological turn is proposed, guided by Foucauldian practices and concepts in journalism, which makes possible to centralize the research axis in listening to the subjects of production, more punctually, in how they are affected by the functioning of power relations. Subjectivity and resistance actions, described in interviews, find epistemological resonance in Foucault’s thinking and practices, as a journalist. In these terms, to interrogate the functioning of journalistic practice supposes an analysis of the subjects’ action, taking into account the following elements: the practice and the discursive awareness of the agents,the procedures of discursive control, resistance and criticism of journalistic practices.
  • Midialidade: a esfera cultural-simbólica da prática social Essay

    Bauer, Thomas A.

    Resumo em Português:

    Resumo Considerado o aumento da complexidade prática das paisagens midiáticas, a complexidade teórica da comunicação midiática tem que ser ampliada (no horizonte e na moldura) e aprofundada (no foco) — especialmente para cumprir a missão de aprimorar a qualidade dessa ciência: gerando complexidade em um nível de teoria lógica para um assunto que não é um objeto em si mesmo, mas uma metáfora de descrição culturalmente programada: comunicação, cultura, sociedade, etc. A complexidade da comunicação, da mídia ou da sociedade não é um caráter desses construtos em si, mas uma complexidade de pensamento que, na prática, espera-se que seja reduzida, ao passo que na teoria seja produzida. Encarar (mais) a comunicação como uma performance cultural da humanidade e da prática social, e encarar a mídia (mais hermeneuticamente do que tecnicamente) requer conceituar aqueles construtos como modelos de conhecimento, como programas que culturalmente buscam significados conscientes e relevância significativa da vida social. Portanto, é necessário que haja uma mudança de paradigmas de conceitos funcionais e objetivistas para outros que sejam hermeneuticamente abertos — não apenas, mas também para gerar um quadro mais amplo de análise e interpretação das mudanças sociais e culturais, referidas pelo caráter de midialidade da comunicação e da sociedade. As chamadas mídias sociais não são novas mídias, mas mostram tanto a possibilidade, quanto o desafio e a oportunidade de mudança de ordens da mídia. Sem dúvidas, isso requer outros (novos) conceitos de competência da prática social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract At least since the practical complexity of media landscapes is growing, the theoretical complexity of media communication has to be widened (horizon and frame) and deepened (focus) — especially when fulfilling the mission and the quality of science: generating complexity on a level of logical theory towards a subject that is not an object by itself but a culturally programmed metaphor of description: communication, culture, society etc. The complexity of communication, media or society is not a character of those constructs themselves but a complexity of thinking, in practice hopefully reduced, in theory hopefully produced. Facing communication (more) as a cultural performance of humanness and of social practice and facing media (more hermeneutically than technically) demands to conceptualize those constructs as models of knowledge, as culturally programs in search of mindful meaning and meaningful relevance of social /societal life. Therefore, there is need of a shifting paradigm from functional, objectivist concepts to hermeneutically open concepts — not only, but also to generate a wider frame of analysis and interpretation of social and cultural change referred through the mediality character of communication and society. So called social media are not new media but show the possibility as well the challenge and chance of change of media orders. Of course, that demands other (new) competence concepts of social practice.
  • Sete pontos para compreender o neomaterialismo Ensaio

    Lemos, André; Bitencourt, Elias

    Resumo em Português:

    Resumo Esse texto é uma resposta ao artigo “Neomaterialismo e Antropo-lógicas” (Galáxia, n. 45) feito como uma crítica ao texto “Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital” (Galáxia, n. 43). O nosso entendimento principal é que parte das críticas ao neomaterialismo e ao conceito de antropocentrismo têm sua gênese no desconhecimento das premissas que orientam a virada material nas ciências sociais. Neste sentido, sem entrar em polêmicas desnecessárias sobre as divergências e deficiências dos artigos em debate, procuramos indicar de forma pedagógica sete pontos para compreensão da proposta neomaterialista nos estudos em comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text is a response to the article “Neomaterialismo e Antropológicas” (Galáxia, n. 45) written as a critic paper to the article “Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital” (Galáxia, n. 43). Our main understanding is that part of the criticisms of neomaterialism and the concept of anthropocentrism have their genesis in the ignorance of the premises that guide the material turn in the social sciences. In this sense, without entering into unnecessary pole-mics about the divergences and deficiencies of both articles under debate, we seek to indicate in a pedagogical way seven points for understanding the new materialism proposals in communication studies.
  • A midiatização em perspectiva crítica Ensaio

    Lelo, Thales Vilela

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma revisão crítica da literatura europeia em midiatização, especificamente a vertente socioconstrutivista. O objetivo é evidenciar que as pesquisas aglutinadas nessa corrente têm frequentemente desconsiderado as contradições que permeiam o fenômeno da midiatização por idealizarem as transformações socioculturais decorrentes dele. São recuperados os principais argumentos de autores que abordam o conceito em perspectiva micro, meso e metaprocessual, assinalando suas lacunas teórico-metodológicas e indicando outras chaves investigativas para apreender as ambivalências que atravessam as sociedades saturadas de mídia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes a critical review of European literature of mediatization, specifically the social-constructivist approach. The main goal is to highlight that research in this field has often disregarded the contradictions that permeate mediatization by idealizing the sociocultural transformations resulting from it. The central arguments of authors who approach the concept on micro, meso, and meta-level are recovered, pointing out its theoretical-methodological gaps and highlighting other fruitful investigative keys to grasping the ambivalences that cross media-saturated societies.
  • “Da minha sala pra sua”: teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais Ensaio

    Lupinacci, Ludmila

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos anos, as mais populares plataformas de mídias sociais incorporaram a possibilidade de seus usuários criarem, compartilharem e assistirem vídeos ao vivo. Nas chamadas lives, músicos, políticos, influenciadores e pessoas comuns fazem transmissões com variados níveis de improviso e flutuantes esforços de produção, frequentemente a partir do espaço íntimo de seus ambientes domésticos. Este artigo objetiva posicionar criticamente a emergência das lives no contexto da cultura da conectividade, e propor notas teóricas para a compreensão desse fenômeno que ganhou nova visibilidade graças ao isolamento social. São identificados tipos considerados exemplares — aqui denominados lives musicais, conversacionais, instrutivas, de pronunciamento e de companhia. Além disso, são apontados como aspectos centrais às lives o imediatismo, a aparente autenticidade — resultante da relativa imprevisibilidade, mas também de esforços em criar impressões de espontaneidade, familiaridade, intimidade e transparência – e a sensação de experiência compartilhada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the last few years, the most popular social media platforms have incorporated the possibility for users to create, share, and watch live videos. In so-called ‘lives’, musicians, politicians, influencers and ordinary people alike broadcast content with varying degrees of improvisation and fluctuating production efforts, often from the intimate space of their domestic environments. This article aims to critically position the emergence of this format within the context of the culture of connectivity, and to offer some initial theoretical notes for the understanding of this phenomenon that has acquired new visibility due to the recent need for social distancing. Here, I identify exemplary types of live-streaming videos — which I designate as musical, conversational, instructive, speech, and companionship-based. Then, I characterize as the central features of contemporary live broadcasts their immediacy, apparent authenticity — which in turn results from their relative unpredictability, but also from efforts in producing a sense of spontaneity, intimacy and transparency — and the sense of shared experiencing.
  • Ética Algorítmica: questões e desafios éticos do avanço tecnológico da sociedade da informação Ensaio

    Rossetti, Regina; Angeluci, Alan

    Resumo em Português:

    Resumo A Quarta Revolução Industrial inseriu na vida cotidiana a Inteligência Artificial (IA) e seus algoritmos. Essa nova realidade tecnológica requer uma profunda reflexão ética e enseja a necessidade de pensar sobre uma Ética Algorítmica. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, este artigo propõe uma definição do termo e desenvolve uma reflexão sobre as principais questões suscitadas pela presença dos algoritmos nas mediações da vida humana contemporânea, referentes à falibilidade, opacidade, viés, discriminação, autonomia, privacidade e responsabilidade. Situando-a no domínio de uma ética aplicada, pondera-se sobre a conjunção das camadas humanas e computacionais na tomada de consciência diante dos dilemas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Fourth Industrial Revolution has put Artificial Intelligence (AI) and its algorithms into everyday life. This new technological reality requires a deep ethical reflection and gives rise to the need of thinking about an Algorithmic Ethic. From a bibliographic research, this article proposes a definition of the ethics of the algorithms, presenting a reflection on the main ethical issues raised by the presence of the algorithms in the mediations of contemporary human life regarding fallibility, opacity, bias, discrimination, autonomy, privacy and responsibility. Situating it in the domain of an applied ethic, one ponders about the conjunction of the human and computational layers in raising awareness in the face of dilemmas.
  • Apontamentos para uma filosofia da comunicação em E. Husserl: a questão da intersubjetividade em sua fenomenologia transcendental Ensaio

    Borges Junior, Eli

    Resumo em Português:

    Resumo Em sua vasta obra intelectual, Edmund Husserl toca em arestas importantes que nos fazem pensar — ou mesmo repensar — estratos básicos tanto do próprio conceito como dos modos de operação daquilo que compreendemos por “comunicação”. Como pensar esse termo em sua dimensão mais fundamental, aquela humana? O que nos permite atestar que “nos” comunicamos, que há aí um “eu” e um “outro”? Ou, em outros termos, como se daria uma das condições primeiras do ato comunicativo, a saber, a constituição dessa “intersubjetividade”? A fertilidade teórica com que Husserl trata questões como essas nos incita, neste artigo, a jogar luz sobre alguns de seus escritos como um terreno fecundo para o campo da filosofia da comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In his vast intellectual work, Edmund Husserl touches on important edges that make us think — or even rethink — basic strata of the concept and modes of operation of what we understand by “communication”. How to think of this word in its most fundamental dimension, that human one? What does allow us to attest that we “communicate”, that there is a “me” and an “other”? Or, in other words, how would the fundamentals of communicative act operate, namely, the constitution of this “intersubjectivity”? The fertility with which Husserl problematizes questions like these makes some of his writings a fruitful ground for the philosophy of communication.
  • Da salvação pela fé à cura pela autoestima: as origens religiosas do testemunho de vítima Ensaio

    Vaz, Paulo; Sanchotene, Nicole; Santos, Amanda

    Resumo em Português:

    Resumo Nas últimas décadas, observou-se uma explosão do gênero testemunhal nos meios de comunicação ao redor do mundo e sua centralidade para as políticas de identidade contemporâneas. Este artigo propõe que a origem destes testemunhos de vítimas de preconceito, que mesclam terapia e política, remonta às práticas protestantes, especialmente no interior da cultura norte-americana. O percurso genealógico proposto começa nas narrativas de conversão do século XVI, passando pela expansão do Metodismo nos Estados Unidos até o surgimento dos grupos de autoajuda laicos no século XX, marcados pela ideia de pensamento positivo e, mais tarde, de autoestima. Assim como Foucault propôs a confissão clínica como secularização da confissão católica, propomos que os testemunhos de vítima podem ser a secularização das narrativas de conversão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In recent decades, we have witnessed an explosion of the testimonial genre in the media worldwide, as well as its centrality to contemporary identity politics. This article proposes that the origin of victim testimonies, which mix therapy and politics, dates back to Protestant practices, especially within the North-American culture. The proposed genealogical path begins in the 16th-century conversion narratives, going through the expansion of Methodism in the United States until the emergence of secular self-help groups in the 20th century, marked by the idea of positive thinking and, later, self-esteem. Just as Foucault proposed clinical confession as secularization of Catholic confession, we propose that victim testimonies might be the secularization of conversion narratives.
  • Biopolítica do saudável e a controversa tentativa de revisão do Guia Alimentar para a População Brasileira Ensaio

    Teixeira, Lucas de Vasconcelos; Hoff, Tânia Márcia Cezar

    Resumo em Português:

    Resumo O que se come e o que se bebe é algo bastante debatido na atualidade. De um lado, temos os entusiastas da alimentação natural, que evitam comida processada e abominam os ultraprocessados. De outro, há os defensores dos alimentos processados e ultraprocessados como parte de uma dieta saudável e nutritiva. O objetivo deste artigo é examinar os rastros e captar as mediações em busca das associações criadas pelos e entre os actantes na controvérsia, ocorrida em setembro de 2020, gerada por uma nota técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre revisão do Guia Alimentar para a População Brasileira. Analisamos, também, aspectos biopolíticos que emergem nas disputas em torno da alimentação saudável. São mobilizados autores da comunicação, consumo, alimentação, biopolítica e teoria ator-rede (TAR), tendo como metodologia a cartografia das controvérsias (CC), o que permite analisar os actantes, as mediações e os embates entre essas duas visões de mundo em colisão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What you eat and what you drink is quite hotly debated nowadays. On one side, we have the natural food enthusiasts, who avoid processed food and abhor ultra-processed food. On the other, there are the advocates of processed and ultra-processed foods as part of a healthy and nutritious diet. The goal of this paper is to examine the tracks and capture the mediations in search of the associations created by and between the actors in the controversy, that occurred in September 2020, which arose from a technical note from the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) revealing this body’s plan to revise the Food Guide for the Brazilian Population. We also analyzed the biopolitical aspects arising from the disputes surrounding healthy food. Authors on communication, consumption, food, biopolitics and actor-network theory (ANT) are mobilized, using cartography of controversies (CC) as methodology, which enables the analysis of the actors, mediations and the clashes between these two worldviews.
  • Sobre mitologias ancestrais e contemporâneas Ensaio

    Anaz, Sílvio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a tipificação de sagas narrativas criadas a partir do século 20 como mitologias contemporâneas. A fundamentação teórica revê os conceitos de mito em Eliade, Cassirer, Jung e Durand para entender até que ponto eles se aplicam ao que se tem comumente chamado de mitologia contemporânea ou moderna, como no caso da saga transmídia Guerra nas Estrelas. Metodologicamente, faz-se um estudo comparativo da saga com elementos de mitologias ancestrais. A conclusão mostra que, apesar de terem pontos de convergência, a chamada mitologia contemporânea diverge da ancestral em relação a aspectos e alcance de suas funções psicológica e social e quanto à crença.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay discusses the classification of narratives created from the 20th Century as contemporary mythologies. The theory reviews the concepts about myth in Eliade, Cassirer, Jung, and Durand to understand how these concepts apply to narratives that have been considered contemporary or modern mythologies, such as Star Wars. Methodologically a comparative study is developed between Star Wars and elements from ancestral mythologies. The conclusion shows that, even though there are points of convergence, the referred contemporary mythology diverges from ancestral mythology in regard to the outreach of its psychological and social function as such about the creed.
  • Das cavernas às prateleiras: sobre pigmentos, maquiagens e filtros Ensaio

    Reinaldo, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo Assim como o reconhecimento facial é uma capacidade ancestral do intelecto humano que garante nosso pertencimento a um determinado grupo e, portanto, a nossa própria sobrevivência (SACKS 1997, 2010; LEONE, 2016; 2018), além da nossa vinculação emocional (CYRULNIK, 1995) também há evidências de que os primeiros hominídeos modificavam voluntariamente suas aparências, disfarçando, camuflando ou criando outras versões de si mesmos capazes de se endereçar aos deuses, aos seus contemporâneos e à natureza. A manipulação do rosto, embora se trate de uma prática arquetípica, diz respeito às mudanças nas mídias historicamente constituídas (BELTING, 2015). Midiaticamente, não apenas o rosto é a imagem mais reproduzida e consumida na atualidade — ou seja, o rosto está, de modo ubíquo, na mass media —, mas o próprio rosto é uma mídia (BELTING, 2007). Este artigo se dedica a discutir as alterações faciais temporárias — como maquiagens e filtros de aplicativos. Além disso, abordaremos de que maneira, mesmo quando se trata de uma atividade desencantada, ainda se verificam traços de um passado místico, mágico e ritualístico na maquiagem e no ato de se maquiar — vestígios que aparecem, por exemplo, no discurso da publicidade de cosméticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the same way that facial recognition is an ancestral capacity of the human intellect that guarantees our belonging to a certain group and, therefore, our own survival (SACKS 1997, 2010; LEONE, 2016; 2018), in addition to our emotional bond (CYRULNIK, 1995) there is also evidence that the early hominids voluntarily modified their appearances, disguising, camouflaging or creating other versions of themselves capable of addressing the gods, their contemporaries and nature. The manipulation of the face, despite being an archetypal practice, concerns changes in the historically constituted media (BELTING, 2015). Regarding media, not only is the face (is) the most reproduced and consumed image nowadays — the face is ubiquitously in the mass media —, but it is itself a media (BELTING, 2007). This paper discusses the temporary facial changes — such as makeup and application filters. In addition, we will approach how even dealing with a disenchanted activity, there are still traces of a mystical, magical and ritualistic past in makeup and in the act of putting makeup on — traces that appear, for example, in the discourse of cosmetics advertising.
  • Ecos do fim do mundo em três perspectivas Resenha

    Almeida, Maria da Conceição; França, Fagner Torres de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto apresenta o livro Ecos do fim do mundo. Mudanças ambientais e vida social em tempo de COVID-19, publicado em 2020 pela Livraria da Física e organizado por Márcia Maria Regina da Silva (UERN), Carlos Aldemir Farias da Silva (UFPA) e Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra (UFPB). Por meio do método da sociologia do presente, desenvolvido pelo pensador francês Edgar Morin, a obra, de caráter transdisciplinar, busca mapear as diversas faces da atual pandemia em uma abordagem teórico-empírica a partir do olhar de vinte e dois pesquisadores em vinte e seis artigos, que acompanham de perto o desenrolar da pandemia em suas mais diversas consequências.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text presents the book Echoes of the end of the world. Environmental changes and social life in the time of COVID-19, published in 2020 by Livraria da Física and organized by Márcia Maria Regina da Silva (UERN), Carlos Aldemir Farias da Silva (UFPA) and Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra (UFPB ). Through the method of the sociology of the present, developed by the french thinker Edgar Morin, the work, with a transdisciplinary character, seeks to map the different faces of the current pandemic in a theoretical-empirical approach from the perspective of 22 researchers in 26 articles, which closely examines the development of the pandemic in its most diverse consequences.
  • Vinte anos de cinema brasileiro: compreendendo a cultura cinematográfica no Brasil no século XXI Resenha

    Cánepa, Laura Loguercio

    Resumo em Português:

    Resumo Remapping Brazilian film culture in the twenty-first century, de Stephanie Dennison, reflete sobre as transformações da cultura cinematográfica no Brasil nos últimos vinte anos, observando o papel desempenhado pelo cinema nacional no período que marcou a ascensão e o declínio da “Era Lula”. Seu olhar pautado pelos estudos culturais e por um profundo conhecimento do cinema brasileiro embasam essa análise retrospectiva que contribui para a compreensão das conquistas artísticas, econômicas e culturais obtidas em quase duas décadas de políticas públicas voltadas para o audiovisual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Stephanie Dennison’s Remapping Brazilian film culture in the twenty-first century reflects on the transformations of film culture in Brazil in the last twenty years, observing the role played by the national cinema in the period marking the rise and decline of “Lula Era”. Dennison’s perspective, based on Cultural Studies and in-depth knowledge of the discussions on brazilian cinema underlies this retrospective analysis that contributes to the understanding of the artistic, economic and cultural achievements obtained in almost two decades of public policies focused on audiovisual.
  • “Atlas Mnemosine”, que Aby Warburg deixou inacabado, renasce em versão “original” Resenha

    Serva, Leão Pinto

    Resumo em Português:

    Resumo Ao final de 2020, foram lançados em Berlim a exposição e o livro Bielderatlas Mnemosyne – The Original, que reconstituem a obra monumental que o estudioso alemão Aby Warburg (1866-1929) deixou inacabada ao morrer. Até hoje, o trabalho só era conhecido pelas fotos em preto e branco, feitas por Warburg, dos 63 painéis que havia finalizado. Por 10 anos, dois estudiosos alemães buscaram encontrar as imagens que Warburg usou, e reconstituir a forma original, com cores e tamanho até então esquecidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract At the end of 2020, the exhibition and the book Bielderatlas Mnemosyne – The Original were launched in Berlin, reconstructing the monumental work that the German scholar Aby Warburg (1866-1929) left unfinished when he died. Until recently, the work has been only known for the black and white photos made by Warburg from the 63 panels he had finished. For 10 years, two German scholars sought to find the images used by Warburg so as to reconstruct the original form, with colors and size until then forgotten.
  • As imagens no jornalismo de guerra e o Pathosformel: os painéis de Warburg como método de construção de conhecimento Resenha

    Leão, Lucia; Oliveira, Luma Santos de

    Resumo em Português:

    Resumo Acompanhando o jornalismo de guerra desde o seu princípio, a fotografia que registra tais episódios é marcada por uma bagagem imagética que se vale de fórmulas particulares para expressar diferentes emoções. Em seu livro, Leão Serva evidencia os caminhos através dos quais as imagens estabelecem tal método em nossa cultura, recorrendo sobretudo ao legado das pesquisas de Aby Warburg. O autor se baseia no Atlas Mnemosine de Warburg para criar seus próprios painéis, apontando as especificidades das fotografias de guerra e de que forma estão empregadas nelas as fórmulas da emoção, ou Pathosformeln. A obra de Serva é notável ao revelar como o processo de criação fotográfico dialoga com esses padrões e como a utilização dos painéis pode contribuir na construção do conhecimento sobre o imaginário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Following war journalism since its inception, the photography that records such episodes is marked by an imagery baggage that uses particular formulas to express different emotions. In his book, Leão Serva highlights the ways in which images establish such a method in our culture, drawing above all on the legacy of Aby Warburg’s research. The author draws on Warburg’s Atlas Mnemosyne to create his own panels, pointing out the specifics of war photographs and how the formulas of emotion, or Pathosformeln, are used in them. Serva’s work is remarkable in revealing how the process of photographic creation dialogues with these standards and how the use of panels can contribute to the construction of knowledge about the imaginary.
  • Antigas narrativas, contemporânea crise: raízes e disputas das três correntes discursivas ambientalistas Resenha

    Alvim, Mariana Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo O robusto trabalho de análise discursiva demonstrado por Vinicius Prates no livro Um mapa da ideologia no antropoceno é apresentado nesta resenha, com ênfase na abordagem da Escola de Essex, acionada pelo autor, que categoriza e detalha três correntes discursivas do ambientalismo: o ecologismo profundo, o ecologismo reformista e o ecologismo radical. Prates recorre a grandes narrativas anteriores à crise ambiental para mostrar as raízes dessas correntes, analisando também seus modos de agir e falar na contemporaneidade — evidenciando que elas formam uma batalha discursiva ainda em aberto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The robust work of discursive analysis demonstrated by Vinicius Prates in the book Um mapa da ideologia no antropoceno is presented in this review, with an emphasis on the approach of the Essex School followed by the author, who categorizes and details three discursive currents of environmentalism: the deep ecology, the reformist ecology and the radical ecology. Prates goes back to great narratives prior to the environmental crisis in order to show the roots of these currents; and also analyses their ways of acting and speaking out in contemporaneity — showing that they make up a discursive battle that is still unsolved.
  • Abordagem bioinspirada Resenha

    Aquino, Filipe

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto resenha o livro A planta do mundo e o esforço do Stefano Mancuso, botânico, professor e pesquisador italiano, vencedor do Prêmio Galileo de escrita literária de divulgação científica em 2018, em apresentar a importância do mundo vegetal para as sociedades. São, no total, 8 crônicas que envolvem o meio ambiente, a botânica, a sociologia, a política, a música, o planejamento urbano e o direito, que, com muito bom humor e provocação, buscam convergências entre os humanos e as plantas para pensarmos em um outro futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text reviews the book The plant of the world and the effort of Stefano Mancuso, Italian botanist, professor and researcher, winner of the Galileo Prize for literary writing for scientific dissemination in 2018, in presenting the importance of the plant world for societies. There are, in total, 8 chronicles that involve the environment, botany, sociology, politics, music, urban planning and law which, with great humor and provocation, seek convergences between humans and plants to think about another future.
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