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Galáxia (São Paulo), Volume: 48, Publicado: 2023
  • As despedidas de David Perlov Artigo

    Andrade, Patrícia Mourão de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa como o Diário 1973- 1983, de David Perlov, tece-se em um duplo movimento de recusa e libertação. Com base na análise de alguns signos opacos que se repetem ao longo do filme — fotos sem legendas, nomes sem corpo — e ressaltando as hesitações e oscilações do cineasta na narração, no modo de filmar ou enquadrar, propomos pensar o Diário como um processo de aprendizado e de desapego de dois territórios de origem: a tradição do cinema moderno e o país natal, o Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper examines how David Perlov’s Diary 1973-1983 articulates itself in a double movement of refusal and liberation. Based on the analysis of some opaque signs that repeat themselves through the film — such as photos without captions and names without bodies — and emphasizing the hesitations and oscillations of the filmmaker in the voice-over and in the way of filming and framing, the essay proposes thinking the Diary as a process of learning and detachment of two territories of origin: the tradition of modern cinema and the native country, Brazil.
  • O corpo místico do ator experimental no cinema Artigo

    Oliveira, Sandro de

    Resumo em Português:

    Resumo Fora do enquadramento estético e institucional do que se convencionou chamar de arte cinematográfica clássica, houve um pujante grupo de manifestações atorais no cinema — majoritariamente de vertente experimental — cujo programa foi levar para a dimensão performativa de seu métier uma tese que perpassa muito da teoria do ator (no teatro e no cinema): sua santidade, possessão ou misticismo. Este trabalho intenta, então, perfazer uma genealogia de formas atorais no cinema que figuravam essa tese da transcendentalidade do trabalho do ator por meio da iconografia cristã, degradada nesses filmes pelo seu entorno marcado por violência, fome e injustiça. Assim, anticlericalismo e herança das artes visuais servem de base metodológica para acessar essa proposta de genealogia das formas atorais experimentais no cinema em três principais vias temáticas: 1) a revelação; 2) a crucificação e figura crística; 3) a Pietá e a Mater Dolorosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Outside the aesthetic and institutional framework of what was conventionally called classic cinematographic art, there was a thriving group of film acting performances — mostly experimental — whose aesthetic program was to take a thesis that pervades much of the acting theory to its performative dimension (in theater and cinema): his holiness, possession, or mysticism. This work intends, then, to make up a genealogy of acting forms in cinema that generated this thesis of transcendentality of the actor's work through Christian iconography, but degraded by its surroundings marked by violence, hunger and injustice. Thus, anticlericalism and a heritage of the visual arts serve as a methodological basis for accessing this proposal of a genealogical study of experimental film acting forms in three thematic fields: 1) revelation; 2) the crucifixion and the Christic figure; 3) the Pieta and the Mater Dolorosa.
  • Cansados e esgotados: trabalhadores precarizados no cinema de ficção brasileiro Artigo

    Costa Júnior, Edson

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo identifica figuras do cansaço e de seu estágio paroxístico, o esgotamento, em ficções do cinema brasileiro recente dedicadas a trabalhadores precarizados. Defende-se que tais estados corporais, por intermédio da forma fílmica, anunciam sensivelmente os mecanismos de poder infligidos sobre os trabalhadores. A fim de desvelar o nexo entre corpo e experiência social, elabora-se um quadro conceitual introdutório apto a analisar a fadiga como categoria estético-política cujos predicados compreendem um abatimento em curso, durativo, e a resistência corpórea em suportar o que afeta o sujeito. À luz do referencial teórico e da análise de Arábia (Affonso Uchôa e João Dumans, 2017), Breve miragem de sol (Eryk Rocha, 2019) e Mascarados (Marcela e Henrique Borela, 2020), argumenta-se que o cansaço do trabalhador é figurado por meio de práticas de seriação, de dispositivos de compressão espaço-visual e do instante residual da postura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article identifies figures of weariness and its paroxysmal stage, exhaustion, in recent Brazilian fiction film on precarious workers. It is argued that such bodily states, through the filmic form, materially announce the mechanisms of power inflicted on workers. In order to reveal the nexus between body and social experience, the article elaborates an introductory conceptual framework which is able to analyze fatigue as an aesthetic-political category whose predicates comprise an ongoing action, an idea of duration, and a way of enduring what affects the subject. In the light of this reference and the analysis of Araby (Affonso Uchôa and João Dumans, 2017), Burning Night (Eryk Rocha, 2019) and Mascarados (Marcela and Henrique Borela, 2020), the figures of worker weariness are discussed from the serialization practices, spatial-visual compression devices and residual instant of posture.
  • Querelas esquecidas dos game studies: monopólio e diversidade configuracional nos esports Artigo

    Macedo, Tarcízio

    Resumo em Português:

    Resumo O intuito deste artigo é promover uma crítica ao monopólio temático exercido pelo esport profissional. Para desenvolver este argumento, apresentamos a noção de diversidade configuracional dos esports para considerar um conjunto de situações de jogo que compõe as atividades e experiências esportivas voltadas para videogames. Tal diversidade seria formada por pelo menos quatro configurações de esports: profissional, bricolada, comunitária e escolar. Para essa construção, buscamos apoio na literatura dos game studies, da comunicação, dos esportes e em experiências de trabalho de campo etnográfico empreendidas entre 2016 e 2022 com diferentes matrizes que constituem os esports no país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to promote a critique of the thematic monopoly exercised by professional esports. In order to develop this argument, the notion of configurational diversity of esports is presented to consider a set of game situations that composes the sportive activities and experiences aimed at videogames. Such diversity would be built by at least four configurations of esports: professional, bricolage, community and school. For this construction, we sought support in the literature of game studies, communication, and sports, and in ethnographic fieldwork experiences undertaken between 2016 and 2022 with different matrices that make up esports in the country.
  • Entrevista “interrompida”: trabalho remoto, afetividade e os sentidos sobre a infância na pandemia de covid-19 Artigo

    Doretto, Juliana; Furtado, Thaís Helena

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia da covid-19 modificou as rotinas produtivas em várias áreas e também no jornalismo, já que repórteres e editores passaram a trabalhar em home office, entrevistando fontes que estavam nas mesmas condições. Em algumas gravações televisivas, crianças, filhos de profissionais que estavam sendo ouvidos, interferiram na cena, desestruturando a fachada (GOFFMAN, 2006) esperada para os sujeitos envolvidos naquela situação de comunicação. Alguns desses casos foram noticiados pelo portal UOL, provocando a reação do público por meio de comentários. Neste trabalho, buscamos compreender os sentidos sobre a infância que podem ser percebidos nessas mensagens, com base nas demandas instauradas pelo chamado “capitalismo afetivo” (ILLOUZ, 2011).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Covid-19 pandemic changed production routines in several areas, and also in journalism, as reporters and editors began to work from home, interviewing people who were in the same conditions. In some television recordings, children of professionals who were being heard interviewed interfered in the scene, disrupting the “façade” (GOFFMAN, 2006) which was expected from the subjects involved in that communication situation. Some of these cases were reported by the UOL portal, provoking the public’s reaction through comments. In this work, we seek to understand the meanings about of childhood that can be perceived in these messages, based on the demands established by the so-called “affective capitalism” (ILLOUZ, 2011).
  • Do YouTube à notícia: vulnerabilidade e agência nas representações de crianças produtoras de conteúdo Artigo

    Tomaz, Renata Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto se origina de pesquisa que investiga a relação entre visibilidade, infância e participação na internet. O estudo analisa as representações de youtubers crianças em uma amostra de 43 notícias coletadas por meio de um alerta do buscador Google, entre os anos de 2017 e 2019. Com base na compreensão da notícia como produto cultural e na visibilidade infantil como imagem social das crianças, a metodologia do trabalho se valeu dos princípios da análise de conteúdo. Os achados parciais indicam que o protagonismo infantil de que gozam nas mídias sociais, particularmente no YouTube, é problematizado pelo conteúdo noticioso analisado, gerando repercussões sociais que, embora não celebrem tal protagonismo, não deixam de reconhecer a condição de sujeito das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article originates from research that investigates the relationship between visibility, childhood and participation on the internet. This paper analyzes the representations of children youtubers in a sample of 43 pieces of news collected through an alert of Google searcher between 2017 and 2019. Based on understanding of news as a cultural product and on children's visibility as a social image of kids, this work’s methodology is based on the principles of content analysis. The partial findings indicate that the protagonism that kids have in social media, particularly on YouTube, is problematized by the analyzed news content, generating social repercussions that do not celebrate such protagonism, and also do not fail to recognize children as subjects.
  • “Este programa inclui representações negativas”: diversidade e diferença na série SparkShorts do Disney+ Artigo

    Silva, Fernanda Mauricio da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o modo como o canal Disney+ emprega o valor de diversidade para a construção de suas narrativas mais contemporâneas, em especial na série de curtas-metragens SparkShorts, da Pixar. A iniciativa renegocia o passado da Disney, marcado por críticas às representações estereotipadas de culturas e grupos sociais, aproximando-se de pautas dos movimentos LGBTQIA+, de pessoas com deficiência, negros e mulheres. Com base na noção de diferença, buscamos demonstrar que a série, ao mesmo tempo que possibilita novas narrativas por meio das experiências de seus diretores, também se coloca como espaço para afirmação e construção da Disney enquanto marca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes how Disney+ channel employs the value of diversity to build its most contemporary narratives, especially in Pixar's SparkShorts short film series. As we discussed, the initiative renegotiates Disney's past, marked by criticism of stereotyped representations of cultures and social groups, approaching the agendas of the LGBTQIA+ movements, people with disabilities, black people and women. Based on the notion of difference, we seek to demonstrate that the series, while enabling new narratives based on the experiences of its directors, also stands itself as a space for the affirmation and construction of Disney as a brand.
  • A narrativa mítica em processos comunicacionais na exposição não consensual de mulheres na internet Artigo

    Paz, Aline Amaral; Silva, Sandra Rúbia da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a narrativa mítica adâmica em processos comunicacionais nos quais as mulheres são ameaçadas de ter conteúdos íntimos expostos sem consentimento na internet. Argumentamos que o mito adâmico remonta a ordens axiológicas orientadas para a construção de pensamentos hegemônicos sobre a experiência das mulheres na contemporaneidade, reatualizadas e ritualizadas, com o objetivo de fazer a manutenção do mandato de masculinidade. A análise parte de dados etnográficos, permitindo-nos perceber que as mulheres, dadas as suas interseccionalidades, sofrem sanções sustentadas por imaginários coletivos míticos. Mostramos que o crime de exposição não consensual na internet foge à ordem do íntimo, do privado e das relações interpessoais, para comunicar publicamente e de forma espetacularizada o domínio territorial sobre o corpo das mulheres. Para isso, apontamos processos comunicacionais patriarcais que se traduzem em pelo menos sete aspectos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the Adamic mythical narrative in communicational processes which women are threatened of having intimate contents exposed without consent on the internet. We argue that the Adamic myth goes back to axiological orders oriented to the construction of hegemonic thoughts about the experience of women in contemporary times, updated and ritualized, in order to maintain the mandate of masculinity. The analysis starts from ethnographic data, allowing us to understand that women, due to their intersectionalities, suffer sanctions sustained by mythical collective imaginaries. We show that the crime of non-consensual exposure on the internet escapes from the order of intimate, private and interpersonal relationships, to publicly and spectacularly communicate the territorial domain over women’s bodies. To this, we point out patriarchal communicational processes that translate into at least seven aspects.
  • Vizinhas do Instagram: produção de sentidos sobre trabalho doméstico na comunidade online de donas de casa Artigo

    Borges, Juliano Silva; Elias, Ivi Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo traz uma netnografia das interações da comunidade online formada por donas de casa na rede social Instagram buscando compreender como a visibilidade das imagens associadas ao trabalho doméstico na internet atualiza sentidos em contraste a sua invisibilização histórica. Argumentamos que a comunidade online gera reconhecimento retratando o cotidiano e disseminando saberes práticos de donas de casa; ao mesmo tempo que a dinâmica e o próprio conteúdo das postagens, junto com o marketing nessa plataforma tecnológica, reafirmam o âmbito doméstico como espaço predominantemente feminino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper provides an etnography of interactions of the online community formed by housewives in the social network Instagram. It seeks to understand how the visibility of images associated with housework in this social media updates its meanings in contrast to its historical invisibilization. We argue that while the online community generates recognition by portraying the daily life and disseminating housewives’ knowledge, the dynamics and marketing in this technological platform reaffirms the domestic environment as a predominantly feminine space.
  • As imagens tóxicas, as imagens pobres e o corpo confinado Artigo

    Martins, Andrea França

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute o acontecimento da pandemia aliado ao bolsonarismo em um conjunto de curtas-metragens em que se destacam o espaço confinado da casa, os objetos domésticos e o tempo presente. Incorpora entrevistas, feitas com os diretores, focadas na urgência dessas produções e em suas imagens tóxicas e pobres. Conclui que esses filmes e entrevistas são um trabalho de memória para o futuro e pergunta se tais imagens serão capazes de reorganizar o que aconteceu em vistas do porvir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper examines the event of the pandemic combined with Bolsonarismo in a set of short films in which the confined space of the house, domestic objects and the present time are highlighted. It incorporates interviews with directors focused on the urgency of these productions as well as their toxic and poor images. It concludes that these films and interviews are a work of memory for the future and asks whether such images will be able to reorganize what happened in order to glimpse the future.
  • Jornalismo declaratório no Twitter: como os usuários reagem à reprodução de declarações de Bolsonaro com desinformação? Artigo

    Araújo, Arthur; Teixeira, Ailma

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo pretende analisar a reação dos usuários do Twitter perante títulos declaratórios com desinformação proferida pelo presidente Jair Bolsonaro, postados por veículos da grande mídia em seus perfis no site da rede social. Procuramos identificar: 1) como os usuários reagem às mensagens e às fontes e 2) como os usuários reagem ao formato declaratório. Para isso, utilizamos técnicas da Análise dos Sentimentos (SILVA, 2016) e da Análise de Conteúdo (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021), aplicadas sobre interações textuais em publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo no Twitter contendo declarações com desinformação. Como resultado temos: 1) a interação dos usuários com a publicação é majoritariamente negativa, tanto em relação a Bolsonaro quanto ao conteúdo da declaração; 2) é constante a crítica dos leitores ao formato utilizado, que evidencia as declarações com desinformação; e 3) o tensionamento, por parte do jornalista, do que é dito pela fonte amplia a percepção de credibilidade em relação ao veículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper intends to analyze the reaction of Twitter users to declaratory titles with disinformation given by President Jair Bolsonaro, posted by major media outlets in their profiles on the social networking site. We tried to identify 1) how users react to messages and fonts and 2) how users react to the declarative format. For this purpose, we used Sentiment Analysis (SILVA, 2016) and Content Analysis (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021) techniques, applied on textual interactions to publications from the newspapers Folha de S.Paulo, O Globo and O Estado de S. Paulo on Twitter containing statements with disinformation. As a result, we found that: 1) users’ interaction with the publication is mostly negative, both in relation to Bolsonaro and to the content of the statement; 2) readers are constantly criticizing the format that evidences statements with disinformation; 3) the tension, on the part of the journalist, of what is said by the source expands the perception of credibility about the vehicle.
  • A dança no cinema: da lógica dos musicais à irracionalidade de gestos desmotivados Artigo

    Borges, Cristian

    Resumo em Português:

    Resumo Por meio de uma análise panorâmica da presença da dança no cinema, desde os primórdios até a produção contemporânea, percebemos que ela pode emergir ora como parte integrante e estruturante do filme, no gênero musical, ora como um elemento contrastante e disruptivo, em filmes não musicais. Ao esboçarmos uma estética da movimentação dos corpos em obras audiovisuais, partimos do pressuposto de que o cinema sonoro de certo modo silencia a dinâmica corporal na tela ao concentrar seu foco na fala e no sentido das palavras, eliminando ou reduzindo consideravelmente toda a potência (plástica, mas também semântica) contida na incrível retórica expressiva dos corpos. Será que a dança, abrigo natural de certa pulsão gestual irracional, pode servir, como propunha Béla Balázs, para que sejamos atingidos por um filme de maneira direta e inequívoca, como se fosse uma música?

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through a panoramic analysis of the presence of dance in cinema, from the beginning to the contemporary production, we realize that it can emerge sometimes as an integral and structuring part of the film, in the musical genre, and sometimes as a contrasting and disruptive element, in non-musical films. While sketching an aesthetic of corporeal movements in audiovisual works, we assume that sound cinema, in a way, silences the body dynamics on the screen, by focusing on speech and the meaning of words, eliminating or considerably reducing all the visual and semantic powers contained in the incredible expressive rhetoric of bodies. Can dance, the natural shelter of a certain irrational gestural impulse, serve, as Béla Balázs proposed, to make us be affected by a film in a direct and unequivocal way, as if it were music?
  • Cor para além das tintas: colorismo e embates raciais no desenho animado Clube da Anittinha Artigo

    Holzbach, Ariane Diniz; Dornelles, Wagner dos Santos; Costa, Jackeline da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe discutir a complexidade dos debates raciais em produtos infantis, sua materialização na animação Clube da Anittinha (2018) e sua relação com o colorismo. Esta discussão se constrói com base na ideia de identidade nacional brasileira instituída pela noção de democracia racial na obra de Gilberto Freyre (2006), mas segue uma trajetória crítica em relação ao conceito, tendo em vista preconceitos pacificados socialmente por meio de fatores estéticos e sociais no contexto brasileiro (SOUZA, 1983). Existe a tendência nas animações infantis de incluir debates raciais somente por meio dos tons de pele utilizados na composição das personagens. Somado ao discurso da diferença, esses fatores são estratégias narrativas que neutralizam e perpetuam os estigmas em relação à raça. Com base nessas provocações, o texto apresenta uma análise voltada para a composição da cor, do cabelo e das relações que surgem na animação e aponta para uma série de apagamentos e para a prática de uma representatividade superficial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at reflecting on the complexity of racial debates in Clube da Anittinha (2018), a Brazilian children’s cartoon, and its relation to the idea of colorism. For this discussion, we focus on Brazilian national identity, constructed by the notion of racial democracy (Freyre, 2006). So, we propose a critical trajectory around this concept, based on socially pacified prejudices through aesthetic and social factors in the Brazilian context (SOUZA, 1983). There is a tendency within children's animations to include racial debates only through the skin tones used in the characters' composition. In addition to the idea of difference, these factors are narrative strategies that neutralize discussions and perpetuate stigm regarding race. Based on that, the text presents an analysis focused on the composition of color, hair, and the relationships that emerge in the animation and points to a series of erasures and the practice of superficial representativeness in animated cartoons.
  • Entre o provisório e o incerto: modos de trabalho em uma agência de publicidade colaborativa Artigo

    Alves, Maria Cristina Dias

    Resumo em Português:

    Resumo Para observar processos de trabalho em transformação nas agências de publicidade brasileiras, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico em três modelos de agência (tradicional, digital e colaborativa). Neste artigo, apresentamos parte das observações, entrevistas e análises realizadas na agência de modelo colaborativo, que agrupa serviços de comunicação e de tecnologia em um negócio híbrido. Sob os conceitos de mediações, midiatização e dispositivos, discutimos a descentralização de saberes e de poderes dentro de um ecossistema publicitário, materializado em um espaço físico horizontal, com hierarquia peculiar e em constante movimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to observe the work processes in transformation in Brazilian advertising agencies, we conducted an ethnographic research in three different agency models (traditional, digital, and collaborative). In this paper, we present part of the results from field diaries and interviews, and in addition an analysis of findings in the collaborative model, which brings together various communication and technology services in a hybrid business. Having as a theoretical contribution the concepts of mediations, mediatization and dispositif, we discuss the decentralization of knowledge and power within an advertising ecosystem materialized in a horizontal physical space as well as its is hierarchy, peculiar and in constant movement.
  • Memória e corpo de uma infância resistente: uma análise de Kamchatka, O ano em que meus pais saíram de férias e Infância clandestina Artigo

    Siciliano, Tatiana; Helich, Tatiana; Moratelli, Valmir

    Resumo em Português:

    Resumo Com base na análise dos filmes O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger; Kamchatka (2002), de Marcelo Piñeyro; e Infância clandestina (2011), de Benjamin Ávila, este artigo aborda o contexto ditatorial militar brasileiro em 1970 e o argentino em 1976 e 1979, tendo como aportes teóricos autores como Jeanne Marie Gagnebin (2014), Beatriz Sarlo (2012) e Márcio Selligman-Silva (2003) na discussão da memória como meio para construção de identidade. Os filmes expressam o trauma vivido nos dois países sob a perspectiva lúdica infantil dos filhos de militantes, cujos pais caíram na clandestinidade. O enquadramento traz para primeiro plano as consequências no corpo infantil que, ao serem narradas, suturam as lembranças de um passado marcado pela violência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the analysis of the films The Year My Parents Went on Vacation (2006), by Cao Hamburger; Kamchatka (2002), by Marcelo Piñeyro; and Infância clandestina (2011), by Benjamin Ávila, the Brazilian military dictatorial context in 1970 and the Argentinean context in 1976 and 1979 will be approached, having as theoretical basis the discussion of the rescue of memory as means of identity construction, based on authors such as Jeanne Marie Gagnebin (2014), Beatriz Sarlo (2012) and Márcio Selligman-Silva (2003). The films express the trauma experienced in both countries under the playful perspective of the children of militants whose parents went underground. The framing brings to the foreground the marks experienced in the child’s body, which, when narrated, suture the memories of a past marked by the practice of torture.
  • A plasticidade dos folhetos de cordel: do nomadismo das vozes à tessitura do imaginário nordestino em O Romance do Pavão Misterioso Artigo

    Silva, Rodrigo; Rodrigues, Linduarte

    Resumo em Português:

    Resumo As construções do imaginário do povo nordestino fazem parte do acervo cultural da região, tornando-se relevantes fontes de pesquisas. A literatura de cordel se apresenta como produção viva no contexto sociocultural em que se insere. Tecida por vozes da tradição oral, constitui-se arte popular que entrecruza realidade e ficção em narrativas que fazem emergir imagens e símbolos arquetípicos (JUNG, 2014), intrínsecos à criação mítica. Diante disso, este estudo investiga os processos de significação narrativa e a plasticidade cultural suscitados pelo cordel O Romance do Pavão Misterioso, obra do paraibano José Camelo de Melo Rezende (1885-1964). Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, o estudo partiu das leituras de Rodrigues (2011) e Santos (2017) sobre a literatura de cordel, bem como dos estudos culturais e de tradição oral (ZUMTHOR, 1993), por meio de um viés simbólico-antropológico (DURAND, 2002; JUNG, 2014, 2016). Observando a sincronicidade e diacronicidade dessa narrativa e o processo mitanalítico do imaginário cultural que a tece, compreende-se que a diegese impressa em seus versos dimana de uma estrutura mítico-simbólica que se deu como processo contínuo de atualização de um imaginário coletivo em contexto nordestino. Mediante o fenômeno da plasticidade cultural (RODRIGUES, 2011, 2017), o estudo constata a manutenção de vozes arquetípicas que a literatura de cordel atualiza e ressignifica no contexto de narrativas midiáticas contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The constructions of the Northeastern people's imagination are part of the cultural heritage of the region which makes them become relevant sources of research. Cordel literature presents itself as a living production in the sociocultural context in which it operates. Woven by voices from the oral tradition, it constitutes popular art that interweaves reality and fiction in narratives that bring out archetypal images and symbols (JUNG, 2014), intrinsic to mythical creation. Given this, the study investigates the processes of narrative meaning and cultural plasticity raised by the cordel O Romance do Pavão Misterioso, a work by José Camelo de Melo Rezende (1885-1964) from Paraíba. Through a bibliographical and documentary research, of a qualitative nature, this paper started from the readings carried out in Rodrigues (2011) and Santos (2017) on cordel literature, transiting through cultural studies and oral tradition (ZUMTHOR, 1993), from a symbolic-anthropological perspective (DURAND, 2002; JUNG, 2014; 2016). Observing the synchronicity and diachronicity of this narrative and the metanalytic process of the cultural imaginary that weaves it, it is understood understands that the diegesis printed in the verses stems from a mythical-symbolic structure that occurred as a continuous process of updating a collective imaginary in a northeastern context. Through the phenomenon of cultural plasticity (RODRIGUES, 2011; 2017), the study verifies the maintenance of archetypal voices that cordel literature updates and reframes in the context of contemporary media narratives.
  • “Que Deus é esse?”: Os sentidos de divindade em telenovelas espíritas Artigo

    Silva, Marcos Vinicius Meigre e

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute os sentidos de divindade em três telenovelas espíritas da TV Globo: A viagem, Alma gêmea e Além do tempo. Após apontar a relevância da telenovela no continente e propor uma definição para o subgênero telenovela espírita, tomo três eventos narrativos de cada uma das tramas como objeto de estudo, selecionando situações em que a temática Deus ancora interações entre personagens. Para a análise, adoto o método da visualidade combinado ao estilo televisivo, denominado televisualidade, de maneira que os aspectos estilísticos são estudados na relação com elementos socioculturais. A comparação entre os eventos permite notar uma evocação do divino em dualismos que posicionam personagens em lados antagônicos, protagonizando encenações melodramáticas entre crentes e não crentes. Por fim, Deus é apresentado nessas telenovelas espíritas como agente mobilizador e divisor de opiniões, seja em termos narrativos, estilísticos e socioculturais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the meanings of divinity in three spiritist soap operas on TV Globo: A Viagem, Alma Gêmea and Além do Tempo. After pointing out the relevance of soap operas in the continent and proposing a definition for the subgenre "Spiritist soap opera", I take three narrative events from each of the plots as an object of study, selecting situations in which the theme "God" anchors interactions amongst characters. For the analysis, I adopt the method of visuality combined with television style, called televisuality, so that stylistic aspects are studied in relation to sociocultural elements. The comparison between the events allows us to notice an evocation of the divine in dualisms that position characters on antagonistic sides, leading melodramatic staging between believers and non-believers. Finally, God is presented in these Spiritist soap operas as a mobilizing agent and divider of opinions, whether in narrative, stylistic and sociocultural terms.
  • Expansão da radiodifusão: uma análise da política de outorgas do governo Bolsonaro Artigo

    Pieranti, Octavio Penna

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar a política de outorgas do governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), com base em um levantamento, feito pelo autor, dos atos relativos às 5.072 novas estações, publicados nas edições do Diário Oficial da União (DOU) nesse período. Por meio dessa base de dados, que teve como referência fonte primária, verificou-se (a) a necessidade de avanços em critérios objetivos para novas outorgas; (b) a preponderância de novas estações relacionadas ao processo de digitalização da TV; (c) o aumento significativo de consignações da União; e (d) a pouca ênfase dada aos serviços de radiodifusão comunitária e educativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to analyze the granting policy of the Jair Bolsonaro’s government (2019-2022), based on a survey, carried out by this paper’s author, about the acts related to the 5,072 new stations, published in the editions of the Diário Oficial da União (DOU) in this period. Based on this database, which had a primary source as a reference, it was noticed (a) a need for advances in objective criteria for new grants; (b) a preponderance of new stations related to the TV digitization process; (c) a significant increase in grants for the State; and (d) a lack of emphasis given to community and educational broadcasting services.
  • Dissensualidades e ruinações nos modos de habitar/ocupar espaços da cidade Artigo

    Caetano, Kati; Rigoni Filho, Júlio César

    Resumo em Português:

    Resumo Parte-se do pressuposto de articulação entre estética e política, na esteira de autores que concebem a política como uma partilha do sensível. Essa partilha baseia-se em consensualidades e dissensualidades; a primeira pela categorização tradicional de lugares, saberes e competências no seio da sociedade, a segunda pela desestabilização dessas posições pré-estabelecidas e justificadoras de valores estereotipados e condutas autoritárias. Na contramão dessas posturas, o dissensualismo expõe danos sob a forma de ruinações, concebidas como destroços arrastados de uma estrutura colonial em contínuas e variantes manifestações. A sistematização e compreensão desses processos constituem o objetivo de nossas pesquisas, aqui recortadas pela abordagem de duas condições: a de moradores de rua sob viadutos na cidade de São Paulo, tal como midiatizados por expressões do fotojornalismo, e a da aglomeração de usuários de drogas nas regiões que configuram a chamada Cracolândia da região central de São Paulo. Sobre o primeiro conjunto de imagens destaca-se o olhar sensível de Eduardo Anizelli e, no segundo, as perspectivas críticas de Danilo Verpa e Daniel Arroyo. Abordados como experiências de espacialidade manifestadas em topografia estética, os empíricos delineiam uma percepção igualitária do outro como ser humano afetado socialmente em suas formas de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The inicial point of this work is the request for articulation between aesthetics and politics, in the wake of authors who conceive politics as a sharing of the sensitive. This sharing is based on consensualities and dissensualities; the first for the traditional categorization of places, knowledge and competences within society, the second for the destabilization of pre-established installations that justify stereotyped values and authoritarian conduct. In disagreement with these positions, dissensualism exposes the damage in the form of ruination, made like the wreckage dragged from a colonial structure in continuous and variable manifestations. The systematization and understanding of these processes constitute the objective of our research, here highlighted by the approach of two conditions: that of homeless people under viaducts in the city of São Paulo, as mediated by different expressions of photojournalism, and that of the agglomeration of drug users in the streets/regions that constitute the popularly called Cracolândia in the central region of São Paulo. On the first set of images, the aesthetic view of Eduardo Anizelli stands out, and, on the second, the critical perspectives of Danilo Verpa and Daniel Arroyo appears. Approached as experiences of spatiality manifested in an aesthetic topography, the defensors of an empiric perspective empirics delineate an egalitarian perception of the other as a socially human in their ways of life.
  • James Joyce, Hélio Oiticica, labirintos, redes e tramas Artigo

    Buitoni, Dulcilia Helena Schroeder

    Resumo em Português:

    Resumo Labirinto como imagem e estrutura de narrativa, de pensamento e de rede: este artigo propõe uma investigação de base filosófica sobre a presença dessa configuração em produções literárias, manifestações artísticas e redes digitais. Ao relacionar o labirinto como matriz construtiva da obra Ulisses, de James Joyce, com o labirinto praticado e descrito por Hélio Oiticica, pretende-se traçar caminhos espaciais e temporais que emergem de produções estéticas e que também podem ser aplicados aos trânsitos nas redes da internet. O tom ensaístico reúne autores como Umberto Eco, Lucia Santaella, Gaston Bachelard, Paolo Santarcangeli, Josep M. Català, Lucia Leão, Antoinette Rouvroy e o próprio Hélio Oiticica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Labyrinth as image and structure of narrative, thought and network: this article proposes a philosophical based investigation on the presence of this configuration in literary productions, artistic manifestations and digital networks. By relating labyrinth as the constructive matrix of James Joyce's work Ulysses with the labyrinth practiced and described by Hélio Oiticica, this paper intends to trace spatial and temporal paths that emerge from aesthetic productions and that can also be applied to forms of transit in internet networks. Written in an essayistic tone, this work brings together authors such as Umberto Eco, Lucia Santaella, Gaston Bachelard, Paolo Santarcangeli, Josep M. Català, Lucia Leão, Antoinette Rouvroy and Hélio Oiticica himself.
  • O pensamento jornalístico de Albert Camus sobre a questão argelina Artigo

    Pires, Arthur Freire Simões

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo se dedica a esmiuçar o pensamento jornalístico de Albert Camus sobre a questão argelina. Leva-se em consideração que, durante a Guerra da Argélia, Camus foi imputado como uma figura que defendia a política colonial (ou acusado de não ter capacidade de assumir uma posição), enquanto, conforme descoberto no exame, durante a década de 1940, em certa medida, jornalistas franceses o taxaram de ser conivente diante dos atentados de grupos nacionalistas. Lastreado em uma metodologia baseada, em especial, nos escritos de Pocock (2013), foi observado que a preocupação primordial de Camus foi a garantia de um estado democrático. O argelino alertava sobre a ascensão nacionalista enquanto demandava uma reparação histórica por parte da França e sublinhava a responsabilidade dos franceses no que se refere ao status quo da época na região do Norte do continente africano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is dedicated to analysing Albert Camus's journalistic thinking on the Algerian issue. It takes into account that during the Algerian War, Camus was imputed as a figure who defended the colonial policy (or accused of not having the capacity to assume a position), while, as discovered in this study, during the 1940s, to a certain extent, French journalists accused him of colluding in the face of attacks by nationalist groups. Supported by a methodology based, in particular, on the writings of Pocock (2013), it was observed that Camus's primary concern was the guarantee of a democratic state. The Algerian author warned about the rise of nationalism while demanding historical reparation from France and underlined the responsibility of the French regarding the status quo at the time in the northern region of the African continent.
  • O caso Datapovo: aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação Artigo

    Ribeiro, Daniel Melo; Alzamora, Geane; Cortez, Natália Moura Pacheco; Paes, Fábio Amaral de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Investigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We investigated posts on Twitter using the word “datapovo”, which became popular in the context of the 2022 presidential elections in Brazil. The term refers to content that sought to discredit electoral polls, in contrast to the imagery record of crowds of supporters of candidates. We use concepts of pragmatism and semiotics in order to understand how these signs can stimulate the fixation of beliefs around a possible fragility in the electoral process. We also highlight the manipulation of contemporary technical images, fostering debates on the sign effects of this type of strategy in disinformation processes.
  • Fricções entre o arquivo e a prática artística em Natureza Morta/Stilleben Artigo

    Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo trata do processo de realização da obra fílmica instalada Natureza Morta/Stilleben (2010), da realizadora portuguesa Susana de Sousa Dias. Tem por método a explicitação dos procedimentos artísticos adotados em relação aos documentos, fotografias e filmes de propaganda do Estado Novo, produzidos durante os 48 anos da ditadura em Portugal e depositados nos arquivos da Polícia Internacional e de Defesa do Estado/Direção-Geral de Segurança (PIDE/DGS), a polícia política portuguesa. Ao analisar os procedimentos de composição da obra, apontamos para o lugar do arquivo como ativador de um presente, autoritário, que se faz sob um plano de tempos heterogêneos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay discusses the process of creation of the filmic installation Still Life/Stilleben (2010), by Portuguese director Susana de Sousa Dias. Our approach is to make explicit the artistic procedures adopted in relation to documents, photographs, and propaganda films of the Estado Novo, produced during the 48 years of dictatorship in Portugal, and deposited in the archives of the Polícia Internacional e de Defesa do Estado/Direção-Geral de Segurança (PIDE/DGS), the Portuguese political police. Through the analysis of the compositional procedures of the work, we point to the place of the archive as an activator of an authoritarian present, which occurs in the midst of heterogeneous times.
  • Pavimentando o caminho para o apocalipese: Oppenheimer e Hiroshima Aerticle

    Scott, Paul

    Resumo em Português:

    Resumo O lançamento nos cinemas de Oppenheimer de Christopher Nolan ocorreu em 21 de julho de 2023. Recebeu críticas excelentes. Até outubro de 2023 o filme ainda não tinha sido resenhado no Japão, mas os críticos japoneses foram rápidos em apontar que o filme não trata da morte e destruição em Hiroshima e Nagasaki. Os mais de 200.000 mortos e os sobreviventes estão praticamente ausentes do filme. Sendo assim, embora o filme não seja uma celebração do homem apelidado como “pai da bomba atômica”, ele ainda assim o retrata como um personagem simpático. Este tratamento é questionável. O filme de Nolan não é sobre a decisão de lançar duas armas nucleares no Japão. Não é um documentário. No entanto, Oppenheimer, o cientista, nunca pode ser separado das armas atômicas e do massacre de civis. É verdade que ele foi torturado pelo resultado que se desdobrou de sua pesquisa, mas ele tinha consciência do que estava fazendo. Assim, um tema subjacente deste ensaio são os perigos da arrogância. O texto busca demonstrar como tanto a memória de Hiroshima quanto a de Oppenheimer estão ligadas por serem ícones contestados. Nolan fez este filme em uma América hiperpolarizada. As funções didáticas teriam que repercutir em seu público. Oppenheimer, um brilhante intelectual judeu erudito de esquerda de Nova Iorque, foi humilhado e expulso da vida pública numa era histérica de política de direita anticomunista. O espectro do populismo de direita paira sobre o filme e é um fio condutor ao longo deste ensaio. Oppenheimer é como um conto que pode advertir sobre os caminhos deliberados e cegos tomados em direção a um apocalipse.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Christopher Nolan Oppenheimer theatrical release was 21 July 2023. It has received stellar reviews. As of November 2023, the movie has not been released in Japan and there is speculation that it may never be. Japanese critics have been quick to point out that the three hour long movie did not show the death and destruction in Hiroshima and Nagasaki. The over 200,000 dead and the survivors are largely absent from the movie. Finally, while the movie is not a celebration of the man dubbed the “father of the atomic bomb” it nevertheless paints him as sympathetic character. This treatment may be objectionable to some. Nolan’s movie is not about the decision to drop two nuclear weapons on Japan. It is not a documentary. Yet Oppenheimer the scientist can never be separated from atomic weapons and the slaughter of civilians. That he was tortured by the result of his work is true, but he was aware at what he was doing. An underlying theme of this essay is the dangers of hubris. This essay attempts to demonstrate how both the memory of Hiroshima and Oppenheimer are linked as both being contested icons. Nolan made this movie in a hyperpolarized America. The didactic functions would have to resonate with his audience. Oppenheimer, a brilliant erudite leftwing Jewish intellectual from New York, was humiliated and hounded out of public life in an era hysterical anti-communist rightwing politics. The specter of rightwing populism hangs over the movie and is thread throughout this essay. Oppenheimer is a cautionary tale about the deliberate and blind paths taken towards an apocalypse.
  • Toxicidade e violência discursiva contra deputadas federais no Twitter Artigo

    Tavares, Camilla Quesada; Recuero, Raquel

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute como as plataformas de mídia social contribuem para a legitimação e o espalhamento do que chamamos de discursos tóxicos, particularmente no que diz respeito à violência de gênero contra mulheres na política brasileira. Nossa pesquisa busca compreender: (1) quais discursos emergem tendo como alvo as deputadas federais brasileiras (com mandatos entre 2019 e 2022) e seus possíveis efeitos; e (2) se há diferenças entre discursos tóxicos dirigidos às deputadas nos diferentes lados do espectro político-partidário. Para isso, analisamos 500 mil tweets publicados em junho de 2022 que mencionavam diretamente as deputadas no exercício do último mandato. Por meio de uma análise quali-quantitativa, identificamos duas grandes categorias de discursos tóxicos: um relacionado exclusivamente à figura da mulher, ou seja, à violência de gênero, e outro em relação ao grupo político do qual faz parte, ou seja, ataques de cunho político-partidário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper discusses how social media platforms have acted to legitimize and spread rather than manipulate toxic discourses, particularly with regard to gender-based violence against women in Brazilian politics. Our research seeks to understand: (1) which discourses emerge targeting Brazilian federal deputies (with mandates between 2019 and 2022) and their possible effects; and (2) whether there is a difference between toxic speeches directed to women deputies on different sides of the political party spectrum. To this end, we have analyzed 500,000 tweets published in June 2022 that directly mentioned female deputies in their last term. Through a qualitative-quantitative analysis, we identified two large categories of toxic discourses: one related exclusively to the figure of women, i.e., gender-based violence, and the other relation to the political group of which those women are part, that is, party-political nature attacks.
  • O combate à desinformação sobre a tentativa de golpe: intercorrências de pós-verdade, populismo e fact-checking Artigo

    Luiz, Thiago Cury

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é identificar os elementos de pós-verdade e populismo e as fontes selecionadas na checagem das informações classificadas como falsas pela agência Aos Fatos sobre a tentativa de golpe de Estado que ocorreu no Brasil em 8 de janeiro de 2023. Para tanto, o aparato metodológico é concedido pelo estudo de caso, conforme Yin (2001), com o auxílio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002), estabelecendo categorias analíticas e a discriminação de unidades de análise. Como resultados, verificamos a predominância de frações de verdade e de antagonismos e uso de fontes documentais, mais especificamente jornalísticas, na aferição das narrativas falsas. Assim, concluímos que o fact-checking pode aprimorar suas estratégias de aferição diante de informações falaciosas, que se efetivam na retórica populista e exploram o contexto de pós-verdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to identify the elements of post-truth and populism as well as the sources selected when checking the information classified as “false” by Aos Fatos agency about the attempted coup d’état that took place in Brazil on January 8th, 2023. For this purpose, the methodological apparatus is provided by the case study, according to Yin (2001), with the help of content analysis (BARDIN, 2002), establishing analytical categories and the discrimination of units of analysis. As results, we verified the predominance of fractions of truth and antagonisms, with regard to post-truth and populist rhetoric, and the use of documentary sources, more specifically journalistic, in measuring of the narratives. So, we conclude that fact-checking can improve your measurement strategies in the face of fallacious information, which takes effect in populist rhetoric and explores the post-truth context.
  • SOLD OUT: Ticketmaster, performance algorítmica e a venda de ingressos de preço dinâmico Artigo

    Pires, Victor

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre a mediação algorítmica na precificação dinâmica de ingressos para shows e concertos ao vivo. Com base na implementação dos chamados Platinum Tickets por parte da Ticketmaster, líder mundial no segmento, e nas recentes controvérsias com a abertura de venda para shows da turnê de Bruce Springsteen, busca-se entender: 1) o algoritmo como um dispositivo de mercado (MUNIESA, 2007; MUNIESA, MILLO, CALLON, 2007); 2) o cálculo de preço dinâmico como uma operação performativa (CALLON, MUNIESA, 2005); 3) como a agência algorítmica articula uma tentativa da empresa de projetar uma neutralidade e objetividade nos processos de precificação (GILLESPIE, 2014; GUERRA, D’ANDRÉA, 2021); 4) como esse processo aponta para a inter-relação entre datificação e financeirização em um contexto neoliberal e de capitalismo de dados (GROHMANN, 2020), contribuindo para um crescente classismo do entretenimento ao vivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper aims to shed light on algorithmic mediation in the dynamic pricing of tickets for live shows and concerts. Based on the implementation of the so-called “Platinum Tickets” by Ticketmaster, a global leader in the industry, and the recent controversies regarding the sale opening for Bruce Springsteen’s tour shows, we seek to understand: 1) the algorithm as a market device (MUNIESA, 2007; MUNIESA; MILLO; CALLON, 2007); 2) dynamic price calculation as a performative operation (CALLON & MUNIESA, 2005); 3) how the algorithmic agency provides the company with an attempt to project neutrality and objectivity in pricing processes by the company (GILLESPIE, 2014; GUERRA & D’ANDRÉA, 2021); 4) how this process point to the interrelation between datafication and financialization in a context of neoliberalism and data capitalism context (GROHMANN, 2020), contributing to the growing of classism in live entertainment.
  • Masculinidades negras nas artes visuais: Performances contemporâneas e suas narrativas de incômodo, fuga e fabulação1 Artigo

    Meirinho, Daniel; Carrera, Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo No debate sobre masculinidades negras, entende-se que homens negros historicamente são reduzidos a imagens de controle, fundamentadas por imaginários a serviço da colonialidade e do dispositivo de racialidade. No entanto, há a emergência de práticas performáticas artísticas importantes na construção de estratégias de ressignificação, buscando questionar o regime racializado de representação e propondo novos modos de fabular o corpo e as subjetividades do homem negro. Este trabalho analisa como as performances dos artistas contemporâneos Antonio Obá e Tiago Sant’Ana buscam estratégias contranarrativas de contestação dos artefatos simbólicos representacionais. Suas obras apresentam o corpo negro masculino inscrito enquanto tática fabulatória de resistência em raça e gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the debate on black masculinities, it is understood that black men are historically reduced being depicted as controlling , based on imaginaries at the service of coloniality and the racial device. However, there is the emergence of important artistic performance practices in the construction of re-signification strategies, seeking to question the racialized regime of representation and proposing new ways of fabulating the body and subjectivities of the black man. This work analyzes how the performances of contemporary artists Antonio Obá and Tiago Sant’Ana seek counter-narrative strategies to challenge representational symbolic artifacts. Their works present the black male body inscribed as a fictional tactic of resistance in race and gender.
  • A memória coletiva oficial e o necropoder: os grupos de extermínio em Você também pode dar um presunto legal (1973) Artigo

    Figueira, Leonardo Corrêa; Albuquerque, Marcos Alexandre dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos um estudo sociológico e imagético do curta-metragem Você também pode dar um presunto legal (1973), do diretor Sérgio Muniz, com base nos conceitos de necropolítica e máquinas de guerra, de Achille Mbembe, e das contribuições teóricas de Michael Pollak em seu artigo Memória, esquecimento, silêncio. Mais especificamente, trata-se de uma análise que almeja estabelecer os pormenores de como o enredo da obra aponta para a naturalização do estabelecimento de esquadrões da morte a serviço da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e da memória coletiva oficial estabelecida pelo regime em questão. Ou seja, apresenta-se o seguinte cenário: da mesma forma que o curta expõe as máximas defendidas pela memória oficial exaltada pelo regime militar ele também denuncia os crimes e as atrocidades levadas a cabo por seus agentes. Ao denunciar as atrocidades dos esquadrões da morte no período da Ditadura Civil-Militar, Muniz almeja estabelecer as bases (ainda que tão-somente simbólicas) para o advento de uma memória que possa de fato tanto se encaixar quanto ser adequada aos preceitos de um legítimo processo de lembrança e justiça para as vítimas do regime militar e seus descendentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we pre-sent a sociological and imagetic study of the short film Você também pode dar um presunto legal (1973), by director Sérgio Muniz, based on the concepts of necropolitics and war machines in Achille Mbembe and the theoretical contributions of Michael Pollak in his article Memória, esquecimento, silêncio. More specifically, it is an analysis that aims to establish the details of how the plot of the work points to the naturalization of the establishment of death squads at the service of the Civil-Military Dictatorship (1964-1985) and of the official collective memory established by the regime in question. That is, the following scenario is presented: in the same way that the short film exposes the maxims defended by the official memory exalted by the military regime, it also denounces the crimes and atrocities carried out by its agents. By denouncing the atrocities of the death squads during the period of the Civil-Military Dictatorship , Muniz aims to establish the bases (albeit only in a symbolic sense) for the advent of a memory that can genuinely both fit and be adequate to the precepts of a legitimate process of remembrance and justice for the victims of the military regime and their descendants.
  • Estética das identidades: sobre a política em torno das representações no digital Artigo

    Silva, Tarcisio Torres

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto tem como intuito compreender as políticas de identidade brasileiras que emergem de um incessante jogo midiático, em que causas sociopolíticas são fundidas com opções estéticas oferecidas por rostos falantes de influenciadores e elementos de design em plataformas de mídias sociais. Com isso, a política se funde com a estética, transformando a maneira como se orienta a formação cidadã, principalmente entre jovens e adolescentes. Partindo de discussões clássicas em torno das identidades e da estética entendida como potencial político, observaremos como esses fenômenos aparecem no digital. Para tanto, utilizamos como estudo de caso dois exemplos relacionados à comunidade LGBTQIA+ no Brasil: Rita Von Hunty e Erika Hilton. Como resultado, observamos que a estetização das identidades, apesar de constituir um fenômeno contemporâneo próprio da visualidade dos ambientes digitais analisados, pode também reivindicar espaços de poder em que a imagem tem papel significativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to understand the politics of Brazilian identity that emerge from an incessant playing on the media , in which sociopolitical causes are fused with aesthetic options offered by the talking faces of influencers and design elements on social media platforms .In this sense, politics merges with aesthetics, transforming the way citizenship education is guided, especially among young people and adolescents. Starting from classic discussions about identities and aesthetics understood as political potential, we will observe how these phenomena appear the digital world. To do so, we use as a case study, two examples related to the LGBTQIA+ Community in Brazil: Rita Von Hunty and Erika Hilton. As a result, we observed that the aestheticization of identities, despite being a contemporary phenomenon typical of the visuality of the analyzed digital environments, can also claim spaces of power in which the image plays a significant role.
  • A materialidade relacional como provocação aos estudos intermidiáticos Ensaio

    Souza, Gustavo Ramos de

    Resumo em Português:

    Resumo Contra a vertente teórica das materialidades da comunicação, que se baseia no conceito de presença e na fisicalidade do suporte, este artigo pretende repensar o campo das materialidades propondo a passagem de uma lógica da presença para uma lógica da relação. Assim, trata-se de sugerir uma teoria da materialidade relacional. As implicações de tal possibilidade permitem não apenas uma crítica ao conceito de presença, mas também uma revisão da própria noção de intermidialidade. Para esse propósito, os aportes teóricos utilizados foram Marshall McLuhan, Richard Grusin, Jay Bolter e Gilles Deleuze.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Against the theoretical strand of materialities of communication, which is based on the concept of presence and on the physicality of the apparatus, this paper intends to rethink materialities by proposing the transition from a logic of presence to a logic of relations. Thus, it is a matter of suggesting a theory of relational materiality. Such possibility implies not only a critique of the concept of presence, but also a re-examination of the very notion of intermediality. For this purpose, the theoretical contributions of Marshall McLuhan, Richard Grusin, Jay Bolter and Gilles Deleuze are used in this paper.
  • De dentro para fora, de fora para dentro: figurações teóricas da autoria e do estilo na poética da ficção seriada televisiva Ensaio

    Picado, Benjamim

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, pretendo avaliar os distintos modos de se pensar a relação entre os conceitos de estilo e autoria no campo de estudos sobre a ficção seriada televisiva — conforme impliquem diferentes heurísticas derivadas, ora das teorias sociológicas sobre a produção cultural, ora das relações entre obras e horizontes probabilísticos de apreciação, oriundas de abordagens poéticas sobre o assunto. No esforço por qualificar essas correlações conceituais nos dois modos de aproximação (o sociológico e o poético), viso clarificar melhor os empregos de tais categorias em favor de uma melhor delimitação entre dinâmicas que presidem cada uma dessas perspectivas — ora valorizando ambientes sociais e concorrenciais da atribuição da autoria no campo social da produção, ora como matrizes cooperativas da estipulação do estilo, como inflexão da recepção e do fenômeno predominantemente estético.

    Resumo em Inglês:

    Abstract I intend to evaluate different ways of thinking about the relationship between the concepts of “style” and “authorship”, in the field of studies on serial television fiction — as they involve different derived heuristics, sometimes from sociological theories about the field of cultural production, sometimes from the dynamics proper to the relationship between finished works and probabilistic horizons of aesthetic enjoyment and appreciation, arising from poetic approaches on the subject. In an effort to qualify these conceptual correlations in these approaches (sociological and poetic), I aim to better clarify the employment of these categories, in favour of a better delimitation between the dynamics presiding over each of these perspectives — either valuing social and competitive environments of the attribution of authorship, in contrast to cooperative matrices of stipulation of the style, as professional dynamics. inflection of reception and predominantly aesthetic phenomenon.
  • Comunicação mediada pelos meios e construção da subjetividade: apontamentos teóricos Ensaio

    Carvalho, Claudiane Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre as implicações dos usos e apropriações sociais dos meios de comunicação na construção da subjetividade. Partindo do pressuposto de que a subjetividade é uma tessitura histórica e engendrada nas interações, busca-se apontar dimensões nas quais a comunicação mediada por dispositivos técnicos pode constituir modos de subjetivação. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes. Na primeira, delineamos o que entendemos por sujeito, subjetividade e modos de subjetivação. Na sequência, mostramos a influência, ao longo do tempo, da comunicação mediada na transformação do caráter simbólico da vida social e na construção do que partilhamos como realidade. Por fim, trazemos à cena o contexto da midiatização profunda e as mudanças na subjetividade. Sustentado em revisão de literatura e de natureza crítico-analítica, o trabalho articula estudos da comunicação, da teoria social e da filosofia para indicar que as condições de comunicação reverberam nas condições de produção dos modos de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper proposes a theoretical reflection on the implications of the social uses and appropriations of the media in the construction of subjectivity. Assuming that subjectivity is a historical and engendered in interactions concept, this paper seeks to point out dimensions in which communication mediated by technical devices can constitute modes of subjectivation. The work is divided into three parts. In the first, we outline what we understand by subject, subjectivity and modes of subjectivation. Next, we show the influence, over time, of mediated communication in the transformation of the symbolic character of social life and in the construction of what we share as reality. Finally, we bring to the scene the context of deep mediatization and the changes in subjectivity. Based on a review of literature and of critical-analytical nature, the work articulates studies of communication, social theory and philosophy to indicate that the conditions of communication reverberate in the conditions of production of ways of life.
  • A semiótica da marca Ensaio

    Petitimbert, Jean-Paul

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo de abordagem pedagógica, inicialmente destinado a leitores não especializados, é uma tentativa de apresentação dos três modelos usualmente utilizados na semiótica da marca, em particular no que diz respeito às problemáticas de gestão da marca: i) os planos e níveis de toda linguagem, ii) o esquema narrativo e iii) o quadrado semiótico. O primeiro se mostra pertinente para ajudar a definir a identidade de uma marca a partir do momento que consideramos que ela é feita de constantes da expressão e de constantes do conteúdo. A segunda permite dar conta do papel que a marca se dota para atingir seu público alvo. A terceira tem a propriedade de dar conta das lógicas de mercado e das relações que as marcas que o compõem mantém entre elas (seus posicionamentos).

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article à visée pédagogique, initialement destiné à un lectorat de non spécialistes, est une tentative d’initiation à trois modèles couramment utilisés en sémiotique marchande, en particulier en ce qui concerne les problématiques de branding: i) les plans et niveaux de tout langage, ii) le schéma narratif et iii) le carré sémiotique. Le premier s’avère pertinent pour aider à définir l’identité d’une marque à partir du moment où l’on considère que celle-ci est constituée de constantes d’expression et de constantes de contenu. Le second permet de rendre compte du rôle dont la marque se dote auprès de son public cible. Le troisième a la propriété de pouvoir rendre compte des logiques d’un marché et des relations que les marques qui le composent entretiennent entre elles (leurs positionnements).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This pedagogical article, initially intended for a non-specialist readership, is an attempt to introduce three models commonly used in commercial semiotics, particularly with regard to branding issues: i) the planes and levels of any language, ii) the narrative schema and iii) the semiotic square. The first is relevant to help define a brand's identity, as long as it is understood as made up of constants of expression and constants of content. The second allows to account for the role that the brand takes on vis-à-vis its target audience. The third has the property of being able to account for the logic of a given market and the relationships that the brands that occupy it have with each other (their positionings).
  • Pesquisa com práticas artísticas nos estudos de mídia e comunicação: situando questões epistemológicas Ensaio

    Figueiredo, Ruy Cézar Campos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo parte da constatação de uma ausência ou presença tímida da comunicação no debate sobre metodologias de pesquisa baseadas em arte. Para responder e ensejar a aproximação da área ao tema, o artigo discute o processo de epistemologização das artes, aponta para definições de pesquisa artística e o aproxima das referências mais comuns aos campos da comunicação e dos estudos de mídia. Trata-se de uma pesquisa exploratória de revisão metodológica, e os resultados encontrados são a carência de iniciativas, na comunicação, que tragam a pesquisa artística como metodologia central do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article starts from the observation of an absence or timid presence of Communication in the debate about art-based research. To address this, it discusses the process of epistemologization of arts, provides definitions of artistic research, and relates it to more common references in the fields of Communication and Media Studies. This is an exploratory research with a methodological review, and the main findings indicate a lack of initiative in Communication that prioritizes artistic research as a central methodology in scholarly work.
  • “Na cozinha das ciências”: os usos do conceito de epistemologia na pesquisa em comunicação Ensaio

    Martino, Luis Mauro Sá

    Resumo em Português:

    Resumo Vinte anos atrás, o primeiro livro de epistemologia da comunicação foi publicado no Brasil, organizado por Lopes (2003). Embora já existissem investigações sobre o tema, a obra trouxe a discussão para um público acadêmico mais amplo. As décadas seguintes foram marcadas por um aumento sem precedentes de pesquisas sobre o tema, gerando um número crescente de publicações e eventos a respeito, como as de L. C. Martino (2017), Signates (2018) e Rüdiger (2022). Este texto delineia, com base em pesquisa bibliográfica, os usos do conceito de epistemologia da comunicação nesse período, desde as discussões iniciais até seu desdobramento em um corpo de conhecimento estabelecido. A observação desse movimento sugere uma ausência de consenso sobre o conceito, mas aponta esforços para sua construção no diálogo com perspectivas que ultrapassam a epistemologia clássica e dialogam com propostas não hegemônicas. Discute-se, a partir daí, algumas promessas e limites das trilhas percorridas nessas duas décadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Twenty years ago the first book about communication epistemology was published in Brazil, organized by Lopes (2003). The following decades were marked by an unprecedented increase in research on the subject, generating a growing number of publications and events on it, such as those by L. C. Martino (2017), Signates (2018) and Rüdiger (2022). This text outlines, based on bibliographic research, the uses of the concept of communication epistemology in this period, from the initial discussions to its unfolding into an established body of knowledge. Observation of this movement suggests a lack of consensus on the concept, but points to efforts to construct it in dialogue with perspectives that go beyond classical epistemology and dialogue with non-hegemonic proposals. We discuss, from then on, some promises and limits of the trails traveled in these two decades.
  • Regimes de visibilidade na era das mídias sociais: transformações e continuidades Ensaio

    Campanella, Bruno Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo reflete sobre transformações de longo prazo em regimes de visibilidade no ocidente e a crescente necessidade de o indivíduo ser reconhecido no contexto das mídias sociais. Argumenta-se que os desafios enfrentados por pessoas que buscam ser visíveis e reconhecidas nas plataformas de mídia social atualizam dilemas constituintes da subjetividade moderna, assim como introduzem novos elementos ligados ao processo de datificação e aprofundamento do neoliberalismo nas relações sociais. Essas transformações são exploradas por meio do: i) exame de obras que investigam manuais de comportamento e regulação de sentimento publicados nos últimos séculos; ii) da análise de vídeos e tutoriais contemporâneos direcionados a influenciadores digitais e pessoas comuns que buscam ganhar proeminência em mídias sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reflects on long-term transformations in regimes of visibility in the West and the growing need for the individual to be recognized in the context of social media. It is argued that the challenges faced by people who seek to be visible and recognized on social media platforms renew dilemmas that constitute modern subjectivity, as well as introduce new elements linked to the process of datafication and the deepening of neoliberalism in social relations. These transformations are explored here through: i) the examination of works that investigate manuals on behavior and regulation of feelings published in the last centuries; ii) the analysis of contemporary videos and tutorials aimed at digital influencers and ordinary people trying to gain prominence on social media.
  • Os discursos literários, científicos e filosóficos em C. S. Peirce Ensaio

    Nöth, Winfried

    Resumo em Português:

    Resumo Para Charles S. Peirce (1839-1914), fundador do pragmatismo filosófico e da semiótica moderna, não há antagonismo entre os discursos literário e científico. Ambos os textos literário e científico são signos que propõem argumentos por meio de símbolos, índices e ícones. De modo similar, argumentos científicos e literários exercem uma agência semiótica autônoma e criam suas próprias realidades. O artigo apresenta Peirce como um cientista, bem como um leitor e crítico da literatura mundial e faz um resumo do trívio semiótico peirceano da gramática especulativa, lógica crítica e retórica especulativa e da sua aplicabilidade ao estudo do discurso literário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For Charles S. Peirce (1839-1914), the founder of philosophical pragmatism and modern semiotics, there was no antagonism between literary and scientific discourse. Both literary and scientific texts are signs that propose arguments by means of symbols, indices, and icons. Similarly, scientific and literary arguments exert an autonomous semiotic agency and create realities of their own. The paper presents Peirce as a scientist as well as a reader and critic of world literature and gives an outline of his semiotic trivium of speculative grammar, critical logic, and speculative rhetoric and its applicability to the study of literary discourse.
  • O audiovisual e suas tensões: uma historiografia do telejornalismo brasileiro Resenha

    Todeschini, Leonardo

    Resumo em Português:

    Resumo A professora Beatriz Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), elabora um estudo historiográfico das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo no Brasil, do seu início, na primeira metade do século XX, à atualidade. Para isso, a autora recupera os primórdios da história do cinema e do audiovisual, desde a compreensão da sétima arte como um entretenimento circense até o uso político dos cinejornais, a partir da Primeira Guerra Mundial, passando pela popularização da televisão como principal meio de comunicação no Brasil, pelos desafios da era digital, e conclui debruçando-se sobre os efeitos da pandemia de covid-19. A obra permite refletir acerca do desenvolvimento da linguagem jornalística em áudio e vídeo com embasamento histórico, sem nunca se desviar das responsabilidades sociais e éticas que entrecortam o ofício da tradução dos principais eventos da realidade do país e do mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract UFRJ professor Beatriz Becker elaborates a historiographical study of journalistic narratives in audio and video in Brazil, from its beginning in the first half of the 20th century to the present day. The author initiates her analysis on the early days of cinema and audiovisual history, from the understanding of the seventh art as a circus entertainment to the political use of newsreels in World War I, towards the popularization of television as the most important communication media in Brazil and the challenges of the digital age, concluding by looking at the effects of the covid-19 pandemic. The work makes it possible to reflect on the development of journalistic language in audio and video with a historical perspective, without ever deviating from the social and ethical responsibilities that intersect the job of translating the main events of the reality of the country and the world.
  • Um acerto de contas entre Latour e a semiótica? Resenha

    Bogo, Marc Barreto

    Resumo em Português:

    Resumo A semiótica é um campo de estudo frequentemente visitado por outras disciplinas. Um dos pesquisadores que retoma conceitos semióticos e que encontrou mais visibilidade e repercussão nas ciências humanas e sociais é, sem dúvida, Bruno Latour, sociólogo francês responsável, entre outras coisas, por análises do discurso científico e pelo desenvolvimento da teoria ator-rede. O livro Inchiesta sulle reti di senso: Bruno Latour nella svolta semiotica, escrito por Paolo Peverini, propõe justamente evidenciar possíveis correlações entre a teoria semiótica e a produção de Latour. A missão a que se propõe a publicação, na verdade, é dupla: se, de um lado, pretende explicitar como conceitos semióticos elaborados inicialmente por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores foram retomados nas investigações de Latour, reatribuindo a eles seu devido crédito, de outro lado pretende também abrir novas possibilidades investigativas no próprio campo da semiótica, ao imaginar como temas discutidos por Latour podem impactar desenvolvimentos futuros dos trabalhos semióticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Semiotics is a field of study which is frequently visited by other disciplines. One of the researchers who assumes semiotic concepts and who has found great visibility and repercussions in human and social sciences is undoubtedly Bruno Latour, a French sociologist, responsible, among other things, for analyzing scientific discourse and for developing the actor-network theory. The book Inchiesta sulle reti di senso: Bruno Latour nella svolta semiotica, written by Paolo Peverini, proposes precisely to highlight possible correlations between semiotic theory and Latour’s work. The mission assumed by this publication is actually double: if, on one hand, it intends to clarify how semiotic concepts initially elaborated by Algirdas Julien Greimas and his collaborators were retaken in Latour’s investigations, giving back to them their due credit, on the other hand, it also intends to open new investigative possibilities in the field of Semiotics itself, by imagining how themes discussed by Latour can impact future developments of semiotic studies.
  • ERRATA Errata

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