Acessibilidade / Reportar erro

Classification, expression pattern and comparative analysis of sugarcane expressed sequences tags (ESTs) encoding glycine-rich proteins (GRPs)

Desde o isolamento da primeira proteína rica em glicina (GRP) em plantas, um grande número de novas GRPs vem sendo identificado. Seu padrão de expressão altamente específico, embora variado, em conjunto com as diferentes localizações sub-celulares de alguns dos tipos de GRPs, claramente indica que estas proteínas encontram-se envolvidas em diversos processos fisiológicos independentes. Embora ainda sem uma clara definição do papel de GRPs na célula vegetal, estudos realizados com estas proteínas têm resultado em novos e interessantes esclarecimentos da biologia celular e molecular de plantas. Promotores com regulação complexa, assim como distintos mecanismos de regulação da expressão gênica tem sido demonstrados. Novas vias de endereçamento de proteínas tais como a exportação de GRPs para diferentes tipos celulares, tem sido observados. Estes dados mostram que as GRPs podem constituir marcadores e/ou modelos interessantes para a compreensão de distintos aspectos da biologia vegetal. Neste trabalho, características estruturais e funcionais deste tipo de proteínas em cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) foram analisadas. Uma vez que esta é a primeira descrição deste tipo de proteínas em cana-de-açúcar, especial atenção foi dada para o padrão de expressão destes genes, analisando-se a abundância e prevalência de cada um dos genes nas diferentes bibliotecas de cDNA do projeto Sequenciamento de ESTs de cana-de-açúcar (SUCEST). A comparação das GRPs de cana-de-açúcar com as GRPs descritas em outras espécies também será discutida.


Sociedade Brasileira de Genética Rua Cap. Adelmio Norberto da Silva, 736, 14025-670 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: (55 16) 3911-4130 / Fax.: (55 16) 3621-3552 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: editor@gmb.org.br