Resumo:
Numa retrospetiva histórica, embora a literatura existente apelide o setor de consultoria de gestão como um setor extraordinário e um fenómeno único no contexto empresarial, na verdade estas afirmações não vêm acompanhadas por um número de estudos académicos que realcem a importância do trabalho efetivo dos consultores de gestão. Para combater a falta de estudos nesta área emergente, este artigo visa perceber as implicações do fluxo de fronteira ao nível da transferência de informação e conhecimentos dos consultores de gestão para as suas empresas cliente. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal demonstram que o fator competência deve ser alicerçado às quatro famílias de saberes da gestão empresarial – o saber-saber, o saber-empreender, o saber-fazer e o saber-ser, sendo que só a partir desta conjugação se podem desbloquear quaisquer tipos de constrangimentos (sejam estes de carácter político, físico ou cultural) que possam vir a ser encontrados pelo caminho.
Palavras-chave:
Consultoria de gestão; Transferência de conhecimento; Estratégia-como-prática